Cidadeverde.com

Prefeitura segue programação do I Congresso Luiscorreiense de Educação

  • lcz_congresso_21.jpg Ascom
  • lcz_congresso_5.jpg Ascom
  • lcz_congresso_2.jpg Ascom
  • lcz_congresso_3.jpg Ascom
  • lcz_congresso_4.jpg Ascom
  • lcz_congresso_7.jpg Ascom
  • lcz_congresso_1.jpg Ascom

A Prefeitura de Luís Correia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nessa sexta-feira (29), o segundo dia do I Congresso Luiscorreiense de Educação para os professores da rede municipal de ensino. O evento teve a presença da prefeita Maninha Fontenele e do secretário Municipal de Educação, Mateus Amaral

A programação do segundo dia contou com a apresentação de relatos e experiências da Educação durante o período de pandemia; também foi debatido "A importância da nova educação", com Jader Montenegro; e teve palestra sobre "A escola do presente: motivação e novas competências para o ensino híbrido e presencial", com Max Haetinger.

A prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, afirma que o Congresso é de extrema importância para discutir e avaliar as mudanças que ocorreram na Educação nos últimos dois anos. "Com a pandemia, nossos professores e alunos se reinventaram e o ensino ganhou uma nova forma, que precisa ser discutida. Agradeço a dedicação e a iniciativa dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação, que trabalharam com empenho para fazer esse evento tão importante acontecer", finaliza a gestora.

O segundo dia de Congresso foi finalizado com show cultural e sorteios de vários brindes, como notebooks, para os educadores da Prefeitura.

Agricultores oeirenses participam da Feira do Produtor em Floriano

Foto: Ascom

Estimulados pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, agricultores oeirenses participam da Feira do Produtor. O evento  oportunizou a valorização do setor primário com a comercialização de produtos agroecológicos e prestação de serviços.

Na feira, os produtores comercializaram diversos produtos oriundos da agricultura familiar oeirense, como hortaliças, frutas, legumes e derivados do leite de cabra (doce e queijo), itens que receberam bastante destaque e aceitação dos consumidores locais.

As parcerias da Secretaria Municipal de Agricultura com SEBRAE e SENAR têm sido de grande importância no processo de desenvolvimento rural de Oeiras, contribuindo para o aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos desenvolvidos no campo pelos produtores. O evento foi realizado em Floriano, entre 21 e 23 de outubro. 

 

MPPI vistoria obras de implantação de ponte em Parnaíba

Foto: reprodução

A estrada vicinal no trecho que liga o Bairro Ilha de Santa Isabel até a rodovia PI-116 foi vistoriada pelo Ministério Público, através do promotor de Justiça Cristiano Peixoto, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, a perícia ambiental foi realizada para um reconhecimento nas obras onde será construída uma ponte, sobre o rio Igaraçu, que liga a Avenida Chagas Rodrigues à comunidade Vazantinha, no Bairro Ilha de Santa Izabel. O equipamento público será mais uma opção de acesso à praia da Pedra do Sal e ao município de Ilha Grande do Piauí. O valor total da obra é de R$ 1.716.046,80.

Foto: reprodução

A possibilidade de alagamentos devido à implantação da estrada vicinal foi um dos motivos da vistoria de reconhecimento do Ministério Público à obra; bem como os impactos na comunidade e no meio ambiente. Na estrutura foram implantados bueiros para que a água das chuvas não fique represada e aumente o risco de alagamentos especialmente nas comunidades Vazantinha e Fazendinha. “Tudo isso será estudado com muito cuidado para que o progresso não venha causar um prejuízo. E não é só a fauna e flora; mas também a comunidade, que todos os anos, a gente tem conhecimento, que aqui é uma região que alaga; mas agente tem essa preocupação que possa acontecer de alagar mais ainda”, esclareceu Cristiano Peixoto. A vistoria  ocorreu na manhã desta quarta-feira (27/10).

Foto: reprodução

Com informações blogdobsilva

Maxwell decreta ponto facultativo dia 1º em alusão ao Dia do Servidor Público

O prefeito de Altos, Maxwell da Mariinha, decretou ontem (26), ponto facultativo no dia 1º de novembro transferindo o feriado do dia 28 de outubro para esta data, quando se comemora o Dia do Servidor Público. A medida vale para todos os órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional do Poder Executivo do município de Altos sem prejuízo aos serviços essenciais.

Não haverá recesso para órgãos cujos serviços não admitam paralisação total, cabendo aos responsáveis determinar a escala de revezamento de folga dos servidores para evitar paralisação no atendimento dos serviços públicos essenciais.

Estão fora do ponto facultativo a Secretaria Municipal de Saúde, o Instituto de Saúde José Gil Barbosa, bem como as unidades de serviço de saúde de funcionamento 24 horas que não permitam paralisação aos finais de semana e feriados, tais como: Pronto Atendimento Municipal; SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Hospital Municipal e laboratório Municipal.

O decreto assinado pelo prefeito Maxwell da Mariinha entrou em vigor considerando também o Dia de Finados comemorado no dia 2 de novembro.

Município de Floriano terá feriado dia 1º de novembro

O prefeito Joel Rodrigues,  comunicou, em  redes sociais, a determinação sobre o ponto facultativo para o funcionalismo da Prefeitura Municipal de Floriano e demais órgãos do Poder Público Municipal no dia 1º de novembro de 2021 (segunda-feira). Em 28 de novembro é comemorado dia do Servidor Público, e assim o feriado que seria nesta data, passa a ser em 1º de novembro. Fica determinado também que o trabalho executado por servidor em serviço de urgência, plantão ou necessidades indispensáveis ao funcionamento, como os serviços de saúde, fiscalização de trânsito, vigilância de prédios públicos, e haver a suspensão de suas atividades durante o período, ficando cada Secretaria na obrigação de disciplinar o atendimento ao publico em escala de trabalho especifico.

Cidades do sertão do Piauí devem ter chuvas no início de novembro

Foto: reprodução

Uma canalização de umidade está adentrando pelo sul da Bahia e deve projetar mudanças climáticas no sertão do Piauí. O climatologista Werton Costa destacou que as temperaturas na cidade de Picos devem sofrer uma redução a partir da primeira semana de novembro. Segundo ele, as projeções apontam uma mudança nas condições climáticas, favorecendo chuvas localizadas na cidade e região.Ainda de acordo com Werton Costa, mesmo após as chuvas do último final de semana, a previsão é que em Picos e microrregião continue com temperaturas elevadas durante esta semana. Entretanto as condições atmosféricas para Picos e microrregião é  de um quadro de tempo firme, com um sol bastante intenso, ou condições de parcialmente nublado,  essa semana ainda será marcada por características, temperatura elevada, condição de tempo firme aberto e as vezes a presença em algumas nuvens”, assegurou.

Picos, São João do Piauí e São Raimundo Nonato recebem exercício militar

Foto: cidades na net

A 10ª Região Militar (10ª RM)  realiza desde ontem, 25 de outubro até 5 de novembro, a Operação Suçuarana IX, nas cidades de Picos, São Raimundo Nonato e São João do Piauí. Trata-se de um exercício militar, conduzido pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE) em toda a sua área de atuação, cujo objetivo principal é adestrar as tropas da região e elevar a sua operacionalidade.

A Operação Suçuarana IX simula um conflito entre dois países fictícios por uma área em disputa, combinando operações ofensivas, de cooperação e coordenação com agências. A ação inicia com uma concentração estratégica na cidade de Picos e, em seguida, com uma marcha para o combate na direção das cidades de São João do Piauí e São Raimundo Nonato.

Cerca de setecentos homens, com o apoio de viaturas operacionais e administrativas, e outros materiais de emprego militar, serão utilizados no exercício, desencadeando ações de Defesa Externa, Operações Interagências e Ajuda Humanitária. Nesse contexto, ocorrerá uma ação de fiscalização da distribuição de água da Operação Carro-Pipa.

No dia 30 de outubro, a Operação Suçuarana IX realizará uma Ação Cívico-Social, oferecendo atendimento médico e odontológico à população de São Raimundo Nonato e São João do Piauí. Na oportunidade, militares farão, ainda, uma ação de descontaminação do Coronavírus em locais públicos, como forma de beneficiar a população.

João Bandeira
Com informações Ascom

Aroazes e Santa Cruz dos Milagres ganharão asfalto em 18 quilômetros de estradas

Em reunião com o deputado estadual Franzé Silva (PT), na última quinta-feira (22), na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PI), o secretário e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, anunciou que vai autorizar a pavimentação asfáltica de 18 km de estrada que liga os municípios de Aroazes e Santa Cruz dos Milagres.

A obra é uma reivindicação do deputado Franzé e de lideranças políticas dos dois municípios, entre elas o prefeito de Aroazes, Manoel Portela Neto, e a liderança Manoel Portela Filho, que também participaram da reunião na Sefaz, junto com outros aliados políticos das duas cidades.

Além do asfaltamento, Franzé e as lideranças solicitaram a construção de passarela sobre o Rio Nicolau, obra que também contou com sinal positivo de Fonteles para ser concretizada. A passarela facilitará, principalmente, o escoamento de produção agrícola na reunião, bem como o tráfego habitacional.

“Tivemos uma reunião muito produtiva, com as lideranças trazendo as principais urgências desses dois municípios e que já temos monitorado e articulado junto ao Governo do Estado e ao Pro Piauí. Essas obras vão, sem dúvida, melhorar muito a vida dos moradores daquela região”, pontua o deputado Franzé Silva.

Ascom

Uruçuí recebe evento que marca início das atividades da PPP Transcerrados

Foto: ascom

Amanhã,  terça-feira (26), na Câmara Municipal de Uruçuí, será assinado um termo de transferência que oficializa o início da gestão da Rodovia Transcerrados através da parceria público privada (PPP), dando o pontapé inicial para que no próximo mês comecem as obras na rodovia. Já na quarta-feira (27), a equipe da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) juntamente com a concessionária Grãos do Piauí farão uma apresentação para os produtores da região, na Fazenda Santa Rosa, para tratar do plano de ação da PPP, detalhando obras, impactos, benefícios, investimentos e serviços.

 Segundo a superintendente Viviane Moura, o encontro com produtores é crucial pois eles serão os principais beneficiados, e a assinatura do termo é uma formalização obrigatória no contrato. “O Programa de PPP do Piauí se destaca pela transparência e integridade jurídica. Esse Termo de Transferência do Sistema Rodoviário é um documento em que o Governo do Piauí garante que foram cumpridas todas as obrigações legais por parte do estado em relação à estrada, e transfere a responsabilidade pela gestão e manutenção da rodovia para a concessionária Grãos do Piauí. É mais uma etapa do processo legal que atesta a seriedade das PPPs do Piauí”, explica.

 A Transcerrados compreende as rodovias PI-397 e PI-262 (estrada da Palestina) e corta 25 municípios piauienses. A concessionária é responsável pelos serviços públicos de implantação, recuperação e manutenção nos 276,8 km da estrada. O contrato de concessão é de 30 anos e a previsão é de investimentos superiores a R$ 800 milhões. A rodovia se destaca como rota de escoamento dos grãos produzidos no MATOPIBA, território que reúne os cerrados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

 A PPP vai melhorar as condições de trafegabilidade da estrada e contribuir para um aumento da competitividade do setor agroindustrial, com geração de renda e apoio à prestação de serviços dos municípios, através do fluxo de pessoas. A previsão de geração de emprego, no auge da implantação da rodovia, será de 200 postos de trabalho diretos e 800 indiretos, sendo prioridade a contratação de pessoas e empresas dos municípios piauienses atendidos por essa estrada. A contratação de pessoal será feita em parceria com os municípios e enfatizando acessibilidade e inclusão social.

 Segundo a concessionária Grãos do Piauí, será uma rodovia totalmente diferenciada, que tem uma atenção especial ao usuário em relação ao bem-estar e segurança. A PPP inclui serviços como pontos de internet, ambulância, guincho, ponto de apoio para caminhoneiros com banheiros e dormitórios, além de oportunidades de receitas acessórias como restaurantes, oficinas e postos de gasolina ao longo da rodovia. “A Grãos do Piauí é uma concessionária de serviços rodoviários, que abrange não só a obra na rodovia, mas também trabalhos de responsabilidade social a serem desenvolvidos de acordo com as demandas da população da região sul do estado”, aponta Márcio Protta, diretor-presidente da Grão do Piauí.

Com informações - Ascom

Oeiras conquista 1º lugar do Piauí no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB)

Pela segunda vez consecutiva, Oeiras conquistou o 1º lugar do Piauí no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira - IOEB. Com nota 6,0, Oeiras supera as médias estadual (4,8) e nacional (5,0) no IOEB 2021, que analisa as oportunidades oferecidas para crianças e jovens desde a Educação Infantil ao Ensino Médio de todas as redes educacionais, mensurando a qualidade de todo o ecossistema da Educação Básica nos municípios e estados brasileiros.

Com este resultado, Oeiras figura entre os 30 municípios brasileiros com as melhores notas no IOEB 2021, calculado com base nos dados do IBGE 2010, do Censo Escolar 2019 e do Saeb 2019.

O IOEB é um índice público bienal que analisa e compara como cada município, estado, Distrito Federal, e o país como um todo, está contribuindo para o sucesso educacional dos indivíduos que nele vivem. Foram avaliados mais de 5 mil municípios brasileiros analisando as oportunidades de educação de qualidade oferecidas para crianças e adolescentes.

O indicador é formado pela relação entre os insumos educacionais (escolaridade dos professores, número de horas-aula por dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil) e resultados educacionais (Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e taxa líquida de matrícula do ensino médio); além da escolaridade dos pais.

O IOEB é realizado pela Comunidade Educativa CEDAC, com a parceria técnica das consultorias Metas Sociais e Conhecimento Social. A iniciativa tem o apoio do Itaú Social, Instituto Natura, Fundação Roberto Marinho e Instituto Humanize e o apoio institucional do CLP.

Ascom

Posts anteriores