Cidadeverde.com

Firmino Filho refaz exame e testa positivo para o novo coronavírus

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Atualizada às 15h50

O prefeito Firmino Filho testou positivo para o novo coronavírus.  O gestor divulgou o resultado do teste neste domingo (21) nas redes sociais. Desde a semana passada, Firmino Filho revelou sentir alguns sintomas da Covid-19. Em decorrência disso, manteve-se em isolamento social e passou pelo primeiro teste.

Firmino Filho afirmou que desde o começo da pandemia adotou uma postura transparente em suas ações. "Por isso, venho aqui para dizer que depois de ter realizado um novo teste, meu resultado deu positivo para o novo coronavírus".

"Desde a semana passada, estava sentindo sintomas de uma gripe forte, que melhorou ao longo dos dias. Já estou bem, mas agora com o resultado confirmado, ficarei isolado em casa e tomando todos os cuidados e recomendações médicas.Estou tranquilo e continuarei trabalhando daqui".

O prefeito reforço o pedido para que todos respeitem as medidas de proteção, como o isolamento social, para combater a doença.

"Agora, mais que nunca peço a vocês: se protejam, cuidem de quem 'vcs' (vocês) amam e fiquem em casa. Vamos vencer juntos". 

 

 

Dados Piauí

O Piauí ultrapassou a marca de 14 mil casos confirmados e bateu recorde diário de mortes provocadas pelo novo coronavírus, com 27 óbitos. Os dados foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), na noite deste sábado (20). 

Foram 451 novos casos confirmados, total de 14.264 no acumulado desde março. O total de óbitos agora é de 485. 

Apoio da primeira-dama

A primeira-dama de Teresina, Lucy Silveira, que também é deputada estadual, e os filhos do prefeito serão monitorados e vão passar por testes.  

Em sua rede social, Lucy diz que não é a primeira batalha que enfrentam juntos e que vão seguir cuidando um do outro.  

 

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Isolamento social volta a subir em Teresina e fica em 41,8% no sábado

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

O índice de isolamento social em Teresina apresentou crescimento neste sábado (20), registando um percentual de 41,8%. O número voltou a se colocar no padrão observado esta semana, onde as taxas de isolamento se mantiveram entre 41% e 43%, com exceção da sexta-feira (19), que marcou apenas 36,5%. Os dados são da startup InLoco, que realiza o georreferenciamento smartphones em cidades de todo o território nacional monitorando a localização dos usuários quando se conectam à internet pelo celular.

Teresina mostra um melhor desempenho geral que estado do Piauí e também o Brasil: ambos apresentaram uma taxa de isolamento de apenas 39,1% neste sábado. No entanto, todos os números registrados seguem bem abaixo de 73%, percentual mínimo recomendado para diminuir o contágio de com especialistas e órgãos como o Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.

A InLoco também disponibiliza dados por regiões da cidade e a zona leste de Teresina foi que a que apresentou os maiores índices de isolamento social da cidade, com 42,41%. Em seguida ficou a região centro-norte, com 41,49%, e sudeste, com 40,99%. Por último, ficou a zona sul, com 38,91%. Esta última lidera no número de casos de Covid-19, com 42% dos moradores positivados para a Covid-19, segundo resultado da nona etapa da pesquisa sorológica realizada na última semana pela Prefeitura de Teresina.

Quando se avalia por bairros, os que mais respeitaram as determinações de isolamento social foram o Ininga (51,2%), a região da Frei Serafim (50,4%), Brasilar (49,93%), Noivos (49,05%) e Parque Jacinta (47,6%). Os que apresentaram os menores percentuais foram Parque Juliana (26,1%), Angélica (28%), Socopo (33,8%), Flor do Campo (33,93%) e Monte Verde (34,35%).

Enquanto o isolamento social apresenta índices abaixo do desejado, os números de Covid-19 avançam em Teresina. O boletim epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS) deste sábado registrou mais 16 óbitos decorrentes de complicações da Covid-19, elevando o total de mortes na capital para 271. Ao todo são 5.794 casos confirmados da doença, por meio de teste ou exame.

Da Redação
[email protected]

Antes de comício, 6 assessores de Trump são diagnosticados com covid-19

Foto: Isac Nóbrega/PR

Poucas horas antes de o presidente dos EUA Donald Trump subir neste sábado, 20, ao palco do BOK Center, em um comício para 20 mil pessoas em Tulsa, no Estado de Oklahoma, a campanha levou um susto. Seis membros da equipe do presidente, que trabalhavam nos preparativos do evento, testaram positivo para a covid-19.

"Em razão dos protocolos de segurança, a equipe da campanha é testada para o covid-19 antes dos eventos", informou, em comunicado, Tim Murtaugh, diretor de comunicações da campanha republicana. "Seis membros da equipe avançada testaram positivo em centenas de testes realizados, e os procedimentos de quarentena foram imediatamente implementados." Murtaugh garantiu que nenhum funcionário contaminado ou "qualquer pessoa em contato imediato com eles" estaria no comício.

Trump foi informado sobre as infecções pouco antes de embarcar para Tulsa. Segundo duas fontes ligadas à Casa Branca, citadas pelo New York Times, o presidente ficou irritado com o fato de a notícia ter chegado à imprensa.

A notícia aumentou ainda mais a preocupação de que o evento possa desencadear um novo surto de covid-19 na cidade, uma das mais afetadas do Estado. Na sexta-feira, a Justiça de Oklahoma rejeitou um pedido para obrigar o uso de máscaras durante o comício.

A Casa Branca disse que os participantes teriam a temperatura checada e máscaras seriam distribuídas para todos - embora o uso não tenha sido obrigatório. Na entrada, pouco antes de o comício começar, muitos descartaram imediatamente as máscaras que recebiam e poucos usaram proteção dentro da arena.

Autoridades sanitárias, porém, disseram que as medidas não impediriam a disseminação do vírus e não identificariam portadores assintomáticos da covid-19. As pessoas que reservaram ingressos para o comício foram obrigadas a concordar com um termo que os proíbe de processar a campanha do presidente ou os organizadores do evento caso contraiam o coronavírus. (Com agências internacionais).

Fonte: Estadão Conteúdo

Polícia Militar já registrou seis mortes por coronavírus na corporação

Foto: PM

A Polícia Militar do Piauí registrou mais um óbito na corporação em decorrência da covid-19. Desta vez foi o 3º Sargento Antônio Carlos Moraes Oliveira, de 54 anos. Ele morreu na tarde deste sábado (21) após sofrer uma parada cardíaca em casa, no município de Luzilândia.

Segundo nota de pesar divulgada pela PM, o policial estava síndrome respiratória aguda grave e insuficiência respiratória, além do coronavírus.

O Sargento estava na corporação desde 1986. Estava na reserva remunerada, mas voltou à ativa pelo Núcleo de Voluntário da Reserva Remunerada e prestava serviços no Fórum de Luzilândia.  

Sexto óbito

Esse foi o sexto óbito na PM causado pelo novo coronavírus, Sendo dois da ativa e 4 da reserva remunerada. No total, 178 policiais foram testados positivos tanto na capital como no interior, sendo que 75 já estão recuperados e retomaram suas atividades. 

Veja nota de pesar

É com profundo pesar que a Polícia Militar do Estado do Piauí informa o falecimento do 3º Sargento RR Antônio Carlos Moraes Oliveira, 54 anos, ocorrido na tarde desta sábado (20), em seu domicilio na Cidade de Luzilândia, vítima de parada cardíaca, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência respiratória e infecção por coronavírus.

O Sargento Moraes, estava na Corporação desde 1986, durante seus anos na ativa trabalhou na 3ª Companhia do BPGUARDA e BPRE, estava na reserva remunerada e atualmente se encontrava de volta a ativa pelo Núcleo de Voluntário da Reserva Remunerada, prestando serviços no Fórum de Luzilândia.  

Neste momento de dor, o Comando Geral da PMPI se solidariza com familiares e amigos pela perda do companheiro, bem como agradece ao militar por toda dedicação e trabalho prestado a Instituição e a toda sociedade piauiense.

Hérlon Moraes
[email protected]

Entidades denunciam em nota invasão de UBS por vereador

Foto: Roberta Aline

A Rede Solidária SIM e entidades civis emitiram uma nota onde denunciam o vereador de Teresina, Doutor Lázaro (Patriotas), de invadir duas unidades básicas de saúde. Segundo a nota, assinada por nove entidades, o parlamentar “abriu armários, fotografou instalações, tratou ríspido e grosseiramente profissionais da saúde" das UBS do Monte Castelo e Portal da Alegria. O caso aconteceu no dia 19 de junho e foi registrado em ata na Fundação Municipal de Saúde (FMS).

"Ele desrespeitou as regras mínimas que existem dentro de qualquer estabelecimento público, sobretudo as mais rigorosas que existem dentro de um estabelecimento de saúde. Mesmo sendo uma autoridade você não pode adentrar uma unidade de saúde e fotografar, abrir gavetas, sem a presença de alguém. Logicamente que, como autoridade, ele tem direito a informação que quiser, mas de maneira civilizada. A forma como feita é inaceitável", disse a coordenadora da  Rede Solidária SIM, Lourdes Rufino.

A nota diz ainda que o caso será levado à Câmara Municipal de Teresina e ao Conselho Regional de Medicina (CRM). Segundo a coordenadora, os servidores se sentiram humilhados. "Nosso movimento faz uma rede solidária de coleta de sangue. Temos várias costureiras onde doamos máscaras e alimentos para a população. Fazemos toda essa mobilização em defesa da vida e acontece isso”, reclamou.

Veja a nota

O Cidadeverde.com entrou em contato com o vereador, que informou ter visitado todas as UBS de Teresina. Ele negou que tenha destratado profissionais e que as visitas se deram por conta de denúncias de colegas de casa sobre a falta de medicamentos. O parlamentar é vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Teresina. “Nós visitamos todas as UBS atendendo às denúncias dos próprios vereadores de que está faltando medicamentos. Essa denúncia foi feita também na sessão de quarta-feira. Em todas eu fui bem tratado. Em algumas, como a do Monte Castelo, estava fechada, pois tinha muita gente. Me identifiquei e esperei uns 20 minutos até que eles abriram. A do Portal da Alegria estava fechada também, mas estava fazendo a triagem de um paciente e logo abriram. Na do Parque Piauí não tinha mais atendimentos, a moça da farmácia foi muito gentil”, afirmou.

Doutor Lázaro disse que documentou as visitas por meio de seu assessor de imprensa, que sempre o acompanha nas atividades parlamentares. “Eu ando sempre como meu assessor de imprensa, já que a gente precisa documentar tudo, pois existem suspeitas de desvios de dinheiro por parte da prefeitura, de mau uso, e a gente precisa estar atento, acompanhando tudo”, disse o parlamentar.

A repercussão, ainda de acordo com o vereador, é devido ao fato de a prefeitura de Teresina ter se incomodado. “Esse trabalho incomodou o prefeito e aí estão montando essa grande quantidade de fake news. Eu não fui destratado e nem destratei ninguém em momento algum. Eu andei em todas as UBS de Teresina em dois dias.

Hérlon Moraes
[email protected]

Teresina registra 16 óbitos por Covid-19 em apenas 24h

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Teresina registrou mais 16 óbitos decorrentes de complicações da Covid-19, neste último sábado (20).  Agora, a capital possui um total de 271 mortes e 5.794 casos confirmados da doença, por meio de teste ou exame. Os dados foram atualizados pela Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e estão disponíveis para consulta pública no endereço eletrônico http://www.painelcovid19teresina.pmt.pi.gov.br/.

Em relação aos 16 óbitos registrados, nove pessoas tinham doenças crônicas, como hipertensão, obesidade, diabetes, problemas cardíacos, renais e imunodeficiência/imunodepressão. Sobre a idade dessas vítimas, o mais novo tinha 34 anos e o mais velho 91.

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS e médica atuante há 50 anos, diz que está há quase 90 dias em isolamento social. 

“É a primeira vez que isso acontece em minha vida profissional, ter que me isolar em casa para poder proteger a mim e as outras pessoas contra este coronavírus. Nós precisamos cumprir as regras que a ciência está falando. Você precisa usar máscara, lavar sempre as mãos e precisa ficar em casa. Não fazer festa, não fazer reuniões em casa, almoço, jantar, café. Precisamos evitar mortes dos nossos amores, dos nossos parentes. O vírus é democrático, ele não olha o contracheque nem o grau de instrução”, enfatiza.

Da Redação
[email protected]

Covid-19: Infraero anuncia medidas de proteção no Aeroporto de Teresina

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

A Infraero divulgou durante a semana, as medidas a serem reforçadas na prevenção ao novo coronavírus no Aeroporto de Teresina quando houver o aumento do fluxo de passageiros e funcionários.  Dentre as medidas está o uso da máscara no aeroporto e durante a viagem no avião. 

De acordo com a empresa, "as ações incluem a instalação de adesivos de sinalização e orientação por todo o caminho que o viajante faz para o embarque e desembarque de um voo; além de avisos em áudio e vídeo nos sistemas de som e painéis de voos, e cartazes pelos terminais". 

"O foco dos alertas é no uso de máscaras durante a permanência no aeroporto e na viagem; distanciamento entre os frequentadores dos terminais e higienização das mãos", diz a nota. A estrutura do aeroporto se ajustou às medidas sanitárias determinadas pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

No Aeroporto de Teresina (PI), "além das telas informativas e dos avisos sonoros, os passageiros encontrarão adesivos instrutivos momento do check-in, embarque, desembarque, nas áreas de raio-x, nas esteiras de retirada de bagagens; ao usar escadas, elevadores e longarinas; ou mesmo na entrada em estabelecimentos comerciais e praça de alimentação", acrescenta a Infraero. 

"As marcações alertam para a necessidade de manter o distanciamento de 2 metros entre pessoas e as formas de prevenção do vírus. Nos elevadores, por exemplo, os comunicados também pedem a ocupação máxima de duas pessoas e, nos banheiros, instruem como lavar bem as mãos. Além disso, os check-ins agora contam com proteção acrílica para a proteção de passageiros e atendentes das companhias aéreas". 

Inicialmente, essas medidas serão aplicadas nos 15 aeroportos de capitais e fronteiras (Manaus, Belém, Macapá, São Luís, Boa Vista, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Goiânia, Campo Grande, Palmas, Rio Branco, Foz do Iguaçu,  Porto Velho e Teresina).

A campanha de prevenção está nomeada de: “Cuide ainda + de você e dos outros". De acordo com a Infraero, o  "objetivo da campanha é preparar os terminais para o aumento da circulação de pessoas garantindo a segurança de todos".  

“Intensificamos a limpeza de áreas comuns do aeroporto e ampliamos a oferta de itens de higiene, como sabão, papel toalha e álcool em gel em todo o terminal”, explica o superintendente do Aeroporto de Teresina,  Raphael Gaeski. “É importante também que os passageiros sigam todas as recomendações, respeitem a sinalização e usem máscaras”, acrescenta.  

Entre as medidas determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão: 

  •  Estímulo ao uso de canais digitais para realização de check-in (aplicativos das empresas aéreas ou web-check-in);
  •  Orientação de se evitar o manuseio de cartões de embarque impressos;
  •  Recomendação de, se possível, usar cartões de crédito ou smartphone para pagamento de compras em lojas, restaurantes, lanchonete e serviços no aeroporto;
  •  Uso de máscara por passageiros e pessoas em circulação nas áreas públicas do aeroporto, bem como o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) por empregados da Infraero ou outras pessoas que trabalhem nos aeroportos da empresa;
  •  Divulgação de instruções de higiene, proteção e distanciamento social em sistema de som, painéis informativos de voos, cartazes e cavaletes distribuídos nas áreas de embarque e desembarque de passageiros e áreas operacionais e administrativas dos aeroportos; bem como banheiros, estacionamento e área de espera dos transportes públicos; além de conteúdos site, redes sociais e demais meios aplicáveis à Rede Infraero para prevenir e combater o Covid-19;
  •  Monitoramento frequente da disponibilidade de álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha em todos os seus aeroportos, além de reforçar a limpeza e desinfecção de toda a área de movimentação de passageiros, pontes de embarque, ônibus de embarque e desembarque e demais espaços de uso comum;
  •  Distanciamento de pelo menos dois metros entre pessoas no aeroporto – com sinalização por meio de adesivos de mesa, piso e assentos, especialmente em locais como check-in, canais de inspeção, portões e pontes de embarque, esteiras de bagagem, áreas de alimentação, entre outros locais com fluxo de passageiros;
  • Orientação de evitar aglomerações em lojas, restaurantes e lanchonetes;
  •  Organização, junto com as empresas aéreas, de maior espaçamento entre os passageiros nos embarques e desembarques de passageiros, seja em fingers ou procedimento remoto (ônibus ou a pé).

Vale destacar também que, desde o início da pandemia, o terminal piauiense e os demais aeroportos da Rede Infraero seguem operando, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário, e a oferta de voos está de acordo com a malha aérea definida pelas empresas aéreas e Anac. Ao passageiro, a orientação é de antes de se deslocar ao aeroporto, verificar diretamente com a companhia aérea se a programação do voo está mantida ou foi alterada.
  
Remarcação ou cancelamentos de voos

A Infraero esclarece que informações sobre remarcações e cancelamentos de voos: "a orientação é que o passageiro faça contato direto com as empresas aéreas, que passaram a adotar uma nova malha aérea, divulgada pela Agência Nacional de Aviação Civil no final de março. Em caso de dúvida sobre os principais Direitos e Deveres dos passageiros, consulte o Guia do Passageiro. As companhias aéreas é que estabelecem o fluxo de cancelamentos e alterações na malha, não cabendo à Infraero essa gestão".

Outras orientações sobre o transporte aéreo também estão disponíveis no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Carlienne Carpaso (com informações da Infraero)
[email protected] 

Beyoncé surpreende ao lançar nova música durante pandemia; ouça 'Black Parade'

Beyoncé, 38, pegou o mundo de surpresa em meio a pandemia ao lançar a canção "Black Parade" na noite desta sexta-feira (19). A estrela divulgou também em sua página oficial uma galeria que mostra o trabalho de empreendedores e artistas negros.

"Feliz fim de semana Juneteenth! Espero que continuemos a compartilhar alegria e celebrar um ao outro, mesmo no meio da luta. Por favor, continue lembrando nossa beleza, força e poder", compartilhou no Instagram junto com a música. "'Black Parade' celebra você, sua voz e sua alegria e beneficiará pequenas empresas de propriedade de negros", concluiu.

"Juneteenth" é a contração das palavras junho e do número 19 em inglês, em alusão a data conhecida como Dia da Liberdade e Dia do Jubileu, na qual é comemorada nos Estados Unidos o fim da escravidão, oficializada em 1865. O lucro adquirido com a música será encaminhado ao fundo social da cantora, o BeyGood, e apoiará negócios conduzidos por negros.

No início de maio, Beyoncé, 38, enviou uma mensagem para a geração de formandos 2020. No discurso ela destacou o movimento Black Lives Matter, afirmou haver sexismo na indústria musical e elogiou os que trabalham por mudanças.

"Vocês chegaram aqui no meio de uma crise global, uma pandemia e uma expressão mundial de indignação pelo assassinato sem sentido de mais um ser humano negro desarmado", afirmou a artista, que tem três filhos. "E mesmo assim vocês conseguiram. Estamos muito orgulhosos de vocês", disse a estrela.

 

 

Fonte: Folhapress

Aposentada comemora 100 anos em festa organizada pelos netos

Foto: Divulgação

Completar 100 anos em plena pandemia do novo coronavírus.  No final da tarde deste sábado (20), na vila Santa Bárbara, zona Leste de Teresina, a aposentada Francisca Alves Monteiro comemorou a data em casa, na companhia dos netos. Por conta com do isolamento social, os seis filhos da aniversariante não participaram da comemoração.

Os netos de dona Francisca organizaram a comemoração: levaram uma mesa e um bolo rosa para comemorar o centenário da avó. O funcionário público, Rodrigo Monteiro disse que tudo foi feito com muita cautela. “Foi uma comemoração simples, apenas três dos mais de 20 netos dela participaram”, explica Monteiro. 

Uma das primeiras netas da aniversariante, a comerciária Márcia Monteiro, disse que a família se comunicou pelo whatsapp para organizar a comemoração e enviar mensagens para dona Francisca. “Nós decidimos fazer esse bolinho porque é uma data muito importante, mas optamos por não reunir a família”, enfatiza Márcia, ao dizer que o dia foi especial, com mensagens de carinho para dona Francisca Monteiro. 

A aposentada é natural de Camocim, no Ceará, onde conheceu o esposo, agricultor, José Alves Monteiro. O casal teve sete filhos homens, todos no Ceará. Em meados de 1950, a família veio para o Piauí, fugindo da seca que atingiu o estado, estabelecendo-se no município de Barro Duro, onde os filhos já crescidos trabalharam na lavoura. 

Em busca de melhores condições a família rumou para Teresina, onde os filhos de dona Francisca Monteiro se estabeleceram.  Atualmente ela mora com um dos filhos, o também aposentado Benedito Alves Monteiro. Foi na capital do Piauí, que a cearense de 100 anos vive a maior parte da sua vida.

Da Redação
[email protected]

Maia: governo não pode esperar mais para prorrogar auxílio, que é urgente

Foto: Carolina Antunes/PR

 

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), reafirmou na noite deste sábado (20) ser favorável à prorrogação do pagamento do auxílio emergencial - destinado a trabalhadores informais e famílias de baixa renda como forma de abrandar os impactos negativos da pandemia do novo coronavírus.

"A todos que me perguntam sobre o auxílio emergencial: sou a favor da prorrogação do auxílio de R$ 600 por mais dois ou três meses", afirmou Maia em sua conta no Twitter. Segundo o parlamentar, todos os indicadores apontam para uma forte queda da atividade econômica no terceiro trimestre do ano.

Maia disse acreditar que o prolongamento do plano de ajuda conta com o apoio da maioria dos deputados. "Manter esta ajuda é premente. O governo não pode esperar mais para prorrogar o auxílio. A ajuda é urgente e é agora", afirmou.

Fonte: Estadão Conteúdo

Posts anteriores