Cidadeverde.com

Cocal: Prefeitura assegura o incentivo à valorização à vida

A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou as atividades alusivas à Campanha Nacional Setembro Amarelo. A ação de abertura, da referida campanha, foi realizada na manhã desta quinta-feira (01/09), no cruzamento da Avenida Joaquim Vieira de Brito com a Avenida Raimundo Alves Pereira, no centro da cidade, por ser um ponto estratégico, onde há grande fluxo de pedestres, carros e motos, facilitando a entrega de informações (panfletos) a população.

Setembro amarelo é uma campanha de conscientização de prevenção ao suicídio. No Brasil, ela foi criada em 215, com a proposta de associar a cor amarela ao mês que marca o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorado no dia 10 de setembro.

O suicídio pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.

De acordo com o portal Itatiaia, um relatório liberado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta o suicídio como uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo, na frente de doenças como HIV, malária e câncer de mama, e até de guerras e homicídios. Por ano, quase 800 mil pessoas, em todo mundo, cometem suicídio, e a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no planeta.

Porque “Amarelo”?

A cor da campanha foi escolhida porque em 1994 um jovem americano, de 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíra, no funeral, cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espalhando mundo afora.

Onde buscar ajuda?

As pessoas podem pedir ajuda nos postos e centros de saúde, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), na Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento  (SAMU-192) e Centro de Valorização da Vida (188 - ligação gratuita).

A secretária Fabrícia Vieira, na ocasião, disse que no decorrer de todo mês a equipe da Saúde (CAPS, NASF E UBSs) estará desenvolvendo atividades (palestras) referentes ao Setembro Amarelo, tendo como foco a prevenção contra o suicídio e o incentivo à valorização da Vida. 

O evento, executado pelo CAPS, em parceria com o NASF, além dos demais profissionais da Saúde envolvidos na ação, contou com a presença  e participação da primeira-dama e secretária de Governo, Vanda Machado.

Ascom