Cidadeverde.com

Grêmio fecha acordo com elenco e parcela parte de salários até 2022

O Grêmio fechou acordo com grupo de jogadores e vai parcelar cerca de 20% dos salários do elenco dos próximos três meses em 24 vezes. O acerto faz parte da segunda onda do plano de contingência do clube diante da crise do novo coronavírus.

Os termos passam a valer a partir de julho. Confirmada pela reportagem, a informação foi publicada pelo Globoesporte.com.

Em termos técnicos, o Grêmio fará um diferimento na folha salarial do elenco principal. Os atletas não aceitaram a proposta de redução salarial, ou seja, recusaram corte de vencimentos por três meses. As negociações por acordo começaram há semanas e chegaram a envolver Renato Gaúcho.

A folha salarial do Grêmio fica perto de R$ 12 milhões e, com o acordo, o clube se compromete em pagar valores até o final de 2022. O prazo foi estipulado para evitar acúmulo de despesas e falta de fluxo de caixa ao longo da próxima temporada.

Em março, o Grêmio fez primeiro acordo com jogadores e adiou pagamento do direito de imagem referente a três meses. No acerto também foi adiada a quitação de luvas de novos contratos e renovações.

JEREMIAS WERNEK
PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS)

 

Ferj não espera STJD e divulga nova tabela; Botafogo e Fluminense ameaçam não jogar

FOTO: LUCAS MERÇON/ FLUMINENSE F.C.

 

A Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) divulgou nesta terça-feira (23) a tabela com a quarta e a quinta rodadas da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca.

Nela, consta que o Botafogo deverá enfrentar a Cabofriense neste sábado (27), às 17h, no Engenhão, e o Fluminense irá recebe o Volta Redonda no domingo (28), às 19h, no Maracanã. No entanto, tanto alvinegros quanto tricolores não foram consultados e ameaçam, mais uma vez, não jogar.

As duas equipes vão esperar pela decisão das medidas inominadas impetradas no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para adiar suas partidas. A corte ainda não deliberou sobre sua decisão, que pode modificar as datas mais uma vez.

No informativo, o Vasco receberá o Macaé também no domingo, às 16h, em São Januário, e o Flamengo –por já ter atuado na quarta rodada, vencendo o Bangu por 3 a 0 na última quinta (18)– só entrará em campo em 1º de julho, já pela quinta rodada, diante do Boavista, no Maracanã.

Nas últimas tentativas de acordo, Fluminense acenou com a possibilidade de jogar nos dias 30 de junho e 3 de julho, enquanto o Botafogo propôs atuar em 1º e 4 de julho, mas a Ferj não concordou e manteve o impasse.

Todos os jogos da quinta rodada também já estão definidos e acontecerão na mesma data: 1º de julho, com o horário ainda a definir. O Botafogo pega a Portuguesa, o Vasco encara o Madureira e o Fluminense enfrenta o Macaé.

BRUNO BRAZ, CAIO BLOIS E LEO BURLÁ
RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) 

Cartório fecha após funcionários testarem positivo para Covid-19

Foto: Reprodução Google Street View

Um cartório localizado no município de Inhuma, a 240 quilômetros ao Sul de Teresina, suspendeu as atividades após três funcionários da serventia testarem positivo para Covid-19.

A oficial interina do cartório testou positivo para infecção pelo novo coronavírus no último sábado (20) e no domingo (21) os demais funcionários também foram submetidos a exames que confirmaram a contaminação.

Em comunicado, a oficial substituta do cartório, Maria do Carmo de Oliveira, informou a suspensão das atividades a partir dessa segunda-feira (22) ainda sem data para retorno.

"Fiquem em casa, se precisarem sair, usem máscara, álcool em gel e cuidado redobrado. Mesmo fazendo toda higienização diária do cartório, antes e durante o atendimento, pensando na nossa proteção e na proteção de todos vocês, ainda assim fomos infectados", disse a funcionária. 

O cartório passou por sanitização. Os funcionários testados positivo estão sendo medicados e encontram sem sintomas. 

Com 318 casos notificados até esta segunda-feira (22), o município de Inhuma possui 44 casos confirmados, 7 suspeitos e um óbito.

Valmir Macêdo
[email protected]

No Piauí, 26 municípios enfrentam entraves para a reabertura; veja lista

Foto: arquivo Cidadeverde.com


No estado, 26 municípios enfrentam ações judiciais ou têm recomendações proibindo a reabertura das atividades econômicas, segundo levantamento do Ministério Público Estadual.  

Veja levantamento aqui

Cinco cidades já têm decisões judiciais anulando decretos de prefeitos como Piracuruca, Barras, Regeneração, Marcolândia e Parnaíba.

O caso da prefeitura de Parnaíba já chegou até o STF (Supremo Tribunal Federal). O prefeito Mão Santa defende a reabertura gradual das atividades e já chegou a ser multado em R$ 75 mil pela justiça.  O STF manteve decisão do comércio continuar fechado. 

Com o decreto de isolamento social do governo do estado, em vigor até o dia 6 de julho, a procuradora geral de Justiça, Carmelina Maria Mendes de Moura, recomenda a suspensão das atividades em todo o estado.

A procuradora alega que a abertura do comércio poderá aumentar os casos da covid-19 e  levar o colapso da rede de saúde.

As prefeituras estão recorrendo das decisões e garantem que a flexibilização ocorre com protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde. 

Veja lista dos municípios com recomendações ou ação judicial para a não reabertura das atividades: 

São Raimundo Nonato 
São Lourenço 
Dirceu Arcoverde
São Braz
Dom Inocêncio
Várzea Branca 
Fartura do Piauí 
Coronel José Dias 
Bonfim do Piauí
Parnaíba
Piracuruca
Barras
Canto do Buriti 
Itaueira 
Valença
São Luís do Piauí,
Monsenhor Hipólito,
Aroeiras do Itaim, 
Paquetá,
Francisco Santos, 
Campo Grande do Piauí 
Caridade
Regeneração 
Marcolândia
Picos
Itainópolis

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Marcelo Castro diz que votará pelo adiamento das eleições para novembro

O senador piauiense Marcelo Castro (MDB) afirmou nesta terça-feira (23) que votará favorável pelo adiamento das Eleições Municipais para o dia 15 de novembro. A proposta de PEC tem como relator o senador do Maranhão Everton Rocha (PDT) e será votada nesta terça.

A proposta mantém os prazos da Justiça Eleitoral mas adia de outubro para novembro a data da votação. A PEC prevê o primeiro turno das Eleições no dia 15 de novembro e no dia 29 de novembro o segundo turno. 

“A novidade que é que esse parecer, esse relatório, ele permite em alguns casos específicos, provocados pela Justiça Eleitoral, indo para o TRE, indo para o TSE, indo para o Congresso baixar um decreto legislativo estabelecendo que determinado município que está em um pico da pandemia, que não pudesse ser realizado naquela data junto com os demais municípios do Brasil”, informou Marcelo Castro. 

A data da eleição para os municípios que porventura fossem afetados por um alto número de infecções pelo novo coronavírus em novembro seria adiada para o dia 27 de dezembro.

Valmir Macêdo
[email protected]

HGV está com 100% dos leitos de UTIs Covid ocupados e testa acompanhantes de pacientes

O diretor do Hospital Getúlio Vargas (HGV), médico Gilberto Albuquerque, afirmou nesta terça-feira (23) que todos os 43 leitos de UTI destinados aos pacientes com Covid-19 estão 100% ocupados; já os de enfermaria chega a 92% de ocupação.  O diretor disse ainda que o HGV está testando para o novo coronavírus todos os acompanhantes de pacientes. Sobre os servidores, Albuquerque destacou que 83 funcionários já se infeccionaram; afastados hoje são 26.  

"Nós estamos em uma fase mais avançada do protocolo: começamos fazer o teste dos servidores sintomáticos, depois evoluímos para todos os servidores, depois para pacientes sintomáticos, e após para todo e qualquer pacientes.   Agora, nós estamos retestando os servidores com a rotina semanal e fazendo o teste em todos os acompanhantes". 

O diretor cita que pacientes de outras unidades de saúde que precisam se internar no HGV testaram positivo para a Covid-19. "Nós já identificamos vários acompanhantes que também positivam no exame. (O teste) garante que a gente proteja outros pacientes, inclusive nossos servidores". 

Sobre os servidores, o diretor disse que é um clico: enquanto uns saem com suspeito ou para tratamento, outros já estão retornando para as atividades no HGV. "Uns positivos se afastam, outros terminam a quarentena e voltam".  Todos são acompanhados em casa, nenhum internado. 

Albuquerque ressalta que o hospital passa por algumas modificações. "Até o final de semana nós deveremos acrescentar mais 10 leitos de UTI, e provavelmente 20 leitos clínicos". 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Tribunais derrubam liminares por cirurgias eletivas no SUS na pandemia

 Foto: Governo do Piauí

Tribunais de Justiça do país têm derrubado ou modificado liminares que obrigam municípios e estados a realizarem cirurgias eletivas na pandemia de Covid-19, sob argumento de que o SUS enfrenta sobrecarga de pacientes e que há risco de contaminação em ambiente hospitalar.

Ao mesmo tempo, na rede privada, esses procedimentos, que respondem por 85% dos atendimentos, já foram retomados há duas semanas com o aval da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), após hospitais e sociedades médicas garantirem ter condições e segurança para a oferta dos serviços. Entre abril e maio, o movimento nos hospitais privados teve queda de até 90%.

Em maio, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) publicou resolução recomendando aos juízes que, no julgamento de ações que versam sobre o direito à saúde, priorizem a concentração de recursos financeiros e humanos no controle da pandemia e que respeitem os arranjos locais de suspensão de cirurgias eletivas.

O texto sugere que os magistrados tenham maior deferência aos gestores públicos e evitem intimações pessoais dirigidas a eles, imposição de multas processuais e que estendam, sempre que possível, prazos para o cumprimento de ordens judiciais voltadas à compra de remédios e procedimentos não essenciais.

Segundo a juíza federal Candice Lavocat Galvão Jobim, conselheira do CNJ, os tribunais têm considerado a urgência do momento e as recomendações do conselho, mas, diante de um caso concreto, os juízes têm autonomia na decisão.

De 17 liminares concedidas por juízes paulistas determinando que gestores estaduais e municipais realizassem procedimentos eletivos na pandemia, só uma foi mantida pelo TJ-SP, que argumentou risco de morte de paciente que precisava de transplante de fígado.

Em outros três casos, as decisões foram reformuladas. "[As decisões] foram, sim, você [usuário] tem razão, mas espera um pouco", diz o advogado Daniel Wang, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), que analisou os casos a pedido da reportagem.

Nos 13 casos restantes, referentes a pedidos de cirurgias de quadril, de joelho, de coluna e de retirada de cistos, entre outras, as liminares foram derrubadas. Uma delas obrigava a Prefeitura de Jundiaí (SP) a realizar cirurgia de joelho em paciente de 67 anos.

O município argumentou que, além de cirurgias eletivas estarem suspensas desde 18 de março, o paciente era do grupo de risco do vírus e estaria mais exposto se o procedimento fosse feito. O TJ-SP acolheu o argumento. "Nesse cenário de calamidade pública, e considerando os esforços que as autoridades públicas vêm adotando para minimizar os impactos do coronavírus, não há como acolher o pedido do autor", disse o relator, desembargador Marcelo Semer.
Segundo Wang, muitas dessas decisões do TJ-SP são baseadas em norma anterior da ANS que recomendava a suspensão das cirurgias eletivas na pandemia. "Não tem peso legal, mas foi um indicador de como estava se comportando o setor naquele momento", diz.

No Espírito Santo, o TJ derrubou oito liminares que autorizavam consultas e cirurgias eletivas. Também há muitas decisões de primeira instância nesse sentido.

Na Paraíba, após negar pedido de liminar que determinava cirurgia para tratar ruptura de ligamento de joelho, a juíza Silvanna Cavalcanti escreveu que o sistema de saúde corre risco de colapso é preciso que o Judiciário exerça um "redobrado juízo de autocontenção".

Em Pernambuco, entre março e início de junho foram concedidas 49 liminares obrigando o estado a realizar cirurgias eletivas. Mas, segundo a procuradora Cristina Câmara, coordenadora do núcleo de saúde, houve postura do Judiciário de não interferência nas medidas legais adotadas para o combate da pandemia.

Em 10 de junho, os atendimentos não urgentes foram retomados em Pernambuco.

Para o procurador Fernando Alcântara Castelo, chefe da Procuradoria de Saúde do Paraná, o TJ tem sido compreensivo tanto em decisões judiciais mais recentes quanto em relação àquelas anteriores à pandemia, ainda não cumpridas pelos gestores públicos. "Se não há como reformar a decisão liminar, a gente consegue suspender o cumprimento por algum tempo."

Até março, das 600 a 800 ações judiciais mensais, 10% eram procedimentos eletivos. A partir de abril, houve queda de 40% nessas demandas.
Segundo Castelo, ao menos 20 das ações judiciais pediam que parturientes tivessem acompanhantes na internação, situação vetada pelos hospitais públicos. A proibição foi mantida na maioria das decisões. Duas liminares foram favoráveis à gestante.

Na sexta (19), a ocupação dos leitos do SUS no PR estava em 85%. Não há previsão retomar procedimentos eletivos
Jurandir Frutuoso, secretário-executivo do Conass (Conselho Nacional de Secretários da Saúde), diz que houve arrefecimento da pressão judicial que existia sobre os gestores para procedimento no SUS.

Candice Jobim diz que a volta dos procedimentos eletivos demandará cautela para o SUS não entrar em colapso, já que, antes da pandemia, ele não dava conta de todas as demandas. Segundo ela, o CNJ elabora plano nacional com gestores de saúde para mitigar isso.

Fonte: Folhapress

 

Corinthians cede arena e dá desconto em testes de Covid-19 para sócios

O Corinthians disponibilizou uma área da Arena Corinthians para triagem e testes rápidos para Covid-19. A ação é uma parceria com o HCA (Health Control Assistant) e visa auxiliar nas ações de controle da doença. Os sócios do clube ainda ganharão desconto nos testes.

Os procedimentos realizados terão duração aproximada de 20 minutos e serão supervisionados por profissionais de saúde.

Com preços abaixo dos praticados no mercado, o teste custará R$ 135 para os detentores de planos Fiel Torcedor e poderá ser feito por qualquer outro interessado com valor de R$ 160.

O processo começa nesta quarta-feira (24). Os testes podem ser agendados em um site específico criado para a ação. A testagem ocorrerá de segunda à sexta, das 9h às 17h, e a expectativa é atender mais de 10 mil pessoas. Além da testagem, haverá doação de máscaras no local.

"Essa é uma oportunidade para que as pessoas consigam realizar o protocolo em segurança e seguindo todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Todos, independente do time para que torce, estão convidados para vir até a Arena realizar o teste, pois o nosso maior adversário, no momento, é o coronavírus", afirma Caio Campos, superintendente de marketing do Corinthians.

"Os testes na Arena Corinthians são uma solução essencial para que as pessoas possam tomar decisões conscientes e assertivas, minimizando os riscos de contágio", finalizam os cofundadores Adriano Bragança e Rafael Verona, juntamente com Paulo Pan, que atua em caráter global nas áreas de negócio, esporte e desenvolvimento social.

Fonte: UOL/FOLHAPRESS

 

Carga com 10 mil testes que detectam o coronavírus, já no 2º dia, chega ao Piauí

  • corregedor_ricardo_gentil-6.jpg Divulgação / Ccom
  • corregedor_ricardo_gentil-5.jpg Divulgação / Ccom
  • corregedor_ricardo_gentil-4.jpg Divulgação / Ccom
  • corregedor_ricardo_gentil-3.jpg Divulgação / Ccom

O governo do Estado comprou e chegaram nesta terça-feira (23) ao Piauí dez mil testes rápidos mais eficientes para ajudar da detecção de casos de coronavírus. Os novos kits serão usados nas testagens do programa Busca Ativa, que faz uma rastreamento da Covid-19 nos municípios piauienses.  

O teste rápido adquirido pelo governo é o teste de antígeno, que detecta proteína do coronavírus na fase de atividade da infecção e é mais sensível que o teste usado atualmente, que identifica presença de anticorpos no sangue do paciente e diz apenas se a pessoa já teve contato com o vírus.

Diferente do teste rápido aplicado hoje que, para ter resultado mais preciso tem que ser feito entre 8 a 10 dias de sintomas, o exame de antígeno pode ser realizado entre o 2º ao 4º dia de infecção. 

"Compramos 50 mil testes antígenos que descobre mais cedo, junto com o PCR. Recebemos os primeiros 10 mil, fomos buscar lá em Minas Gerais. Esse teste descobre ali a partir do segundo dia. Descobrindo mais cedo temos a condição de garantir o tratamento mais cedo", declarou o governador Wellington Dias .

A farmacêutica bioquímica Symonara Faustino explica que a coleta do teste rápido de antígeno é feita através do swab da nasofaringe, onde um cotonete estéril é introduzido no nariz do paciente. O resultado fica pronto entre 15 a 30 minutos. 

"O antígeno é  uma proteína que faz parte da estrutura do vírus. Ele detecta o vírus e a diferença do RT PCR é que o PCR pega o material do vírus e amplifica. Por ele amplificar é muito mais sensível. A maior vantagem do teste de antígeno é a praticidade e pode ser feito sem estrutura laboratorial", explica Symonara.

A prefeitura de Teresina já está na fase de implementação deste tipo de teste. Em alguns pacientes com sintomas, estão sendo realizados tanto o teste com antígeno como o PCR. Em pelo menos 100 os resultados dos dois tipos de exames foram iguais. 

O PCR é considerado o exame padrão ouro para diagnóstico da Covid-19 porque detecta a presença do vírus SARS-CoV-2. É feita análise em material colhido no nariz e garganta do paciente. O resultado fica pronto em até 48horas. 

 


Izabella Pimentel
[email protected] 

UPA do Renascença aproxima família e paciente com Covid-19 com ligações de vídeo

Foto: Ascom

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Renascença iniciou esta semana um trabalho para aproximar os pacientes com Covid-19 dos seus familiares. Como as visitas não são permitidas, a psicóloga Mércia Fernanda vai até os leitos e faz chamadas de vídeo, permitindo o contato da família com as pessoas em tratamento. 

“O foco do projeto é aproximar e fortalecer os vínculos familiares nesse momento de internação. Pois manter o vínculo afetivo do paciente, mesmo que de forma digital, contribui para sua recuperação”, explica Mércia Fernanda, informando que as ligações de vídeo são feitas de domingo a domingo, a partir das 11h.


Um dos pacientes que aprovou a iniciativa foi Pedro Marcos dos Santos Neto de 49 anos, instrutor de autoescola, que está sendo tratado na UPA Renascença. “Eu já estava preocupado de como iria informar minha família. Agora, depois desse contato, já posso ficar mais tranquilo, pois eu estava sem dormir, preocupado”, contou.

A proposta da Upa Renascença com a iniciativa é humanizar seus serviços. “Em meio à pandemia, o cuidado com a saúde física e mental de nossos pacientes, e também dos seus familiares, é essencial. Ouvir do paciente ‘Depois dessa ligação, meu coração acalmou e até minha respiração melhorou’ é muito gratificante!”, afirma Thamara Carvalho, diretora da UPA do Renascença.

 

[email protected]

Posts anteriores