Cidadeverde.com

Conheça as 10 maiores usinas hidrelétricas do Brasil

Crédito: Quang Nguyen Vinh

As 10 maiores usinas hidrelétricas do Brasil são responsáveis por gerar cerca de 60% da energia elétrica do país. Elas estão localizadas em diferentes regiões do Brasil, aproveitando os recursos hídricos dos rios da Amazônia, do Pantanal e da Mata Atlântica.

1. Usina Hidrelétrica de Itaipu

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é a maior usina hidrelétrica do mundo, em termos de potência instalada. Ela está localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, no rio Paraná. A usina tem capacidade para gerar 14.000 megawatts de energia elétrica, sendo metade para cada país.

2. Usina Hidrelétrica de Belo Monte

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte é a segunda maior usina hidrelétrica do Brasil, em termos de potência instalada. Ela está localizada no rio Xingu, no Pará. A usina tem capacidade para gerar 11.233 megawatts de energia elétrica.

3. Usina Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós

A Usina Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós é a terceira maior usina hidrelétrica do Brasil, em termos de potência instalada. Ela está localizada no rio Tapajós, no Pará. A usina tem capacidade para gerar 8.381 megawatts de energia elétrica.

4. Usina Hidrelétrica de Tucuruí

A Usina Hidrelétrica de Tucuruí é a quarta maior usina hidrelétrica do Brasil, em termos de potência instalada. Ela está localizada no rio Tocantins, no Pará. A usina tem capacidade para gerar 8.370 megawatts de energia elétrica.

5. Usina Hidrelétrica de Santo Antônio

A Usina Hidrelétrica de Santo Antônio é a quinta maior usina hidrelétrica do Brasil, em termos de potência instalada. Ela está localizada no rio Madeira, no Amazonas. A usina tem capacidade para gerar 3.150 megawatts de energia elétrica.

6. Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira

A Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira é a sexta maior usina hidrelétrica do Brasil, em termos de potência instalada. Ela está localizada no rio Paraná, entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A usina tem capacidade para gerar 3.444 megawatts de energia elétrica.

7. Usina Hidrelétrica de Jirau

A Usina Hidrelétrica de Jirau é a sétima maior usina hidrelétrica do Brasil, em termos de potência instalada. Ela está localizada no rio Madeira, no Amazonas. A usina tem capacidade para gerar 3.300 megawatts de energia elétrica.

8. Usina Hidrelétrica de Xingó

A Usina Hidrelétrica de Xingó é a oitava maior usina hidrelétrica do Brasil, em termos de potência instalada. Ela está localizada no rio São Francisco, entre os estados de Alagoas e Sergipe. A usina tem capacidade para gerar 3.162 megawatts de energia elétrica.

9. Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso IV

A Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso IV é a nona maior usina hidrelétrica do Brasil, em termos de potência instalada. Ela está localizada no rio São Francisco, na Bahia. A usina tem capacidade para gerar 2.490 megawatts de energia elétrica.

10. Usina Hidrelétrica Jatobá

A Usina Hidrelétrica Jatobá é a décima maior usina hidrelétrica do Brasil, em termos de potência instalada. Ela está localizada no rio São Francisco, no Pará. A usina tem capacidade para gerar 2.330 megawatts de energia elétrica.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais