Cidadeverde.com

Por que a aprovação do FUNDEB foi importante?

FUNDEB é a sigla para Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Trata-se de um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito Federal, num total de vinte e sete fundos), formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, vinculados à educação por força do disposto no art. 212 da Constituição Federal. Além desses recursos, ainda compõe o Fundeb, a título de complementação, uma parcela de recursos federais, sempre que, no âmbito de cada Estado, seu valor por estudante não alcançar o mínimo definido nacionalmente. Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica.

Antes do FUNDEB (e de seu antecessor, o FUNDEF) não existia uma política unificada voltada para a educação básica no país e aí já sabe: era um faz de conta total. Não existiam metas e nem formas de avaliar como a educação ia. Os governantes pagavam para os professores o que achavam que era para pagar. Não havia sequer a profissionalização da carreira. O FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério) foi criado em setembro de 1996 pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 2006, o FUNDEF deu lugar ao FUNDEB, pelas mãos do Presidente Lula.

Mas porque o FUNDEB é tão importante para educação do Brasil? Porque garante recursos para a melhoria das escolas e para um dos aspectos mais importantes da educação que é a valorização do pessoal docente. Historicamente a profissão de professor nunca foi valorizada. Exceto nos discursos do politicamente correto, governantes nas três esferas não conseguem entender que para ter bons quadros na educação é necessário que a carreira seja atrativa para os jovens. Desde muito tempo defendo a premissa de que as melhores árvores vêm das melhores sementes. Mas qual o jovem se torna atraído para uma carreira na qual não é possível se vislumbrar o sucesso? Por isso, 60% dos recursos deste fundo bilionário são destinados exclusivamente para bancar salários e planos de carreira para professores da educação básica, um passo extremamente importante para valorizar a carreira responsável por formar as demais carreiras.

O Senado aprovou em 25 de agosto de 2020 a implementação de um FUNDEB que se fortalece bastante com a aplicação de mais recursos federais, de maneira gradativa até 2026. Só para se ter uma ideia o valor anual aplicado por aluno, atualmente calculado em R$ 3.600,00 passará, até 2026, para R$ 5.500,00, um crescimento de quase 53% nos valores aplicados.

O que se chama atenção é para necessidade de que esta aplicação de recursos seja bem feita. Por vezes o problema da educação não é a falta de recursos e sim a forma como estes são aplicados. É necessário dar uma melhor otimização para o aplicado e isso vale para todo tipo de despesa, inclusive os recursos pagos pelo trabalho docente. Seria importante o estabelecimento de metas e, à medida que estas metas fossem sendo atingidas, mais melhorias fossem implementadas. A aplicação dos recursos tem que, obrigatoriamente, se revestir em resultados.

A educação melhor precisa sair do discurso para prática. Exemplos? Temos aos montes para nos espelhar.

Boa semana para todos (as).

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais