Cidadeverde.com

Covid: Piauí registra mais 15 mortes e ultrapassa 15 mil casos confirmados

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O Piauí registrou mais 15 óbitos e 793 casos confirmados do novo coronavírus. Os dados foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), na noite desta segunda-feira (22).  

Com os números, são 517 mortes e 15.269 casos confirmados no total acumulado desde 19 de março. 

Das 15 mortes registradas, a maioria é de Teresina: cinco homens (30, 68, 80, 82 e 97 anos) e três mulheres (70, 75 e 90 anos). Já são 291 vidas perdidas na capital por covid-19. 

Mais quatro óbitos são de Parnaíba, que acumula 49 mortes. São três vítimas do sexo masculino (56, 81 e 84 anos) e uma do feminino (96 anos). 

Foi confirmada também a nona morte de paciente de Esperantina, um homem de 63 anos.  

Picos registrou seu sétimo óbito: um homem de 77 anos.

Matias Olímpio registrou sua segunda morte: uma mulher de 68 anos.  

 

Novos casos confirmados
Com o primeiro teste positivo em Coronel José Dias, são 195 municípios com casos confirmados - em todo o Piauí, apenas 29 não têm registro do novo coronavírus. 

Teresina ultrapassou a barreira dos 6 mil casos (6.065) e Parnaíba se aproximou dos 2 mil (1.959). Os outros municípios com mais de 400 casos são Campo Maior (500), Barras (457) e Picos (418). 

Um bebê de 4 meses e uma pessoa de 103 anos estão entre os novos casos confirmados. 

Situação hospitalar
O número de internações continua a subir. Foram 65 novos pacientes nas últimas 24 horas (827 internados em leitos para tratamento de covid-19), contra 20 altas médicas (861 no total acumulado). 

São 522 pacientes em leitos clínicos e 287 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), os maiores números registrados até agora. Outros 18 estão em leitos de estabilização. 

Apesar do crescimento de internados, houve aumento nas vagas de UTI, e a ocupação atual é de 69,32%. Somados terapia e estabilização, que reúnem os leitos com respiradores, a ocupação é de 64,35%. 

 

Fábio Lima
[email protected]

Homem é preso após colocar veneno de barata em máscara da ex-mulher

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Um homem de 55 anos foi preso, na madrugada desta segunda-feira, 22, acusado de embeber as máscaras de proteção facial da ex-mulher com veneno de matar baratas e outros insetos, em Presidente Prudente, interior de São Paulo. A vítima acionou a Polícia Militar alegando que a casa foi invadida pelo suspeito, que a ameaçou e agrediu, além de ter danificado o imóvel. Ela tinha medida protetiva judicial contra o homem em razão de agressões e ameaças anteriores.

Durante a ocorrência, a mulher de 44 anos mostrou aos policiais duas máscaras que estavam sobre a pia, ao lado de uma lata com o inseticida. Ela acusou o ex-marido de ter usado o veneno para embeber as máscaras que ela usaria de manhã, ao sair de casa. Os policiais constataram sinais do produto nos protetores faciais, que foram recolhidos para perícia. O homem foi encontrado e detido em um carro parado a poucos metros da casa da vítima. Ele negou as acusações e alegou que estava infectado pelo coronavírus.

O suspeito foi levado a uma unidade de pronto-atendimento. O exame não detectou sintomas da doença, nem a presença do vírus no organismo do paciente. Conduzido ao plantão da Polícia Civil, já na presença de seu advogado, o homem se manteve calado. Acusado de tentativa de homicídio, além do descumprimento de medida protetiva, ele foi levado à prisão e deve passar por audiência de custódia ainda nesta segunda-feira.

O defensor informou que vai aguardar a audiência e, se mantida a prisão, entrará com pedido de habeas corpus. O inseticida supostamente usado para contaminar as máscaras tem potencial de alta toxicidade, causando irritação e queimação na pele ao contato. Se inalado de forma prolongada, causa vertigem e danos ao sistema nervoso central.

Por José Maria Tomazela
Estadão Conteúdo

Governo decreta luto pelos 502 mortos no Piauí e pede que população "faça sua parte"

Foto: Roberta Aline

O governador Wellington Dias (PT) decretou uma semana de luto no Piauí em homenagem às 502 pessoas que morreram por covid-19 no estado. O decreto foi anunciado nesta segunda-feira (22) durante transmissão ao vivo nas redes sociais, onde foi comunicado pelo governador a prorrogação da quarentena até o dia 6 de julho, baseado em números de uma nova pesquisa Amostragem. 

"Alcançamos um número acima de 500 óbitos. Vamos colocar um decreto estabelecendo uma semana de luto por todas as pessoas que perderam a vida e em especial essas 502 pessoas. Que isso seja para refletir a importância da vida", disse o governador.

A sétima rodada de pesquisas sobre o índice de propagação do novo coronavírus no Piauí revelou que a taxa de transmissibilidade voltou a aumentar: passou de 1.3 para 1.5, segundo o Instituto Amostragem. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de junho, com 4.009 pessoas de 11 municípios no Piauí, no qual 412 testaram positivo para a doença. A estimativa de pessoas infectadas para o Piauí é de 336.386, dessas, cerca de 111 mil ainda estão transmitindo o vírus. Se antes 10 pessoas infectavam 13 outras pessoas, agora 10 pessoas estão infectando 15. A pesquisa estima ainda que a população piauiense que já entrou em contato com vírus passou de 4% para 10%, isso acarretou um crescimento de 2,5 vezes em apenas uma semana.

Não adianta culpar o prefeito e o governador

Diante da situação, o governador chamou a atenção para o cumprimento das medidas de isolamento social. Segundo ele, todos precisam fazer a sua parte. “Não adianta ficar culpando o prefeito, as equipes, o governador, o presidente, aqui é cada um fazer a sua parte. Estamos aí para trabalhar”, afirmou, ressaltando que, neste momento, a prioridade é a vida.

“Estamos com 90 dias da paralisação do comércio. É claro que isso gera uma situação muito forte de necessidades, empresas que tem problemas, são trabalhadores autônomos que precisam ganhar a vida. Eu compreendo, mas agora é a vida, é o risco, é isso que a gente tem que trabalhar. No Piauí, o controle permite que a gente, nas oito regiões de saúde, não tenha entrado em colapso. A gente trabalhou para evitar o adoecimento, mas quem adoeceu teve a condição de ser atendido. É isso que a gente não pode perder. Eu sei que é duro, não é fácil, mas esse é o ponto”, declarou.

Medicamentos serão importados

Para enfrentar a falta de medicamentos durante a pandemia, o governador disse que a solução, no momento, é importar de outros países para evitar o desabastecimento.

“A medida, não tem jeito, vai ser a importação. Estou torcendo para que o presidente da República autorize a compra via Ministério da Saúde e Anvisa. Quem vai pagar são os estados e municípios, claro que a gente gostaria até que fosse a União. O que nós não podemos é deixar faltar. No Piauí são 22 medicamentos que nós listamos e apresentamos. Já deu colapso em alguns estados como Minas Gerais, Goiás, e nós não queremos isso para o Piauí. Nos próximos dez dias vamos encontrar uma alternativa e a alternativa é a importação. Estamos buscando trabalhar com os nossos fornecedores a entrega, mas é um problema realmente grave”, declarou.

Foto: Reprodução/Youtube

Novos testes detectam o vírus no 2° dia

O governador anunciou ainda que o Piauí comprou 50 mil testes que possibilitam detectar o coronavírus já no 2º dia de infecção.

"Compramos 50 mil testes antígenos que descobre mais cedo, junto com o PCR. Recebemos os primeiros 10 mil, fomos buscar lá em Minas Gerais. Esse teste descobre ali a partir do segundo dia. Descobrindo mais cedo temos a condição de garantir o tratamento mais cedo", afirmou.

Até o fim do novo prazo da quarentena, segundo o governador, haverá reuniões para avaliar o cenário da covid-19 no Piauí. Dias não descarta voltar atrás se o cenário for favorável à reabertura das atividades.

"Vamos prorrogar até o dia 06 de julho com reunião de avaliação já agendada para o dia 29 de junho. Vamos avaliar o que aconteceu esta semana. Se tiver de dar passo para trás, vamos dar", disse durante apresentação da pesquisa Amostragem nas redes sociais.

Wellington Dias afirmou ainda que a prorrogação dá condições ao estado de trabalhar uma retomada gradual com segurança. Segundo ele, foi autorizado o comitê a prosseguir com as tratativas para fechar os próximos protocolos, a exemplo da indústria automotiva.

"De um lado, faremos a prorrogação do isolamento social, como o comitê recomenda e, por outro lado, prosseguimos com os protocolos, seguindo para a próxima etapa de flexibilização. É melhor sair com protocolo, do que sair desorganizado. Assim, temos uma chance melhor de fiscalização e termos condições de ampliar o Busca Ativa, pois sabemos da desobediência de alguns setores e precisamos organizar isso", finalizou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Dois mil candidatos brasileiros participarão de teste da vacina contra covid-19

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O Grupo Fleury divulgou nesta segunda-feira, 22, que vai realizar a seleção de dois mil candidatos brasileiros que participarão da terceira fase de testes da vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford, da Inglaterra. Com os brasileiros, serão no total cerca de 50 mil voluntários que vão participar dos testes da vacina no mundo em diferentes estudos.

Anunciado no começo deste mês, o estudo é conduzido no Brasil pela Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O Grupo Fleury vai fornecer cerca de dois mil exames de diagnóstico da covid-19 do tipo sorológico, utilizado para detectar o desenvolvimento de anticorpos contra o coronavírus, durante a seleção de candidatos. Quem já foi infectado não poderá integrar o experimento, porque acredita-se que essas pessoas já produziram imunidade contra a doença.

De acordo com o Grupo Fleury, a maioria dos brasileiros selecionados será de profissionais da área de saúde, homens e mulheres entre 18 e 55 anos. Eles serão divididos em dois grupos: um tomará a vacina e o outro será testado com a vacina-controle MenACWY, também conhecida como vacina meningocócica conjugada. Para saber a eficácia da vacina, os pesquisadores vão comparar os dois grupos: o percentual de pessoas vacinadas que não desenvolveu a doença e a proporção de indivíduos testados com a vacina-controle que acabou infectada pelo coronavírus.

"Se o primeiro time, o das pessoas testadas com a vacina, tiver um percentual superior de imunidade em comparação àqueles que tomaram a vacina-controle, a conclusão é a eficácia da vacina", explica o Dr. Celso Granato, infectologista e diretor clínico do Grupo Fleury. "Tudo indica, infelizmente, que o Brasil ainda está em uma curva ascendente de contágio. Nesse contexto, a realização de estudos de testes de vacina se torna vantajosa, uma vez que grande parte da população ainda não desenvolveu imunidade contra o novo coronavírus", acrescentou.

A vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford é produzida a partir de uma versão enfraquecida do vírus do resfriado comum, o adenovírus, que contém material genético da proteína Spike do SARS-CoV-2. Após a vacinação, a proteína é produzida, o que estimula uma resposta do sistema imunológico contra a infecção pela covid-19. Em abril, a vacina passou pela primeira fase de testes, o que incluiu um grupo de mais de mil pessoas entre 18 e 55 anos no Reino Unido. Desde então, foram iniciadas as fases dois e três dos testes, e agora conta com cerca de 50 mil voluntários, incluindo neste total os dois mil voluntários do projeto liderado pela Unifesp, em São Paulo.

Fonte: Estadão Conteúdo

TSE propõe campanha mais longa com eleições municipais adiadas

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, propôs ao Congresso Nacional o alongamento da campanha eleitoral para candidatos a prefeito e vereador neste ano. Em função da pandemia de covid-19, o ministro sugeriu que o início da campanha seja mantido em agosto, mesmo que o dia da votação seja adiado.

O TSE sugere que, em função da pandemia de covid-19, o primeiro e o segundo turno das eleições municipais sejam adiadas para um período entre 15 de novembro e 20 de dezembro.

Na prática, a manutenção das datas para convenções partidárias e registro de candidaturas nos dias 5 e 15 de agosto, respectivamente, levaria a campanha eleitoral a durar um período superior a dois meses do prazo original.

O TSE quer aproveitar o período mais alongado para ter uma folga maior no julgamento de impugnações, quando o Ministério Público questiona a candidatura de políticos enquadrados na Lei da Ficha Limpa, por exemplo. Um período mais longo não poderia elevar o custo das campanhas, já que os valores máximos a serem gastos são definidos por lei.

"Não vemos maior problema, do ponto de vista do TSE, a campanha um pouco mais prolongada", disse Barroso em audiência no Senado.

Os senadores devem votar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na terça-feira, 23, adiando as eleições.

A medida dependerá na sequência de aval da Câmara dos Deputados, onde a resistência é maior.

Fonte: Estadão Conteúdo

Junta Comercial do Piauí contesta dado nacional e diz que reflexo da pandemia ainda virá

O Piauí é o 5º estado do Brasil com crescimento de empresas fechadas no primeiro quadrimestre de 2020, segundo o Ministério da Economia. Foram 2.375 empresas com atividades encerradas nesse período. Nesse mesmo intervalo de tempo, foram abertas 7.406 novas empresas. Até abril, o Piauí tinha 165.277 empresas ativas.  A Junta Comercial do Piauí contesta os dados e diz que os efeitos da pandemia ainda virá. 

Nos últimos 12 meses, no Piauí 23.215 empresas foram abertas e 7.187 encerram as atividades. Apenas 16.028 empresas sobreviveram ao primeiro ano de funcionamento. 

A presidente da Junta Comercial, Alzenir Porto, comentou que os dados do Ministério da Economia não refletem a realidade do Piauí.  "Primeiro, seria muito prematuro nós falarmos que esses fechamentos, segundo colocados pela pesquisa, seriam uma consequencia da pandemia".

"Nós estamos com a nossa atividade econômica fechada desde o início da segunda quinzena de março. Tivemos março, abril, maio, junho sem funcionar. Como essas informações estariam em função da pandemia? Até porque aqueles que vierem a fechar em decorrência da pandemia é um fato que ainda ocorrerá". 

Alzenir Porto ressalta que "o grande problema com esses dados" é que poucas são as Juntas Comerciais, em todo o Brasil, que estão em pleno funcionamento, como a do Piauí, que é 100% digital que funciona 24 horas. 

"É uma pesquisa que tende a trazer um comportamento ao nosso empresariado de pavor.  E não é bem assim, não é essa a nossa realidade. Nós abrimos quase 400 empresas, aconteceu muita alteração, da atividade principal.  Houve um ajuste a essa nova situação. Esse resultado da pandemia virá, não agora, mais virá. 

Os segmentos que mais abriram no primeiro quadrimestre no Piauí, segundo Porto, foram prestação de serviço e varejo. 

"Não vamos pensar que o Piauí está em quinto em termo de fechamento, que não está. Não houve essa quantidade de fechamento em relação a outros estados. Estamos é em uma situação muito boa"

 

Carlienne Carpaso
[email protected]  

Willian, do Palmeiras, abre consultoria financeira e orienta atletas na pandemia

Foto: Cesar Grecco/Ag. Palmeiras

Planilhas com movimentações bancárias, livros sobre gastos pessoais e vídeos sobre administração têm sido os principais passatempos do artilheiro do Palmeiras em 2020 durante a pandemia do novo coronavírus. Quando não está atarefado com o futebol, o atacante Willian tem aproveitado a pausa no calendário para se dedicar a um outro projeto paralelo. O jogador é o dono de uma empresa de consultoria financeira, atividade cada vez mais procurada por atletas profissionais.

O autor de oito gols na temporada criou a empresa WLJC no ano passado, junto com uma sócia. O empreendimento conta atualmente com dez clientes, metade deles jogadores de futebol amigos de Willian. Os demais são médico, advogado, professor e empresários O serviço consiste na orientação financeira e na montagem de planos individuais de metas para se economizar e guardar dinheiro, algo fundamental em tempos de crise econômica. O futebol continua como prioridade para ele, mas o projeto na área de finanças caiu no gosto do atacante.

Willian, de 33 anos, teve a ideia de abrir o negócio ao presenciar no futebol o desperdício de dinheiro de vários colegas. "O futebol te dá a condição de atingir vários objetivos, mas se você não tiver uma estrutura para consolidar esse esforço, vai desperdiçar. Já vi muitos jogadores que depois de terminarem a carreira, foram à falência porque não guardaram dinheiro", disse ao Estadão.

A agenda mais tranquila durante a pandemia permitiu a Willian se dedicar aos estudos sobre finanças. Livros e cursos online são as ferramentas favoritas dele. O palmeirense aposta que em breve o número de atletas interessados em ter serviços de consultoria financeira vai aumentar. As reduções salariais feitas pelos clubes e o momento delicado da economia mundial vão deixar os jogadores mais em alerta.

O próprio Willian admite que a preocupação dele com as finanças aumentou com o decorrer da carreira, ao ver que ao contrário das outras profissões, no futebol um profissional costuma se aposentar bem jovem, em média com menos de 40 anos de idade. "Um jogador precisa entender que tem uma carreira curta e é essencial ter orientação para se entender o quanto ganha e o quanto gasta. O nosso trabalho é complicado porque você começa ganhando pouco e logo depois você muda de time, tem um aumento, se empolga e começa a gastar sem controle", explicou.

O atacante do Palmeiras ainda não pensa em ter o empreendimento como uma opção de carreira no futuro. Willian prefere pensar no momento na carreira como jogador e no retorno das competições. Mas enquanto a rotina não volta ao normal, o atacante troca temporariamente os campeonatos pela companhia dos três filhos e pelo acompanhamento mais frequente sobre como está o trabalho da empresa.

SÓCIA - Quem atende diretamente os clientes é a sócia dele, a administradora Camila Biasi. Com experiência de 15 anos no mercado financeiro, ela trabalha com o monitoramento da conta corrente, organização de planilhas e criação de metas para que os atendidos pela empresa de Willian consigam diminuir gastos e montar pouco a pouco uma reserva financeira. Ao procurar a empresa, o atleta precisa até revelar o quanto distribui mensalmente para sustentar família e amigos.

"O Willian cuida muito da captação dos clientes e quando consegue conciliar agenda para participar de reuniões. O futebol é um meio difícil de você acessar, porque os jogadores são muito cautelosos. Então é importante que seja um outro jogador envolvido na empresa, para dar credibilidade", disse Camila. Os clientes pagam um valor fixo por mês pela consultoria e podem pedir também para a empresa se encarregar de outros serviços, como o pagamento de contas e transferências bancárias.

Recentemente a sócia de Willian orientou um cliente a não gastar com um carro novo. Às vésperas da pandemia, um jogador telefonou para Camila e perguntou se deveria comprar um veículo de cerca de R$ 300 mil. "Eu falei para meu cliente que não era para comprar, até porque ele tinha um carro novo e bom. Ainda bem que ele me ouviu, porque logo depois a crise econômica veio de vez", contou.

Por Ciro Campos
Estadão Conteúdo

Isolamento Social em Teresina ficou em 53,4% no domingo (21)

Foto: Hérlon Moraes

Segundo levantamento feito pela Prefeitura de Teresina, por meio da Startup InLoco, a cidade registrou neste domingo (21) o índice de 53,40% de isolamento social, dia em que o Governo do Estado adotou lockdown parcial. As medidas de distanciamento pretendem diminuir a taxa de contaminação do novo coronavírus, que já atingiu a marca de 5856 casos confirmados da doença e 281 óbitos na capital.

O índice de domingo foi superior ao registrado na sexta-feira (19) e sábado (20), sendo 36,5% e 41,8%, respectivamente. No entanto, os dados permanecem bem abaixo do recomendado pelos órgãos de saúde para conter a disseminação da doença.

A Prefeitura de Teresina tem estudando uma forma segura para a retomada gradual das atividades no momento certo, mas pra isso necessita da ajuda na população no cumprimento de medidas que são necessárias para a manutenção da vida.

“Já apresentamos para a sociedade os requisitos para a nossa retomada de forma segura para todos, sempre preservando a vida dos teresineses. Os casos ainda estão crescendo muito. A situação atual pede cautela e também a participação ativa no cumprimento das medidas de distanciamento e isolamento social”, pontua o prefeito Firmino Filho.

Da Redação
[email protected]

Mais de 200 mil piauienses estariam imunizados, revela pesquisa Sesapi

Foto: Roberta Aline

Levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) estima que mais de 200 mil pessoas no Piauí já teriam desenvolvido anticorpos contra o novo coronavírus.

O dado, ainda preliminar, é feito com base nos testes realizados no estado e em cruzamentos de informações. Segundo a pesquisa Amostragem, cerca de 334 mil piauienses estão infectados no estado e 111 mil estão em fase de transmissão no estado. 

Estudos de cientistas chineses e americanos afirmam que os anticorpos em pessoas sintomáticas e assintomáticas podem durar apenas dois ou três meses, mostrando que a imunidade contra a doença pode não ter um efeito a longo prazo. 

A pesquisa aumentou as dúvidas a respeito da duração da imunidade contra o novo coronavírus e do momento seguro do retorno dos recuperados ao trabalho e à escola. 

A Sesapi estima que 10% da população no Piauí está infectada com o novo coronavírus.

Flash Yala Sena
[email protected]

Após Renato Gaúcho ser visto na praia, Grêmio diz que 'determinou rigor a todos'

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Um dia após Renato Gaúcho ser flagrado na praia no Rio de Janeiro, a diretoria do Grêmio veio a público nesta segunda-feira para afirmar que "determinou a todos rigor e atenção à observância dos mesmos procedimentos sanitários estabelecidos para cumprimento no Centro de Treinamentos e fora dele".

Em foto que circulou nas redes sociais ao longo deste domingo, o treinador gremista aparece na praia, jogando bola, sem usar máscara. "Estou há três meses em casa e abriram as praias há três semanas. Ontem (domingo) fui dar um mergulho e fiquei lá 40 minutos. Parece que o planeta está de cabeça para baixo! Mas eu sou grupo de risco? O mundo todo é, todo mundo corre risco com esse vírus", afirmou o treinador ao GloboEsporte.com.

Também nesta segunda, o Grêmio se manifestou sobre o episódio. "O Grêmio desde o início da pandemia do Covid-19 vem orientando seus colaboradores sobre cuidados necessários para barrar eventual contágio, além de implementar rígidos protocolos médicos e sanitários, seguindo todas as determinações das autoridades municipal e governamental, para preservar a integridade física de atletas, integrantes da comissão técnica e funcionários em geral."

Citando o treinador, o clube gaúcho indicou insatisfação com sua decisão de ir à praia durante a quarentena. "Seguindo esta referência de procedimentos adotados pela instituição, o técnico Renato Portaluppi está sendo mantido, por recomendação médica, em isolamento social no Rio de Janeiro, onde reside."

"Neste sentido, mesmo não cabendo ao clube responder por atividades de foro privado praticadas por seus profissionais, a instituição reitera que determinou a todos rigor e atenção à observância dos mesmos procedimentos sanitários estabelecidos para cumprimento no Centro de Treinamentos e fora dele", completou o clube, em nota.

Renato Gaúcho é considerado integrante do grupo de risco contaminação por covid-19 por enfrentar problemas cardíacos. O técnico foi submetido a duas vezes intervenções cirúrgicas nos últimos dois anos.

No Rio, as regras de isolamento social foram mantidas, mas permitem que as pessoas possam praticar esportes no mar, caso do surfe. No entanto, não permite a permanência dos cariocas na areia.

TREINO - Enquanto Renato Gaúcho segue no Rio, o elenco iniciou nesta segunda a oitava semana de treinos no CT Luiz Carvalho. Jogadores se dedicaram aos trabalhos físicos enquanto as atividades coletivas seguem vetadas. Como de costume, o grupo de jogadores foi dividido em cinco para a realização dos exercícios, de forma escalonada, entre 8h30 e 11h15.

Fonte: Estadão Conteúdo

Posts anteriores