Cidadeverde.com

O dia D da energia na COP26

Fonte: gov.uk

Hoje aconteceu o Dia da Energia (Energy Day) na COP26. Pelo menos 23 países assumiram novos compromissos para eliminar a energia à base de carvão, combustível fóssil com elevado potencial de poluição. A maior aliança mundial para a eliminação progressiva do carvão ganhou 28 novos membros. Chile e Cingapura foram duas nações que se juntaram à Powering Past Coal Alliance, que é co-presidida pelo Reino Unido e Canadá. 20 novos países, incluindo Vietnã, Polônia e Marrocos, se comprometeram a não construir novas usinas.

"Assegurar uma forte coalizão de 190 países para eliminar a energia à base de carvão e acabar com o apoio a novas usinas a carvão e a Declaração de Transição Justa assinada hoje mostram um compromisso real e intencional de não deixar nenhuma nação para trás", disse Alok Sharma, presidente da COP26. Vários grandes poluidores ainda estão faltando na grande promessa de eliminação do carvão. Embora as metas de aquecimento global existentes exijam que os países parem de queimar carvão, muitas das principais economias não definiram uma data para encerrar seu uso. A ONG internacional Global Witness também afirma que o anúncio fica "espetacularmente aquém" do que este momento exige. Um acordo que trata apenas do carvão não resolve nem metade do problema", disse Murray Worthy, líder de campanha da organização. “As emissões de petróleo e gás já ultrapassam de longe o carvão e estão crescendo, enquanto o carvão já está entrando em declínio terminal."

Worthy acrescenta que a ciência é "absolutamente clara" quanto ao fato de que os combustíveis fósseis devem ser totalmente eliminados se quisermos evitar os piores impactos da emergência climática. "Este é um pequeno passo em frente quando o que precisávamos era de um salto gigante."

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais