Cidadeverde.com

Prefeito Professor Ribinha inaugura nova sede da Secretaria Municipal Educação

Foto: Prefeitura de Campo Maior

O prefeito Professor Ribinha entregou na noite dessa quinta-feira (31/07) a obra de reforma e ampliação da sede da Secretaria Municipal de Educação de Campo Maior (SEMED). A solenidade aconteceu de forma restrita e com as medidas de proteção contra o novo coronavírus como distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos.

A nova estrutura da SEMED ganhou espaços amplos, modernos e confortáveis. O auditório foi ampliado e recebeu nova mobília para a realização de grandes eventos. Uma galeria de ex-presidentes presta homenagem às pessoas que contribuíram com o desenvolvimento do ensino do município. E, ainda, o espaço do estacionamento dos ônibus escolares foi melhorado com a pavimentação poliédrica.

“É na secretaria onde toda nossa Educação é planejada. Aqui os nossos técnicos se dedicam ao desenvolvimento da melhor pedagogia e debatem essas ideias com diretores, coordenadores e professores de nossa rede. Toda essa nova estrutura torna nossa secretaria a melhor do Piauí e, mais fundamental ainda, vai receber nossos educadores com o conforto que eles merecem para fazer a Educação municipal que mais avança no estado”, destacou o prefeito Professor Ribinha.

Foto: Prefeitura de Campo Maior

O gestor lembrou seu histórico à frente da Secretaria Municipal de Educação ao comentar os avanços estruturais e pedagógicos conquistados. “Para fazer ensino de qualidade é preciso a combinação de uma série de fatores. Estrutura de qualidade, valorização de professores e pedagogia arrojada. Aí os resultados aparecem no IDEB e temos a comprovação de que tudo valeu a pena”, disse.

O secretário municipal de Educação, Edvaldo Lima, afirmou que a estrutura da nova SEMED mantém a qualidade que vem sendo padronizada nas escolas da zona urbana e rural. Ele pontuou que serão entregue na próxima semana a obra da escola do bairro Renascer, escola Hilson Bona e a escola Mano Castelo Branco, na comunidade Bom Lugar.

Da Redação
[email protected]

Rodovia PI 320 recebe início da operação tapa-buracos

Foto: reprodução

O Governo do Estado deu início, nessa terça-feira, 28.07, a Operação Tapa-Buracos na PI-320, (que liga Jatobá a BR-343, e Campo Maior).  Os trabalhos começaram pelo trecho dentro do perímetro urbano de Jatobá do Piauí. A obra foi uma solicitação do deputado estadual Paulo Martins.

A recuperação da malha asfáltica da PI-320 está sendo realizada pelo DER-PI e está sendo executada em toda a extensão dos 48 quilômetros da rodovia.  Além da reposição de asfalto, o serviço consiste também no roço nas margens da pistam, melhorando o trafego de veículos e a visibilidade.

O deputado Paulo Martins disse que após receber a solicitação de vereadores do município, levou a reivindicação ao governador Wellington Dias, que prontamente atendeu e autorizou a obra.

“A rodovia estava precisando de reparos e como é uma via de acesso importante para Jatobá, conseguimos a recuperação da malha asfáltica, através do Governo do Estado. Já fui comunicado que também será iniciada a recuperação da PI 331 que liga a BR 343 aos municípios de Boqueirão e Boa Hora,” comemora Paulo Martins.

Da Redação
[email protected]

Campo Maior intensifica ações de combate ao novo Coronavírus em mercado

Foto: Prefeitura de Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Saúde para tentar controlar a propagação do novo coronavírus continua  aferir a temperatura de pessoas circulando em locais públicos como: bancos, casas lotéricas, mercado e centro comercial, para tentar localizar um possível novo foco da doença.

A ação educativa e de fiscalização continua sendo realizada para garantir o distanciamento mínimo necessário. Profissionais de saúde estiveram nessa segunda-feira (27) no Mercado Público de Campo Maior, local de grande fluxo de pessoas.Durante a ação os profissionais orientam as pessoas sobre o distanciamento, verificaram a temperatura corporal, repassam orientações de higienização e principalmente o do uso da máscara.

Paralelo às ações educativas e de fiscalização a Secretaria Municipal de Saúde continua realizando as ações de desinfecção e sanitização de locais públicos e de grande fluxo de pessoas, além da realização diária de testes rápidos de Covid-19 que são realizados na Unidade de Atendimento Exclusivo para Síndromes Gripais e Coronavírus.

Da Redação
[email protected]

Centro e Bairro de Fátima ganham internet gratuita em Campo Maior

Foto: Prefeitura de Campo Maior

O Centro e o Bairro de Fátima, em Campo Maior, ganharam pontos de internet gratuitos. O serviço que é disponibilizado pela Piauí Conectado está em funcionamento e tem como objetivo garantir internet de qualidade para moradores das regiões que possuem dificuldade de acesso.

A Rede Piauí Conect, no Centro, está localizada na Praça Bona Primo, enquanto no Bairro de Fátima o ponto está presente na praça da Igreja de Nossa Senhora de Fátima. A rede funciona com 40 mbps. Contudo, durante a pandemia do novo coronavírus, a velocidade foi dobrada para 80 mbps para facilitar as informações sobre a Covid-19.

Para ter acesso, basta o usuário estar na área de cobertura e acionar o botão de wi-fi do seu aparelho. Logo em seguida, deve aceitar os termos de condições e já terá a internet conectada. A empresa garante que a rede conta com total segurança dos dados dos usuários.

O prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, comentou que os dois pontos possuem localização estratégica para beneficiar a maior quantidade de pessoas. Ele explicou que a universalidade da internet no município avançou pelas escolas da rede municipal de ensino e agora chegou a locais públicos.

“Criamos na rede municipal um programa para levar internet de qualidade e laboratórios de informática para nossas escolas e reivindicamos ao governador Wellington Dias os pontos públicos com rede de qualidade. Ter internet disponível para quem mais necessita é dar oportunidade e garantir a presença de todos no mundo conectado”, comemorou Professor Ribinha.

Da Redação
[email protected]

Hospital Regional de Campo Maior amplia área Covid-19 com novos leitos

Foto: Ccom

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) ampliou a área de atendimento exclusivo a pacientes infectados pela Covid-19, do Hospital Regional de Campo Maior, em mais uma ação de combate ao coronavírus SARS-CoV-2 no estado. A nova unidade conta com leitos clínicos e alas de tratamento semi-intensivos equipados com ponto de oxigênio, vácuo, ar comprimido e ventiladores mecânicos, que oferecem o suporte necessário e o isolamento seguro para aqueles que necessitam de um tratamento mais específico.

“Esse novo espaço conta ainda com um equipamento exclusivo de raio-x móvel e um sistema de boletim médico diário que mostrará a evolução clínica dos pacientes internados”, explica a diretora do hospital, Celene Fontenelle. O local é uma expansão de uma área já existente, que recebeu equipamentos modernos em um espaço mais amplo e estruturado para um atendimento mais humanizado e complexo aos pacientes infectados.

“Contamos também com um quadro de profissionais exclusivo de atendimento para área Covid-19 do Hospital Regional de Campo Maior. São médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e auxiliares de serviço gerais, que foram orientados e treinados para o atendimento específico”, enfatiza a diretora.

Esta nova área Covid-19 fica isolada das demais dependências do hospital, contando com uma entrada exclusiva e cuidados redobrados para que seja evitada a proliferação do vírus. O Hospital Regional de Campo Maior (HRCM) é uma das unidades de saúde referência no tratamento contra o coronavírus no Piauí.

“Buscamos, além de oferecer o tratamento aos infectados, diminuir os riscos de contaminação nos profissionais da saúde e também nos demais pacientes que procuram atendimento médico em nosso hospital”, ressalta Celene Fontenelle.

 Da Redação
[email protected]

Obras de mobilidade seguem na zona rural de Campo Maior

Foto: Prefeitura de Campo Maior

Como um dos primeiros resultados da reunião realizada com o prefeito Professor Ribinha, com o deputado Paulo Martins e o suplente de deputado Antônio Félix, o governador Wellington Dias autorizou o início da construção da passagem molhada sobre o Rio Longá, na comunidade Passagem da Negra, em Campo Maior.

Homens e máquinas já trabalham no local executando a fase inicial da obra, que era ansiosamente esperada pela população de Campo Maior por mais de 50 anos. No local será construída uma passagem com bueiros para facilitar o tráfego de veículos e pessoas, sobretudo no período chuvoso em Campo Maior.

O secretário de Infraestrutura, Dibes Ibiapina, explica que segundo o projeto, nesse início de obra, estão sendo feitas as escavações para a construção do aterro de concreto. “O projeto prevê a conclusão da obra antes mesmo o período chuvoso aqui em Campo Maior, ou seja, até dezembro”, detalha.

O prefeito Professor Ribinha comemorou o início da obra, destacando que foi feita uma união de forças para que se pudesse chegar ao resultado positivo para a população, que tanto clamava pela construção da passagem no local. “Somos gratos ao governador Wellington Dias que se sensibilizou para resolver o problema das comunidades que tinham muitas dificuldades em fazer a travessia do Rio Longá no período das chuvas ”, destaca.    

Outro que também comemorou o início da obra foi o deputado Paulo Martins. O parlamentar lembra que assim como a passagem molhada da Passagem da Negra, outros pleitos foram feitos ao governador Wellington Dias como também a retomada da pavimentação da PI-215 (estrada que liga Campo Maior a Coivaras).

Da Redação
[email protected]

Mutirão retira toneladas de lixo dos bairros de Campo Maior

Foto: Prefeitura de Campo Maior

O Mutirão de Limpeza em Campo Maior retira diariamente toneladas de lixo por onde tem passado desde que teve início na semana passada. São entulhos, podas de árvores, lixo doméstico depositado em locais inapropriados e os materiais retirados das sarjetas e terrenos baldios.

A força tarefa na limpeza pública já foi realizada nos bairro Cariri, Fripisa, Everest e iniciou essa semana no bairro Santa Rita e na Avenida Santo Antônio, no centro, e deve chegar a todos as localidades do município. Objetivo é levar melhorias e conscientizar a população do manejo correto do lixo e a responsabilidade individual com a limpeza da cidade.

“Manter a cidade limpa é um deve de cada morador. Essa é uma responsabilidade de cada pessoa. Jogar o lixo no local correto, no dia correto da passagem da coleta, e não depositar entulhos em praças e locais públicos”, comenta o prefeito Professor Ribinha. “Com o mutirão, mostramos como é melhor a vida no bairro limpo e bem cuidado e, ao mesmo tempo, mostramos que essa melhoria depende de cada morador”, disse.

O secretário de Limpeza de Campo Maior, Mororó, destacou que os serviços serão realizados em todos os bairros. “O prefeito nos designou para realizar o serviço em todos os locais. Além de deixarmos o bairro mais bonito, isso envolve também uma questão de saúde pública. A preocupação também é com a proliferação de doenças como a dengue”, finalizou Mororó.


Da Redação
[email protected]

Comunidades de Campo Maior recebem recuperação de 106 km de estradas

Foto: Prefeitura de Campo Maior

Seguindo o cronograma de recuperação e melhorias das estradas vicinais no município, a Prefeitura de Campo Maior, através das Secretarias de Infraestrutura e a de Desenvolvimento Rural, está promovendo a reconstrução da estrada de acesso às comunidades. Somente nos últimos 30 dias mais de 126 quilômetros já foram melhorados. 

O prefeito Professor Ribinha informa que nessa nova etapa, já foram recuperados 82 quilômetros de vias vicinais na região dos Corredores, beneficiando mais de 20 comunidades, com a recuperação de trechos danificados, com a construção de bueiros e a abertura de novos acessos, permitindo maior mobilidade rural.

Já na região da comunidade Batoque, foram recuperados 26 quilômetros de estradas vicinais, beneficiando diretamente as comunidades Centenário, Angelim e interligando  com a localidade Bom Lugar. A obra beneficia 30 famílias e dezenas de produtores rurais.

“Determinamos a Secretaria Municipal de Infraestrutura e do Desenvolvimento Rural, que siga o cronograma de reforma, melhorias e construção de estradas vicinais na Zona Rural para realmente garantir o tráfego de pessoas e veículos”, lembra o prefeito.

O secretário Dibes Ibiapina lembra que, além de recuperar os trechos, as equipes e máquinas constroem bueiros e passagens molhadas onde os trechos são prejudicados pelo acúmulo de águas pluviais e passagens de rios e riachos. 
 

Da Redação
[email protected]

PM flagra vaquejada e passeio de jet ski no açude de Campo Maior

Fotos: CCOM Campo Maior

No finais de semana aumentam os flagrantes de desrespeito ao isolamento social no Piauí. Na cidade de Campo Maior, que fica a 78 km de Teresina, equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária e Polícia Militar flagraram aglomeração em bares, em passeios de jet ski na orla do açude, em campeonatos de futebol,  em uma vaquejada e até no Boi na Moita,  modalidade semelhante à vaquejada em que o animal é solto no mato e todos os vaqueiros partem, ao mesmo tempo, para pegá-lo. 

Fotos: CCOM Campo Maior

O coordenador da Vigilância Sanitária de Campo Maior, Ronaldo Paz, afirmou que os responsáveis pelas competições esportivas e proprietários de bares foram identificados e orientados a se dispersarem sob o risco de serem multados em caso de novo descumprimento do decreto de isolamento social. 

“Estivemos em campo com rígidas fiscalizações durante todo esse final semana e constatamos que, infelizmente, as pessoas insistem em gerar aglomeração aos finais de semana”, disse.

O município de Campo Maior tem 1.307 casos confirmados e 26 óbitos provocados pelo novo coronavírus. Dos pacientes ainda em tratamento, 232 pessoas estão em isolamento domiciliar, 11 pacientes  internados em leitos clínicos e dois em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de acordo com o último boletim epidemiológico. 


Graciane Sousa
[email protected]

Lojas de móveis e eletrodomésticos reabrem nesta segunda (20) em Campo Maior

Foto: Prefeitura de Campo Maior

O setor do comércio de móveis e eletrodomésticos retornam a partir desta segunda-feira (20/07), em Campo Maior, após um período de quatro meses fechado como forma de combate a pandemia do novo coronavírus. A reabertura está assegurada no decreto municipal que estabelece o protocolo de flexibilização das atividades comerciais e sociais.

Segundo o documento, estão autorizados a retornarem nesta segunda-feira a “indústria e comércio ligados a químico, médico e farmacêutico; e o comércio e fabricação de móveis e eletrodomésticos”. Os empreendimentos deverão seguir um conjunto de medidas de segurança como o distanciamento de 2 metros, controle do fluxo de pessoas nas lojas, disponibilização de álcool em gel ou lavatórios, informativos com orientações e não permitir a presença de pessoas sem máscaras no interior das lojas.

“É mais uma etapa que alcançamos do nosso protocolo de reabertura gradual e segura. Foram meses difíceis com as lojas fechadas, mas uma medida fundamental para evitássemos uma disseminação maior e mais acelerada do coronavírus. Os empresários souberam compreender essa importância e sempre apoiaram e cumpriram nossos decretos. Ressaltamos que a pandemia ainda não passou e os cuidados seguem valendo, assim como a orientação de só ir ao centro em caso de extrema necessidade”, ressaltou o prefeito Professor Ribinha.

O presidente da Associação Comercial de Campo Maior, João Alves Filho, agradeceu pelo diálogo e a forma como a gestão municipal gerenciou a situação do comércio nesse momento de fechamento. Ele destacou o comprometimento dos empresários do comércio local com o combate ao novo coronavírus.

“Foi um período muito desafiador para todos nós, especialmente para o comércio. Podemos contar com o bom diálogo do prefeito Professor Ribinha, da Associação Comercial e dos empresários. De uma forma que estamos chegando a mais etapa de reabertura com todos muito satisfeitos com a condução dessa crise. Vamos avançar ainda mais e com esse diálogo vamos logo, logo ter bons resultados na economia da nossa cidade”, afirmou João Alves.

As lojas poderão funcionar em horário comercial nos turnos da manhã e tarde. A Vigilância Sanitária e agentes da Secretaria Municipal de Saúde fiscalizarão o cumprimento das medidas de segurança e levarão orientações para empresários e clientes.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores