Cidadeverde.com

Município de Coivaras poderá empregar até 16% da população

O município de Coivaras, que possui uma população de 4 mil habitantes, localizado há 77 km de Teresina, recebe uma miniusina de energia solar de administração e responsabilidade do Governo do Estado do Piauí, parte de projeto de Parceria Público-Privada de Miniusinas de Energia Solar, gerenciado pela Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (SUPARC-PI). A instalação da miniusina poderá empregar até 16% da população do município, de forma direta e indireta.

Em Coivaras, a criação dos novos postos de trabalho será de grande impacto. “Estima-se a criação de 50 empregos diretos e mais de 600 postos de trabalho indiretos com a criação desse sistema de energia renovável. Isso permite novas oportunidades para a comunidade dessas cidades, a partir da necessidade de capacitação de mão de obra qualificada”, explica Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões.

A miniusina de Coivaras, por exemplo, vai atender a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A energia gerada na estrutura ficará como crédito ao Governo do Estado do Piauí à Equatorial Energia, permitindo economia para os cofres públicos. O projeto é ousado, pois leva em consideração a sustentabilidade e autossuficiência energética da região ao Norte do Estado, que está próxima de centros urbanos como Campo Maior. Ao todo, serão oito em localizações estratégicas do território, gerando emprego e renda no interior.

A miniusina a ser instalada no município de Coivaras tem capacidade de produção de 5 megawatts (MW), mais do que o suficiente para atender a Sesapi. Para se ter ideia, o consumo médio mensal por leito de hospitais e clínicas é de 1.016 KWh ao mês. Já o de um hospital é de até 425 kWh ao mês, um valor bem inferior à capacidade produtiva de energia limpa.

A PPP de Miniusinas de Energia Solar já passou por processo de viabilidade, consulta pública, licitação e agora segue com a implantação, após a assinatura do contrato. Serão três responsáveis pela implantação das miniusinas no Piauí: Energias Sustentáveis do Piaui (2 lotes que representa 4 miniusinas), GM Energia (1 lote que representa 2 miniusinas) e Brenge Par (1 lote que representa 2 miniusinas). Em pleno funcionamento, o parque de energia solar do Piauí vai gerar 40MW, somando as oito mini usinas em implantação.

Da Redação
[email protected]

Cidade de José de Freitas terá o Museu do Livramento

Um casarão histórico localizado no centro de José de Freitas, pertencente a família Freitas, após conversas, negociações e entendimentos entre familiares herdeiros e a gestão publica passará por reforma e preservado pela prefeitura se tornará  um museu de referencia no município.

O documento de cessão de posse da casa foi assinado por todos os herdeiros da família Freitas e pelo prefeito Roger Linhares, na tarde desta quarta -feira dia 12 de maio de 2021. O tempo de vigência do contrato é de dez anos.  Prefeito Roger Linhares assinou o documento de aquisição do prédio, que a partir deste momento passará para a responsabilidade da administração  pública municipal onde deverá passar por reforma e todo um processo de estruturação para as instalações do “Museu do Livramento”.

Estiveram presentes à solenidade de transferência de imóvel, o Prefeito Roger Linhares, vice-prefeito e secretário de segurança Antônio Abreu, Superintendente do Ibama Sam Martim Linhares, Ex-governador e Presidente do SEBRAE Freitas Neto,o Secretário de Turismo Fernando Freitas,Dr. Ferdinand Neto, vereador Rummeningg Rocha, vereador Dante Freitas, Presidente da Academia Freitense de Letras o médico Dr. Elias e membros da família Freitas.

O Museu do Livramento ficará localizado no centro de José de Freitas, na casa que pertenceu ao coronel Antônio de Almendra Freitas (1894-1963), ex-prefeito de Livramento por dois mandatos e ex-secretário da Fazenda do Estado do Piauí, no governo de Humberto de Area Leão. A casa, também conhecida como bangalô dos Freitas, foi construída em 1935, época áurea do ciclo da carnaúba.

O Museu do Livramento irá possibilitar aos freitenses  conhecer a história política, econômica, social, religiosa e da infraestrutura existente no município. Segundo San Martins Linhares, o economista e historiador Fernando Freitas será indicado curador oficial do Museu do Livramento por cerca de oito anos, tempo necessário para montagem e instalação completa do Museu.

 Da Redação
[email protected]

Floriano vacina diabéticos e grupos com comorbidades de 55 a 59 anos

A Secretaria de Saúde de Floriano realiza nesta quinta (13) e sexta-feira (14), a vacinação de pessoas com comorbidades, ou seja, doenças preexistentes que podem agravar a situação clínica de pacientes acometidos pela Covid-19 que tenham Diabetes, cirrose hepática, obesidade mórbida e doença renal crônica entre 55 e 59 anos. 

Segundo a Diretoria de Imunização do município, outros grupos serão anunciados nos próximos dias, mas inicialmente foi preciso dividir as comorbidades em subgrupos, afim de evitar qualquer tipo de aglomeração nas unidades de saúde. As equipes de estratégia de saúde da família já foram comunicadas e se organizam para a busca ativa desses pacientes em cada região. 

No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento pessoal com foto (RG, CPF ou CNH); um laudo, declaração (médica ou de enfermagem) ou receita médica que comprove a comorbidade e o cartão de vacina. 

Primeira etapa de vacinação de pessoas com comorbidades contra covid-19:

Data: quinta-feira (13) e sexta-feira (14) de maio

Público-alvo: 

Pessoas com doenças preexistentes (comorbidades) de 55 a 59 anos acometidas pelas seguintes doenças: 

- Diabetes;

- Cirrose hepática;

- Obesidade mórbida;

- Doença renal crônica;

Quais serão as próximas comorbidades?

Nos próximos dias serão anunciadas novas comorbidades englobadas na faixa etária de 55 a 59 anos. São elas:

Pneumopatias graves: doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática). 

Doenças cardiovasculares: Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Cardiopatias congênita no adulto.

Hipertensos (arterial resistente (HAR), estágio 3, estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade).

Com informações Ascom

Aprovada PPP nos serviços de Iluminação Pública em Oeiras

O plenário da Câmara Municipal de Oeiras aprovou nesta segunda-feira, 10, o projeto de lei que autoriza o poder executivo a celebrar Parceria Público-Privada (PPP) para a prestação de serviços de modernização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na zona urbana e rural do município.

O projeto foi aprovado por 09 votos a 04. Através da concessão administrativa, será criado o Fundo Municipal de Iluminação Pública – FUMIP, que será gerido pela Prefeitura Municipal.

O projeto de lei autoriza o poder executivo a utilizar os recursos municipais provenientes da Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (COSIP), arrecadada pela Cepisa/Equatorial, para pagamento e garantia da remuneração da concessionária.

O modelo de parceria é adotado em vários estados da federação, como Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul. No Piauí, além das PPPs instituídas pelo Governo do Estado, os municípios de Teresina, Campo Maior e Água Branca também efetivaram as parcerias público-privadas na administração local.

Leilão Público

Na sessão plenária desta segunda-feira também foi aprovado o projeto de lei que autoriza o poder executivo municipal a alienar por intermédio de certame licitatório, modalidade Leilão Público, tipo presencial ou on-line/ao vivo, os bens imóveis considerados inservíveis (ociosos, antieconômicos e/ou irrecuperáveis) da Prefeitura de Oeiras.

Os valores adquiridos no leilão serão usados com a finalidade de recuperação e manutenção de vias públicas com pavimentação poliédrica.

Floriano suspende vacina da AstraZeneca para grávidas

Após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a suspensão do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz para mulheres gestantes e puérperas e com o anúncio da paralisação temporária pelo Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Imunização, a Secretaria de Saúde de Floriano decidiu interromper a imunização desse grupo (gestantes e puérperas com comorbidades) no município. 

Com isso, a Diretoria de Imunização de Floriano informa que vai aguardar a nota técnica do Ministério da Saúde que serão publicadas nos próximos dias através do Plano Nacional de Imunização, o PNI.

A decisão, pelo Ministério da Saúde, é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a covid-19 em uso no país. “O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, ressaltou a Anvisa.

No caso das vacinas Coronavac e da Pfizer, o Ministério autoriza o uso apenas nos casos de mulheres com comorbidades. Aquelas que não apresentarem condições de saúde enquadradas nesta categoria não deverão ser imunizadas.

A medida anunciada nesta terça-feira (11) pelo MS, ocorreu após a pasta ter sido informada na última sexta-feira (7) do episódio de uma gestante que teria morrido após ter recebido a vacina Oxford/AstraZeneca. Contudo, em entrevista coletiva hoje (11), representantes do Ministério e especialistas do comitê do Programa Nacional de Imunizações (PNI) alertaram que o caso está em investigação e ainda não foi confirmada se a causa do óbito está relacionada ao imunizante.

A coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunização), do Ministério da Saúde, Francieli Fantinato, informou que ainda não foi definido protocolo para o caso das gestantes e puérperas que tomaram a primeira dose. Uma nota técnica deverá ser divulgada até o fim da semana. Enquanto isso, a orientação é que essas não recebam a segunda dose.

Da Redação

Município de Cristino Castro distribui kits de alimentação para alunos da rede de ensino

Foto: Ascom

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Cristino Castro, juntamente com o Conselho de Alimentação Escolar, a partir desta terça-feira (11) a distribuição de kits de alimentação escolar aos alunos da rede municipal de ensino.

O objetivo é complementar a alimentação dos estudantes durante a suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia da Covid-19. O kit é referente ao 3º trimestre de 2021.

“Os kits beneficiarão todos os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino e que os novos alunos matriculados esse ano também receberão os Kits Alimentação”, explica o secretário municipal de Educação, Rangel Pontes.

Ao todo, serão distribuídos 2.076 kits alimentação e o critério de distribuição para todos os alunos foi adotado após ouvir o Conselho Municipal de Alimentação Escolar. Segundo esse critério, quanto mais alunos de uma mesma família estiverem matriculados em uma Escola Municipal , mais kits alimentação terão direito, uma vez que o benefício será entregue a todos os alunos.

Os kits serão entregues nas escolas onde os alunos estão matriculados, sendo entregues aos pais ou responsáveis, observando todos os protocolos sanitários e com a fiscalização do Conselho de Alimentação Escolar.

João Bandeira
com informações- Ascom

Campo Maior segue com vacinação contra a Covid-19

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria de Saúde, anuncia a vacinação contra a COVID-19 em idosos com idade de 60 anos que, por algum motivo, não tenham recebido a vacina, nesta terça-feira, 11 de maio.

A vacinação nas modalidades Drive Thru e para pedestres acontecerá no Prédio da Secretaria Municipal de Saúde, próximo a BR-343, e na comunidade Corredores, zona rural de Campo Maior.

Os idosos aptos a receber a vacina deverão estar com os documentos pessoais de identificação, como CPF, Carteira de vacinação, Cartão do SUS e um comprovante de Residência.

Prefeitura paga mais de meio milhão de reais a beneficiários do Altos Prev

A Prefeitura  de Altos realizou pagamento de quase R$ 700 mil, na manhã de hoje (10), para todos os beneficiários da previdência do município, o Altos Prev, relativo ao mês de abril. Foram 224 servidores entre aposentados, pensionistas e aniversariantes do mês de abril. O valor total foi de R$ 698.220,95. “Desde janeiro a Prefeitura sob a gestão do prefeito Maxwell vem respeitando servidores aposentados e pensionistas e honrando com todos os pagamentos sem nenhum atraso”, disse a diretora-executiva do Altos Prev, Márcia Roberta Carvalho.
 

 

Diego Teixeira entrega duas casas do programa “Viver Bem”

  • Amarante_casa_21.jpg Ascom
  • Amarante_casa_2.jpg Ascom
  • Amarante_casa_3.jpg Ascom
  • Amarante_casa.jpg Ascom

O “Dia das Mães” foi de emoção para Diana e Luana. Mãe e filha receberam das mãos do Prefeito de Amarante, Diego Teixeira, as chaves das suas casas. A de Diana foi reformada e a de Luana, ao lado, foi construída. Elas também receberam doação de móveis e utensílios domésticos por meio de uma campanha incentivada pelo próprio Prefeito em suas redes sociais. 

Elas são as primeiras contempladas pelo programa “Viver Bem”, o maior programa habitacional da história de Amarante, executado com recursos próprios da Prefeitura. A meta é entregar uma casa por mês. 

O programa prevê aluguel de casas, reforma e construção e será destinado a famílias em situação de pobreza extrema acompanhadas pela secretaria de Assistência Social.

 A secretária da pasta, Ana Tércia Teixeira, explica como o programa vai funcionar. “Temos famílias que são acompanhadas pela nossa equipe de assistência social, que conhecemos bem a situação de moradia precária. Essas famílias serão escolhidas. O critério de escolha é o grau de necessidade, que será avaliado pela nossa equipe”, destaca Ana Tércia. 

O Prefeito Diego Teixeira fala da capacidade de inclusão social do programa. “Moradia é dignidade. Ter um lar seguro, confortável e acolhedor é muito importante para uma família, por isso, esse programa não significa apenas a entrega de uma chave, mas sim acolhimento e  atenção”, enfatiza o Prefeito.

Com informações-Ascom

Piauí terá fibra óptica em todos os municípios

Foto: ascom

A nova etapa da parceria público-privada (PPP) prevê a implantação de fibra óptica em 100% estado. O termo aditivo que prevê a expansão foi assinado nesta sexta-feira (07) pelo governador Wellington Dias, a superintendente da Suparc, Viviane Moura, e o diretor-presidente da SPE Piauí Conectado, Emerson Silva. 

 “Piauí Conectado é mais do que uma PPP de tecnologia. É uma parceria entre estado e iniciativa privada que está promovendo a maior revolução digital do país”, diz a superintendente Viviane Moura. “O acesso à banda larga em todo o território é desenvolvimento social e inclusão como nunca foi visto para áreas de Educação e Saúde”, completa.

 Desde a assinatura do contrato com o governo do Piauí, através da Superintendência de Parcerias e Concessões (SUPARC), a SPE Piauí Conectado cumpriu a meta de levar a tecnologia para 101 municípios com uma rede de mais de 1.500 km. “Nesta fase serão 123 municípios beneficiados com 6.052 km com uma rede de alta capacidade e previsão de finalizarmos a implantação até maio do próximo ano. Serão 900 pontos instalados em unidades do governo e praças públicas com a disponibilização de Wi-Fi gratuito para a população. Ao final desta fase o Piauí terá uma das redes de comunicação mais modernas do mundo e estará preparado para todas as tecnologias futuras”, ressalta Emerson Silva.

 Nos primeiros dois anos de implantação da Piauí Conectado, a cobertura de internet no Piauí cresceu 125%, um número bem acima da média brasileira que foi 22%. Com essa expansão, o estado ficará 100% conectado por meio de fibra ótica, gerando melhorias na prestação do serviço público e na qualidade de vida da população. Municípios como Brejo do Piauí, Esperantina, Lagoinha e até Nazária, desmembrado da capital, não tinham acesso à Internet de fibra óptica.

 “Estive em Guaribas recentemente e lá tem uma turma de alunos que está se formando em Administração. Eles não precisaram se deslocar para estudar, pois com a internet de alta velocidade tiveram acesso a tudo que precisaram. Uma cidade que antes passava fome, hoje tem suporte para ligar a população à educação”, comenta o governador Wellington Dias.

Com informações-Ascom

Posts anteriores