Cidadeverde.com

Campo Maior:idoso é acusado por estupro de criança de 03 anos

Foto: reprodução

O crime aconteceu no final de semana passado, na  zona rural de Campo Maior. O idoso de 60 anos foi atuado em flagrante, na Delegacia da cidade, pelo crime de estupro de vulnerável. O   homem é  acusado pela polícia de ter violentado sexualmente uma criança de apenas três anos. O  flagrante  foi convertido em prisão preventiva pela justiça.

 O  inquérito policial corre em segredo judicial, a polícia já está providenciando a transferência do suspeito para uma unidade do sistema prisional do Estado.

Após exames ficou constatada a violência sexual cometida pelo acusado. A menina vítima do estupro está internada em um hospital de Teresina. 

João Bandeira
[email protected]

População adere ao uso da máscara no retorno do comércio de Campo Maior

Foto: Prefeitura de Campo Maior

O primeiro dia de flexibilização das atividades econômicas em Campo Maior nesta terça-feira (09) foi marcado pela adesão da população ao uso da máscara de proteção e a implantação das medidas de proteção estabelecidas no protocolo preparado pela prefeitura municipal.

Quem foi ao centro da cidade encontrou lojas adaptadas ao novo formato. Controle do fluxo de pessoas, distanciamento entre clientes e vendedores, equipamentos de proteção e disponibilização de álcool em gel são recomendações que devem ser seguidas pelos empreendimentos. O uso da máscara foi  um dos itens cumpridos à risca no retorno das atividades.

Fechado desde o dia 21 de março como medida de enfrentamento ao novo coronavírus, o comércio não essencial retornou com exceção para bares, restaurantes, lanchonetes e academias. Seguem proibidos os eventos esportivos, religiosos, shows e festas.

O prefeito Professor Ribinha comemorou o cumprimento das medidas no primeiro dia da flexibilização gradual. “Percebemos uma grande adesão da população ao uso da máscara. Os comerciantes também se preparam para esse momento com ações voltadas para manter o distanciamento e a proteção de funcionários e clientes”, destacou.

O gestor alerta agora para que as medidas continuem sendo obedecidas. “Precisamos do apoio de todos para que sigamos assim. A ampliação da reabertura vai depender do comportamento de todos. Podemos avançar com a reabertura, como também retroceder se percebemos a violação das medidas”, concluiu.

Da Redação
[email protected]

Campo Maior flexibiliza inicio do retorno do comércio terça-feira (09)

Foto: portaldecampomaior

O protocolo de retomada das atividades econômicas de Campo Maior foi aprovado nesta sexta-feira (05/06) durante reunião do prefeito Professor Ribinha e representantes da Vigilância Sanitária, Associação Comercial, Câmara de Vereadores e Associação dos Comerciários. As medidas foram acordadas entres as entidades e o comércio inicia a retomada na próxima terça-feira (09/06).

Segundo o documento, será permitido nessa primeira etapa o retorno dos diversos segmentos do comércio, com exceção de restaurantes, bares, lanchonetes, trayllers e congêneres. Por outro lado, as aulas da rede público e privada e as atividades que geram aglomerações, eventos esportivos, eventos religiosos, festas e shows seguem proibidos.

Para a reabertura, o protocolo exige que as empresas forneçam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para todos os funcionários, preencham formulário de controle da saúde do trabalhador, garanta o controle de fluxo de pessoas no interior dos estabelecimentos e o distanciamento de 2 metros de distância entre colabores e clientes e ainda a instalação de placas visuais com orientações de segurança contra o novo coronavírus. O protocolo de reabertura proíbe que seja feito o atendimento de clientes sem uso de máscara e estabelece que devem ser utilizados álcool em gel ou lavatório.

“Nossas medidas de contenção que adotamos desde o início da pandemia e o grande número de pessoas recuperadas em Campo Maior nos dão a garantia de flexibilizar o comércio de forma segura e responsável. Os empresários estão comprometidos em cumprir  as novas medidas e esperamos que toda a população siga as recomendações. O sucesso dessa reabertura depende do esforço de cada um de nós”, destacou o prefeito Professor Ribinha.

O presidente da Associação Comercial de Campo Maior, João Alves Filho, lembrou que Campo Maior foi um dos primeiros municípios a fechar o comércio como forma de contenção à Covid-19, o que deixa o município em situação mais confortável para iniciar a flexibilização. Para ele, a espera valeu à pena e as expectativas agora são de boas vendas.

“Sempre tivemos um diálogo muito bom. O prefeito deu uma demonstração do seu empenho e de sua preocupação com a situação de Campo Maior. Queremos agradecer a todos os empresários que souberam tolerar e ao Ribinha que correu o risco de esperar o momento certo de abrir o comércio. Agora é vender”, finalizou.

Da Redação
[email protected]

Obras ajudam a melhorar a mobilidade urbana em Campo Maior

Foto: Prefeitura de Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior concluiu a construção do Calçadão no prolongamento da Avenida Nilo Oliveira, no Bairro Fripisa, onde também foi feita a sinalização horizontal da pista. A empresa contratada foi a THE SINALIZAÇÃO, que trabalha com sinalização viária. Na terça-feira, 02.05, a equipe esteve durante todo o dia no trecho. A empresa fica situada na Avenida São Francisco, 3341, Teresina-Piauí.

O prefeito Professor Ribinha informa que a obra vai servir para urbanizar o acesso ao Instituto Federal, (IFPI), e também será utilizada para a prática de atividade física e de lazer pela comunidade da região. Ribinha disse que a próxima etapa será a instalação da iluminação pública no prolongamento da Avenida, como já está fazendo na Avenida Surubim, corredor de acesso fácil aos Bairros de Flores, Santa Rita, além de ser saída para os municípios de Barras e outros da região.

Da Redação
[email protected]

Iluminação pública beneficia 10 comunidades rurais e mais de 500 famílias

Foto: reprodução

As comunidades Porção II, Jordão, Campeira, Fazendinha e São Pedro já estão sendo beneficiadas com a instalação do sistema de iluminação pública. Outras cinco localidades rurais também serão beneficiadas ainda nessa primeira quinzena de junho, segundo o cronograma da Prefeitura de Campo Maior, que está executando esses serviços, através da Parceria Público-Privada com a CONCIP. 

Só nas comunidades Porção II, Jordão, Campeira, Fazendinha e São Pedro serão instaladas mais de 100 luminárias, beneficiando mais de 400 famílias. “Na comunidade Porção II, 300 famílias esperavam há 20 anos por esse benefício. Eu agradeço demais o prefeito Professor Ribinha por ter nos atendido”, disse o presidente da Associação de Moradores Franzé Barcelar.

Nas comunidades Fazendinha e São Pedro estão sendo instaladas 25 luminárias, que vai beneficiar mais de 100 famílias. O líder comunitário, Edmael Silva, transmitiu um sentimento de gratidão da população dessas comunidades com a gestão do prefeito Ribinha em atender uma reivindicação antiga dos moradores.

O prefeito Professor Ribinha disse que avança o cronograma planejado ainda no início desse ano. “Estamos avançando no cronograma de implantação do Sistema de iluminação pública na Zona Rural de Campo Maior. Só nesse mês de junho são 10 comunidades que recebem luminárias e mais de 500 famílias serão beneficiadas”, comemora o gestor.

CRONOGRAMA DE INSTALAÇÃO

PORÇÃO II .................................70 luminárias

BURITIZINHO..............................46 luminárias

SÃO PEDRO E FAZENDINHA .........25 luminárias

VACA MORTA .............................20 luminárias

ÁGUA BRANCA............................10 luminárias

PAU D'ARCO................................20 luminárias

JORDÃO....................................................12 luminárias

CAMPEIRA............................................... 03 luminárias

VENEZA ..................................................05 Luminárias

Da Redação
[email protected]

Frei piauiense e artista plástico, Carlos Vinicius, morre aos 55 anos

Foto: arquivo pesoal

O artista plástico Carlos Vinicius Ferreira de Almeida morreu na madrugada desta quarta-feira (03) em Palmas, no Tocantins, dois dias após complementar 55 anos. Carlos Vinicius é piauiense, natural de Campo Maior, e foi ordenado Frei Vinicius em 2019.

Carlos Vinicius estava internado no hospital regional de Palmas em tratamento contra uma infecção bacteriana.  Ele era um profissional com amplo conhecimento da arte e da evangelização, com dedicação a ajudar os mais necessitados.

"Ele já chegou (ao hospital) bem debilitado por conta do tempo que ficou sem atendimento. Teve infecção generalizada e isso comprometeu alguns órgão. Vinicius era uma pessoa muito humilde, um ser humano incrível. Muito alegre. Um talentoso artista. Músico, pintor, poeta", disse o primo Djalma Lemos Ferreira ao Cidadeverde.com.

Djalma explicou que o sepultamento do Frei Vinicius acontecerá em Campo Maior. O translado está previsto para chegar no município até às 9h de quinta-feira (04). "Por conta do quadro da Covid-19, não faremos velório, (o corpo) vai direto para sepultamento (no cemitério da cidade).


Foto: arquivo pessoal

 


Nota de Falecimento

É com profundo pesar que recebemos a triste notícia da morte do nosso grande artista plástico, Carlos Vinicius Ferreira de Almeida, que faleceu na madrugada desta quarta-feira (03), em Palmas, Tocantins.

Artista talentoso e idealizador de grandes trabalhos, com traços fixos em várias igrejas pelo Brasil. Vinícius deixará uma lacuna enorme tanto na arte como entre seus amigos, comunidades em que atuava e no catolicismo.

Vinícius é natural da cidade de Campo Maior. Era um profissional que tinha um conhecimento amplo da arte e da evangelização.

Em 2019 foi ordenado Frei Vinícius e seus últimos dias foram dedicados aos mais necessitados. O trabalho de evangelização lhe deixava muito Feliz.

Neste momento, a família está planejando o traslado do corpo de Palmas(TO) para a cidade de Campo Maior(PI).


Familiares Carlos Vinicius Ferreira de Almeida 




Carlienne Carpaso
[email protected] 

Médico de Campo Maior diz ter curado de Covid-19 com vermífugo

Foto: reprodução

Ítalo Pereira Ibiapina é médico e testou positivo para o Novo Coronavírus em 16 de maio, de acordo com  ele após passar por um tratamento alternativo a base de um vermífugo, juntamente com o isolamento foi curado da doença. 

O médico cumpriu  isolamento domiciliar, em Campo Maior, e diz ter feito o tratamento alternativo tomando Ivermectina e um outro medicamento chamado Annita.

 Ivermectina e Annita são dois vermifugos e  estão sendo testados contra o coronavírus no Brasil como uma opção alternativa no tratamento da doença. Ítalo após o tratamento  foi submetido ao exame RT-PCR, que apontou resultado negativo para Covid-19.

Em conversa com o cidadeverde.com o médico disse que também usou Azitromicina, Zinco e Vitamina C no tratamento que fez contra o Covid-19. Ele cita experiências de alguns profissionais in vitro  com um dos vermifugos que ele usou que tiveram mais de 90 % de eficácia contra o Covid-19.

Ele reforça que ainda não existe comprovação científica mais detalhada de qualquer medicamento contra doença, mas anunciou que já irá voltar ao trabalho após a cura do Covid-19.

João Bandeira
[email protected]

Clientes de bancos e supermercados tem temperatura aferida no Piauí

Foto: Prefeitura de Campo Maior

A ação foi realizada nesta terça-feira 26/05, equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior foram às ruas para fiscalizar o cumprimento das medidas de combate ao coronavírus, verificando a temperatura corporal das pessoas em filas de bancos, lotéricas e supermercados no município.

 “Estamos intensificando nossas ações, colocando nossos profissionais na rua, o objetivo da ação é prevenir e orientar as pessoas sobre a pandemia de coronavírus. Se a pessoa monitorada apresentar sinal de febre, ela é orientada pelos agentes como proceder sobre o protocolo que obedece ao Ministério da Saúde”, destacou Andréia Miranda, secretária de saúde de Campo Maior.

Em Campo Maior estão sendo realizadas pela Prefeitura a distribuição de máscaras de proteção, fechamento de ruas, a realização de barreiras sanitárias entre outras ações como forma de diminuir a propagação do coronavírus no município que conta com 111 casos confirmados da doença e 03 óbitos.

João Bandeira
[email protected]

Município de Campo Maior registra a terceira morte por COVID-19

Em Campo Maior três pessoas já morreram vitimas do Covid-19.  A mais recente vítima da doença no município é um um idoso, de 82 anos, morador do Bairro de Fátima, que estava internado na UTI de um hospital particular em Teresina há duas semanas. 

Campo Maior já possui um total de 105 casos positivos do coronavírus, no município 69 pessoas estão em isolamento domiciliar, três estão recebendo cuidados em leitos clínicos e 30 pessoas já receberam alta médica. 

A prefeitura de Campo Maior vem desenvolvendo um amplo trabalho de combate a doença e um dos locais mais atingidos pelo probelma na cidade é o bairro de Fátima com um total de 14 casos positivos. Em Campo Maior ruas já foram interditadas para diminuição de circulação de moradores e exposição ao vírus, é realizada constantemente a desinfecção de logradouros, estão sendo realizadas barreiras sanitárias com orientações e verificação da temperatura de quem chega no município, mas mesmo com todas essas ações os casos da doença seguem avançando.

João Bandeira
[email protected]

Polícia prende quadrilha que vendia drogas e atuava em 4 municípios

Foto: Polícia Militar

Uma quadrilha que atuava em pelo menos quatro municípios piauienses foi presa nesta sexta-feira (22). A Operação Carnaúba, como foi denomiada a ação policial, prendeu três pessoas, apreendeu duas motos, além de drogas e outros materiais. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança, a desarticulação ocorreu após monitoramento da equipe de inteligência da Força Tarefa, acompanhada das guarnições da radiopatrula. 

"Conseguimos prender e desarticular uma rede de comércio de drogas que envolviam os municípios de Teresina, Cocal de Telha, Piripiri e Campo Maior. Foram conduzidas três pessoas para as distritais de Campo Maior e Piripiri", informou o capitão Talles, oficial coordenador.

Dois presos foram identificados pelas iniciais R.S.M., conhecido como "Bolota", de 26 anos, e L.G.S., de 32 anos, vulgo "Don Juan ou Barrão". 

A Secretaria de Segurança destaca que durante a Operação foram apreendidos: 06 tijolos de drogas prensadas, 02 máquinas de cartão, 01 calculadora, 02 balanças digitais de precisão, 15 porções de drogas diversas, 15 jóias diversas, grande quantidade de moedas, R$ 1.864,00 reais, 01 relógio, 18 munições (10 de .380 e 08 de .40), 01 bolsa, 01 molho de chaves,  03 cartões de crédito, 05 documentos de identidade. 


Foto: Polícia Militar do Piauí 

 

Carlienne Carpaso (com informações da Secretaria de Segurança)
[email protected] 

Posts anteriores