Cidadeverde.com

Idosos de 78 e 79 anos receberão 1ª dose nesta terça em Campo Maior

Foto: ascom

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), comunicou a continuação da vacinação para idosos de 75 a 79 anos contra a Covid-19. A imunização acontecerá nesta terça-feira (23) para idosos de 79 e 78 anos e na próxima quarta-feira (24) para quem tem 75, 76 e 77 anos. A vacinação deste público já havia iniciado no último sábado, dia 20 de março.

Desta vez haverá alteração nos locais de vacinação. As doses serão aplicadas na Secretaria Municipal de Saúde e na Câmara Municipal de Campo Maior. Em razão de problemas envolvendo o trânsito, não haverá vacinação no SAMDU (Serviço de Assistência Médica e Domiciliar de Urgência). O protocolo segue como de costume, através do sistema drive thru, de 8h às 17h.

“Essa etapa foi iniciada no último sábado, quando 60% do público alvo receberam a primeira dose. Agora, serão vacinados os 40% restantes. Para evitar transtornos no trânsito, fomos orientados a tirar o ponto de vacinação do SAMDU, uma vez que é muito próximo da BR, e transferi-lo para o prédio da Câmara Municipal de Campo Maior”, destacou a secretária de Saúde, Dorilene Vidal.

Desta vez, além dos documentos como CPF (Cadastro de Pessoa Física), cartão do SUS (Sistema único de Saúde) e caderneta de vacinação, o idoso deverá apresentar um comprovante de residência.

Para completar os 40% restantes do público que possui faixa-etária entre 75 e 79 anos, serão disponibilizadas cerca de 400 doses da vacina. Em breve, a Prefeitura de Campo Maior deverá convocar uma próxima etapa da vacinação, que será executada nos próximos dias.

Com informações ascom

Prefeitura promove atividade no Dia Mundial da Água em Campo Maior

Foto: ascom

A Prefeitura de Campo Maior, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), promoveram, nesta segunda-feira, evento alusivo ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março.

A atividade aconteceu na Praça Valdir Fortes e contou com a presença do prefeito Joãozinho Félix; do diretor do SAAE, Wellington Sena; do presidente da Câmara, vereador Sena Rosa; do secretário de Meio Ambiente, Marco Bona, da Secretária de Administração, Rosário Félix; da secretária de Planejamento, Maria Tereza, além de vereadores e a imprensa.

Na ocasião, houve distribuição de garrafas com água e panfleto informativo com orientações e dicas para a população fazer uso racional dos recursos hídricos.

De acordo com o prefeito Joãozinho Félix, atitudes simples podem contribuir para ajudar na preservação do meio ambiente: “Nós precisamos adotar medidas que visem a preservação da água como evitar o desperdício. Algumas atitudes podem fazer muita diferença e assim estamos contribuindo para um planeta mais saudável”, destacou.

Para o secretário de Meio Ambiente, Marco Bona, preservar os recursos hídricos são fundamentais para garantir a sobrevivência: “A data é um alerta para que a população preserve e economize. A água garante nossa sobrevivência, é urgente manter esse recurso disponível sempre pensando nas gerações futuras”, disse.

Já o diretor do SAAE, Wellington Sena, destacou as ações que a autarquia têm promovido para levar água de qualidade às torneiras dos campo-maiorenses: “Nossos serviços só melhoram porque temos uma equipe muito competente trabalhando todos os dias empenhada em levar água de qualidade para as residências do povo de Campo Maior. Nós estamos ampliando a rede de abastecimento e garantindo o acesso de milhares de pessoas a este bem tão valioso”, disse.

Com informações ascom

Campo Maior suspende vacinação de idosos com mais de 75 anos

Foto: ascom

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou, através de nota, que encerrou a vacinação de idosos entre 75 e 79 anos, ainda na manhã deste sábado, dia 20 de março.

O Ministério da Saúde repassou ao município 60% das doses, que correspondem a um pouco mais de 500 vacinas. A estimativa é que a totalidade chegue a 1 mil doses destinadas para a imunização desta faixa-etária em Campo Maior.

Em razão disso, não haverá mais vacinação na tarde deste sábado e nem amanhã, dia 21, até a chegada de novas doses. A vacinação dos idosos de 75 a 79 anos seguirá normalmente, seguindo a faixa etária assim que for restabelecido o estoque de vacina.

Foi intensa a procura pela vacina na manhã deste sábado em Campo Maior. Longas filas se formaram, tanto no SAMDU como na Secretaria de Saúde. Equipes da GTRANS organizaram o trânsito de veículos para dar mais agilidade à vacinação.

O prefeito Joãozinho Félix (MDB) visitou os pontos de imunização e parabenizou o trabalho das equipes de saúde. Segundo o gestor, o plano de imunização requer muita organização e planejamento por parte dos profissionais envolvidos.

Da Redação
[email protected]

Campo Maior: vacina de idosos de 75 e 79 anos ocorre no fim de semana

Dando continuidade a execução do plano de imunização contra a Covid-19, a Prefeitura Municipal de Campo Maior, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), comunicou a vacinação de idosos entre 75 e 79 anos. A vacinação acontecerá nos dias 20 e 21 de março, portanto neste próximo final de semana.

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) disponibilizou ao município de Campo Maior 60% das doses para a cobertura vacinal do público entre 75 e 79 anos. Os 40% restantes serão vacinados a medida em que forem repassadas novas doses pelo Ministério da Saúde para os Estados e municípios.

A vacinação ocorrerá através do sistema drive thru em dois pontos da cidade: o SAMDU (Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência) e na Secretaria de Saúde, a partir das 8h da manhã. É necessário levar a caderneta de vacinação, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e o CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Idosos que não apresentem condições de deslocamento serão vacinados em casa, por meio do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) mediante a visita de um agente de saúde.

Da Redação
[email protected]

Campo Maior: Centro Covid é referência no diagnóstico do coronavírus no Piauí

Foto: ascom

O Centro Covid de Campo Maior tem se destacado como uma das unidades de saúde mais atuantes no combate à Covid-19 em todo o Piauí. Referência no diagnóstico e no tratamento da doença, o Centro Covid tem sido procurado para a realização de testes, busca por medicamentos, máscaras e informações sobre vacinação, além de dúvidas em geral da população sobre a doença.

“As equipes de enfrentamento ao Covid estão atuando de forma intensiva para ajudar a promover o diagnóstico e o tratamento acessível para todos. A unidade disponibiliza dois tipos de teste: o teste rápido e o Swab. Quando a gente recebe os resultados, entramos em contato com os pacientes e se der positivo ele volta à unidade para fazer o tratamento”, destacou o enfermeiro, Juliano Sales.

De acordo com a coordenadora do Centro Covid, Dandara Galvão, a procura por testes tem aumentado significativamente nos últimos dias: “Nestes últimos dias a demanda tem aumentado de forma significativa aqui na nossa cidade. O que a gente observa é que os pacientes já vem ansiosos, com medo, pela perda dos entes queridos, o aumento dos casos, a falta de leitos nos hospitais. Tentamos passar todas as informações para que não haja dúvidas”, disse.

Ainda segundo a coordenadora, a consciência e a responsabilidade são peças fundamentais para evitar o aumento dos casos: “Entendemos que já estamos esgotados depois de um ano de batalha, mas precisamos aceitar essas mudanças para o bem da população. É preciso ter consciência e responsabilidade frente ao coronavírus, por isso, nunca é demais pedir que usem máscaras e mantenham as medidas de higienização e de isolamento social”, pediu.

Para a secretária de Saúde, Dorilene Vidal, o combate à pandemia depende, antes de qualquer coisa, da própria população: “A Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria de Saúde, tem a estrutura adequada e profissionais qualificados para intermediar o enfrentamento à Covid, mas o que nós queremos é que ninguém precise destes serviços. Para isso, é necessário continuar intensificando medidas de higiene e evitar as aglomerações”, finalizou.

Da Redação
[email protected]

Prefeitos vêm a Campo Maior conhecer proposta de escola cívico-militar

Foto: ascom

Os prefeitos da cidade de Picos, Gil Paraibano (Progressistas) e de Tianguá-CE, Dr. Luiz Menezes (PSD) estiveram em Campo Maior, no último sábado, dia 13 de março, para participarem da cerimônia de inauguração da Escola Cívico-Militar Coronel Octávio Miranda.

O prefeito de Viçosa do Ceará, José Firmino (MDB), não pôde participar, mas justificou a ausência. Ambos os gestores vieram conhecer um pouco mais a respeito do projeto de implantação de uma escola cívico-militar. Eles demonstraram interesse e pretendem construir escolas semelhantes a que foi inaugurada em Campo Maior.

“A cidade de Campo Maior e o prefeito Joãozinho Félix estão de parabéns pela iniciativa. Nós também temos interesse em levar para o município de Picos uma escola cívico-militar e viemos aqui para conhecer um pouco mais sobre o projeto. Temos certeza que muitos outros gestores do estado também vão aderir a essa proposta na educação pública”, destacou o prefeito de Picos, Gil Paraibano.

De acordo com o prefeito de Tianguá, Dr. Luiz Menezes, a cidade de Campo Maior será uma referência na educação pública: “Campo Maior é pioneira no do Piauí e será imitada por outros municípios do Estado e do Nordeste. Cerca de 40 cidades do Ceará têm interesse no Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares e Tianguá é uma delas”, disse.

O prefeito Joãozinho Félix (MDB) agradeceu a visita dos gestores e disse estar honrado em saber que o município de Campo Maior está sendo tomado como modelo de educação de qualidade: “Nós estamos felizes pelo reconhecimento e por saber que a nossa proposta chamou a atenção e despertou o interesse de outros gestores. O que queremos é manter nossos estudantes mais cientes de suas responsabilidades e contribuir para que fiquem cada vez mais distantes do crime e das drogas”, falou.

A Escola Cívico-Militar Coronel Octávio Miranda foi inaugurada no dia 13 de março, durante as homenagens pelos 198 anos da Batalha do Jenipapo. A instituição fará parte da rede pública municipal de Campo Maior e terá a sua gestão compartilhada entre civis e militares. Os professores irão administrar a parte pedagógica e os militares irão cuidar da infraestrutura, patrimônio, ordem e disciplina.

Da Redação
[email protected]

Campo Maior já aplicou 2.806 doses de vacinas contra a Covid-19

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já aplicou um total de 2.806 doses da vacina contra a Covid-19. Deste total, 2.212 correspondem a 1° dose e 594 a 2° dose.

Já receberam a primeira dose 1441 profissionais da área da saúde, 265 idosos com faixa etária a partir de 90 anos e 506 idosos com idade entre 80 e 89 anos. A segunda dose foi aplicada em 504 trabalhadores da saúde e em 90 idosos a partir de 90 anos de idade.

Um total de 594 pessoas já receberam as duas doses e podem ser consideradas totalmente imunizados. A Prefeitura segue executando o plano de imunização de acordo com as diretrizes estabelecidas pelas autoridades sanitárias e pelo Ministério da Saúde.

“Conforme o Ministério da Saúde repassa essas vacinas aos estados, nós damos continuidade ao plano de imunização com muita responsabilidade priorizando os grupos de risco. Em breve, vamos dar início à vacinação de pessoas acamadas entre 75 e 79 anos e aplicar a segunda dose nos grupos anteriores”, destacou a secretária de Saúde, Dorilene Vidal.

Ainda segundo a secretária, é importante manter os cuidados com a higienização e uso de máscaras mesmo após a aplicação das duas doses: “Pedimos a manutenção de todos os cuidados como evitar as aglomerações e uso de máscaras porque a vacina não impede o contágio em 100% dos casos. Os efeitos são para minimizar sintomas mais fortes e evitar que as pessoas necessitem de internação”, explicou.

Da Redação
[email protected]

Campo Maior: comissão realiza oitiva de ex-presidente do legislativo

Foto: Ascom

A Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Campo Maior realizou a oitiva da ex-presidente do Poder Legislativo, Josenaide Nunes Matos, no processo que apura irregularidades na sessão extraordinária realizada no ano de 2013 que aprovou a Parceria Público Privada (PPP) da iluminação pública de Campo Maior.

Josenaide foi questionada pelos membros da Comissão de que forma a pauta foi colocada em discussão à época, se houve pressão política do Poder Executivo e Legislativo para a apreciação da matéria e como transcorreu o processo legislativo para análise do texto. A ex-presidente revelou que lembra pouca coisa do período, já que se passaram sete anos.

“Na época a matéria foi colocada em votação em regime de urgência porque a Câmara já estava de recesso, era no mês de dezembro. Como faz muito tempo, não recordo muito bem como tudo foi realizado. Também é difícil dizer se houve pressão pelo tempo que já se passou. O que é certo é que essa PPP fez muito mal ao povo de Campo Maior e estou aqui para colaborar com o que for preciso para corrigir esse erro”, disse Josenaide.

O presidente da Comissão Especial, vereador Neto dos Corredores (Republicanos), explicou que o ex-presidente da Câmara, Fernando Miranda, também foi convocado para ser ouvido porque também apurou as irregularidade em sua gestão. Fernando não compareceu, mas prestou as informações por escrito  devido a suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

“As informações dos ex-presidentes sobre os vícios no processo que aprovou a PPP e o relatório do Poder Executivo atual mostrando que a empresa não está cumprindo o contrato, são importantes para embasar o relatório que esta Comissão apresentará para apreciação dos pares”, disse Neto dos Corredores.

O relatório será apreciado pelos membros da Comissão (Neto dos Corredores, Manin Pereira, Antônio Wilson e Zacarias Neto) e, se aprovado, será enviado para votação em plenário.

Fonte: Ascom

Diretores e coordenadores são empossados em solenidade em Campo Maior

Aconteceu, na manhã desta segunda-feira (8), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a solenidade de posse dos diretores e coordenadores das escolas da rede pública municipal de Campo Maior. Estiveram presentes o prefeito Joãozinho Félix; o secretário de Educação, Luís Carlos Martins; a assessora de Educação, Maria José Andrade Santos e da gerente de Ensino e Planejamento, Maria Bernadete Portela Barros.

“A partir de hoje se inicia uma nova etapa na construção da educação pública de Campo Maior. Queremos dos gestores um compromisso com a educação de qualidade. Para isso são necessários habilidade, liderança e diálogo na sala de aula”, destacou o secretário de Educação, Luís Carlos.

Em sua fala, o prefeito Joaozinho Félix parabenizou os empossados e pediu dos gestores a garantia da autoridade do professor na sala de aula e o compromisso com o exercício da cidadania: “Precisamos resgatar uma educação de qualidade e isso somente será possível se o professor for respeitado, por isso, pedimos dos senhores e senhoras a garantia desse direito. Somente incentivando a ordem e a disciplina será possível fazer dos nossos alunos cidadãos cientes dos seus direitos e deveres”, disse.

Em seguida, houve a entrega simbólica de algumas portarias aos diretores e coordenadores. As mulheres presentes receberam flores, numa homenagem ao dia internacional da mulher, comemorado nesta segunda-feira, dia 08 de março. Após a solenidade, foi servido um coquetel aos participantes.

Da Redação
[email protected]

Campo Maior intensifica ações de fiscalização para conter avanço da Covid-19

A Prefeitura de Campo Maior reforçou as fiscalizações durante este final de semana a fim de fazer valer o decreto estadual que intensificou as medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 no Estado. Entre as novidades a ampliação do toque de recolher, que a partir da sexta-feira (5) passou a ser das 22h às 05h. O novo decreto vale até o dia 15 de março.

Uma ação conjunta envolvendo a Secretaria de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária, a GTRANS (Gerência de Trânsito), a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF)  intensificou o cumprimento das medidas através de rondas e barreiras sanitárias para desfazer aglomerações e possíveis festas clandestinas, em balneários e demais estabelecimentos.

Durante os finais de semana as medidas são ainda mais rigorosas e só estão autorizadas a funcionar as atividades consideradas essenciais. O restante do comércio e dos serviços continua suspenso assim como os eventos culturais, esportivos e sociais, bem como o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam aglomerações.

Todas essas exigências são necessárias para coibir o aumento dos casos de Covid-19 em Campo Maior. Os hospitais da região acenderam sinal de alerta e comunicaram superlotação de leitos, tanto de UTI como de estabilização. Evitar as aglomerações, usar máscaras e higienizar as mãos são algumas das maneiras de evitar o contágio e uma possível necessidade de internação.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores