Cidadeverde.com

Campo Maior terá cadastro para pagar Auxílio a artístas

Foto: Prefeitura de Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior vai criar o Cadastro Municipal de Cultura. Um dos objetivos da medida é a implementação da Lei Aldir Blanc, que destina o auxílio emergencial para profissionais da cultura de Campo Maior por causa da pandemia do Novo Coronavírus.

Cerca de 180 profissionais de cultura de Campo Maior deverão ser beneficiados com a medida que vai contemplar, entre outros profissionais, músicos, dançarinos, produtores culturais, artesãos, capoeiristas   

O prefeito Professor Ribinha esteve reunido com os Secretários Carlos Torres, (Governo), Milena Scarcela (Turismo e Cultura) e o coordenador de Cultura da Prefeitura de Campo Maior, Marcelo Ferreira, para definir a criação do Cadastro Municipal de Cultura e outros critérios para que os profissionais que atuam na área artística recebam o Auxilio Emergencial da Cultura.
cultura 6

A Lei Aldir Blanc foi sancionada recentemente e prevê o pagamento do auxilio de R$ 600 para artistas informais e de R$ 3 mil a entidades que produzem cultura no município. Enquadram-se como trabalhadores da cultura: artistas, contadores de histórias, produtores, técnicos, curadores, trabalhadores de oficiais culturais e professores de escolas de arte e capoeira.

A secretária Millena Scarcela disse que ainda faltam serem definidos alguns pontos para a implementação da Lei em Campo Maior. “Estamos discutindo com o secretário Carlos Tores e o prefeito Professor Ribinha como esse auxílio será pago e para quem deverá ser pago, mas acreditamos que até a próxima semana se tenha uma definição”, informa.  

Da Redação
[email protected]

Prefeito Ribinha acompanha medidas do governo e decreta lockdown parcial

           Foto: Prefeitura de Campo Maior

O prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, autorizou a publicação do Decreto Municipal 055/2020, que institui medidas restritivas, (de isolamento social), visando a contenção do Novo Coronavirus. As medidas do Lockdown parcial começam a valer às 00h00min do dia 02 de Julho (quinta-feira).

As medidas restritivas serão mais rígidas no sábado, 04.07, e no domingo, 05.07, quando estarão permitidos funcionar somente farmácias e drogarias, serviços de saúde, delivery de alimentação e serviços de vigilância e segurança e ainda de comunicação.
restricoes

O prefeito Professor Ribinha disse que as medidas restritivas de Campo Maior seguem as que foram adotadas pelo Governo do Estado. “Estamos adotando as mesmas medidas adotadas pelo governador Wellington Dias, ou seja, acompanhando as restrições que estarão em vigor nas outras cidades”, destaca.

Ribinha disse que o crescente número de casos da COVID-19 em Campo Maior o fez adotar essas medidas. O prefeito esteve nessa quarta-feira, 01.07, com a secretária de Saúde, Andreia Miranda, e com a equipe de coordenação das ações de combate ao Novo Coronavírus para discutir mais medidas de combate a proliferação do vírus no município.

“Estamos atento à situação e sabemos que é preciso intensificar o que já vem sendo feito. Então vamos adotar outras medidas ainda mais rígidas para combater a COVID-19 no município”, destaca.  

 Da Redação
[email protected]

Educação implantará aulas remotas em escolas municipais de Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria Municipal da Educação, anuncia o início das aulas remotas em todas as escolas da rede municipal, em atendimento ao decreto do prefeito Professor Ribinha. As atividades estão previstas para acontecer a partir do dia 29.06. 

De acordo com o planejamento da Secretaria Municipal de Educação, cada escola ficará responsável pela entrega de material a seus alunos, que não tem acesso à internet. Já os estudantes com acesso ao recurso, poderão fazer as suas atividades on-line, através da plataforma que foi adquirida pela SEMED.

“Os alunos que não tem acesso à internet receberão atividades impressas, de modo que ninguém fique de fora desta estratégia de ensino adotada pelos municípios que seguem as orientações da Undime”, revela o secretário de Educação, Edvaldo Lima.

Edvaldo Lima disse que as aulas remotas é uma medida emergencial que visa não prejudicar o ano letivo de 2020 na rede municipal de ensino. “Vivemos um momento atípico e sabemos que a presença física de alunos e professores é imprescindível para que aconteça a aprendizagem, mas estamos nos preparando o retorno das atividades de modo que não haja um prejuízo maior a nossos alunos”, ressalta o secretário.

O prefeito Professor Ribinha lembra que mesmo com a situação criada pela Pandemia, as reformas nas escolas continuam acontecendo, com ampliação dos espaços físicos, bem como, a climatização e aparelhamento das escolas.

“Estamos preparando as escolas para o retorno presencial dos alunos para que eles sejam recebidos num ambiente mais confortável e propício para uma melhor aprendizagem”, disse o gestor municipal. 

Da Redação
[email protected]

Operação Tamoio: PRF prende idoso com caminhão roubado em 2013

Foto: PRF

Um idoso foi preso por receptação de caminhão roubado na BR 343, na cidade de Campo Maior. A prisão ocorreu dentro da Operação Tamoio II por policiais rodoviários federais na tarde deste domingo (21).  Os policiais estavam em policiamento ostensivo quando identificaram o veículo com data de roubo no ano de 2013. 

"Os policiais ao realizar os procedimentos de identificação veicular constataram que o veículo não possuía nenhuma manipulação dos elementos de identificação. Após o procedimento de identificação, os policiais verificaram que o veículo abordado possuía registro de roubo datado do dia 07/05/2013, na cidade de Teresina/PI", destaca a PRF. 

Segundo a PRF, "o condutor de 61 anos informou aos policiais que adquiriu o veículo há 12 anos de um político e que não tinha conhecimento da restrição"

"Desta forma, o idoso e o veículo de carga foram encaminhados para a Polícia Civil na cidade de Campo Maior/PI para os procedimentos que o caso requer. O homem deverá responder pelo crime de Receptação", acrescenta a PRF. 

 

Da Redação
[email protected] 

Campo Maior registra 381 casos da Covid-19 e Busca Ativa fará testagem em bairros

Foto: reprodução

A Secretaria de Saúde de Campo Maior divulgou no início da noite dessa quarta-feira, dia 17 de junho, novo Boletim Epidemiológico sobre a COVID-19 no município, onde registra 381 casos positivos pelo Novo Coronavírus e confirma 35 novas contaminações em 24 horas.

O prefeito Professor Ribinha confirmou a adesão, junto à Secretaria Estadual de Saúde e Associação Piauiense de Prefeitos Municipais, (APPM), ao Programa Busca Ativa, do Governo do Estado. Essa parceria visa identificar pessoas possivelmente contaminadas pelo novo coronavírus no Estado.

O trabalho ostensivo do Busca Ativa é realizado por meio das equipes do Programa Estratégias Saúde da Família e em Campo Maior será iniciado pelo Bairro Cariri, epicentro da COVID-19, com 63 casos já confirmados.

Além do Bairro Cariri, o trabalho de busca ativa, que já inicia nessa semana, será também no Centro da cidade, que já registra 48 contaminações; no Bairro de Fátima, com 37 pessoas infectadas; e em outras localidades do município.

Campo Maior também registra, segundo o Boletim Epidemiológico, que 217 pessoas já foram recuperadas da doença, que 146 pacientes estão em isolamento domiciliar e nove internadas em leitos clínicos.

Da Redação
[email protected]

Prefeito Ribinha fecha novamente comércio seguindo recomendação do MPPI

Foto: Prefeitura de Campo Maior

O prefeito  Ribinha, atendendo a recomendação do Ministério Público, acaba de decretar, através do DM 050/2020, a suspensão das atividades econômicas e sociais não essenciais no período de 17 a 22 de junho de 2020. O novo fechamento do comércio acontece justamente após uma semana da reabertura ter sido decidida em reunião conjunta, no dia 09 de junho passado.

Professor Ribinha disse que a decisão do fechamento das atividades comerciais de Campo Maior já tinha sido comunicada a Associação Comercial, na manhã dessa terça-feira, 16.06, durante reunião com a diretoria.

Na ocasião o gestor apresentou a recomendação da Procuradoria Geral da Justiça 04/2020, que determina ao Poder Municipal que cumpra, no prazo de 48 horas, as medidas de suspensão das atividades econômicas, socais e de prestação de serviços não essenciais. “Tive que acatar a determinação, sob pena de responder Ação Civil Pública e por improbidade administrativa”, comenta.

Ribinha disse que também levou em consideração a atual situação sobre os números da COVID-19, apesar desse salto não ter a comprovada relação, até o momento, com a reabertura das atividades comerciais na cidade.

Na noite dessa terça-feira, 16, a Secretaria de Saúde de Campo Maior divulgou o Boletim Epidemiológico com os números sobre a COVID-19 no município, onde registra 346 casos positivos, sendo que já foram confirmadas 207 altas médicas. Isso contabiliza então que atualmente 139 pessoas ainda continuam efetivamente infectadas no município.

Da Redação
[email protected]

Comunidades de Campo Maior tem 80 quilômetros de estradas recuperadas

Foto: Prefeitura de Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, segue o cronograma de reforma, melhorias e construção de estradas vicinais na zona rural do município. O trabalho de melhoria da mobilidade rural prossegue com a recuperação de 80 quilômetros de vias vicinais na região dos Corredores.

A obra, segundo prefeito Professor Ribinha, vai beneficiar 22 comunidades, com a recuperação de trechos danificados, com a construção de bueiros e a abertura de novos acessos, permitindo maior mobilidade rural e melhor o escoamento da produção local. 

Professor Ribinha disse que a obra já parte do planejamento anual feito pela Prefeitura de Campo Maior e também atende as reivindicações da população local, que solicita através das lideranças comunitárias as melhorias. “Determinamos que a equipe do secretário Dibes Ibiapina desse continuidade aos trabalhos de recuperação de estradas”, completou.

De acordo com os depoimentos do vereador Neto dos Corredores, Júnior Lustosa e Chaguinha do Sindicato, os serviços melhoram os acessos as comunidades Corredores, Passagem do Meio, Cajazeiras, Tinguis, Cacimbas, Santa Maria, Angelim, São José, Campinas, Sossego, Santa Severa, Bom Viver, Assentamento Brejinho, Santo Isidio, Carnaúbas Reassentamento, São Joaquim, Alto Formoso, Lagoa de São Lourenço e Carira.

Da Redação
[email protected]

Bicicleta e moto se envolvem em acidente na BR-343; condutores ficam gravemente feridos

Uma moto e uma bicicleta colidiram na BR-343 em Campo Maior (a 80 km de Teresina), na noite desta segunda-feira(15), por volta das 20h20, deixando os condutores gravemente feridos.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi tipo transversal entre uma NXR Bros 150 e uma bicicleta conduzida por um homem de 51 anos. 

No levantamento no local, a PRF constatou que o condutor da bicicleta, ao adentrar na via, desobedecendo a preferência de trânsito, foi colidido transversalmente pela motocicleta que transitava na sua faixa de rolamento. 

“Foi verificado que a causa principal do acidente foi a inobservância das normas e atenção por parte do ciclista. O motociclista foi socorrido e removido pra Teresina, o ciclista foi socorrido para o Hospital Regional de Campo Maior”, informou nota da PRF. 

Os policiais continuam fazendo diligências no sentido de identificar se outras causas poderiam ter contribuído para o acidente. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Filho de empresário desvia de buraco e morre ao colidir em caminhões na BR- 343

  • Untitled-13.jpg PRF
  • Untitled-12.jpg PRF
  • Untitled-11.jpg PRF
  • Untitled-10.jpg PRF

Um grave acidente, ocorrido na noite desse sábado (13), no quilômetro 262 da BR-343, na cidade de Campo Maior, tirou a vida de um homem de 38 anos, identificado como Osvaldo Portela Ibiapina Filho. Ele conduzia uma motocicleta, que colidiu frontalmente em dois veículos de carga.  A morte foi imediata.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os condutores da carreta e do caminhão ficaram ilesos.  De acordo com levantamento no local e declaração de testemunhas, a motocicleta colidiu frontalmente nos dois veículos de carga após desviar de buracos na rodovia. 

A colisão ocorreu na faixa contrária ao deslocamento da motocicleta, colidindo na carroceria do primeiro caminhão e depois na cabine de uma outra carreta que trafegava em seguida. 

De acordo com relatos de testemunhas, o motociclista havia ingerido bebida alcoólica em uma festa, mas  teste de alcoolemia não pode ser feito. 

"Há indícios que o motociclista não estivesse usando o capacete de segurança no momento do acidente, tendo em vista o alto grau de lesão na parte craniana do condutor. Os policiais ainda estão fazendo as devidas diligências no sentido de identificar se outras causas poderiam ter contribuído pra o acidente", diz nota da PRF. 

Foto:Reprodução/Facebook

A Polícia Civil foi acionada e os caminhoneiros conduzidos para prestar declarações.Os dois foram submetido à teste de alcoolemia, que deu negativo. Inquérito será aberto para investigar o acidente. 

Osvaldo Filho era filho do empresário do setor de material de construção, Osvaldo Ibiapina. Ele trabalhava com o pai e era muito conhecido na regão de Campo Maior.

A morte de Osvaldo  no acidente causou comoção nas redes sociais. 

"Externo meus sinceros pêsames à família do meu amigo Osvaldo Ibiapina pelo  falecimento do seu filho Osvaldo Filho. Dor imensurável onde não há palavras que confortem o coração", escreveu um amigo.

 

 

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Prefeitura intensifica fiscalizações após comércio reabrir em Campo Maior

Foto: Prefeitura de Campo Maior

No primeiro dia de reabertura gradativa do comércio em Campo Maior, nesta terça-feira (9/6), o movimento de clientes foi grande e as equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde estiveram nas ruas para garantir que os comerciantes e a população estivessem atentos e cumprissem as determinações estabelecidas no Decreto Municipal Nº048/2020, assinado e publicado pelo prefeito Professor Ribinha, que dispõe sobre medidas sanitárias e administrativas obrigatórias para prevenção, controle e contenção do novo Coronavírus (COVID-19) no âmbito do município.

De acordo com o plano de retomada do comércio de Campo Maior várias regras foram estabelecidas em comum acordo entre a Prefeitura, Câmara de Vereadores, a Associação Comercial, a Associação dos Comerciários e a Polícia Militar.

Os profissionais de saúde fiscalizaram o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento correto entre as pessoas, a instalação de alertas visuais, além de aferirem a temperatura corporal, darem orientações e distribuírem cartazes informativos em pontos comerciais.

A secretária municipal de Saúde, Andréia Miranda, disse que todos os estabelecimentos precisam se adequar às normas estabelecidas para a reabertura gradual do comércio e que os profissionais de saúde estão diariamente nas ruas fiscalizando e orientando sobre as medidas de higiene e proteção que precisam ser seguidas para contermos a contaminação do vírus e assegurarmos a saúde de toda a população.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores