Cidadeverde.com

Água Branca recebe Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social

Foto: ascom

O município de Água Branca sediou, nessa segunda-feira (5), o I Encontro Regional Descentralizado do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS). O evento contou com a participação de 23 municípios da região e tem apoio da Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O objetivo do encontro é qualificar e aprimorar a oferta dos serviços socioassistenciais para a consolidação da Política de Assistência Social nos municípios.

O secretário de Assistência Social de Água Branca e secretário executivo do Colegiado, Juca Cavalcante, afirma que a mobilização junto aos secretários municipais de Assistência Social é de suma importância. "A troca de experiência, os debates e conquistas precisam ser compartilhados e sediar este primeiro evento é um orgulho, pois é uma experiência única. Agradeço a cada representante que pôde estar conosco nesse momento de aprendizado", declara.

"Os temas apresentados nesse encontro nos ajudam a qualificar a oferta dos serviços aos que mais precisam. Agradeço a escolha do colegiado em sediar em Água Branca essa primeira ação descentralizada. Certamente, nosso trabalho, junto com a SAS, estará alinhado e atento às necessidades do povo", afirma o prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro.

 “Esse evento é extremamente importante, pois damos todo o apoio aos representantes e gestores da região, para discutirmos, no âmbito regional, todas as particularidades e peculiaridades do serviço”, destacou a presidente do COEGEMAS, Lourdes Silva.

Também estiverem presentes o presidente da AMPAR, prefeito Robertinho, de Miguel Leão, o prefeito de Amarante, Diego Teixeira, representante da APPM, o prefeito de Demerval Lobão, Ricardo Moura, prefeito de São Pedro do Piauí, Júnior Bom, e prefeitos, vereadores, secretários e lideranças do Território Entre Rios.


Com informações Ascom

São João do Piauí aplicou mais de 12 mil doses da vacina contra a covid-19

O último balanço do Vacinômetro, atualizado nesta segunda, dia 5, São João do Piauí já aplicou 12.242 doses de vacina contra a covid-19, entre primeira, segunda e dose única. Com isso, o município amplia para mais de 36% da população vacinada com a primeira dose e 15%, com a segunda dose.

 Para a primeira dose, foram vacinadas 8.651 pessoas dos grupos quilombolas, idosos acima de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde e educação, pessoas com comorbidades acima de 18 anos, deficientes graves, profissionais de segurança, transporte coletivo, da indústria, salvamento e de limpeza, além dos caminhoneiros.

 Na segunda dose, foram aplicadas 3.481 doses em idosos acima de 60 anos de idade, trabalhadores da saúde, profissionais de segurança e salvamento, deficientes graves, pessoas com comorbidades acima de 18 anos e quilombolas.

 Na dose única, foram vacinadas 110 pessoas com idade acima de 40 até os 64 anos, trabalhadores de saúde, educação e da indústria, além de pessoas com comorbidades, com 18 anos ou mais.

Outro destaque é o quantitativo aplicado nos dias 30 de junho, 1 e 2 de junho em São João do Piauí: foram 1.638 doses aplicadas. 

Além dos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o público, vacinando também pessoas acima de 40 anos de idade.

A vacinação segue esta semana, com programação a ser divulgada em breve.

Da Redação
[email protected]

Jornalista busca novos nomes para ingressar na política em Campo Maior

O Presidente do Partido Solidariedade de Campo Maior, Weslley Paz disse que a sigla está se organizando para criar uma nova ala política no município com profissionais liberais tais como engenheiros, advogados, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, educadores, empreendedores, técnicos agrícolas entre outras categorias. O partido pretende realizar um evento de filiação após reunir os nomes.

“Estamos recebendo muitas mensagens de pessoas interessadas em integrar o partido. De acordo com ele, muitas pessoas estão manifestando interesse em se filiar ao partido e entrar nas discussões políticas em prol da cidade.  “A prioridade são pessoas que tenham algo a oferecer ao município, seja na área da educação, do direito, do social, da engenharia, da agricultura, da medicina, da comunicação, do empreendedorismo, queremos criar uma nova ala política com pessoas que tenham capacitação em alguma área e estejam aptas a contribuir com a transformação de Campo Maior”, informou Weslley Paz que recentemente recebeu convite do deputado estadual Evaldo Gomes para ser candidato a Deputado Federal em 2022, mas ele ainda não confirmou se aceita o convite. “Estamos amadurecendo a ideia. No momento certo definiremos”, concluiu.

Prefeitura de Altos distribui 5500 kits alimentares com dez itens

Foto: ascom

A Prefeitura de Altos através da Secretaria Municipal de Educação iniciou na manhã de hoje (05), a entrega de 5 mil e 500 kits alimentares a pais e mães de alunos da rede de ensino público do município. São kits com dez itens cada contendo arroz, macarrão, feijão, leite e sardinha, que estão sendo entregues em diversas escolas a quase 6 mil famílias altoenses.

José Tiburcio, João de Paiva, Modestina Monte, São Francisco, Tia Zezita, Antônio Inacio e César Leal são as escolas onde estão sendo feitas as entregas dos kits alimentares. “Quero parabenizar o imenso trabalho realizado pela secretária de Educação, professora Sônia Lira, o Conselho da merenda escolar, coordenado pelo professor João Gil Barbosa, e a toda equipe da Educação que está empenhada na entrega desses kits que são um alento a estas famílias especialmente nesse período de pandemia”, destacou o prefeito Maxwell da Mariinha.

“São poucos os recursos que recebemos para aquisição dos kits, mas o prefeito tem feito um esforço gigantesco para fazer uma cesta maior, com mais alimentos para contemplar as famílias que realmente precisam’’, lembrou a secretária Sônia Lira.

Com informações - Ascom

Oeiras terá seletivo simplificado na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), publicou nesta sexta-feira, 02, no Diário Oficial dos Municípios, o edital referente ao Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária e formação de cadastro de reserva de professores e cuidadores para a rede municipal de ensino.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no formato presencial ou remoto, entre 05 e 09 de julho. As inscrições presenciais acontecem na Biblioteca Municipal Escritor José Expedito Rêgo, no horário das 08 às 12h e das 13 às 17h. Para isso, os candidatos devem imprimir, previamente, a ficha de inscrição contida no edital, preencher com letra legível corretamente todas as informações solicitadas e entregar os títulos e a ficha de inscrição, nos dias estipulados no cronograma.

As inscrições remotas ocorrem através do envio da documentação e ficha de inscrição para o ­e-mail [email protected], devendo o candidato imprimir, previamente, a ficha de inscrição, preencher com letra legível corretamente todas as informações solicitadas e enviar para o correio eletrônico, anexando em formato PDF a ficha de inscrição corretamente preenchida e assinada e documentos que queira apresentar como títulos.

O processo seletivo será constituído de avaliação curricular de títulos, e o resultado final será divulgado no dia 27 de julho. Mais informações podem ser obtidas através do edital disponível em anexo e também no Diário Oficial dos Municípios –http://www.diarioficialdosmunicipios.org/intranet/_lib/file/doc/pdfs/novo/4355/DM_4355_343_Oeiras_Edital_Abertura_Seletivo_Simplificado_001-21_pag_326-330.pdf. 

Da redação

Transporte de alunos recebe reforço em São Miguel do Tapuio

Foto: ascom

O deputado federal Átila Lira (PROGRESSISTAS), esteve em São Miguel do Tapuio nesta sexta-feira (02), participando da entrega de um ônibus escolar.

"O veículo vai ajudar no transporte de alunos nesse querido município. É sempre uma alegria estar em São Miguel do Tapuio", informou deputado Átila.

O ônibus escolar foi adquirido com recursos de emenda do parlamentar para o programa federal Caminho da Escola.

O prefeito Pompilio Evaristo, acompanhado de secretários, vereadores e assessores da Prefeitura, também participaram da solenidade.

Com informações - Ascom

Oeiras distribui mais de 8 mil refeições para famílias vulneráveis

Foto: Ascom

Completando dois meses de atividades, o projeto Prato do Dia já distribuiu 8.100 refeições, em áreas de vulnerabilidade social espalhadas por toda a cidade de Oeiras.

A ação emergencial da Prefeitura de Oeiras, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), terá duração de quatro meses. O objetivo é garantir a segurança alimentar e o reforço nutricional das famílias oeirenses mais afetadas pela pandemia. 

Além de refeições (sopa), a Semas também distribui kits de produtos da agricultura familiar – verduras, legumes, hortaliças e frutas – oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 

Prefeitura de Agricolândia conclui revitalização da Orla da Lagoa da Baixa

A Prefeitura de Agricolândia,  em parceria com o IDEPI  concluiu a  revitalização da Orla da Lagoa da Baixa,  trabalho  que vai beneficiar a comunidade, promovendo melhoria no aspecto visual urbano da cidade.  A lagoa foi ampliada, foram construídos quiosques, pista para caminhada  além da instalação de  iluminação de Led. A revitalização  dentro de poucos dias será inaugurada. O prefeito Italo Alencar planeja uma inauguração festiva para a obra mas seguindo todo o protocolo sanitário do período de pandemia. 

 

Governo investe em melhorias no hospital do município de Miguel Alves

O Secretário de Estado da Saúde Florentino Neto participou, no início da tarde desta quarta-feira (30), de uma visita ao Hospital Pedro Vasconcelos, em Miguel Alves. O gestor também acompanhou a solenidade para reforçar a integração tecnológica no trabalho dos profissionais médicos que atuam desde o início da pandemia no atendimento da população. O município conta também com uma unidade do SAMU que foi reformada recentemente também com recursos da Sesapi.

Segundo o secretário, a reforma do hospital irá evoluir ainda mais o atendimento da população  e que a entrega dos equipamentos garantem melhores condições de trabalho.

“Estamos todos juntos trabalhando na reforma do hospital do município. Será uma obra completa que irá ampliar e modernizar os serviços de saúde da unidade, evoluindo assim o atendimento de toda a população que depende do hospital Pedro Vasconcelos”, disse o secretário.

“Foram R$108.000,00 bem utilizados e a unidade conta agora com estrutura adequada, além de profissionais capacitados, melhores acomodações e condições de trabalho. É um ganho para a saúde do município”, apontou Florentino Neto.

Durante a cerimônia foram entregues equipamentos eletrônicos, tablets e computadores. Os equipamentos devem ajudar na informatização do sistema de saúde de Miguel Alves, além de auxiliar os trabalhadores de saúde no desempenho de suas atividades.

A Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, afirma que os equipamentos vão melhorar a qualidade da estrutura física do Samu. “Investimos na qualificação dos nossos profissionais que estão fazendo curso e habilitamos o nosso Samu junto ao Ministério da Saúde”, comemora a secretária.

O prefeito de Miguel Alves, Francisco Rebelo Paiva, explica que os profissionais da cidade vão ter mais conforto. “ Os recursos para a obra do hospital vão trazer mais qualidade no atendimento. A população de Miguel Alves fica agradecida pela atenção com a nossa cidade”, afirma o prefeito.

Da Redação
[email protected]

Revitalização do Porto das Barcas será entregue sexta-feira(02)

Tem novidade para o segmento turístico e amantes das praias e acervo arquitetônico do litoral piauiense. Estão circulando na cidade de Parnaíba, convites para a inauguração das obras de requalificação e revitalização do conjunto arquitetônico do Porto das Barcas e ainda a  inauguração do Museu do Mar do delta do Parnaíba,  denominado de "Seu João Claudino". A data do evento ocorre na sexta feira  02 de julho às 17 horas. Devido a pandemia da Covid-19 a solenidade de inauguração ocorre de forma híbrida, com a presença apenas das autoridades indispensáveis ao momento. A solenidade será transmitida pelas redes sociais do Governo e ainda pela TV antares.

No início do século XX foram construídos grandes armazéns para estocar mercadorias como cera de carnaúba e babaçu para exportar para paises da Europa em Parnaíba. O comércio era intenso e a região alcançou um alto grau de prosperidade. Em meados da década de 1940, o mercado internacional entrou em crise, Parnaíba perdeu espaço e o Porto das Barcas, que é o local dos armazéns que estocava-se produtos de exportação,  acabou ficando sem utilização dando início ao declínio da região da cidade que abriga o complexo, que foi revitalizada na dácada de 90 e reestruturada recentemente com novos espaços e serviços no governo Wellington Dias.

Posts anteriores