Cidadeverde.com

Rodolfo Landim aprova protocolo e defende volta do Flamengo aos treinamentos

Pouco tempo depois de divulgar uma carta aberta aos torcedores para defender o encontro que teve com o presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, na semana passada e criticar a intolerância política no Brasil, o mandatário do Flamengo, Rodolfo Landim, voltou a defender nesta segunda-feira o retorno dos jogadores rubro-negros aos treinamentos em meio à pandemia do novo coronavírus, apesar de ainda não ter autorização da prefeitura e governo estadual do Rio de Janeiro.

O dirigente explicou que o clube está seguindo à risca o protocolo médico elaborado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para "conceder a biossegurança necessária no departamento de futebol", conforme o próprio clube ressaltou ao informar que jogadores e comissão técnica testaram negativo para a covid-19, em teste semanal, realizado nesta segunda-feira.

"Pelo Flamengo estar treinando, seguindo um protocolo super correto, seria algo para vocês (imprensa) falarem assim: 'Olha que legal o que o Flamengo está fazendo, o exemplo do esporte poderia ser um padrão a ser seguido por outras atividades no país'", afirmou Landim em entrevista ao canal FOX Sports. "Por que não voltar o futebol? Só porque a curva da pandemia é ascendente? Mas está ascendente porque outras atividades não estão usando o nosso protocolo. Qual o protocolo das lojas de construção? O futebol tá dando exemplo".

O presidente do Flamengo explica as razões da volta dos jogadores aos treinamentos antes do prazo estipulado pelas autoridades. "Nós vamos ter uma volta horrorosa esse ano em termos de calendário e a gente precisa preparar os nossos jogadores para uma série de campeonatos que vamos disputar com espaço de tempo muito curto para poder jogar. Todas as informações que tínhamos dos nossos jogadores é que eles estavam loucos para voltar a praticar a profissão deles. A saúde não é só ausência da doença, ela fala por uma série de coisas", prosseguiu.

Landim ainda respondeu às críticas feitas por Carlos Augusto Montenegro, membro do Comitê Executivo de futebol do Botafogo, por conta da volta aos treinos do Flamengo. "O Botafogo é uma instituição que tem uma história linda no futebol brasileiro, grandes momentos que o futebol brasileiro teve foram quando o Botafogo estava no auge, contribuiu muito. E, quando a gente vê a história e o período que essa pessoa (Montenegro) passou à frente do clube, e vamos vendo o comportamento esportivo, administrativo e financeiro que vem tendo, além do tamanho e da importância que o Botafogo hoje tem, é um indicador que, se eles (Botafogo) discordam, é uma indicação muito forte que estamos no caminho certo", completou.

Fonte: Estadão Conteúdo

Recuperado de coronavírus, Diego Souza volta a treinar no Grêmio

Reprodução/Youtube

O início da quarta semana de treinos do Grêmio durante o período da pandemia do coronavírus contou com algumas novidades. Nesta segunda-feira, desde que o elenco retomou os trabalhos no CT Luiz Carvalho, quem esteve presente foi o meia-atacante Diego Souza. Antes, ele estava no Rio, em isolamento, pois se recuperava da covid-19. Quem também voltou aos trabalhos após se recuperar da doença foi o preparador físico Marcio Meira.

Diego Souza explicou que estava assintomático quando fez o exame para coronavírus.

"Saudade muito grande. Graças a Deus superei e estou muito feliz de ter retornado aos treinamentos. Quando eu estava pronto para voltar, fiz um exame lá no Rio de Janeiro. Eu não tinha sintomas, talvez nem motivo para fazer, mas fiz o exame e ele detectou que eu estava com covid-19. Fui monitorado e mantive contato com o Departamento Médico, mas não tive nenhum problema, nem minha família", relatou à Grêmio TV.

Assim como acontece com todos os jogadores, Diego Souza cumpriu os protocolos na chegada ao CT nesta segunda-feira. Em uma primeira barreira, foi submetido a uma mensuração de temperatura e, depois, realizou os testes definidos no protocolo do clube. Recebido pelas equipes de preparação física e fisiologia, o jogador deu início às avaliações físicas.

O meia-atacante foi o autor do último gol do Grêmio, em 15 de março, no triunfo por 3 a 2 sobre o São Luiz, pelo segundo turno do Campeonato Gaúcho, e torce para que a normalidade se restabeleça em breve. "É muito difícil tudo que tem acontecido no nosso país. Desejo muita saúde a todos e podem ter certeza de que estamos nos empenhando bastante para, quando os campeonatos voltarem, podermos dar a alegria que vocês merecem", disse, em mensagem direcionada ao torcedor gremista.

Nesta segunda-feira, os atletas fizeram trabalhos físicos, com três grupos trabalhando no período da manhã e outros três na sessão vespertina. Foi o retorno aos trabalhos de Meira, que no dia 4 havia sido diagnosticado com coronavírus na sua chegada ao CT Luiz Carvalho.

"De acordo com o resultado dos anticorpos, Márcio estaria em uma fase final da doença, mas ainda existia risco de disseminação do vírus. Ele foi afastado e o monitoramos durante todo esse período, com um acompanhamento diário. Ele permaneceu assintomático e fizemos outras duas testagens até que estivesse totalmente imunizado para ser liberado à retornar", explicou o médico Márcio Dornelles.

Com Meira em isolamento, o preparador físico trabalhava diretamente com os outros profissionais de seu departamento por videoconferência. Agora, celebrou sua volta ao CT.

"Retornar é um alívio porque eu já voltei das férias com muita vontade de trabalhar, mas bati de frente com o vírus, o que me impossibilitou. Não poder estar aqui no dia a dia foi bem difícil, mesmo eu não sentindo nada, mas contei com todo apoio do clube nesse momento e foi extremamente importante. Estou feliz em poder retorna", afirmou.

Fonte: Estadão Conteúdo

Cidades do Piauí não atingem isolamento recomendado pela OMS; veja ranking

Foto: Roberta Aline


Mesmo com o "lockdown" parcial determinado pelo governo do estado, nenhuma cidade do Piauí atingiu o índice de isolamento indicado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que deve ser acima de 70% para diminuir o contágio do coronavírus.

O Cidadeverde.com foi procurar saber como está a quarentena nos municípios.

Veja ranking das 10 cidades com maior taxa de isolamento

Jatobá - 65,50% 
Olho d'Água - 65 % 
Agricolândia  - 63,60% 
Morro do Chapéu - 63,50% 
Ilha Grande - 61,90%
Barro Duro - 61,30% 
Coivaras  - 61,10% 
Pau d'Arco   - 60,90% 
Milton Brandão - 60 % 
Riacho Frio -  60 %


Em todo o estado, o índice de isolamento social ficou em 52,9%, levantamento até ontem, domingo, dia 24.

O governador Wellington Dias (PT) gravou um vídeo falando do isolamento  social, agradeceu os piauienses que ficaram em casa, e mesmo com os índices variando de 52% a 54%, a adesão evitou o colapso na saúde, segundo Dias.

Os estudos mostram que o distanciamento está salvando vidas. O isolamento social é defendido por especialistas e autoridades da saúde de todo o mundo como uma estratégia eficiente contra a propagação do novo coronavírus.

No domingo, Teresina registrou índice de 56,7% de isolamento social. O final de semana foi de feriado prolongado. Na sexta-feira (21), a Prefeitura de Teresina antecipou o Dia da Imaculada Conceição, como uma forma de deixar mais teresinenses em casa. No entanto, apenas 49,1% aderiram à iniciativa. No sábado o índice de isolamento ficou em 47,2%.

O monitoramento é baseado em informações de localização de 217 mil aparelhos de celular na cidade. Pelo levantamento, em geral, os moradores dos bairros da zona leste foram os que mais aderiram ao isolamento social alcançando o índice de 58,38%. Os piores índices foram registrados nos bairros da zona sudeste.

Veja lista de todos os municípios

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Governo e prefeitura dizem que retomada de atividades é fake news

O governo do Piauí informou nesta segunda-feira (25) que ainda não estabeleceu datas para o retorno das atividades econômicas no Estado. A manifestação do Executivo é por conta da circulação nas redes sociais de uma tabela contendo várias datas, a partir de junho, do retorno das atividades.

"O governo do Piauí informa que não estão determinadas ainda datas para o retorno das atividades econômicas no estado", afirma nota do governo.

Ainda segundo o Executivo estadual, está vigente, até o dia 7 de junho, o decreto que estabelece o isolamento social no Piauí. Só com o decorrer do prazo é que sserá estudado ou não a sua prorrogação.

"A prorrogação ou não do decreto depende da avaliação semanal do avanço da covid-19 no estado", informa o governo.

A Prefeitura de Teresina também se manifestou e disse que as atividades comerciais não essenciais continuam suspensas.

Da Redação
[email protected]

FMS convoca mais 203 aprovados em seletivo; veja lista

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

Mais 203 profissionais para atuação na linha de frente do combate à Covid-19 estão sendo convocados hoje (25) pela Prefeitura de Teresina. Eles estão entre os aprovados no edital 1/2020 do Processo Seletivo Emergencial para contratação temporária pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). A lista está disponível abaixo.

Estão sendo convocados 32 médicos com experiência em UTI, 62 médicos plantonistas, 10 enfermeiros plantonistas, 10 enfermeiros diaristas, 20 fisioterapeutas plantonistas, sete técnicos em radiologia, 40 técnicos em enfermagem, 12 auxiliares de administração e 10 técnicos em patologia clinica.

Os candidatos devem se apresentar na sede da FMS, no Núcleo de Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoas, na Rua Governador Artur de Vasconcelos, 3015 – Aeroporto, munidos de toda a documentação conforme a lista abaixo.

“Para evitar aglomerações, a Diretoria de Recursos Humanos da FMS organizou um calendário. Amanhã (26), devem se apresentar os aprovados nos cargos de Fisioterapeuta, Médico com experiência em UTI e Enfermeiro Plantonista. Na quarta-feira (27), será a vez dos técnicos em radiologia e médicos plantonistas. E na quinta-feira (28), os técnicos em enfermagem, enfermeiros diaristas, técnicos em patologia clínica e auxiliares de administração”, informa João Luciano de Castro e Sousa, chefe do Núcleo de Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoas, ressaltando ainda que o candidato que não comparecer será considerado desistente.

O Processo Seletivo Emergencial Simplificado 1/2020 ofertou ao todo 593 vagas, nos níveis médio e superior. Segundos dados da FMS, 8.919 profissionais se inscreveram no certame, que terá validade de seis meses, prorrogável por até igual período, a contar da homologação do resultado.

Confira:

Lista dos convocados

Documentação necessária

Da redação
[email protected]

Bradesco faz sanitização de agências após funcionário testar positivo

Foto: Google Maps

O Sindicato dos Bancários do Piauí informou nesta segunda-feira (25) que as quatro agências do Bradesco em Teresina estão fechadas para sanitização após caso confirmado de Coronavírus. A ocorrência é de um servidor terceirizado pelo banco, responsável por fazer a manutenção dos caixas eletrônicos e outros serviços de Tecnologia da Informação no Bradesco localizado no Centro de Teresina.

Mesmo com a confirmação de um caso em uma agência, o Bradesco decidiu fazer a higienização de todas as agências da capital piauiense, mas não informou ainda por quanto tempo as agências permanecerão fechadas.  

O diretor do Sindicato e representante do Bradesco, João Neto, informou que alguns funcionários do banco fizeram de forma particular o teste para o vírus, mas os resultados ainda não foram informados. “O Bradesco iniciou um processo de testagem começando por São Paulo, mas não informou datas para o testagem no Piauí”, pontua o diretor.

O presidente do Sindicado dos Bancários, Odaly Medeiros, ainda destaca que está acompanhando as ocorrências de COVID-19 em agências bancárias para garantir a segurança dos clientes e dos funcionários.  “A recomendação é que os funcionários conversem com o seu gestor em casos de suspeita ou algum sintoma, para evitar uma disseminação coletiva e que em caso positivo devem fazer a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) para se resguardar de futuras implicações”, finaliza Odaly Medeiros.

Da Redação
[email protected]

Justiça nega retorno das atividades de academias, barbearias e salões de beleza no PI

Foto: Roberta Aline


O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) negou a ação para o retorno das atividades de academias, barbearias e salões de beleza no Piauí durante a pandemia do novo coronavírus.  A decisão foi expedida na última quinta-feira (21). O pedido pedia o retorno dessas atividades "sem irregularidades e/ou aplicação de multas".

"O desembargador Edvaldo Moura negou, por meio de decisão monocrática, um pedido formulado contra o governo do Estado do Piauí que pleiteava o retorno das atividades comerciais em academias, barbearias e salões de beleza, suspensas pelas iniciativas de combate ao coronavírus", informou o TJ-PI.

O pedido (mandado de segurança) também  instava pela não decretação de lockdown parcial na esfera estadual e colocava "em cheque a legalidade dos atos do Executivo Estadual".

"Convém destacar, ainda, que, no que tange à questão de liberdade de ir e vir – à academia ou salão de beleza, por exemplo, como querem os impetrantes, também não pode ser resguardada por esta via, mesmo porque o mandado de segurança é a ação constitucional residual, somente sendo cabível quando não for caso de habeas corpus ou habeas data. E, se não bastasse a inviabilidade jurídica do meio utilizado, a questão de fundo atinge elementos bastante importantes no momento que vivemos". 

A decisão de negar a ação é assinada pelo desembargador Edvaldo Moura, que também lembrou o quadro sanitário preocupante suscitado pela pandemia do coronavírus, citando os números mais recentes da doença no Brasil e no mundo: quase 300 mil pessoas se encontram acometidas pela doença  no País, sendo cerca de 3 mil no Piauí. 

A sentença reforça que "o fato de se limitar a ida à academia ou salão de beleza, pode, de fato, violar o direito fundamental de quem nesses lugares quiser ir – o seu direito de liberdade. Mas não justifica a tomada de decisão em excepcionar a medida de cunho sanitário para se evitar o alastramento da doença".

“Os dados são objetivos e, apesar das subnotificações existentes, já demonstram números assustadores”, diz o desembargador, que também afirma: “o fato de se limitar a ida à academia ou salão de beleza, pode, de fato, violar o direito fundamental de quem nesses lugares quiser ir – o seu direito de liberdade. Mas não justifica a tomada de decisão em excepcionar a medida de cunho sanitário para se evitar o alastramento da doença”.


Carlienne Carpaso (com informações do TJ-PI)
[email protected] 

Pacientes começam a receber alta no hospital de campanha, diz Firmino

Foto: Twitter Firmino Filho

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, anunciou nesta segunda-feira (25) que os primeiros pacientes que deram entrada no hospital de campanha do município já começaram a receber alta. O hospital, que recebeu o nome do Padre Pedro Balzi, foi instalado no Centro de Treinamento de Badminton, no Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

“O Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi já está cumprido sua missão: ser o centro da nossa assistência para COVID-19, permitindo que menos infectados cheguem a precisar de uma UTI. Esse final de semana nossa equipe médica já deu alta para os primeiros pacientes”, disse o prefeito em suas redes sociais.

O hospital possui 86 leitos, sendo quatro de estabilização e os demais de internação. No total, 413 profissionais atuam no Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia, pessoal administrativo, de serviços gerais e de apoio.

O hospital teve um investimento de R$ 1.904.118,00 em estrutura e equipamentos. O funcionamento do hospital, pelo período de três meses, demandará um aporte de R$ 6.394.604,50.

 

 

Hérlon Moraes
[email protected]

Venezuelanos serão testados para Covid-19 em três abrigos de Teresina

Foto: MAURO SCROBOGNA/LA PRESSE/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Imigrantes venezuelanos de três abrigos para refugiados em Teresina vão passar por testagem para a Covid-19 nesta segunda-feira (25) . 

A ação faz parte de um trabalho em curso de prevenção e combate ao coronavírus junto aos refugiados. No final de abril, 60 venezuelanos acolhidos pelo Centro Social Urbano do Buenos Aires foram transferidos para o antigo prédio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER), com o objetivo de evitar aglomerações. 

“A realização da testagem dos imigrantes venezuelanos faz parte das ações de assistência aos imigrantes, de acordo com o Protocolo de Acolhimento”, explicou a secretária executiva do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Mauricéia Carneiro.

A Gerente de Proteção Social Especial da Semcaspi, Mayra Veloso, ressalta que os todos os cuidados necessários estão sendo adotados para que não haja a contaminação nos espaços. “Orientações diárias são dadas pelas nossas equipes, bem como a disponibilização de equipamentos de proteção individual, para que a saúde seja preservada. É intuito nosso a garantia dos direitos dessas famílias e o atendimento socioassistencial é prestado com esse propósito”.

Da redação
[email protected]

Índice de transmissão da covid reduz no Piauí e retorno gradual será avaliado, diz governador

O governo do Piauí divulgou nesta segunda-feira (25) o resultado da quarta etapa da amostragem estadual sobre a Covid-19. As estimativas do estudo revelaram uma redução na propagação da doença mas apontam ainda 66.299 pessoas infectadas no estado, destas cerca de 36.014 ainda em período de transmissão do vírus.  

O estudo foi feitos em 3.999 pessoas testadas em 11 municípios.  Foram detectados casos positivos em 81 residências pesquisadas.

A taxa da população infectada é de 0,02%. O levantamento da Sesapi deste domingo, aponta 2.852 notificados o que equivale a 23 infectados subnotificados para cada caso notificado pela Secretaria Estadual de Saúde.

"A pesquisa revela que o crescimento, de uma semana para outra, reduziu. Por isso que nós temos que reforçar aqui, usar a máscara, a gente não pode relaxar. Cuidado com a roupa, com o sapato. O uso do álcool em gel, o distanciamento, conversar com as pessoas da sua casa mas mantendo o distanciamento para evitar contaminação", disse o governador.

Segundo a amostragem, o Piauí teria nesta etapa até 90 mil casos com as subnotificações mas a pesquisa revelou um número inferior, o que aponta para uma redução na contaminação, que deve se manter com as medidas de isolamento.

"Nós iríamos para 88-90 mil pessoas e caiu para 66 mil. Agora ele entra numa lógica que é abaixo da projeção projetada para o Piauí", disse Wellington.

Foto: Reprodução Youtube Governo do Piauí

Retomada de atividades

O governador avalia  os dados como positivos e garante que até a primeira semana de junho terá uma definição sobre indicativos de retomada gradual das atividades econômicas.

Dias aponta que cerca de 62% das UTIs estão ocupadas mas que esta semana há previsão da chegada de novos respiradores para o sistema de saúde do Piauí. De acordo com o governador, foram adquiridos 100 respiradores da Turquia pelo Estado que devem se somar a mais 70 comprados pela prefeitura de Teresina.

"Essa elevação na capacidade de atendimento, essa redução na transmissão do coronavírus, vai ser decisiva para essa tomada de decisão antes do dia 7 de junho, estamos marcando para o dia 5. Estamos debatendo quais setores iremos retomar, quantos por cento da população se coloca em atividade econômica, quais as regras para não transmitir entre os trabalhadores e clientes", apontou Dias.

Para o governador, todos os estudos apontam que agora neste mês de junho haja uma estabilização da propagação da doença no estado. "A gente precisa ter a tranqüilidade para que, se adoecer, a gente vai ter vagas para tratar", disse.

Busca ativa

O governador também reforçou a importância da busca ativa de infectados, identificando pessoas contaminadas e seguindo os passos desses pacientes na busca por novos contaminados pelo vírus.

"Essas pessoas já vão para o isolamento. Junto com isso a gente evita a transmissibilidade e já coloca as pessoas que apresentam os sintomas em tratamento precoce", disse.

Wellington Dias defende o tratamento com uso de antibióticos e corticóides. Sem citar nomes de medicamentos, ele explica que o critério é usado pelo médico com o aval do paciente. "Começando mais cedo, cura mais cedo. Tratando mais cedo, com a medicação que o médico lhe receitar você consegue evitar mais cedo a infecção. Com isso menos pessoas indo para UTI, menos pessoas tendo que chegar a um agravamento".

Número de óbitos

Dias lamentou as 110 mortes no estado por Covid-19, somada a outras comorbidades registradas até domingo (24). Apesar de elevado, ele avalia o número como "menor" se comparado à situação de outros estados onde houve colapso na rede hospitalar.

"Muita gente morreu no país por falta de um leito de UTI, falta de um respirador, falta de uma equipe médica. Felizmente o Piauí não viveu isso e nem quer viver".

O número de leitos ainda disponíveis e um indicativo de redução da propagação do vírus apontam para uma estabilização da doença no estado mas ainda exige cuidados de distanciamento e higiene. "Isso nos dá a segurança, segundo a ciência, da gente ter a retomada com grande responsabilidade".

Valmir Macêdo
[email protected]

Posts anteriores