Cidadeverde.com
Diversidade

A FAVELA TEM VOZ!



O que os moradores das favelas pensam sobre as tragédias causadas pelas enchentes em todo Brasil nos últimos meses?  O que está faltando para esses problemas não se repetirem nas próximas chuvas? O que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida dos moradores de favelas, palafitas, periferias, assentamentos, comunidades populares e etc. A CUFA -Central Única das Favelas- quer saber o que eles pensam, quer ouvir a voz da favela, e você quer ouvir?

 

Com sua participação, uma pesquisa inédita será realizada pela Cufa em parceria com IBPS (Instituto Brasileiro de Pesquisa Social). Usando a entrevista como método e ouvindo 2.000 moradores de todo país, ouvindo o que eles têm a dizer sobre os temas que consideram mais relevantes e urgentes para a construção de uma Agenda Política e Social.

 

A pesquisa será realizada com total transparência, tendo um valor estipulado de R$ 70.000,00 (setenta mil reais). Para garantir a ação, precisamos mobilizar muitos parceiros, uma vez que não desejamos verba pública para que não haja dúvidas sobre o resultado. Ajude-nos a ouvir a voz da favela! Contribua com o mínimo de R$ 5,00 (cinco reais) diretamente na conta do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social, e mande sugestões de temas e perguntas para o e-mail [email protected].

Informamos que a pesquisa será iniciada a partir da obtenção do valor integral.

 

FAVORECIDO: IBPS CONSULTORIA E PESQUISA LTDA

CNPJ: 04.967.411/0001-01

BANCO: UNIBANCO (409)

AGÊNCIA: 0190 (Agência Avenida)

CONTA CORRENTE: 213.664-5

Acesse http://www.favelatemvoz.cufa.org.br/ e saiba mais!

 

Fonte: Comunicação CUFA DF

Veneno antimonotonia e contra o preconceito

Sabe aquelas dúvidas que rolam na  cabeça quando você pensa em assumir sua orientação sexual. Pois saiba que a música brasileira tem um repertório ‘descolado’ de letras que iluminam os momentos de dúvida.

 

Se você acha que não dá pé o amor entre os iguais, melhor mesmo é ouvir seu coração e aprender com os versos que nossa musa Cássia Eller cantava:

 

Rubens!!Eu acho que dá pé...

Éh!!

Esse negócio de homem com homem,

Mulher com mulher

Hã!!

 

Ah! Se rola aquele desejo afetivo-sexual por garotos e garotas, não há motivo para dá um ‘embrulho na barriga’. O genial Renato Russo também viveu  este desejo e expressou com sabedoria sobre o que sentia:

 

Acho que gosto de São Paulo

Gosto de São João

Gosto de São Francisco e São Sebastião

E eu gosto de meninos e meninas

 

Me deixa ver como viver é bom

Não é a vida como está, e sim as coisas como são

 

Com certeza,  machuca  muito aquelas  fofoquinhas e comentários maldosos sobre sua orientação sexual. É, infelizmente é preciso enfrentar estas situações desagradáveis. Mas o sempre ‘antenado’ Cazuza ensinou um bom caminho nestes momentos:

 

Vamos pedir piedade

Senhor, piedade

Pra essa gente careta e covarde

Vamos pedir piedade

Senhor, piedade

Lhes dê grandeza e um pouco de coragem

 

Não dê ibope para nenhuma forma de intolerância e preconceito. Faça valer os seus direitos como pessoa humana e não esqueça a sempre bela canção de Milton Nascimento e Fernando Brant.

 

Qualquer maneira de amor vale à pena

Qualquer maneira de amor vale amar

 

 


Preparativos para a Parada já começaram

27 de agosto de 2010: essa é a data em que será realizada 9ª Parada da Diversidade de Teresina. O Matizes já iniciou os preparativos para o evento.

O tema da 9ª Parada é "conVIVER com a diversidade faz a diferença".

Muitas novidades virão por aí. Uma das novidades deste ano é que divas trans precursora da luta por direitos, como Safira Bengel, Stela Simpson serão homenageadas. 

O lançamento da 9ª Parada da Diversidade será feito no dia 16 de maio.


 

 


Saiu a lista dos 50 gays e lésbicas mais influentes do mundo da revista Out

Out libera lista dos homossexuais mais influentes dos Estados Unidos. Confira

Os poderosos segundo a Out

Os poderosos segundo a Out


A revista norte-americana Out publicou pelo quarto ano seguido sua lista com os 50 homossexuais mais importantes do país. Alguns deles são conhecidos no mundo todo, como a humorista Ellen Degeneres _que encabeça a lista.

Outros, como o economista Barney Frank, são conhecidos muito mais nos Estados Unidos. Ele está na segunda posição. O repórter da CNN Anderson Cooper, que nunca assumiu com clareza sua homossexualidade, aparece na terceira posição.

Veja a lista completa abaixo.

1 - Ellen Degeneres
2 - Barney Frank
3 - Anderson Cooper
4 - Rachel Maddow
5 - Adam Lambert
6 - Barry Diller
7 - Neil Patrick Harris
8 - Joe Solmonese
9 - Tammy Baldwin
10 - Jared Polis
11 - Marc Jacobs
12 - Rich Ross
13 - Tom Ford
14 - Tim Gill
15 - Matt Drudge
16 - Jann Wenner
17 - Fred Hochberg
18 - David Geffen
19 - Gene Robinson
20 - Scott Rudin
21 - Peter Thiel
22 - Richard Berke
23 - Christine Quinn
24 - Anthony Romero
25 - Lee Daniels
26 - Perez Hilton
27 - Suze Orman
28 - Dan Choi
29 - Chad Griffin
30 - Dustin Lance Black
31 - Andrew Sullivan
32 - Alan Ball
33 - Bryan Lourde & Kevin Huvane
34 - Nick Denton
35 - Michael Patrick King
36 - Wanda Sykes
37 - Robert Hanson
38 - Andrew Tobias
39 - Martha Nelson
40 - Adam Moss
41 - Jodie Foster
42 - Rufus Gifford
43 - Gus Van Sant
44 - Thom Browne
45 - John Cooper
46 - Jim Nelson
47 - Tim Gunn
48 - Brook Colangelo
49 - Simon Halls & Stephen Huvane
50 - Urvashi Vaid

Fonte: Mixbrasil

Versão digital do 'Lampião da Esquina' entra em cena

Mergulhar  no universo  cultural LGBT e perceber suas formas de resistência no fim dos anos 70, dominado  pela Ditadura Militar,   é possível, agora,  através de uma versão restaurada e digitalizada do jornal  “Lampião da Esquina”. Entidades do ativismo homossexual do Paraná em parceria com Ministério da Cultura realizaram o projeto de digitalização do jornal.

No editorial de lançamento do ‘Lampião da Esquina’  em 1978, o periódico declarava a que veio: “esclarecer sobre a experiência homossexual em todos os campos da sociedade e da criatividade humana”.  Estava lançado seu objetivo: ser uma voz LGBT contra o silêncio promovido pela mídia oficial.

O  ‘Lampião’ trazia em sua páginas reportagens com personalidades, contos, critica literária, teatro, cinema e  notas contra as formas de homofobia social. Escreviam para o jornal o novelista Aguinaldo Silva, o romancista, cineasta e roteirista João Silvério Trevisan, o antropólogo Peter Fry entre outros intelectuais.

As edições digitalizadas  do jornal podem ser acessadas pelo endereço http://www.grupodignidade.org.br/blog/.

Os prefeitos de Teresina e os LGBTs

FIRMINO FILHO - dois mandatos - deixou de sancionar duas importantes leis de reconhecimento dos LGBTs como sujeito de direitos: a que prevê sanções administrativas para discriminações motivadas por orientação sexual e a Lei Nº 3401/2004, que reconhece, para fins previdenciários, as uniões homoafetivas entre pessoas do mesmo sexo. Nunca quis conversa com o movimento LGBT.
SÍLVIO MENDES - um mandato e 1/2 - Enviou para a Câmara Municipal o Projeto de Lei instituindo o Conselho Municipal dos Direitos da População LGBT; determinou providências para elaboração de decreto que trata do nome social de travestis. Recebeu, por duas vezes, entidades do movimento LGBT em Palácio.

Conselho Municipal LGBT será instalado em maio

A partir do mês de maio, Teresina deve contar com mais um instrumento de defesa dos direitos da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais): o Conselho Municipal dos Direitos da População LGBT, criado pela Lei nº 3969, de 12/03/2010.
O órgão colegiado será composto por 14 conselheiras(os): 07 do Poder Público Municipal e 07 da sociedade civil. A representação não governamental será escolhida através de processo eleitoral, regido por um Edital que estabelecerá os requisitos para que as entidades interessadas em compor o Conselho possam inscrever-se.

Crimes homofóbicos?

Nos últimos dias, a mídia piauiense veiculou duas notícias que chamaram a atenção de ativistas do movimento LGBT brasileiro.




Na primeira notícia, a descoberta de uma ossada humana, enterrada em um lugar ermo, no município de Timon. Para a Polícia, os ossos podem ser de um cabeleireiro desaparecido desde fevereiro. Informações  dão conta que a vítima teve seus dentes arrancados pelos assassinos. Crime com requintes de crueldade!

Na outra,  a informação de que o idealizador do Miss Gay de Piripiri teria sido amarrado por três pessoas encapuzadas e levado para um lugar desconhecido.

Seriam esses dois crimes motivados pela intolerância? Se forem, darão robustez à triste estatística, que coloca o Brasil como campeão mundial!
"(Con)VIVER com a DIVERSIDADE faz a DIFERENÇA!

Drag queen ativista se encontra com Lula

A drag queen de Campinas Lohren Beauty e presidente do Grupo E-Jovem se encontrou na tarde de ontem (08/04) com o presidente Lula, em Brasília.

Lohren ocupa a cadeira de representante LGBT no Conselho Nacional da Juventude. A pauta do encontro foram os jovens gays.

"Pedi pro presidente olhar com mais carinho para os adolescentes e jovens LGBT," disse Lohren. "Ele disse que todo o seu governo está empenhado nisso", revelou.

Lohren não comentou mais sobre a reunião com Lula, mas, segundo ela, o presidente elogiou seu vestido. "Ele disse que eu estava realmente vestida para encontrar o presidente!", comemorou.

Fonte: ACAPA

Posts anteriores