Cidadeverde.com

Nova Câmara Territorial de Fruticultura é criada

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos, participou da reunião inaugural da Câmara Setorial Territorial de Fruticultura do Piauí na Serra da Capivara e Vale do Canindé, realizada no Ginásio Poliesportivo Arthur Passos, na cidade de Conceição do Canindé. O evento contou com a presença de membros das associações de produtores de oito municípios, coordenadores, diretores e gerentes de bancos e entidades que apoiam o homem do campo, representantes das prefeituras de Isaias Coelho e Campinas do Piauí, além dos prefeitos Veríssimo, de Santa Rosa do Piauí, José Raimundo, de Oeiras e Mirinho, gestor de Conceição do Canindé.

Gil Carlos aponta a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento da atividade no Estado. “Com a criação desta Câmara esperamos melhorar a estruturação dos produtores, empresários e exportadores da região. Buscamos também promover o diálogo entre o setor público e privado, para aprimorar as políticas públicas dos serviços e os meios de negociações com bancos e compradores dos produtos” disse.

Na oportunidade, ocorreu a escolha da composição diretiva da Câmara, que tem como presidente, Alcemir Sena Carvalho, da Associação dos Irrigantes do Alto-baixo Canindé e como vice, Marcos José Coelho, produtor de uvas de São João do Piauí e representante da Associação dos Produtores Irrigantes do Vale do Piauí.

O primeiro encontro da câmara recém criada está agendado para o dia 17 de outubro no Centro de Cultura na cidade de São João do Piauí, com inicio previsto para às 9h. No dia 28/11, às 18 horas, no auditório do 8º andar da Fiepi em Teresina será realizada uma reunião com as 24 Câmaras Setoriais da Fruticultura do Piauí.

Sobre a Câmara Setorial

As Câmaras Setoriais são organizações de caráter consultivo e tem como missão a articulação e a negociação entre o poder público e a iniciativa privada, com o objetivo de propor, apoiar, acompanhar e implementar ações, mecanismos, diretrizes e estratégias para o desenvolvimento das atividades das cadeias produtivas do Estado do Piauí.

Fonte: portalappm

Livro destaca a colonização de São Lourenço do Piauí

O Procurador de Justiça do Ministério Público do Piauí, Dr. Alípio de Santana Ribeiro, lança, nesta sexta (15), às 9h, na sede da instituição, a obra “São Lourenço do Piauí - História, Família e Memória Social”.
 
O livro resgata a história dos primeiros habitantes, assim como da colonização da região Sul do Piauí, com destaque para o município de São Lourenço do Piauí, ressaltando a importância das primeiras famílias para o desenvolvimento econômico, cultural, político e social da região. Na obra também são narradas festas religiosas, cultura, folclore, clima, flora e fauna, especificidades que a qualificam como importante fonte de pesquisa a todos que se interessem sobre o tema explorado.
 
Alípio de Santana Ribeiro nasceu em São Lourenço do Piauí, em 1947. É bacharel em Direito, com especialização em Direito Penal, pela Universidade Federal do Piauí. Foi advogado militante em todo o estado do Piauí, tendo ingressado nos quadros do Ministério Público do Estado em 1982. Atualmente, integra, como membro nato, o quadro do Colégio de Procuradores do Ministério Público do Estado do Piauí.

Fonte: Ascom 

Parnaíba com novos voos nacionais

Além de um voo semanal que uma empresa de táxi aéreo em parceria com o Governo do Piauí tem entre Parnaíba e Teresina, a cidade irá contar com um novo serviço de aeronaves ligando aos sábados o litoral piauiense a São Paulo, através do aeroporto de Viracopos. A empresa que irá realizar a operação será a Azul  e o voo inaugural acontece no sábado dia 16/09 com horário de chegada previsto no aeroporto Internacional de Parnaíba as 14:35h.  O valor da passagem  está sendo comercializado a partir de R$ 894,77. Já a rota entre Parnaíba e Recife que também era operado pela a Azul  deixa de existir   com o inicio do voo oferecido para São Paulo. 

 

Vigilância Sanitária em Floriano

A Vigilância Sanitária de Floriano - VISA tem como objetivo promover a proteção e garantia da saúde da população pelo controle sanitário da comercialização de produtos e serviços que são prestados na cidade. Atuando frente a fiscalização de estabelecimentos, o órgão executa a vistoria e avaliação dos empreendimentos comerciais que prestam serviço na área de alimentação e bebida alcoólica em todo o município. 

A Vigilância também atua na avaliação dos alvarás de funcionamento dos estabelecimentos, e se os mesmos cumprem as exigências higiênicas preconizadas pelas legislações para a venda de bebidas e alimentos. Durante as inspeções rotineiras, são detectados empreendimentos que já estão licenciados e, entre os que a inda apresentam irregularidades, com o auxílio da equipe, esses comerciantes iniciam os trâmites legais para o licenciamento. 

A VISA já conta com um cronograma de inspeção que será executado em todo o município, para acompanhar de perto as condições dos estabelecimentos da cidade. "Não temos a função de atrapalhar ou dificultar a vida de qualquer comerciante, ao contrário, estamos dispostos a melhorar a qualidade dos serviços prestados", finalizou a diretora.

Para adquirir o alvará de funcionamento o empreendedor precisa procurar a Secretária de Infraestrutura, que junto do atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros, seguirá para a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, órgão que fiscaliza o impacto da obra ao meio ambiente. Munido desses licenciamentos o comerciante segue para a Vigilância Sanitária onde, de acordo com a diretora da repartição, ocorre a avaliação das condições de higiene, armazenamento de alimentos, e, a partir disso, é liberada a licença.

Além das condições físicas do estabelecimento e dos documentos de licenciamento, a inspeção da carteira vacinal dos funcionários também faz parte do protocolo. “Os exames são exigidos para garantirmos que o profissional está com a condição de saúde adequada para prestar o serviço para a população. Contamos na equipe com um técnico em segurança do trabalho e enfermeiros que nos auxiliam nesse âmbito”, finalizou a diretora da VISA Anne Karollyne.

Fonte: Ascom

Ambulâncias novas para Miguel Alves

O prefeito Oliveira Júnior, do município de Miguel Alves,  esteve  reunido na semana passada com o secretário de saúde Florentino Neto.  De acordo com o prefeito, após a reunião foram asseguradas três novas ambulâncias que  serão destinadas ao hospital Pedro Vasconcelos. "Com a ajuda de emenda parlamentar do deputado Átila Lira e do nosso secretário, vamos levar três ambulâncias para o município e equipamentos para o hospital Pedro Vasconcelos. A nossa gestão não está parada diante dos desafios, estamos buscando sempre suprir as necessidades da nossa população", disse Oliveira Júnior.

Fonte: Ascom

Santa Cruz do Piauí realiza desfile cívico

Resultado de mais uma ação acertada da atual Gestão Municipal, o resgate do Desfile Cívico de 7 de setembro, em homenagem à Independência do Brasil, agradou a população do município de Santa Cruz do Piauí, que  foi às ruas prestigiar o evento, organizado  pela Prefeitura.

O Desfile  em Santa Cruz do Piauí contou com a participação  de 20 pelotões,  por alunos das escolas da rede municipal . A concentração aconteceu na entrada da cidade, nas imediações do polo da Universidade Aberta, seguindo pela rua Né Aristarco até a praça Clementino Martins, onde estava o palanque com as autoridades do município e onde também ocorreu a dispersão.

Fonte: Ascom

Avelino Lopes terá Encontro das Cidades

No dia 22 de setembro Avelino Lopes será sede de um  encontro de municípios envolvendo o extremo sul do Piauí e oeste da Bahia. Do Piauí, deverão participar mais de 20 cidades. Da Bahia, devem  participar os municípios de Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Barra, Santa Rita de Cássia, Mansidão, Buritirama e Formosa do Rio Preto. O encontro visa debater, a integração da região com desenvolvimento sustentável. Os palestrantes do evento abordarão temas como, integração através do acesso à BR-020, agricultura familiar, segurança pública, instituições financeiras entre outros assuntos.

 

Justiça Itinerante em Agricolândia

A população de Agricolândia será atendida de 12 à 15 de setembro pelo projeto Justiça Itinerante com uma série de serviços disponibilizados de forma gratuita. Alistamento militar, expedição de carteira de identidade, suprimento de registro civil, separação e divórcio consensual, atendimentos em saúde, 2ª via de registro civil, expedição de carteira de trabalho, reconhecimento de paternidade, expedição de CPF, titulo de eleitor, oficina da beleza e casamento comunitário estão entre os trabalhos que serão disponibilizados a comunidade.

 

Sinalização do trânsito em São Pedro do Piauí

A cidade de São Pedro do Piauí foi contemplada com um projeto de sinalização  de  trânsito. O prefeito do município Júnior Bill(PSDB) esteve na semana passada na sede do Detran Piauí, juntamente com o deputado estadual Júlio Arcoverde(PP), assinando a ordem de serviço para a sinalização das vias da cidade que não dispõem até então desse tipo de serviço. A documentação recebida das mãos do diretor geral do Detran,  Arão Lobão beneficiará o município melhorando o trânsito na área urbana. 

Fonte: Ascom

 

 

Civismo em Santa Cruz do Piauí

A Prefeitura de Santa Cruz do Piauí volta a realizar o desfile cívico em alusão a Independência do Brasil, o mesmo não é realizado há alguns anos.

O dia 07 de setembro também será marcado pelo hasteamento das bandeiras na sede da Prefeitura  às 07h30.

De acordo com a secretária municipal de educação, Marinalva Gonçalves, este ano o desfile cívico irá realizar um resgate da cultura do município.

“Irão participar os alunos da rede municipal e estadual de Santa Cruz, além, de pelotões da secretaria municipal de cultura, sendo um deles com os quilombolas”, explicou a secretária.

Participarão também do desfile outras pastas do poder público municipal, além, de entidades não governamentais do município e a fanfarra da Prefeitura  de Picos.

O desfile começará às 16h00 e percorrerá as principais ruas da cidade, até a Prefeitura, local onde acontecerão as apresentações dos pelotões.

O prefeito Barroso Neto, convida toda a população de Santa Cruz para participar do evento. 

Fonte: Ascom

Posts anteriores