Cidadeverde.com

SAAE entrega novo poço garantindo abastecimento para famílias de Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), entregou um novo poço para o sistema de abastecimento, que vai beneficiar centenas de famílias dos bairros de Fátima, Cidade Nova e Parque das Estrelas. Moradores da região reclamavam que durante muito tempo ficaram prejudicados com a falta d’água, problema que foi solucionado nesta semana com a entrega do poço.

“Este poço foi perfurado a uma profundidade de 90 metros, com bomba submersa, sendo a vazão 40 mil litros por hora, interligado à rede, ideal para beneficiar, sobretudo, residências mais altas, garantindo água nas torneiras e nos chuveiros dos moradores”, explica o coordenador operacional do SAAE, Francisco Antônio Araújo Sudário.

Para o diretor do SAAE, Wellington Sena, a abertura e entrega de um novo poço em Campo Maior representa um compromisso da gestão com os campo-maiorenses: “Esta é uma obra de suma importância, pois estamos concretizando um sonho antigo dos moradores. Garantir o acesso à água potável à população, além de proporcionar cidadania a todos os moradores, é uma missão humanitária. Já resolvemos o problema de abastecimento em diversos bairros de Campo Maior, e pretendemos melhorar ainda mais os serviços”, destacou.

 
 

Campo Maior assina contrato para modernização da gestão municipal

A Prefeitura de Campo Maior assinou contrato com a Caixa Econômica Federal para a modernização da gestão municipal através do Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM). A ação foi realizada, na Superintendência da Caixa Econômica Federal, em Teresina.

O Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM) apoia os municípios que precisam aprimorar sua gestão administrativa, fiscal, financeira e patrimonial. Os recursos podem ser utilizados para capacitação de técnicos e gestores municipais, consultorias, aquisição de equipamentos de informática, entre outras atividades.

O prefeito Joãozinho Félix destacou que, ao assinar o contrato, a Prefeitura visa à melhoria na gestão administrativa, fiscal, financeira e patrimonial do município. “Esse é um contrato que vai permitir a modernização da gestão pública em Campo Maior. O que queremos é buscar estabilidade, por meio de equilíbrio fiscal autossustentável, através de uma política transparente e eficiente na gestão da receita e dos gastos públicos”, disse.

Na avaliação de Thiago Neto, superintende de Rede da Caixa, o contrato levará ao aperfeiçoamento, por meio de iniciativas que visam à modernização da Administração Pública, gerando eficiência e transparência na relação entre o município e os cidadãos. “O emprego de tecnologia nos processos de gestão fará com que a Prefeitura seja mais eficiente, tenha mais informações e trabalhe com mais qualidade. E tudo isso vai refletir nas melhorias para o cidadão, na arrecadação municipal e na aplicação dos recursos públicos”, explicou o superintendente.

Com informações Ascom
 

Altos injeta mais de R$ 1 milhão na economia local com pagamento de servidores

A Prefeitura de Altos realizou, na manhã desta terça-feira (30), o pagamento do salário dos servidores efetivos da educação municipal.

Por meio de suas redes sociais, o prefeito Maxwell da Mariinha informou que foi destinado ao pagamento da classe um total de R$ 1.179.860,77.

O pagamento em dia dos servidores, compromisso esse firmado por Maxwell em sua gestão, além de promover a valorização e o respeito ao trabalho desempenhado por eles, contribui para a movimentação econômica local, ajudando todo o comércio da cidade de Altos e de municípios vizinhos.

“A Educação de maiores resultados também passa pela valorização dos educadores e todos aqueles que fazem a Educação. Altos tem feito sua lição de casa. Queremos proporcionar a melhor Educação para as nossas crianças e adolescentes. Seguimos no caminho certo”, disse o prefeito.

 

Oeiras investe na qualificação feminina

Na noite da última sexta-feira, 26, a Prefeitura de Oeiras, através da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a Secretaria Municipal de Juventude (Semjuv), realizou a entrega dos certificados dos cursos do Programa Qualifica Mulher. Foram entregues mais de 100 certificados, contemplando quarenta mulheres acompanhadas pelos serviços da assistência ou inscritas pela Semjuv.

As formações são iniciativa da parceria do Ministério da Mulher, da Família dos Direitos Humanos (MMFDH) com a Associação Aliança Empreendedora (AE), que disponibilizam através da "Plataforma Tamo Junto" diversos cursos de qualificação, como Educação Financeira para Mulheres, Empreendedorismo Inclusivo, Marketing Digital, Formalização, dentre outros.

Em Oeiras, a ação é conduzida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e o Organismo de Políticas Públicas para Mulheres (OPM) com apoio da Casa Batista da Criança e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) I e II.

Cristino Castro conquista medalhas da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

  • Cristino_Castro_(5).jpeg Ascom
  • Cristino_Castro_(6).jpeg Ascom
  • Cristino_Castro_(2).jpeg Ascom
  • Cristino_Castro_(3).jpeg Ascom
  • Cristino_Castro_(1).jpeg Ascom
  • Cristino_Castro_(4).jpeg Ascom

Seis estudantes da Rede Municipal de Ensino de Cristino Castro conquistaram medalhas na 24ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Conquistaram a medalha de prata os alunos: Maxwell dos Santos Henrique (8° Ano), Gabriel Ferreira Silva (8° Ano) e Vânia Ferreira da Silva (7° Ano). Ficaram com o bronze os alunos: Nislayne Lourenço Santos (6° ano), Letícia dos Santos Silva (8° Ano) e Maria Elis Araújo Amorim (9° ano).

A secretária municipal de Educação, Euvanete Benvindo, parabeniza todos os estudantes pela conquista. “São motivos de orgulho para toda a gestão municipal e, em nome do prefeito Felipe Dias, quero agradecer e parabenizar a todos. Aos demais alunos que competiram, também desejamos sucesso nos projetos à frente. Sem dúvida, só pela participação, eles também já são vitoriosos”, destaca.

A OBA é uma espécie de recurso pedagógico, um instrumento que, muito mais do que premiar os melhores estudantes, atinge o louvável objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os jovens. Essa Olimpíada envolve Ciências, Física e Geografia e é constituída de apenas uma fase cuja prova é aplicada em quatro níveis.

Floriano vai sediar Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões

Floriano, a 250 km ao Sul da capital Teresina, se prepara para se tornar a cidade do cinema nacional. É que, de 1º a 5 de dezembro, o município sedia o 16º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões. O evento contará com a exibição de filmes nas mostras Competitiva e Não Competitiva, além da realização de oficina de interpretação e oficina de produção de projetos culturais.  

Tarso Tapety, produtor da Escalet Produções Cinematográficas, que organiza o evento, explica que as atividades acontecerão nos teatros Maria Bonita e Cidade Cenográfica, sempre a partir das 19h. “Nossa intenção é que a comunidade possa ter contato de forma gratuita e acessível com o que está sendo produzido Brasil a fora no segmento de audiovisual. Além de dar visibilidade a essas produções, que, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, não deixaram de mobilizar produtores, artistas e todo um setor econômico”, pondera. 

Este ano, o Encontro recebeu 245 inscrições de filmes para a Mostra Competitiva que irá premiar, com o troféu “Cacto de Ouro 2021”, o melhor filme do evento em cada categoria, assim como o melhor diretor, melhor roteiro, melhor figurino, trilha sonora, dentre outras modalidades.  

Do total de filmes inscritos, foram selecionados para concorrer ao troféu: cinco longas-metragens de ficção e documentário; cinco curtas-metragens de ficção; cinco curtas-metragens de animação e cinco curtas-metragens de documentários. As produções serão analisadas por uma equipe técnica além do júri popular. 

Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, será utilizada apenas 60% da capacidade dos teatros Maria Bonita e Cidade Cenográfica. Além disso, poltronas serão isoladas para proporcionar o distanciamento social necessário, com a disponibilização de álcool em gel e uso obrigatório de máscara nas dependências dos teatros.  

Oficinas 

Para participar das oficinas, os interessados devem entrar em contato com a organização do evento através do WhatsApp: (89) 99425-9417. Serão disponibilizadas apenas 20 vagas por oficina. 

O 16º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões é uma realização da Escalet Produções Cinematográficas, Secretaria de Cultura de Estado do Piauí/Secult, Governo do Estado do Piauí, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura/SIEC. 

Fonte: Ascom

 

Audiência debate Regularização Fundiária em Oeiras

Na noite desta quinta-feira, 25, a Prefeitura de Oeiras, por meio da Procuradoria-Geral do Município, promoveu na Câmara Municipal uma audiência pública para apresentação da REURB Oeiras, ação do poder público municipal que tem como objetivo central promover a regularização e legitimação fundiária de unidades habitacionais e moradias inseridas em áreas consolidadas, disciplinando, normatizando e organizando as atividades e iniciativas relativas ao processo.

A regulação fundiária prevê um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, destinadas à incorporação de núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial da cidade e à titulação de seus ocupantes, proporcionando mais dignidade, cidadania e inclusão social às famílias beneficiadas.

Para que os processos de regularização possam ser acelerados, a Prefeitura de Oeiras criou o Núcleo Municipal de Regularização Fundiária e firmou termo de cooperação técnica com uma empresa especializada no setor. “Esse termo de cooperação técnica tem como intuito fundamental diminuir os custos para a população que pretende regularizar os seus imóveis. A intenção da parceria é na redução de custos e celeridade nos processos administrativos de regularização fundiária”, assinala Karine Leal, responsável-técnica pela empresa Suporte Urb.

O trabalho colaborativo e conjunto resultará no levantamento topográfico, demarcação dos imóveis e cadastro social, análise e encaminhamentos jurídicos, necessários para solucionar os problemas territoriais e oferecer segurança jurídica aos ocupantes de imóveis.

A audiência foi presidida pela procuradora-geral do município, Bárbara Copeiro, e contou com a participação do prefeito José Raimundo; do presidente da Câmara Municipal, vereador Espedito Martins; coordenador do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária, Pauliano Oliveira, além de secretários municipais, vereadores, advogados e engenheiros que atuam no município.

“As atividades de fato vão começar a acontecer agora. É um trabalho de formiguinha, de busca ativa, de uma equipe do município em parceria com a empresa, neste projeto chamado REURB Oeiras. O ganho é social, econômico e de dignidade que vamos poder oferecer às famílias beneficiadas pela regularização”, destaca o prefeito de Oeiras.

Da Redação

Joaquim Pires realiza audiência para apresentação da LOA - 2022 e PPA - 2022-2025

A Prefeitura  de Joaquim Pires realizou na manhã desta quinta-feira (25), uma audiência pública para apresentação e discussão acerca da Lei Orçamentária Anual - LOA - 2022 e o Plano Plurianual - PPA - 2022-2025. O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal.

A apresentação ficou por conta do contador José Gerardo, da empresa Contplan (Contabilidade Pública Assessoria e Consultoria), o qual apresentou os eixos que norteiam a LOA, PPA e as diretrizes seguidas pela gestão para dar a maior transparência possível ao processo e atender às demandas da sociedade.

A PPA é um documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. Já a LDO, tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano.

Durante a audiência, a assessora em planejamento em saúde Daniele Cronemberger e a secretária de Saúde Joseanne Albuquerque apresentaram as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde - SMS: 1° e 2° Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior de 2021 (janeiro-agosto).

O evento contou com a participação do prefeito Genival Bezerra (PT), do presidente da Câmara Municipal Zé Bezim (PT), vereadores, advogados, secretários municipais, servidores públicos e população em geral.

 Da Redação

Região dos Cocais recebe novos serviços de mobilidade

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) concluiu obras de pavimentação no município de Nossa Senhora dos Remédios e implantação de sistema de abastecimento de água na cidade de Porto, na região dos Cocais.  Ao todo, por meio de recursos do PRO Piauí, foi investido quase R$ 1 milhão nas intervenções.

Em Nossa Senhora dos Remédios, a Sedec implantou calçamento em três bairros da zona urbana e um povoado da zona rural. “As famílias que moram em São Sebastião, Lagoa de Fora, Morrins e Santo Antônio foram contempladas com a execução de quase 9 mil metros quadrados de pavimentação em paralelepípedo. É uma obra relevante que melhora a trafegabilidade e contribui para evitar os impactos do período chuvoso, como lama e buracos ”, explica Cícero Neiva, coordenador de Apoio Técnico.

Já no município de Porto, a Defesa Civil Estadual implantou o sistema de abastecimento de água na Unidade Escolar Otávio Falcão. “O município cedeu o terreno e construímos poço, caixa d’água, casa de bomba e chafariz, totalizando mais de R$ 125 mil na ação. Essa obra beneficia a escola e os moradores do Centro da cidade, trazendo água de qualidade para todos da região”, destaca o secretário de Estado da Defesa Civil, José Augusto Nunes.

A inauguração será, nesta sexta-feira (26), com a presença do secretário de Estado da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, que também irá entregar à população obras executadas nos municípios de Matias Olímpio, Campo Largo e Porto do Piauí.

Fonte: Ascom Sedec

Obras de saneamento beneficiam mais 114 famílias em Oeiras

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está intensificando as obras de expansão da rede coletora de esgoto em Oeiras. Em apenas 5 meses, 114 famílias foram beneficiadas com o avanço do serviço de saneamento na zona urbana da cidade.

As obras foram realizadas nos bairros Rodagem de Floriano, Canela e Jureminha, onde foram executados mais de 1.000 metros de rede coletora de esgoto, proporcionando mais saúde e qualidade de vida aos moradores.

Os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto estão aliados à redução de doenças e têm impacto direto na qualidade de vida e bem-estar das pessoas. “Nosso objetivo é levar qualidade de vida aos moradores e tornar Oeiras referência em saneamento de qualidade”, complementa o engenheiro Assuéro Rêgo, diretor do SAAE.

Posts anteriores