Cidadeverde.com

Prefeitura de Cocal garante II Mutirão de Cirurgia de Catarata à população

Nessa terça-feira, dia 20 de setembro, a Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou o segundo mutirão de cirurgias de catarata.

A ação foi executada por meio de parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, e os atendimentos foram realizados no Hospital Joaquim Vieira de Brito, HJVB de Cocal.

O evento visa melhorar a qualidade de vida da população cocalense, principalmente da saúde da visão, tendo em vista que a catarata é a maior causa de cegueira reversível no mundo, apresentando entre seus primeiros sintomas, borrões na visão, além da dificuldade para enxergar.

O senhor Cesário Caetano, morador da Agrovila Jacaré, na zona rural do município, disse estar muito orgulhoso pela oportunidade de estar participando desse mutirão. Ele não economizou nos elogios à equipe, em especial pelo atendimento dispensado aos pacientes, desde a acolhida até o final do processo cirúrgico: “Estou me sentindo muito bem, graças a Deus. 

Fomos  tratados muito bem por essas meninas que nos atenderam e cuidaram da gente como a gente deve ser tratado. Estou muito satisfeito”.

Nessa segunda etapa, segundo a secretária de Saúde, Fabrícia Vieira, além dos cocalenses, também foram selecionadas pessoas dos municípios de bom Princípio do Piauí, Caraúbas e Cocal dos Alves: “Cerca de 200 pacientes participaram da triagem. Desse quantitativo, 181 foram classificados pela equipe médica e encaminhados para se submeterem à cirurgia.  Todo o processo cirúrgico foi executado com êxito”, disse Fabrícia.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais