Cidadeverde.com

Prefeitura de Campo Maior inaugura Centro de Especialidades Enf. Dorivânia Vidal Neiva

  • CM_UBS_3.jpg Ascom
  • CM_UBS_1.jpg Ascom
  • CM_UBS_5.jpg Ascom
  • CM_UBS_6.jpg Ascom
  • CM_UBS_2.jpg Ascom
  • CM_ubs.jpg Ascom
  • CM_UBS_4.jpg Ascom

Aconteceu, na manhã deste sábado (18/09), a cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Enfermeira Dorivânia Vidal Neiva. A entrega da unidade de saúde à população campo-maiorense acontece três anos após a promessa de abertura pela gestão anterior, que não honrou o compromisso assumido com a população, deixando o espaço em situação de abandono e esquecimento.

Neste sábado, a Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria Municipal de saúde (SMS), contempla os campo-maiorenses com um centro de saúde completamente reformado e aparelhado, pronto para atender as demandas da população, onde serão ofertadas cerca de 12 especialidades médicas. O espaço conta com consultório de enfermagem, consultório médico, copa, sala para procedimentos, lavanderia, sala para curativos, sala de vacina, farmácia básica, sala para inalação, consultório odontológico, sala de reunião, centro de fisioterapia, sala de espera, recepção, raio-x e etc.

A inauguração contou com a presença do prefeito Joãozinho Félix; secretária de Saúde, Dorilene Vidal; ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira; senadores Eliane Nogueira e Elmano Férrer; deputada federal, Iracema Portela; deputados estaduais, Júlio Arcoverde e Marden Menezes; pré-candidato ao Governo do Piauí e ex-prefeito de Teresina, Dr. Silvio Mendes, o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Sena Rosa, além de outras autoridades, secretários, vereadores e lideranças políticas de diversos municípios da região.

Durante a cerimônia, Ilana Vidal, que é filha de Dorivânia Vidal, recebeu flores das mãos do prefeito Joãozinho Félix e da secretária de Saúde, Dorilene Vidal, e agradeceu a homenagem: “Temos a certeza de que a minha mãe cumpriu com maestria a sua missão de cuidar das pessoas e, por isso, recebe hoje esta justa homenagem. Tenho convicção de que o espaço fará uma grande diferença na saúde do nosso município”, destacou.

Ao fazer uso da palavra, a secretária de Saúde, Dorilene Vidal, afirmou que Dorivânia exerceu a profissão de enfermeira com compromisso e dedicação e agradeceu aos vereadores pela aprovação do Projeto que propôs nomear o Centro de Especialidades com o nome de sua irmã: “Meus agradecimentos a todo o Poder Legislativo pela aprovação da proposta. Fico imensamente satisfeita pelo carinho e pelo reconhecimento”, falou.

O prefeito Joãozinho Félix criticou o fato do espaço ter permanecido em situação de abandono por 8 anos e se comprometeu em buscar mais melhorias para Campo Maior: “Em apenas 2 meses, nós conseguimos fazer o que eles não fizeram em 8 [anos]. É obrigação de um gestor trabalhar pela melhoria das condições de vida das pessoas. Eles deixaram um rastro de destruição, débitos, obras inacabadas, mas ao final desta gestão, nós estaremos morando numa nova cidade, com muito mais desenvolvimento e oportunidades”, garantiu.

De acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, o município de Campo Maior serve de referência para outros municípios do Estado. Ele elogiou a gestão do prefeito Joãozinho Félix e teceu críticas à gestão do governador Wellington Dias e aliados: “Esse grupo está no poder há 20 anos. É preciso dar um basta e virar a página mostrando trabalho e não procurando formas de se perpetuar no poder sem apresentar resultados concretos para o povo. Parabéns Joãozinho Félix pela sua competência e pela sua sensibilidade”, destacou.

As obras de reforma e reestruturação da unidade contaram com recursos e investimentos próprios do município e contrapartida do Governo Federal. Para que centro de especialidades pudesse cumprir a sua função, foram necessárias intervenções estruturais como reparos, pintura, aquisição e instalação de aparelhos e equipamentos, manutenção dos sistemas elétrico, hidráulico e sanitário, etc.

Com informações- Ascom

Municípios piauienses da Rota das Emoções podem ter ajuda financeira da França

Foto: reprodução

A secretária de Estado do Planejamento, Rejane Tavares, e uma equipe formada pelos técnicos Célio Pitanga, da Sutef, e Jairo Chagas Júnior, assessor do gabinete da Seplan, estiveram em missão, nos dias 13 e 14 de setembro, em Brasília, com o objetivo de apresentar uma proposta de captação de recursos junto ao Fundo Francês para o Meio Ambiente Mundial (FFEM).

Segundo Célio Pitanga, a proposta apresentada visa estimular aliança entre a agricultura familiar e o turismo sustentável na Rota das Emoções, propiciando o resgate de culturas tradicionais, a valorização da gastronomia típica e da produção sustentável de alimentos. “Em síntese, a proposta está fundamentada na ideia de promover a dinamização produtiva da agricultura familiar, da pesca artesanal e do turismo por meio do uso sustentável dos recursos naturais, de práticas inovadoras e da gestão participativa do território”, explicou.

A Missão ocorreu em dois momentos, com reuniões internas na Sede do Consórcio Nordeste entre as equipes do Piauí, Ceará e Maranhão e, também, com a apresentação da proposta de captação do recurso à Agência Francesa de Desenvolvimento, na Embaixada da França.

Com informações Ascom

Amarante cria o primeiro museu dividido em estações do Brasil

O município de Amarante, localizado a 156 km de Teresina, vai entrar para a história com a criação do primeiro museu dividido em estações do Brasil, o Museu “Casas de Amarante”, que será inaugurado na sexta-feira (17). 

O museu, que tem a museografia feita pelo arquiteto Paulo Vasconcellos, reúne importantes casarões históricos da cidade em um tour com oito paradas. 

PRIMEIRA ESTAÇÃO


“Casa das Origens” -  O espaço vai fazer alusão às tribos indígenas Acoroás e Guégués, aos afrodescendentes do quilombo Mimbó e às famílias portuguesas mais tradicionais e importantes para a cidade. Nessa casa o visitante será orientado sobre como funciona o Museu e passará a ser acompanhado por um guia até as demais estações.

SEGUNDA ESTAÇÃO

 Salão Bela Vista - fundado na década de 1960. O espaço será reaberto após 26 anos para integrar o projeto. Será  um “museu vivo” com a presença de barbeiros para o visitante cortar o cabelo à moda antiga e vivenciar um ambiente com cadeiras tradicionais ,  radiola e discos de vinil com músicas de época.

TERCEIRA ESTAÇÃO E QUARTA ESTAÇÃO

Museu da Música e o Museu da Dança - dois espaços para abrigar a memória das riquezas culturais de Amarante, cidade conhecida pelas tradicionais danças do Cavalo Piancó, Dança Portuguesa e Pagode do Mimbó. Também fazem parte do acervo peças da banda “Os Geniais”, a “explosão musical do Médio Parnaíba” da década de 1970. 

QUINTA ESTAÇÃO

 “Casa do Azulejo” - um casarão tombado que preserva fachada e parte do piso do século XIX. O casarão possui cristaleiras, peças de cristais e móveis do século XX. 

SEXTA ESTAÇÃO

“Museu do Divino” - casa que possui um acervo de mais de 50 oratórios e conta a história da tradicional “Festa do Divino”, em Amarante. 

SÉTIMA ESTAÇÃO

 “Jardim da Poesia de Da Costa e Silva”-  um espaço com as admiráveis poesias entre plantas e flores na varanda da casa onde nasceu o famoso poeta amarantino.

OITAVA ESTAÇÃO

Botica - a farmácia mais antiga do Piauí, criada no ano de 1885. O prédio histórico preserva o ambiente original com armários, balcão, frascos, registros de fórmulas e anotações do médico e farmacêutico Eleazar Pereira da Cunha.

Com informações - Ascom

Cajueiro da Praia terá mutirão para emissão de identidades dias 18 e 19 de setembro

Foto: Ascom

Para suprir a grande demanda por carteiras de identidade no município, a Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia vai realizar um mutirão de emissão do documento, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí e apoio do deputado federal Fábio Abreu.

A ação acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro, na Unidade Escolar Oscar Lima, a partir das 8h. É necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento (original e cópia), duas fotos 3x4 e comprovante de endereço.

“Esse mutirão é de suma importância para os cajueirenses que ainda não possuem carteira de identidade. Estamos trabalhando dia a dia para trazer melhorias ao nosso município”, disse o prefeito Felipe Ribeiro. Além da ação itinerante, a Prefeitura está buscando a instalação de um ponto fixo em Cajueiro da Praia. “Já estamos nas tratativas finais para termos esse local fixo no município para a emissão de carteiras de identidade”, completou o prefeito.

Com informações - Ascom

Cendrogas é representada em evento na cidade de Currais

A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí (Cendrogas-PI), foi representada pelo pastor Ronald Costa, presidente da Comunidade Terapêutica Restitui, na Semana Internada de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural-SIPATR, realizada pela Fazenda São João do Pirajá do Grupo EBPA. 

O convite partiu do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural do Piauí (Senar-Pi), para realização da palestra sobre a prevenção de Álcool e outras Drogas. 

"Foi uma manhã muito proveitosa  e gratificante entre os colaboradores da Fazenda e o presidente da Restitui, pastor Ronald", afirmou Osman Nascimento, técnico de segurança do trabalho.

Para o pastor Ronald Costa o encontro serviu para que ex-acolhidos pudesse partilhar como foi o resgate de suas vidas junto à sociedade. 

"O momento serviu  nao só para participar da palestra, mas também para ouvir as partilhas de ex acolhidos da Restitui que venceram o alcoolismo e estão inseridos na sociedade e de volta ao seio familiar", definiu. 

A Comunidade Terapêutica Restitui, localizada em Bom Jesus atua na área da Prevenção, Acolhimento e Reinserção Social do Alcoólatra e Dependente Químico. Informações com a CT podem serem obtidas através do telefone (89) 98139-8986.

Com informações Ascom

Oeiras avalia impactos da pandemia na aprendizagem

Neste período de aulas remotas, os alunos da rede municipal de ensino compreenderam os conteúdos das disciplinas da grade curricular? Quais habilidades não foram desenvolvidas ou precisam de reforço?

Prezando pelo desenvolvimento integral dos estudantes, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, entre 30 de agosto e 11 de setembro, uma avaliação diagnóstica, no formato presencial, para analisar como anda a aprendizagem dos alunos, diante da suspensão das atividades em sala de aula, por conta da pandemia.

Por meio da iniciativa, será possível mensurar os impactos causados pelo distanciamento social à aquisição de conhecimento pelos alunos e, com isso, desenvolver as estratégias adequadas para a recuperação dos saberes cognitivos.

No último sábado, a equipe de profissionais da Semed, diretores e coordenadores das escolas municipais estiveram reunidos na culminância da avaliação diagnóstica, que representa a segunda etapa do Plano de Retomada das atividades presenciais da educação municipal de Oeiras.

Com informações- Ascom

Pavimentação de nova estrada permite interligação do norte e sul do Piauí

Foto: ascom

Os investimentos do Governo do Estado na pavimentação de novas rodovias fortalecem a ligação entre os municípios e as mais diferentes regiões do Piauí. Uma das obras que terá grande impacto na integração do estado é a pavimentação da PI-120, no trecho entre a PI-115, em São Miguel do Tapuio, a Pimenteiras. Com investimentos da ordem de quase R$ 31 milhões, a pavimentação da via permitirá a interligação entre o norte e o sul piauiense.

Matias Sales, gerente de Construção do Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER), órgão responsável pelas obras, destaca que a pavimentação da PI-115 permitirá trafegar entre a BR-316, em Valença, até a BR-343, em Campo Maior. Segundo ele, para a interligação dessas duas rodovias federais só faltava o asfaltamento desse trecho entre São Miguel do Tapuio e Pimenteiras.

Inicialmente serão feitos 39 quilômetros de pavimentação asfáltica, com 28% dos serviços já executados. Já foram asfaltados 18 km dessa rodovia, com realização de obras de drenagem e sinalização. Os serviços seguem com a terraplanagem de mais quatro quilômetros da via, o que corresponde ao trecho de São Miguel do Tapuio até o Povoado Coqueiro.

O secretário de Estado da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, destaca a concretização do Plano Estadual de Recuperação e Implantação de Novas Rodovias, que leva asfalto novo a novas estradas e atua na recuperação e conservação dos 6,6 mil quilômetros de rodovias estaduais existentes em todo o Piauí.

“A PI-120 é uma obra importante que é um sonho de décadas da população tanto de São Miguel como de Pimenteiras. Será pavimentado um total de 70 km, sendo que já temos 18 km concluídos até o povoado Coqueiro. Mas teremos o asfaltamento até o povoado Brejo da Onça, serviço que será finalizado até o fim deste ano. E no ano que vem chegaremos até Pimenteiras, permitindo o acesso aos territórios Vale do Sambito e Vale do Rio Guaribas”, destacou o gestor.

Com informações - Ascom

PI-322: pavimentação entre Buriti dos Montes e Crateús, está em fase de conclusão

Foto: Ascom

O Governo do Estado concluiu o asfaltamento de uma importe rodovia estadual para a integração do Piauí com Ceará. Está em fase de finalização as obras de pavimentação da PI-322, no trecho entre os municípios de Buriti dos Montes, no Piauí, e Crateús, no Ceará. No total, foram investidos R$ 7,6 milhões, recursos do PRO Piauí, para aplicação de camada asfáltica em tratamento superficial duplo (TSD) nos 19 quilômetros dessa via que tem uma importância estratégica para a interligação de rodovias do Nordeste.

Essa estrada segue em direção a Crateús e possibilitará o desenvolvimento econômico da região, com a exploração de potencialidades e escoamento da produção dos municípios piauienses. A via asfaltada também vai dinamizar o turismo regional, já que dá acesso a atrativos como o Cânion do Rio Poti.

A pavimentação asfáltica já foi concluída nos 19 quilômetros de pista, que conta com duas faixas, de três metros cada, e acostamento com um metro de cada lado. Neste momento está sendo feita a sinalização horizontal e vertical em toda a extensão da via.

Segundo, Edson Teles de Alencar, diretor de Obras da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), órgão responsável pela execução dos serviços, a via já está liberada para tráfego de veículos e estará pronta para inauguração no mês de outubro. A PI-322 também ganhará um pórtico na cidade de Buriti dos Montes.

Com informações- Ascom

Após zerar atendimentos, Luís Correia encerra atividades do Centro Covid

A Prefeitura de Luís Correia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), anunciou o encerramento das atividades do Centro Covid do Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição (HMNSC) após zerar os atendimentos de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

 “Esse é o resultado do empenho de toda a equipe do hospital. Com o avanço da vacinação, percebemos uma diminuição no número de casos e de pessoas que necessitavam de atendimento médico. Ficamos muito felizes em poder anunciar que o Centro Covid será fechado”, comenta a secretária municipal de Saúde, Marcela Teles.

 A prefeita do município, Maninha Fontenele, parabeniza a equipe de saúde e ressalta que, mesmo após receber as duas doses da vacina, é importante manter os cuidados. “Parabenizo toda a equipe de médicos, enfermeiros e demais funcionários do hospital que cuidaram bravamente dos luiscorreienses e de pessoas de outras localidades. Sempre reforçamos a importância das medidas para evitar a contaminação, e mesmo com a segunda dose da vacina, devemos manter cuidados”, explica a prefeita.

 Segundo a diretora do HMNSC, Gercina Silva, o sentimento é de gratidão à equipe do hospital e aos esforços da Prefeitura de Luís Correia. “O sentimento é de gratidão à nossa prefeita e à secretária de Saúde, que não mediram esforços para esse cuidado com a população, e preocupadas com o povo, abriram o Centro Covid no HMNSC. Hoje encerramos as atividades, com a baixa dos casos, e só nos resta agradecer a Deus e à ciência por essa vitória”, finaliza.

Com informações-Ascom

Água Branca planeja implantação de Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal

A Prefeitura de Água Branca recebeu, nesta quinta-feira (9), o auditor fiscal titular da Delegacia da Receita Federal de Teresina, André Santos, no intuito de iniciar os preparativos para a instalação de um Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal no município, que abrangerá a prestação de serviços aos contribuintes da região. 

Durante a visita, estiveram presentes o prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro, secretários municipais e assessores. A implantação do PAV acontecerá por meio da Receita Federal, visando dar celeridade aos serviços prestados para os contribuintes de Água Branca. A medida também representa um marco na promoção da cidadania e da inclusão social, dentre outras iniciativas a cargo da Receita Federal.

O serviço irá inovar e ampliar a oferta de atendimento no município, facilitando o acesso daqueles que precisam da Receita, sem que necessariamente tenham que se deslocar. "Além disso, o PAV atenderá a população menos favorecida, com limitação de acesso aos serviços virtuais e de outros municípios, que poderão receber orientações em atendimento presencial", finaliza o prefeito.

Com informações - Ascom

Posts anteriores