Cidadeverde.com

Professora é morta com dois tiros na cabeça em assalto a comércio

A professora Cristiane Melo da Cunha, 31 anos, foi assassinada a tiros dentro do próprio comércio, no Bairro Morro do Pequi, município de Corrente, a 874 km de Teresina. A vítima não teria reagido ao asssalto. O Delegado Regional Rodrigo Morais já descartou a hipótese de latrocínio, roubo seguido de morte, e segue em outra linha de investigação, que não ainda não foi revelada. 




O crime ocorreu por volta das 18h40, desta quinta-feira (17). A professora e comerciante estava no caixa quando foi surpreendida pelo assassino. Cristiane Melo teria entregue todo o dinheiro, mas mesmo assim, foi atingida com dois tiros. 

"Um homem armado parou sua moto em frente ao mercado, anunciou o assalto, a vítima entregou o dinheiro, mas foi alvejada com dois tiros na cabeça", disseram testemunhas. 



No local não há câmeras de segurança, o que dificulta a identificação do acusado. A motocicleta que teria sido usada pelo criminoso foi abandonada e aprendida pela Polícia Militar,  na BR- 135, há 5 km do local do crime. 

"Descartamos a hipótese de latrocínio e estamos trabalhando para identificar o suspeito e a motivação do crime. Detalhes do homicídio só serão divulgados depois para não atrapalhar as investigações", finaliza Rodrigo Morais. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeito de Corrente quer desviar veículos pesados de centro histórico

O município de Corrente, a 874 km de Teresina, está com um foco em novas obras que irão desviar o fluxo de veículos pesados do centro histórico do município. De acordo com o prefeito, Jesualdo Cavalcante, esse tráfego tem prejudicado as construções e causado um transtorno à população.

Foto: Fábio Lima/ Cidadeverde.com

"Corrente é uma cidade com uma topografia pouco favorável, então estamos tentando abrir ruas para desviar o tráfego que é muito grande pelo Centro Histórico. Queremos proteger esse patrimônio e a avenida já está aberta, agora falta apenas asfaltar", informou o prefeito.

Jesualdo acrescenta que a mobilidade em geral tem sido um dos focos do momento em sua gestão. Segundo ele, a construção de um anel viário também irá resolver definitivamente essa questão.

"Tivemos um grande desafio que foi restaurar o asfalto, mas agora estamos dando um aspecto melhor para a cidade", completou o gestor.


O prefeito declarou ainda que está satisfeito com as vitórias do último pleito e que segundo ele espera que os gestores tenham uma atenção maior com os problemas do município.  "O que se espera é que o Estado resgate dos débitos que tem com o município. Quando tínhamos um deputado mais atuante, se conseguiu muitas coisas para Corrente. Esperamos que os novos gestores assumam essa postura", concluiu.

Jesualdo acrescentou que o município agora se prepara para o aniversário da cidade. Segundo o gestor, este ano o foco será nos eventos culturais. "Nosso foco maior será para a atividade cultural. Corrente tem sua tradição e a gente valoriza muito esse aspecto", completou.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Prefeitura entrega carnês e IPTU poderá ser pago com desconto até dia 30

Em Corrente, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao exercício do ano de 2014, começaram a ser entregues nesta segunda-feira (14). Os servidores da prefeitura percorrerão os bairros da cidade entregando os carnês nos endereços cadastrados.


A previsão de conclusão da entrega é até dia 28 de outubro. A secretária municipal de Orçamentos e Finanças, Terezinha Cavalcanti, destaca que os moradores que não receberem o carnê no endereço cadastrado junto à prefeitura, poderão retirá-lo no setor de tributos na sede do Centro Administrativo.

“Quando o endereço não estiver completo, o carnê retorna para a prefeitura, onde poderá ser retirado diretamente pelo contribuinte no setor de Tributação de segunda à sexta de 7 às 17h até o dia 28 de outubro”, explica a secretária.

Os contribuintes que efetuarem o pagamento até o dia 31 de outubro terão desconto de 10%. O debito poderá ser parcelado em até três cotas, desde que o valor seja igual ou superior a R$ 90 reais. Após a data do vencimento, haverá cobrança de multa e juro e inscrição em dívida ativa.

IPTU

O IPTU é instituído pela Constituição Federal e declara que recursos advindos de sua arrecadação possam ser revertidos em diversos e importantes projetos no município. 

O imposto é uma das principais fontes de arrecadação municipal e tem função social, principalmente, para a efetiva realização de uma adequada política de desenvolvimento urbano. 

Através do IPTU, a prefeitura realiza melhorias de diversos segmentos como coleta de lixo, iluminação pública, recuperação e abertura de ruas e outros  investimentos que garantem o desenvolvimento da cidade.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Carros-pipas são usados para apagar incêndio em loja de variedades

Uma loja de variedades na avenida Ipiranga, ao lado do Banco Bradesco, em Corrente, ficou completamente destruída após um incêndio na noite desta quinta-feira (09). De acordo com o proprietário do comércio, o fogo começou na parte de trás e se alastrou, rapidamente, por todo o imóvel. O prejuízo foi de cerca R$ 700 mil. 

          Fotos: Viviane Setragni/ Portalcorrente


No município não há Corpo de Bombeiros e dois caminhões-pipa foram acionados para tentar conter as chamas, que após 5h consumiram completamente o prédio.
 
“Não temos ideia do que possa ter provocado o incêndio, mas tudo indica que foi um curto-circuito na parte elétrica, causado pelas constantes oscilações de energia. Populares ainda salvaram parte do estoque da loja, que foi depositado na igreja Assembleia de Deus, localizada a poucos metros e agradeço muito o esforço de todos em tentar conter as chamas”, disse o proprietário.





Com a intensidade da chamas, fios da rede de elétrica também ficaram totalmente destruídos. Ainda não há confirmação sobre a causa do incêndio.


Com informações Portalcorrente
cidades@cidadeverde.com

Alunos da APAE de Corrente plantam mudas de árvores no Projeto Verde Vida

Os alunos da APAE de Corrente realizaram, na ultima sexta-feira (03), o plantio de mudas de árvores no terreno onde está sendo desenvolvido o Projeto Verde Vida. A iniciativa é uma parceria entre a Superintendência Municipal de Meio Ambiente e Recurso Renováveis (SUMAR), o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a empresa SLC Agrícola.


O Gerente Municipal de Apoio a Pessoa com Deficiência Ubiraci Lustosa afirma que além de possuir um caráter pedagógico, a atividade busca fazer um treinamento prévio para as próximas ações a serem executadas pelos dentro do Projeto “Verde Vida” .“O objetivo foi colocar em prática atividades que colaborem com a prevenção e também a conservação no quesito ambiental, levando os alunos a se familiarizar com o ambiente, obtendo um prévio treinamento para as outras atividades de plantio, que serão mais delicadas por se tratarem de sementes de hortaliças”, esclareceu o gerente.

De acordo com o projeto, a horta, que está sendo construída em terreno próprio da instituição no bairro Nova Corrente terá quatorze canteiros, dois deles suspensos, e uma área coberta para socialização, totalizando 900m², totalmente acessível para promover a inclusão de pessoas com deficiência.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

PRF apreende espingarda e revólver durante busca em Corrente

A Polícia Rodoviária Federal realizou uma apreensão de duas armas de fogo após dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão em uma residência no município de Corrente, a 874 km de Teresina.


De acordo com o inspetor Fabrício Loiola, o local aglomerava uma grande quantidade de pessoas, mas nenhum material de campanha, ou que identifique compra de votos, foi localizado no local.

Foram apreendidos uma espingarda de calibre 12 e um revólver de calibre 38, cano longo especial.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Uespi de Corrente promove evento sobre modernização da pecuária

De 13 a 16 de outubro a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus de Corrente, promove II Workshop de Modernização da Pecuária – MODERPEC. O evento, que está sendo organizado pelo curso de Zootecnia, tem o objetivo de disseminar o conhecimento técnico na pecuária. 

Durante esta semana, o prefeito Jesualdo Cavalcanti esteve reunido com o professor Hermógenes Almeida de Santana Júnior e com o Secretário de desenvolvimento rural de Corrente, Hélio Paranaguá, para definir a participação da participação da prefeitura no evento.

Para o gestor, a realização do evento é de grande importância, pois além de preparar os profissionais para a utilização de técnicas que favorecem a produção animal, o encontro contribui para difundir os avanços nos sistemas de produção e seus efeitos sobre a cadeia pecuária, principal economia da região.

A colaboração direta da Prefeitura Municipal de Corrente está confirmada. O evento de nível nacional contará com a participação de renomados palestrantes, com presença confirmada do reitor Nouga Cardoso e diversos pró-reitores da Uespi. 







Sai lista de concorrência por vaga do concurso da prefeitura


A Consep- Consultoria e Estudos Pedagógicos, divulgou a lista de concorrência por cargo para o concurso da prefeitura de Corrente que será realizado no dia 19 de outubro. Ao todo foram 2.742 inscritos disputando 172 vagas.

O cargo de Auxiliar de Serviços Gerais obteve o maior número de inscritos, com 893 para 43 vagas. A concorrência é em média de 20,76 candidatos por vaga.

Por outro lado, para o cargo de Psicólogo da secretaria de Educação, não houve inscrição.

Os locais de aplicação das provas também foram divulgados nesta segunda-feira (15). O cartão de confirmação da inscrição, deverá estar disponível no site da empresa organizadora do certame, a partir do dia 13 do próximo mês.




Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Mãe esconde gravidez até o 6º mês e é acusada de abortar e queimar feto

Um feto de seis meses foi encontrado abandonado e queimado em um matagal no Bairro Vermelhão, em Corrente, a 874 km de Teresina. Os restos mortais foram encontrados na manhã de ontem (07) e o caso elucidado pela Polícia Civil após uma denúncia anônima, que identificou a mãe da criança, uma adolescente de apenas 16 anos. 

Terreno baldio fica a cerca de 200 metros da área residencial

"O terreno baldio fica afastado das casas e assim que fomos ao local com o médico legista, recebemos um telefonema anônimo. A pessoa informou que no mesmo bairro onde o feto foi encontrado havia uma menina que estaria grávida e de repente apareceu sem barriga e também sem a criança", explica o Delegado Regional Rodrigo Morais. 


Ao ser interrogada pela Polícia Civil, a adolescente- que já é mãe de uma criança de um ano e meio- confessou que escondeu a gravidez até o 6º mês e teria realizado o aborto após tomar um medicamento, no último dia 04, com medo da reação da família. 

"Ela disse que apesar de esconder a gravidez, estava sendo muito repreendida pela família e amigos próximos e por isso não queria o filho. Ela revelou que tomou o remédio um dia antes de abortar no banheiro de casa, então pegou a menina, enrolou em lençóis e colocou o feto em uma caixa", explica o delegado. 

Feto foi envolto em lençóis e colocado dentro de uma caixa, antes de ser queimado

Rodrigo Morais acrescenta ainda que a jovem negou ter ateado fogo no feto, o que ainda está sendo apurado pela Polícia Civil, assim como a origem do medicamento, que teria sido comprado pelo companheiro da vítima. 

"A venda do remédio é proibida e estamos averiguando onde o pai da criança, um adolescente de 17 anos, teria comprado a medicação. O caso foi elucidado, o que é muito difícil em situações como essas, e será encaminhado ao Ministério Público. A mãe pode ser punida com uma simples advertência à uma internação em Teresina. ", explica Morais. 

Nesta segunda-feira (08), a mãe foi levada ao hospital de Corrente e será submetida a exame de corpo de delito. Apesar de ter confessado o crime, o delegado apura se adolescente teria realizado um aborto ou se teria tido um parto prematuro e matado a criança, crime caracterizado como infanticídio.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Polícia prende estuprador e suspeito de pistolagem na divisa com a Bahia

Duas pessoas foram presas em operação policial na divisa do Piauí com a Bahia. De acordo com o delegado regional de Corrente Rodrigo Morais, o primeiro preso, identificado como Josemário Ribeiro da Cunha de Corrente é acusado de estuprar mãe e filha em Corrente  e o segundo, identificado apenas como Irailton foi preso em flagrante por porte ilegal de arma e suspeito de crimes de pistolagem em Parnaguá.


Deflagrada na região nesta quarta-feira (03), a ação faz parte da Operação Brasil Integrado, que engloba toda a região nordeste e no Piauí, envolve a Polícia Rodoviária Federal, Bope, Força Tática, Polícia Civil e Grupo de Repressão ao Crime Organizado.

"No local onde estivemos em Parnaguá, houve um homicídio onde a vítima teve a cabeça arrancada com um tiro de arma calibre 12. Quando chegamos para cumprir o mandado de busca e apreensão havia esse homem armado que é um dos suspeitos de cometer esse crime e o prendemos em flagrante com uma arma de calibre 38", explicou o delegado.

Acusado de estupro

Josemário é acusado de estuprar a enteada em Corrente, foi preso no presídio de Bom Jesus, mas teve concedida sua liberdade provisória. "Quando a mãe da menina descobriu o fato, naturalmente separou-se do acusado. Inconformado com a situação e em liberdade, Josemário foi atrás da mãe da menina, sua ex-mulher, e a estuprou”, contou o delegado.

A Polícia se concentra neste momento no Posto Fiscal que separa as cidades de Corrente, no Piauí e Formosa do Rio Preto na Bahia. 30 homens participam da operação que deve ser concluída no local as 22h de hoje.


Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Posts anteriores