Cidadeverde.com

José de Freitas: Roger Linhares envia projeto para criação de Restaurante Popular

O prefeito da cidade de José de Freitas, Roger Linhares enviou à Câmara o projeto que cria o Restaurante Popular Prato do Dia “prefeito Dr. Gerardo Linhares”

“Desde que assumi a gestão do munícipio, buscávamos viabilizar um meio de dar alimentação de qualidade e de maneira digna para as pessoas mais vulneráveis do nosso município. O Restaurante Popular será administrado pelo poder municipal. O projeto de arquitetura e reforma está sendo feito pela arquiteta Manuela Santiago, pois, a intenção é promover um espaço de dignidade e cidadania, onde as pessoas se sintam honradas em entrar e se alimentar de forma saudável,” disse Roger Linhares.

O restaurante irá oferecer refeições prontas, de fácil acesso, com valor simbólico e cardápio preparado por nutricionistas à base de produtos regionais, servidas em locais apropriados e confortáveis, de forma a garantir a dignidade e uma boa alimentação a nossa comunidade.

As refeições serão oferecidas à população que se alimenta fora de casa, prioritariamente ao segmento social mais vulnerável, evidenciada no Cadastro Único, e que apresentem um estado de insegurança alimentar.

“Eu e San Martin estamos muito contentes e satisfeitos. Para minha gestão, é um momento ímpar de atenção e segurança alimentar para a nossa população. Protocolamos junto a câmara municipal o projeto de lei, desse que será um serviço essencial, que proporcionará uma alimentação adequada para o combate a fome e a miserabilidade. O restaurante popular reforçará a nossa política de serviço social e traz para a sociedade esse espaço de garantia de direitos e dignidades básicas,” acrescentou Roger Linhares.

Com informações realidade em foco

Prefeitura de Altos divulga atendimentos médicos

A Prefeitura de Altos divulgou na tarde de hoje (27), atendimentos com especialidades médicas disponíveis na Secretaria Municipal de Saúde (Sesp) para atender a população altoense.  Serão feitos atendimentos no decorrer de toda semana, de terça-feira à sábado, com ortopedistas e dermatologistas além do serviço de ultrassonografia.   Ortopedistas atenderão às terças-feiras (14h), quintas-feiras (17h 30min) e aos sábados (09h 30min). Dermatologistas nas terças-feiras (9 horas da manhã) e sextas-feiras (15h). Para tratamento esperdício de hanseníase e tuberculose, nas quintas-feiras (15h).  E o atendimento de ultrassonografia ficará nas terças-feiras em dois horários (08h 30min e às 13 horas) e nas sextas-feiras (13h 30min).

Altos implanta Busca Ativa para identificar e acompanhar pacientes da COVID-19

Depois de implantar a primeira Unidade Covid, criar atendimentos remotos, ampliar capacidade do hospital com mais 10 leitos clínicos, a Prefeitura de Altos na gestão do prefeito Maxwell da Mariínha, agora, lança mão do programa Busca Ativa. 

O município de Altos segue mais uma vez na frente com uma rede ações do poder público voltadas para o combate e a redução da proliferação da COVID-19 e se torna uma das 20 cidades do Piauí a adotar o programa Busca Ativa, que tem como objetivo identificar casos e monitorar pessoas contaminadas pelo coronavírus dando toda orientação necessária para evitar o crescimento descontrolado da doença. 

“Essa é uma das ações mais importantes no combate à pandemia e estaremos fazendo de forma contínua, prestando todo auxílio à população, fazendo testes e monitorando casos”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Altos, Lia Raquel.

Equipe de enfermeiros ao identificar suspeitas de casos realizam testagens à domicílio nas zonas rural e urbana do município. 

Mais recentemente o município de Altos foi apontado pela Secretaria Estadual de Saúde como o 5º município do Piauí entre 224 que mais vacina contra a COVID-19 com quase 3 mil altoenses imunizados com a 1ª dose.

Com informações-Ascom
 

Prefeitura de Buriti dos Lopes distribui mais de 45 toneladas de alimentos

Semana Passada a Prefeitura de Buriti dos Lopes, através da Secretaria Municipal de Educação, voltou a distribuir kits de merenda escolar. Desta vez, mais de 45 toneladas de alimentos foram doadas às famílias de alunos da rede municipal de ensino  na quinta-feira (22). Cerca de 4.200 alunos foram beneficiados na ação.  O prefeito Júnior Percy (PP) e o secretário municipal de Educação, Fernando Liberato, estiveram acompanhando o início da ação. A logística de distribuição dos kits é organizada pela Secretaria Municipal de Educação, tanta na zona urbana como da zona rural, resguardando as medidas de segurança. Durante a entrega os pais ou responsáveis precisam assinar a comprovação do recebimento dos alimentos. O kit alimentos  distribuído foi composto por 15 itens, sendo: 1 kg de açúcar, 2 kg de arroz, 1 pacote de biscoito salgado, 2 kg de feijão, 2 pacotes de flocão de milho, 2 pacotes de leite em pó, 2 pacotes de macarrão, 1 unidade de óleo de cozinha, 2 latas de sardinhas.

 

Mercados públicos de Picos passam por melhorias

A Prefeitura de Picos, por meio da Coordenação de Manutenção de Açougues Públicos, está realizando uma série de reformas dos açougues municipais da cidade.  A ação de revitalização e ampliação dos mercados seguem andamento, e atualmente está na fase de colocação de cerâmicas em todos os boxes, restauração dos banheiros, colocação   de estruturas de proteção e edificação de paredes, instalação de acessórios, colocação do piso, parte elétrica e hidráulica, dedetização, instalação de rampas de acessibilidade para deficientes físicos, posteriormente uma   pintura geral em todos os mercados. Segundo o coordenador Antônio José de Sousa, conhecido popularmente por Bigode Branco, as reformas estruturais acontecerão em todos açougues municipais e no matadouro local. Todos os investimentos das reformas são oriundos de recursos próprios do município.

Maxwell entregará títulos de terra a 300 famílias de Altos

A Prefeitura de Altos prepara a entrega de título de regularização fundiária para mais de 300 famílias que vivem em 10 hectares no Bairro São Sebastião. O problema persistia desde a fundação do bairro, há vinte anos. O prefeito Maxwell da Mariínha e a Assessoria Jurídica do município negociam com o proprietário do terreno a desapropriação. Documentos de posse serão preparados depois de homologada na Justiça a desapropriação.

Cristina Dias, moradora mais antiga do bairro relembra quando chegou e fala da entrega dos títulos de terra. “Nada tinha aqui a não ser um enorme buraco e muito mato. Eu e meu marido fomos os primeiros a chegar há 19 anos. Esse documento é um sonho porque hoje eu posso continuar meu negócio em casa”, falou.

Outra antiga moradora, Luiza Gomes, relata que sofreu constrangimentos. “Eu paguei por esse pedaço de terra em que construí minha casa, mas por muitas vezes pensei em desistir porque passei constrangimento. Não fiz muito investimento na casa porque não se sabe. Agora, com o documento vou poder dizer que é minha de verdade. A gente só tem a agradecer ao prefeito Maxwell por trazer essa dignidade pra nós”, disse emocionada.

A Prefeitura de Altos trabalha, agora, na regularização dos títulos de terra para a entrega às pessoas que construíram residências, projetos de vida e constituíram famílias, no Bairro São Sebastião. Com as propriedades reconhecidas, as famílias também poderão renovar linhas de crédito para concluir construções, o que significa mais contratação de mão de obra e aquecimento da economia no setor da construção civil, em Altos, além de estabelecer vendas com comércios e mercerarias.

O prefeito Maxwell da Mariínha diz que se trata de um acontecimento histórico a conquista dos títulos para as famílias do Bairro São Sebastião. “Há muito eles aguardavam ter o reconhecimento como os proprietários finais do terreno onde construíram seus lares. Com essa ação de regularizar e entregar documentos de propiedade para os moradores do bairro São Sebastião estamos resgatando a dignidade deles e marcando esse importante momento na história de Altos”, concluiu o prefeito.

História do Bairro São Sebastião

No início dos anos 2000, aquela faixa de terra que hoje compreende o Bairro São Sebastião, situado na extremidade com o Bairro Santa Inês, servia como entulho para materiais hospitalares e outros resíduos. Com a participação do Ministério Público o terreno que servia como depósito para lixo sofreu determinação judicial para que fosse soterrado e famílias começaram a se estabelecer no local.

Da Redação

Joel assina decreto que beneficia microempresas e empresas de pequeno porte

O prefeito Joel Rodrigues assinou o Decreto  que prevê tratamento favorecido e diferenciado às microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs) com sede em Floriano.  O decreto, que entrou em vigor na sexta-feira (23), é uma idealização da Prefeitura de Floriano, através das Secretarias de Administração e Planejamento e Turismo e Desenvolvimento Econômico, visando valorizar o comércio e o fortalecimento da economia local. O documento segue as orientações do prefeito Joel Rodrigues, que ainda em 2018, determinou que “a administração deveria realizar licitações exclusivas para as empresas enquadradas como (ME) e (EPP).

A abertura de procedimento licitatório exclusivo para o público citado contribuirá para a redução das desigualdades e fortalecimento da economia local, principalmente em meio ao forte agravamento econômico decorrente da pandemia, tendo como foco o tratamento diferenciado aos agricultores familiares, produtores rurais pessoas físicas, microempreendedores individuais e sociedades cooperativas. Com isso, a Administração passa a realizar procedimento licitatório de forma exclusiva, e não mais facultativa, Os interesssados também podem procurar a Secretaria de Administração, no Centro Administrativo, das 7h30 às 13h30 para mais informações e esclarecimentos.

Piauí tem aumento na área livre da seca

A última atualização do Monitor de Secas aponta que no Nordeste houve uma piora na condição de seca em março, devido às chuvas abaixo da média ao longo dos últimos meses, marcada pelo aumento das áreas com seca moderada e/ou grave em parte de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Por outro lado, devido às precipitações acima da média no último mês, houve uma redução das áreas com seca fraca e moderada no Maranhão – único estado nordestino que registrou melhora nas condições do fenômeno. No Piauí a área livre de seca subiu de 8% para 17% entre fevereiro e março, especialmente no norte piauiense, devido às chuvas acima da média nos últimos meses. No entanto, o fenômeno se agravou no período com o forte aumento da área com seca moderada no estado, que saltou de 22% para 53% no centro-sul em função das chuvas abaixo da média na região. Os impactos continuam de curto e longo prazo (CL) no centro-sul, e de curto prazo (C) nas demais áreas. 

 

Cocal implanta barreiras sanitárias nas entradas da cidade

Foto: ascom

O Prefeito de Cocal-PI, Nonatinho do Sindicato, como medida restritiva no combate ao coronavírus, decretou a suspensão da feira livre por tempo indeterminado. 

Entrementes, através da Secretaria de Saúde, implantou barreiras sanitárias nas entradas da cidade, em uma ação executada pelos profissionais da Saúde, Vigilância Sanitária (VISA), Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento Municipal de Trânsito DMTRANS e o apoio da Polícia Militar.

De acordo com Nonatinho, essa atividade é para que se tenha o controle e possa-se conscientizar tanto os que entram na cidade quanto os moradores da região sobre a importância da prática das orientações básicas dos órgãos sanitários no combate à pandemia.

João Bandeira
com informações Ascom

Prefeito de Altos testa positivo para a Covid-19

Maxwell da Mariinha, prefeito de Altos, disse em redes sociais na tarde desta quarta-feira (21) que testou positivo para a covid-19. Maxwell afirmou  que estava suspeitando de  sintomas, desde terça-feira (20). Ele informou que está  trabalhando em home office e segue de quarentena. O prefeito realizou um teste na manhã de ontem,  que confirmou as suspeitas. Em nota ele pediu que todos se protejam contra a doença e disse seguir todas as orientações médicas. 

veja os posts do prefeito:

Posts anteriores