Cidadeverde.com

Paredões de som e apresentações de bandas estão proibidos em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras publicou decreto que intensifica as medidas restritivas e proíbe utilização de bandas de música, música ao vivo e "paredões de som" em bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos similares da cidade, a partir desta quinta-feira, 17. O documento tem validade até 24 de junho e leva em consideração o agravamento da crise sanitária e o aumento no número de casos de Covid-19 registrados em Oeiras.

O decreto reforça o impedimento de festas e aglomerações de pessoas, além do limite máximo de 50% da capacidade nos bares, lanchonetes e restaurantes, permitindo, exclusivamente, o uso de som ambiente, em frequência audível apenas dentro dos estabelecimentos. Também está proibida a utilização de bandas de música, música ao vivo e "paredões de som" nos logradouros públicos e particulares de Oeiras, até 24 de junho.

Os estabelecimentos que não respeitarem o decreto serão autuados, penalizados e os casos repassados à autoridade policial competente, que por sua vez tomará as medidas necessárias. As regras têm validade para as zonas urbana e rural de Oeiras.

Com informações - Ascom

Ednei sanciona lei de regularização fundiária em São João do Piauí

O prefeito Ednei Amorim sancionou hoje(16) a lei de regularização fundiária de lotes com área menor que 125m², o que vai possibilitar que o proprietário possa fazer o registro de imóveis. Uma grande parcela da população sanjoanense será beneficiada, que vai poder tanto legalizar o imóvel como fazer transações comerciais, como venda ou transferência.

"E uma das notícias mais importantes desses primeiros meses de nossa gestão. Do cidadão poder transferir seu bem ou vender com a área resguardada abaixo de 125 metros quadrados. Antigamente, quem tinha um terreno de 5 por 20, não podia vender, transferir, porque só dava cem metros quadrados. Agora, com a lei sancionada, a pessoa pode ir ao cartório e transferir terreno a partir de 125 metros", afirmou o prefeito.  

A nova lei nº 470 passa a vigorar, excluindo o artigo 73, da Lei 101/201 e alterando o artigo 74, que passa a valer com a seguinte redação, que o lote de interesse social poderá ter área menor a 125 m².

Em outra alteração, já na lei nº 469, no parágrafo 3º do artigo 13 da Lei Municipal n°337/2016, altera para "os lotes oriundos de parcelamento resultante de regularização fundiária de interesse social em área urbana consolidada poderão ser objeto de desmembramento”.

A alteração na lei vai beneficiar uma parcela significativa de São João do Piauí, especialmente aquelas com menor poder aquisitivo, que tem lotes menores de 125 m², já que a lei anterior vedava que estes lotes fossem desmembrados, ou seja, que fossem transferidos por cartório de registro de imóvel, por exemplo.

"A lei vai possibilitar que muitas pessoas que não têm o título de propriedade, que é o registro de imóvel, e que agora vão ter", comemorou Ednei.

A nova lei foi fruto de diálogo entre o Executivo e Legislativo, sendo proposta pela vereadora Ana Célia(PT) e dos vereadores Marcelino Oliveira(PSB) e Ernane Moura(PTB). 

Leis sancionadas

Também foi sancionada a lei nº 471, de autoria da vereadora Marcilene Lavor(PTB), que dispõe sobre a Política Pública para Garantia, Proteção e Ampliação dos Direito das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista;

A lei nº 472, do vereador Dante Quintans(MDB), que trata sobre a prática de atividades físicas e do exercício físico como essenciais para a população e declara a essencialidade dos estabelecimentos de prestação de serviços de Educação Física público e privados;

A lei nº 473, de autoria da vereadora Ana Célia, que dá o nome Mateus Ribeiro da Silva à quadra poliesportiva do Colégio Genésia Arraes.

Com informações Ascom

Deputado solicita obras de abastecimento d’água para Colônia do Gurguéia

Foto: ascom

O deputado estadual Franzé Silva (PT) e o prefeito de Colônia do Gurgéia, Raimundo José Araújo, se reuniram, nessa terça-feira (15), em Teresina, com o presidente da Agespisa, Genival Sales, para tratar sobre obras de abastecimento para o município.

Na pauta, parlamentar e prefeito solicitaram melhoria no abastecimento d'água no bairro Nossa Senhora de Fátima e a conclusão de obras de abastecimento do antigo projeto Coresa na zona urbana.

Os requerimento feitos, pelo gestor municipal, foram também encaminhados ao governador Wellington Dias, com o intuito de agilizar a demanda. De acordo com Raimundo José, tais obras são fundamentais para melhorar o fornecimento de água à população.

O deputado Franzé Silva destaca a necessidade de urgência na atenção a esses pleitos, pontuando que abastecimento d’água é prioridade, sendo seu fornecimento ininterrupto e de qualidade garantia de uma vida melhor para os cidadãos.

Com informações - Ascom

Campo Maior inicia vacinação do público em geral sem comorbidades

Foto: Ascom

A Prefeitura de Campo Maior, iniciou a vacinação contra a Covid-19 do público em geral, sem comorbidades. Esta etapa começou contemplando pessoas de 59 e 58 anos de idade.

A partir de agora, serão destinadas 50% das doses para atender o público em geral, de 18 a 59 anos de idade, sem comorbidades, ou seja, aqueles problemas de saúde graves que colocam as pessoas no chamado grupo de risco. Outros 30% continuam sendo destinadas aos públicos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde e 20% serão para atender os grupos que forem definidos pelos Conselhos Municipais de Saúde.

Quem pertencer a algum grupo anterior que já foi vacinado, seja pessoas portadoras de comorbidades, idosos com mais de 60 anos, gestantes e puérperas, deficientes permanentes, profissionais da saúde, da educação ou da segurança pública, que por algum motivo ainda não tenha recebido a primeira dose, deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde.

Outro fator de extrema importância é estar atento para o retorno da aplicação da segunda dose. A imunização total só acontece com a administração das duas doses do imunizante, daí a necessidade de conferir a data na caderneta de vacinação e não perder o prazo para garantir o máximo de eficácia no processo de imunização.

Nesta quarta-feira (16), receberão a primeira dose pessoas com 58 anos de idade completos ou que irão fazer os 58 até o dia 30 de junho. Os pontos de aplicação são: Complexo Valdir Fortes, Câmara de Vereadores e Colégio Hilson Bona. A vacinação inicia sempre às 8h da manhã.

Com informações - Ascom

Bom Jesus: Cendrogas articula Reconhecimento de Utilidade Pública de CT

A Comunidade Terapêutica Restitui, situada em Bom Jesus e credenciada a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí, recebeu a concessão do Reconhecimento de Utilidade Pública, no âmbito estadual, através da Lei nº 7.514, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 09 de junho.
 
A concessão do título de Utilidade Pública a entidades, fundações ou associações civis significa o reconhecimento do poder público de que as instituições, em consonância com o seu objetivo social, são sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à coletividade.
 
O Pastor Ronald Costa, presidente da CT Restitui falou da importância deste reconhecimento e do empenho do governador em sancionar e a CENDROGAS por toda a articulação.
 
“Com esse reconhecimento a Restitui terá oportunidade de receber bens apreendidos ou abandonados, receber emendas parlamentares para fins sociais. Fica aqui, o meu agradecimento ao Governador Wellington Dias, juntamente com a equipe da Cendrogas, por sempre apoiar as grandes causas sociais do nosso Estado e o deputado estadual B. Sá por acompanhar os trâmites para votação e aprovação dos deputados na Assembleia Legislativa”, agradeceu Pastor Ronald.
 
CT Restitui
O Centro de Recuperação Restitui tem como missão recuperar vidas do alcoolismo e das drogas. O método de tratamento da instituição é espiritual e psicológico. Sua fundação aconteceu em 11 de Abril de 2017.
 
Com informões- Ascom
 

Oeiras inicia imunização de pessoas de 58 e 59 anos contra Covid-19

Foto: Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta terça e quarta-feira, 15 e 16, a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, nas pessoas de 58 e 59 anos, que residem na zona urbana de Oeiras. A vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos turnos manhã e tarde. RG, CPF e cartão de vacina são essenciais para vacinar.

Ao longo da semana passada, os trabalhadores da Educação que atuam nas instituições de Ensino Básico receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A Semusa informa que servidores da Educação Básica que ainda não compareceram devem procurar as Unidades Básicas de Saúde – UBS Pedro Barbosa, Canela, Rodagem de Picos e Oeiras Nova –, de segunda a sexta-feira, para se imunizarem.

No ato da vacinação é necessário apresentar uma declaração de vínculo com a instituição educacional onde trabalha, além do RG, CPF e cartão de vacina.

Números do vacinômetro, divulgado pela Prefeitura de Oeiras no último sábado, 12, mostram que 13.605 vacinas já foram aplicadas no município. Os dados também apontam que mais de 25% dos oeirenses já receberam pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid-19.

Com informações Ascom

Prefeitura entrega equipamentos ortopédicos em Altos

A Prefeitura de Altos através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), segue realizando a entrega de dezenas de equipamentos ortopédicos a pacientes com deficiência no município.

A distribuição dos aparelhos acontece na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesp), localizado na Rua Epitácio Pessoa, centro da cidade. Desde janeiro desse ano, já foram entregues 9 cadeiras de rodas tetraplégicos, 4 cadeiras de rodas a paraplégicos, 6 cadeiras de rodas padrão, 3 andadores, 1 par de bengalas, aparelhos auditivos, calçados ortopédicos, entre outros.

“É uma prestação de serviço rotineira que fazemos pela prefeitura em parceria com o CEIR e que além de contemplar a necessidade do paciente resgata sua autoestima. Agradecemos o empenho da nossa secretária de Saúde, Dra. Maria Teresa, nesta causa”, destacou o prefeito Maxwell da Mariínha.

A população altoense pode estar buscando a unidade de saúde de referência, caso tenha algum usuário que necessite de uso de equipamento ortopédico. Para mais informações também entrar em contato com a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Natália Oliveira. 

Com informações Ascom

Água Branca recebe visita técnica para estudar a implantação do CIAC

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria de Administração, recebeu, a visita técnica da gerente de Atendimento ao Cidadão, Adriana Moura, e sua equipe, para estudar a implantação do Centro de Integração de Atendimento ao Cidadão (CIAC) no município.

O secretário de Administração, Antônio Romano, afirma que o espaço irá facilitar o acesso da população à diversos serviços. "O cidadão aguabranquense poderá tirar a carteira de identidade, fazer o alistamento militar, solicitar ligação residencial à rede de abastecimento de água e muito mais. Será um benefício para todo o município", declara.

 O prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro, afirma que o Centro irá funcionar na Sala da Cidadania. "Com a implantação, vamos expandir os serviços prestados na Sala da Cidadania e, com isso, teremos vários orgãos estabelecidos em um só local, facilitando o atendimento à nossa população", declara o gestor.

Com informações- Ascom

Imagem de Santo Antonio é conduzida à serra de Campo Maior

  • Carreata_CM_3.jpg ascom
  • Carreata_CM_5.jpg ascom
  • Carreata_CM_1.jpg ascom
  • Carreata_CM_2.jpg ascom
  • Carreata_CM_4.jpg ascom
  • Carreata_CM.jpg ascom

Uma réplica da imagem original de Santo Antonio Aparecido foi transladada para uma fazenda da região, onde ficará durante a noite antes de ser entronizada no topo da Serra de Santo Antonio, em Campo Maior, na manhã desta sexta-feira, dia 11 de junho.

A carreata saiu da Catedral de Santo Antonio e passou por algumas ruas e avenidas do município. Estiveram presentes representantes da Associação Serra Viva e do poder público municipal a estadual. O prefeito Joãozinho Félix (MDB) participou.

Nesta sexta, será celebrada pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis, a primeira missa campal no alto da Serra de Santo Antonio. Na ocasião, haverá o lançamento da pedra fundamental para a construção de uma estátua do santo, que será erguida no futuro. O prefeito Joãozinho Félix informou que o engenheiro responsável pela obra estará presente no ato e que em breve serão divulgados mais detalhes.

O evento é uma realização da Associação Serra Viva e da Diocese de Campo Maior e conta com apoio e colaboração da Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

De acordo com o secretário de Turismo, Devan Eugênio, uma oportunidade para o desenvolvimento do Turismo e da Cultura locais: “Estou muito feliz em poder participar deste momento, que vai representar um grande marco na história de Campo Maior. Temos muitos projetos voltados para o desenvolvimento do turismo religioso e ambiental. Nós iremos aproveitar todo esse potencial e transformá-lo em ganhos para o município”, destacou.

O prefeito Joãozinho Félix (MDB), informou que pretende melhorar o acesso à Serra de Santo Antonio: “Nós iremos elaborar um projeto que visa o melhoramento das vias de acesso à serra, que será executado pela Prefeitura. Queremos tornar este local conhecido e visitado por todos e, para isso, é necessária infraestrutura adequada, para se tornar um local atrativo e acessível”, falou.

A imagem do padroeiro de Campo maior ficará exposta permanentemente num cruzeiro que foi construído no alto da serra. Ela será conduzida por autoridades políticas e religiosas locais. Foi montado um esquema de segurança, que contará com apoio do Exército, da polícia e dos órgãos de trânsito, para o bom andamento da celebração e para garantir a proteção dos participantes.

Da Redação
[email protected]

 

Profissionais da Educação de 30 a 39 anos serão vacinados hoje em Campo Maior

Os trabalhadores em Educação de Campo Maior que possuem entre 30 e 39 anos serão imunizados contra a Covid-19, nesta quinta-feira (10). A aplicação das doses para este público acontecerá na Câmara de Vereadores e no campus da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), comunicou também a vacinação dos profissionais da Educação pública e privada do município que possuem entre 18 e 29 anos para a sexta-feira, dia 11 de junho, nos mesmos locais.

A imunização dos trabalhadores da Educação em Campo Maior iniciou nesta terça-feira (8), contemplando aquelas pessoas que possuem entre 50 e 59 anos. Já nesta quarta-feira (9), foram vacinados os profissionais entre 40 e 49 anos.

Com informações Ascom

 

Posts anteriores