Cidadeverde.com

"Não mataram só ela, mas toda família" diz irmã de professora morta em faculdade

Adriana era professora e foi assassinada dentro da faculdade onde lecionava no interior do Piauí (Foto: arquivo pessoal)

"Não mataram só ela, mas toda a família". Esse é o desabafo da enfermeira Andreia Macedo, irmã da professora Adriana Macedo Borges dos Santos que morreu com um tiro na cabeça em uma faculdade no município de Corrente ( a 874 km de Teresina). O crime ocorreu em setembro de 2009, mas o julgamento irá acontecer nesta quarta-feira (23), quase 10 anos após o crime. 

"Na verdade, não mataram só a Adriana, mas toda a família. Meu pai teve um infarto fulminante. Chorava todos os dias olhando pra um banner que mandou fazer com a foto da minha irmã. Minha mãe também não é a mesma pessoa e passou a depender da gente pra tudo, pois não tem mais condições de ficar sozinha. A Adriana só tinha 24 anos e teve todos os sonhos interrompidos, inclusive o de ser mãe", desabafa a irmã. 

(Foto: arquivo pessoal)

O crime teve grande repercussão na época. O acusado de ter efetuado o disparo é Arnaldo Alves Messias, que lecionava na mesma faculdade da vítima com quem manteve um relacionamento de quatro anos. O crime teria sido motivado por ciúmes e pelo término do namoro.

Em entrevista recente ao Cidadeverde.com, o advogado de Arnaldo defendeu que o tiro foi acidental e que não houve intenção de matar a mulher. Ele descartou ainda a participação do irmão de Arnaldo que também é acusado de participação no crime.

Contudo, a família de Adriana acredita que o crime foi premeditado. Além de professor, Arnaldo Messias é advogado e primo do prefeito de Cristalândia. 

"Eles já não estavam namorando há cerca de quatro meses. Minha irmã foi à faculdade acreditando que ia assinar uns documentos e se deparou com ele [Arnaldo] e o irmão dele que a segurou pelo braço. Ele [Arnaldo] atirou na Adriana e depois deu um tiro de raspão nele mesmo para tentar fugir. O tiro não foi acidental", acredita a irmã. 

Ao Cidadeverde.com, ela destaca o sofrimento da família e a esperança de que "o crime não ficará impune". 

"Isso deles estarem em liberdade, dói mais ainda. Não é fácil! desde quando foi marcado o julgamento, nosso sofrimento só aumentou, mas é uma dor que temos que passar. Já estamos nos preparando psicologicamente para isso. Primeiramente, temos fé em Deus e acreditamos que será feita Justiça aqui na terra. A Adriana não volta, mas se eles forem condenados e presos, vamos conseguir dormir", desabafa Andreia Macedo. 

Ela não confirma que a irmã sofria agressões físicas e psicológicas, mas que Adriana teria revelado a outros familiares "que vivia assustada e amedrontada". 

(Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com)

"A gente conhecia ele como uma pessoa de poucas palavras. Ele mandava mensagens ameaçadoras, mas ela nunca falava para a família. Contudo, amigas contaram que ela queria terminar, mas tinha medo, por isso, sequer registrou o caso na delegacia e dizia que preferia morrer a ficar com o Arnaldo. Existem dois lados; mas só uma verdade", desabafa a irmã.

O júri popular está marcado para a quarta-feira (23) no Fórum da Comarca de Corrente, às 9h. 

"Nós vamos estar no julgamento, usar camisetas e fazer tudo o que é permitido. A Justiça será feita e eles serão condenados. Esse crime não vai ficar impune porque Deus  é maior", acredita Andreia Macedo. 

Caso seja condenado, não incidirá a qualificadora do feminicídio, pois a lei que aumentou o intervalo de pena para homicídios de mulheres [12 a 30 anos]  por  questões de gênero, só passou a valer em 2015. Arnaldo e o irmão Renato Evilásio Alves Messias são acusados de homicídio qualificado por motivo torpe e recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima. 

Advogado Silas Barbosa fará sustentação oral no Tribunal do Júri

CRIME CRUEL E PREMEDITADO

Segundo Silas Barbosa de Menezes, um dos assistentes de acusação, o crime foi bárbaro, premeditado e os acusados agiram de forma pusilânime. 

"Foi um crime com requintes de crueldade, premeditado em que o acusado se utilizou do fato de ser operador do direito e de família tradicional para buscar um álibi que possa servir para argumento para uma possível absolvição", disse o advogado.

Silas Barbosa ressalta que os acusados não ofereceram possibilidade de defesa a vítima e que a tese do disparo acidental é insubsistente. 

"Eles agiram de maneira impiedosa, sem dar direito de defesa a jovem que, por sua própria natureza física, era frágil. A sociedaede de Corrente não pode manchar as páginas de sua história com a absolvição de dois acusados que são frios, calculistas e nocivos a sociedade. A sociedade clama tanto por Justiça e critica a falta de segurança. Chegou o momento dessa mesma sociedade fazer Justiça e condenar os dois acusados por um crime que não pode servir como parâmetro ou incentivo para que casos da mesma natureza venham a ocorrer futuramente", completa Silas Barbosa de Menezes.

TESTEMUNHA OCULAR

O advogado Ricardo Amorim, que também é assistente de acusação, reforça a tese de que o crime foi premeditado. Segundo ele, materiais apreendidos no carro de Arnaldo e que constam no inquérito policial, indicam que o acusado, possivelmente, pretendia raptar a vítima.

(Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com)

"No bagageiro do carro dele tinha fita adesiva, correntes, cordas, cadeados, ou seja, elementos que evidenciam a premeditação. Isso levou a polícia a entender que o objetivo inicial não era matá-la ali, mas raptá-la, levá-la para um outro local e eventualmente  matá-la. Contudo, por alguma razão, que a gente desconhece, ele a matou na faculdade", disse o assistente de acusação.

Ricardo Amorim disse ainda ao Cidadeverde.com que uma testemunha ocular é peça-chave no julgamento. 

"Essa testemunha ocular estava na janela de casa e conta que viu o irmão de Arnaldo puxando a Adriana pelo braço. O julgamento demorou tanto tempo porque eles são pessoas influentes na região. A moto dela nunca mais apareceu e isso levanta suspeitas que quiseram ocultar provas, justamente, porque na moto ia ter digitais, provas mais contundentes da participação do irmão de Arnaldo", completa Ricardo Amorim.

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

Professor mata ex por ciúmes em universidade

Acusado de matar professora em Corrente está preso na casa de irmão

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais