Cidadeverde.com

PRF apreende veículo de luxo e prende condutor por receptação

Foto: PRF/PI

Policiais Rodoviários Federais realizaram a prisão na manhã desse sábado (18) de um homem de 48 anos acusado de receptação. A ação foi desencadeada quando os policiais abordaram o veículo TOYOTA/HILLUX SW4 na rodovia BR 343 na cidade de Campo Maior/PI.

Os policiais ao abordarem o veículo verificaram, através da documentação apresentada pelo condutor, que os elementos de identificação apresentavam-se adulterados e que os mesmos apontavam para um outro veículo que nunca fora registrado. A informação foi confirmada quando os policiais entraram em contato com o gerente de uma concessionária que possuía o veículo original que nunca fora registrado. A concessionária fica localizada em Brasília/DF distante 1.768 km de distância do local da abordagem.

Ficou comprovado mais um caso de fraude no Sistema Renavam, quando quadrilhas especializadas em adulteração de veículos conseguem ter acessos a dados de veículos novos e registram outros veículos com as mesmas características. Nestes casos, os órgãos de trânsito registram e licenciam os veículos sem desconfiarem da fraude.

O condutor informou aos policiais que adquiriu o veículo em uma revendedora de veículos na cidade de Teresina/PI e que não tinha conhecimento da restrição do bem.

Desta forma, os policiais conduziram o homem e o veículo até à Delegacia de Polícia Civil da cidade de Campo Maior/PI para os procedimentos necessários. O homem poderá responder pelo crime de Receptação.

Da Redação
[email protected]

Moradores de Campo Maior combatem fogo na BR-343

Moradores conseguiram controlar um incêndio às margens da BR-343 na entrada de Campo Maior na manhã desta quinta-feira (16). A jornalista Edilene Mota, que trabalha em um empreendimento próximo ao local que ocorreu o incêndio, disse que essa situação é comum a partir dessa época do ano, quando o tempo começa a ficar mais seco no estado. 

Ela foi uma as moradores que ajudou a debelar as chamas. Em um vídeo, a jornalista mostra a situação durante a queimada e após o controle das chamas. A moradora pede que as autoridades reforcem o combate às queimadas bem como as punições para aqueles que a provocam. A jornalista também reforça o pedido por uma unidade do Corpo de Bombeiros em Campo Maior. 

"Todo ano nós sofremos com essas queimadas na BR. A gente usa a inchada, usa galho de árvore para combater o fogo para que ele  não chegue nas áreas residenciais. A gente faz contra-fogo. Trabalhamos a manhã todinha e espero que a gente tenha controlado. A gente faz um apelo as autoridades, tanto no combate às queimadas como (na questão) das sanções para penalizar as pessoas que fazem isso, além de um Corpo de Bombeiros em Campo Maior ". 

O setor de Relações Públicas do Corpo de Bombeiros do Piauí informou apenas que não recebeu nenhuma solicitação de incêndio na BR-343 em Campo Maior. Nesses casos, as pessoas devem ligar para o número de emergência 193 (ligação gratuita). A chamada cairá na Central do Corpo de Bombeiros. Se na região do incêndio não houver brigada a solicitação será encaminhada para a unidade mais próxima. 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Escola Hilson Bona ganha reforma completa em sua estrutura

Foto: Prefeitura de Campo Maior

A tradicional escola Hilson Bona, no centro de Campo Maior, está recebendo trabalhos de reforma e ampliação de sua estrutura para receber alunos e professores no retorno das aulas da rede municipal de ensino.

Com mais de 200 anos de existência, o prédio que faz parte do patrimônio histórico e arquitetônico do município recebe a construção de um refeitório, espaço recreativo, banheiros e melhorias nas salas de aula e salas administrativas.

O prefeito Professor Ribinha comentou que a ação está dentro de um conjunto de obras estruturantes nas escolas municipais. “Por aqui já passaram pessoas que hoje são grandes profissionais e muitos ainda irão passar, e encontrarão uma estrutura de qualidade para o processo de ensino aprendizagem”, afirmou.

O gestor explicou que o calendário de ampliação e reforma das escolas foi antecipado devido a pandemia do novo coronavírus. A ausência de alunos e professores também foi utilizada para que as obras fossem ampliadas para outros setores das unidades, como adequação da rede elétrica para a instalação da climatização.

O secretário municipal de Educação, Edvaldo Lima, lembrou que já foram construídas e entregues a escola da comunidade São Joaquim, a escola da comunidade Salinas, a reforma da escola Milton Soldani, o anexo da escola Briolanja Oliveira, e serão entregues a nova escola do Renascer e a sede da Secretaria Municipal de Educação.

Da Redação
[email protected]

COVID-19: Campo Maior registra 3 mortes, mas mantém taxa de recuperados de 77%

Campo Maior registra três óbitos em um só dia, mas continua com alta taxa de recuperados e chega a 77,03%. Os dados são do Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nessa quarta-feira, 15.07, sobre a situação do Novo Coronavírus.

Dados do Boletim Epidemiológico revelam que já foram totalizados 1206 casos positivos e 929 pacientes com alta médica, resultando em apenas 251 pessoas efetivamente ainda infectadas. 236 pessoas estão em isolamento domiciliar, 14 estão internadas em leitos clínicos e uma pessoa está em tratamento em UTI.

Campo Maior registrou três mortes nessa quarta-feira, 15, por COVID-19. Entre as vítimas fatais estão um homem, de 75 anos, e duas mulheres: uma de 63 anos e outra de 98 anos.

Da Redação
[email protected]

 

Saúde de Campo Maior realiza testagem para COVID-19 em profissionais

Foto: Prefeitura de Campo Maior

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior-SMS deu início nessa terça-feira 14/7, a realização de testes rápidos de COVID-19 em profissionais de saúde que estão atuando na rede municipal.

Essa primeira etapa atendeu aos profissionais de saúde e colaboradores que trabalham no prédio do órgão. Em seguida será a vez daqueles que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A ação foi acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Andréia Miranda, e pelo médico infectologista, Dr. Luciano Mourão.

A secretária Andréia Miranda esclarece que, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, os profissionais que porventura teste positivo ficará afastado por 14 dias, tempo suficiente para garantir que alguém que tenha sido infectado pelo novo Coronavírus não contamine pessoas próximas.

“Estão sendo aplicados testes rápidos do tipo sorológico, ou seja, que identificam a presença de anticorpos no sangue, e caso algum servidor teste positivo ele é afastado e feito o monitoramento para garantir que esse servidor possa receber o tratamento necessário para a doença”, disse Andréia Miranda.

Da Redação
[email protected]

Ribinha anuncia mutirão de limpeza em Campo Maior a partir desta segunda-feira

Foto: Prefeitura de Campo Maior

O prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, anunciou durante o ato de entrega de 200 kits de Equipamentos de Proteção Individual, (EPIs), aos profissionais da limpeza pública de Campo Maior, (os Garis), que na próxima segunda-feira, 13.07, iniciará o Mutirão Comunitário da Limpeza. A frente de trabalho irá intensificar o roço de mato e coleta de lixo nos bairros e no centro da cidade.

Professor Ribinha disse que o trabalho será coordenado pelo secretário de Limpeza Pública, Luís Mororó, que nessa sexta-feira, 10.07, entregou juntamente com o prefeito 200 Kits de EPIs contendo calça, botas, luvas, máscaras e bonés.

“Fizemos na Secretaria de Limpeza a entrega do novo fardamento daqueles profissionais da coleta de lixo, demonstrando o cuidado que temos pelos garis da nossa cidade, porque além do fardamento, temos mantido os salários em dia”, ressalta o prefeito.

Sobre o Mutirão da Limpeza, Ribinha informa que além de intensificar a coleta de lixo já existente, será feita a retirada de entulhos, roço de mato, poda de árvore, desobstruções de canaletas e bueiros, e ainda o reparo em vias públicas com o trabalho de tapa buracos.

O prefeito lembra que um dos focos do mutirão, entre outras finalidades, é o combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor da dengue, da chikungunya, febre amarela e do Zika. O inseto se prolifera com mais facilidade nesse período do registro de altas temperaturas.

Da Redação
[email protected]

Obra da escola do Renascer entra em fase de conclusão

Foto: Prefeitura de Campo Maior

A obra de construção da nova escola do Residencial Renascer, em Campo Maior, entrou em fase de conclusão e já está 90% concluída. A unidade padrão Ministério da Educação vai atender alunos e professores com uma estrutura ampla e moderna.

A escola tem seis salas de aula climatizadas, laboratório de informática, espaço recreativo, salas para professores e administração e refeitório. A área completa abrange 870 m2. A nova unidade escolar tem capacidade para 360 alunos.

O prefeito Professor Ribinha afirmou que o projeto original da escola foi ampliado e recebeu acréscimo de muro de proteção e climatização das salas de aula. Segundo o gestor, a escola estará no ponto para receber os estudantes no momento em que as aulas retornarem.

“Fizemos questão de incluir no projeto a climatização de todas as salas de aula e o muro para trazer mais segurança a escola. Essa é mais uma grande conquista da Educação de Campo Maior. Falta apenas acabamentos na obra para equiparmos os espaços. Quando os alunos retornarem após a pandemia já vão para a nova escola”, disse.

O secretário de Educação, Edvaldo Lima, explicou que a Educação de Campo Maior vive o melhor momento de toda a história do município. “Nunca Campo Maior teve escolas com esse tipo de qualidade, superando até a rede privada. É por isso que aumentamos a quantidade de alunos, porque as famílias de Campo Maior acreditam em nossa rede de Educação.

Da Redação
[email protected]

Prefeito Ribinha autoriza retomada gradual das atividades econômicas e sociais

         Foto: Prefeitura de Campo Maior

O prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, autorizou, nessa quarta-feira, 08.07, através do decreto 058/2020, a retomada gradual das atividades econômicas e sociais no município, seguindo o cronograma já estabelecido pelo Governo do Estado, através do decreto 19.085 de 07 de julho de 2020. A Flexibilização das medidas de isolamento prevê, por tanto, o retorno segmentado e planejado das atividades econômicas e sociais.
Veja todo cronograma aqui:

Dia 06/07

Construção Civil, Indústria e comércio relacionados a materiais de construção civil, escritório de advocacia, contabilidade e consultoria empresarial, transportes de passageiros, fabricação e manutenção de máquinas e equipamentos automotivos;  

Dia 13/07

Setores da indústria e do comércio ligados a alimentos, bebidas, fumo, agricultura, pecuária e florestal;

Dia 20/07

Indústria e comércio ligados a químico, médico e farmacêutico. Comércio e fabricação de móveis e eletrodomésticos;

Dia 27/07

Fábricas e comércios têxteis/vestuários/calçados e acessórios pessoais. Nesta data autoriza a realização de missas e cultos em igrejas e templos religiosos.

Agosto

Dia - 10/08

Autoriza o funcionamento presencial da administração pública, defesa e seguridade social, atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados. Reabertura dos salões de beleza e agências de viagens;

Dia - 24/08

Reabertura de hotéis e similares e atividades presenciais de associações, sindicatos e entidades;

Setembro

Dia - 08/09

Reabertura das atividades culturais, esportivas, recreação (cinemas, teatros, parques, museus, biblioteca, zoológicos;

Dia - 22/09

Atividades educacionais - creche, pré-escola, ensino fundamental, médio, superior e outras atividades de educação.

Da Redação
[email protected]

Pesquisa aponta tendência de queda do Coronavírus em Campo Maior

Foto: Prefeitura de Campo Maior

O índice de transmissibilidade do novo coronavírus em Campo Maior apresenta uma tendência de queda, aponta a sétima etapa da pesquisa sorológica encomendada pelo Governo do Estado e realizada entre os dias 27 e 30 de junho. Segundo a análise técnica da pesquisadora Ester Miranda, embora Campo Maior não apresente um índice baixo, em relação à etapa passada, ele está em uma tendência de diminuição.

Os números da pesquisa realizada em 11 cidades do Piauí mostram que a dinâmica da transmissibilidade (R0) está em 0,8 no estado, o que representa que cada pessoa infectada tem a capacidade de infectar menos de um indivíduo. Por outro lado, os números indicaram crescimento da transmissão nos municípios de Piripiri, Campo Maior e Corrente.

Em Piripiri, a transmissibilidade está em 2,18, com 4.527 infectantes, ou seja, pessoas que transmitiam a doença no período pesquisado. Em Campo Maior, o índice está em 1,6, com 2.135 infectantes; e na cidade de Corrente é de 1,2 com 1.066 infectantes.

Piripiri, nas etapas anteriores, estava com números abaixo de Teresina e Parnaíba, mas apresentou grande evolução da doença. Já Campo Maior, os dados apontam redução. Corrente, por sua vez, é o único município no Sul do Piauí que apresentou crescimento.

“O crescimento ou diminuição do índice vai depender do isolamento social, distanciamento seguro, uso de máscaras e equipamentos de proteção individual e do cumprimento das medidas. Se não seguirem as normas de segurança sanitária, esse índice pode rapidamente aumentar e todo o trabalho que vem sendo realizado no combate à Covid-19 pode ser desfeito’, alertou a pesquisadora Ester Mendes.

Da Redação
[email protected]

Vigilância Sanitária fecha mais de 20 bares no final de semana em Campo Maior

Foto: Prefeitura de Campo Maior

A Vigilância Sanitária de Campo Maior fechou pelo menos 25 bares que estavam em funcionamento e com aglomerações durante esse final de semana no município. A operação que tinha como objetivo o cumprimento das medidas de isolamento social como forma de combate ao novo coronavírus contou ainda com apoio da Polícia Militar e agentes de trânsito.

As fiscalizações tiveram início na sexta-feira (03/04) e seguiram até esse domingo (05/07) na zona urbana e rural de Campo Maior e fechou estabelecimentos que foram denunciados por moradores, bem como bares que foram flagrados em atuação durante as rondas realizadas pelas equipes nos bairros e no centro.

A operação fechou ainda duas quadras poliesportivas que tinha uma grande quantidade de jovens e dispersou um grande número de pessoas que se concentravam em residenciais onde estavam sendo transmitidas lives de artistas para as redes sociais.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Ronaldo Paz, revelou que a maioria dos estabelecimentos foram fechados na sexta-feira, enquanto no sábado os proprietários resolveram colaborar com o isolamento. Para ele, a medida garantiu a redução de aglomerações no final de semana.

“Foi um bom trabalho no final de semana. Na sexta fechamos muitos bares, mas no sábado a população pareceu que estava mais consciente, tinha muito gente consumindo bebida em casa mesmo. Estivemos na zona rural, como Alto do Meio, Porção e Corcundo, e atendemos denúncias de estabelecimento no bairro Cariri”, disse.

A Vigilância Sanitária alerta que segue proibido o funcionamento de bares e restaurantes. Quem encontrar qualquer estabelecimento desse tipo aberto pode denunciar através do contato: (86) 9.9531-8009.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores