Cidadeverde.com

Secretário de Justiça entrega obras na penitenciária de Floriano nesta quinta

O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, visitará, nesta quinta (8), a Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, em Vereda Grande, município de Floriano. O gestor tem acompanhado o trabalho desenvolvido em todas as unidades prisionais do Estado.


 
Na visita, o secretário inaugura obras como a ampliação do sistema de iluminação e a reforma de setores da unidade, e assinará os termos do projeto Registrar e da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp).
 
“Estamos, continuamente, expandindo as ações, tanto na reestruturação física como nos projetos de humanização. Saúde, educação, capacitação profissional, melhores condições de trabalho aos agentes têm sido importantes na condução desse projeto de melhoria do sistema”, pontua Daniel Oliveira.
 
Recentemente, a gerência da Penitenciária Vereda Grande, em conjunto com a Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Sejus, Ministério Público e Vara de Execução Penal de Floriano, realizou a Operação Joio e Trigo, separando presos provisórios de sentenciados, conforme determina e Lei de Execução Penal.
 
Outra ação importante executada pela Secretaria de Justiça na unidade prisional foi o fim da revista vexatória, trabalho que vem sendo feito pelo órgão como forma de garantir a dignidade no tratamento da pessoa humana em todas as unidades prisionais do Estado.

Roteiro
 
15h – Chegada do secretário de Justiça a Floriano;
15h30 – Visita ao Fórum Adalberto Correia Lima (Rua Fernando Marques, 760, Santa Rita) e à Promotoria de Justiça de Floriano (Rua Fernando Drumond, 802, Centro);
16h – Chegada à Penitenciária Gonçalo de Castro Lima (Rodovia PI 05, km 24, Localidade Vereda Grande);
16h – Secretário de Justiça participa de aula do Ensino de Jovens e Adultos
17h – Solenidade de inauguração da Ampliação da Iluminação da Penitenciária e assinatura dos termos do projeto Registrar e da Pnaisp;
18h – Encerramento.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Festival reúne 10 mil pessoas em Floriano e premia em quatro categorias

Mais de 10 mil pessoas passaram pela cidade de Floriano durante a 4ª edição do Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura e Grupo Independentes, que aconteceu de 23 a 27 de setembro, reunindo grupos de 12 estados do país. Além do acesso gratuito à programação cultural, a cidade recebeu de presente o Espaço Cultural Maria Bonita, que passou por reforma e modernização, onde foram investidos cerca de R$ 400 mil. 
 
O festival acontece a cada dois anos e é uma iniciativa do grupo Escândalo Legalizado de Teatro (Escalet), com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura. Ao final do evento, a organização premiou os melhores em quatro categorias: teatro de rua, teatro infantil, teatro adulto e monólogo. Ao todo foram apresentados 25 espetáculos.

Para o diretor do grupo Escalet, Cézar Crispim, outro ponto importante a ser destacado  foi a participação de diretores, produtores, atores e técnicos que vieram ao evento representar seus espetáculos. “Recebemos 154 profissionais que expuseram e debateram seus trabalhos, provocando na comunidade o desejo de fazer teatro de forma mais profissional. O apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura, foi muito importante e garante a continuidade e qualidade do evento”, afirma Crispim.
 
O Espaço Cultural Maria Bonita possui teatro, museu e espaço de eventos. O prédio passou por ampla reforma e modernização que contemplaram som, iluminação, vestimenta cênica, climatização e novas poltronas, além da catalogação das peças do museu. 


  

A reforma foi iniciada em janeiro de 2014 e paralisada no mesmo ano. Há três meses foi retomada com a modernização de todos os espaços. As peças do museu foram restauradas e catalogadas, o teatro ganhou novas poltronas, carpete, climatização, som e iluminação. Além disso, o Espaço Cultural Luís Paulo de Oliveira Lopes, que homenageia um importante historiador da cidade, ganhou piso e outras adequações que possibilitam a realização de shows, lançamentos de livros e outros eventos. No total, foram investidos cerca de R$ 400 mil na reforma e modernização.
 


Confira os ganhadores de 2015 por categoria:
 
TEATRO INFANTIL
 
Melhor texto: Flávio Cavalcante – Quem Roubou a Minha Luz? - Floriano/PI
Melhor maquiagem: Coletivo Espelho Encantado - Floriano/PI
Melhor figurino: Aureni Oliveira – Boa Noite Cinderela –Teresina/PI
Melhor atriz coadjuvante: Jade Oliveira – Palha Assada – Teresina/PI
Melhor ator coadjuvante: Romário Ferreira – Palha Assada – Teresina/PI
Melhor atriz: Iraci Costa – Quem Roubou Minha Luz? -  Floriano/PI
Melhor ator: Adalmir Miranda – Palha Assada – Teresina/PI
Melhor diretor: Adalmir Miranda – Palha Assada – Teresina/PI
Melhor espetáculo: Palha Assada - Teresina/PI
 
TEATRO DE RUA
 
Melhor texto: Isa Marília e Jessié Quirino – Contos e Causos do Interior – Teresina/PI
Melhor maquiagem: Isabella Leite e Conceição – Invasão de Palhaços –Belo Horizonte/MG
Melhor figurino: Poliana Espirito Santo – Invasão de Palhaços – Belos Horizonte/MG
Melhor atriz coadjuvante: Poliana Nascente – Invasão de Palhavos - Belos Horizonte/MG
Melhor ator coadjuvante: Everton Joaquim – Merclowndorias -  Cabedelo/PB
Melhor atriz: Poliana Nascente – Invasão de Palhavos - Belos Horizonte/MG  
Melhor ator: Mauricio Barbosa - Merclowndorias -  Cabedelo/PB
Melhor espetáculo: Invasão de Palhaços - Belos Horizonte/MG 
 
MONÓLOGOS
 
Melhor texto: Tiago Miolo – Herculano Demasiado Urbano – Brasília/DF
Melhor maquiagem: Mikael  Dakson – Exercício Sobre Medéia – Teresina/PI
Melhor figurino: Silmara Silva - Exercício Sobre Medéia – Teresina/PI
Melhor atriz: Silmara Silva - Exercício Sobre Medéia – Teresina/PI
Melhor ator: João Campos – Herculano Demasiado Urbano – Brasília/DF
Melhor diretor: Adriano Abreu – Exercício Sobre Medéia – Teresina/PI
Melhor espetáculo: Herculano Demasiado Urbano – Brasília/PI
 
TEATRO ADULTO
 

Melhor texto: José Afonso – Republica dos Desvalidos – Teresina/PI
Melhor maquiagem: Marília Ribeiro – Drummond 4 Tempos/Goiânia/GO
Melhor figurino: Bid Lima – Republica dos Desvalidos – Teresina/PI
Melhor atriz coadjuvante: Edith Rosa  – Republica dos Desvalidos – Teresina/PI
Melhor ator coadjuvante: Fernando Freitas – Um Bico Para Velhos Palhaços  – Teresina/PI
Melhor atriz: Marília Ribeiro – Drummond 4 Tempos -  Goiânia/GO
Melhor ator: Francisco Pelé – Um Bico Para Velhos Palhaços – Teresina/PI
Melhor diretor: Arimatan Martins – Um Bico Para Velhos Palhaços – Teresina/PI
Melhor espetáculo: Drummond 4 Tempos – Goiânia/GO
  
Ator revelação: Everk Amorim – Os Cegos – Floriano/PI
Atriz revelação: Isadora Rodrigues – Sinhá do Céu - Floriano/PI

Da Editoria de Cidades
[email protected]

PRF prende 3 homens com armas, munição e carro roubado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na manhã deste sábado (26), no município de Floriano, três homens por porte ilegal de arma de fogo, receptação e uso de documento falso. A abordagem aconteceu nas proximidades da Balança Rodoviária da Secretaria da Fazenda.

Fotos: PRF

Os suspeitos estavam em um Honda Civic, de placas DWJ-4095, quando foram abordados pelos agentes da PRF. 

Durante a fiscalização, os policiais encontraram 03 espingardas calibre 28; 15 munições calibre 28 e 05 munições calibre 20, todas intactas.

Ao analisar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do Honda Civic, a PRF constatou ainda que o documento apresentado era falso e que a placa do carro era clonada. O veículo foi roubado na Cidade de Franca, interior de São Paulo. 

Os presos, juntamente com as armas apreendidas e o veículo roubado, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Floriano.

Da Redação
Com Informações da PRF
[email protected]

PM apreende menina de 12 anos e descobre grupo de extermínio de policiais

A Polícia Militar descobriu a existência de um grupo de extermínio de PMs em Floriano, a 240 quilômetros de Teresina. A descoberta aconteceu após a apreensão de uma garota de 12 anos de idade na última quarta-feira (23). O caso foi confirmado pelo comando da PM na cidade e está sendo investigado pela Polícia Civil.

De acordo com o tenente-coronel Lisandro Honório, comandante da Polícia Militar em Floriano, os planos eram definidos em um grupo no aplicativo Whatsapp. "Existe um grupo no Whatsapp formado por várias pessoas que já foram presas pela Polícia e que atuam em Floriano e Barão de Grajaú. O intuito deles era angariar fundos e matar policiais", explicou o militar.

O grupo de extermínio foi descoberto após a apreensão de uma menor de 12 anos de idade que, segundo a Polícia Militar, está envolvida em vários assaltos na cidade. Com ela, foram encontradas bolsas, jóias, telefones celulares, cartões de crédito e uma faca. "Essa menina andava na companhia de dois adolescentes de 17 anos", revelou Lisandro Honório.

Em depoimento, a menor de 12 anos contou que fazia parte de um grupo no Whatsapp que planejava matar policiais. Policiais civis e militares tiveram acesso ao bate-papo e identificaram vários integrantes. "Depois disso, três fugiram para Brasília e outros foram para o Maranhão", comentou o comandante da PM em Floriano.

Segundo a menor, o grupo foi formado por causa da insatisfação dos infratores com as abordagens policiais em Floriano.

Adolescente apreendida tem tatuagem de palhaço

A menor de 12 anos que revelou a existência do grupo de extermínio de policiais não chamou atenção da Polícia apenas pela atuação precoce no mundo do crime: a adolescente também tem uma tatuagem de palhaço no corpo, símbolo atribuído a assassinos de policiais. O comandante da PM, no entanto, destacou que o desenho não prova que ela tenha matado algum policial.

A Polícia Civil de Floriano está investigando o caso, mas não adiantou mais informações, nem revelou nomes.

Flávio Meireles
[email protected]

Após dois anos fechado, Espaço Cultural Maria Bonita é reaberto em Floriano

  • unnamed_(5).jpg Divulgação / Secult
  • unnamed_(4).jpg Divulgação / Secult
  • unnamed_(3).jpg Divulgação / Secult
  • unnamed_(2).jpg Divulgação / Secult
  • unnamed_(1).jpg Divulgação / Secult

O Espaço Cultural Maria Bonita, localizado na cidade de Floriano, foi reinaugurado na noite de ontem (23) após dois anos fechado. O local possui teatro, museu e espaço de eventos. O Maria Bonita passou por ampla reforma e modernização que contemplaram som, iluminação, vestimenta cênica, climatização e novas poltronas, além da catalogação das peças do museu. 
 
A reabertura do Espaço Cultural Maria Bonita permite a realização de diversos eventos culturais importantes para a cidade e para os artistas. O 4º Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura e Grupos independentes, que agrega grupos de 12 estados do Brasil, é um desses eventos, onde grande parte dos espetáculos será no local. O festival acontece a cada dois anos e é uma iniciativa do grupo Escândalo Legalizado de Teatro (Escalet) com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura.
 
“Estamos em casa. O que nós artistas de Floriano queríamos era a nossa casa de volta. Essa é a reforma mais bela e digna que nós temos até hoje, porque agora nós estamos à altura para receber qualquer espetáculo. Obrigado aos artistas e a todas as autoridades por acreditar e nós desejamos a todos um bom festival nacional de teatro”, afirma o diretor do Grupo Escalet, Cézar Crispim.
 
A reforma foi iniciada em janeiro de 2014 e paralisada no mesmo ano. Há três meses foi retomada com a modernização de todos os espaços. As peças do museu foram restauradas e catalogadas, o teatro ganhou novas poltronas, carpete, climatização, som e iluminação. Além disso, o Espaço Cultural Luís Paulo de Oliveira Lopes, que homenageia um importante historiador da cidade, ganhou piso e outras adequações que possibilitam a realização de shows, lançamentos de livros e outros eventos. No total, foram investidos cerca de R$ 400 mil na reforma e modernização.
 
“Quando vim a primeira vez no Maria Bonita eu me assustei e voltei para Teresina com o coração partido por ver esse espaço no estado que estava. Nós fizemos aqui quatro intervenções, mandamos uma museóloga, reformamos e teatro e também o espaço de eventos. Floriano é uma cidade estratégica do Piauí e merece a melhoria desse espaço há muito tempo, porque um povo sem arte é um povo sem alma”, diz o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.
  
4º Festival Nacional de Teatro
 
O Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura e Grupos independentes, da cidade de Floriano, é uma iniciativa do grupo Escândalo Legalizado de Teatro (Escalet) com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura – Secult. O evento surgiu em 2009 e é realizado a cada dois anos, com o objetivo de possibilitar o intercâmbio entre pontos de cultura que atuam nas artes cênicas.
 
Em sua 4ª edição, que acontece entre 23 e 27 de setembro, o festival reunirá grupos do Piauí, Ceará, Maranhão, Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Paraíba, Minas Gerais, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Dos 81 grupos inscritos, 24 foram selecionados para apresentar 25 espetáculos. As apresentações acontecerão no Espaço Cultural Maria Bonita e Teatro Cidade Cenográfica, além dos espetáculos de rua.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Suspeito de matar mototaxista é preso na zona rural de São Francisco do Piauí

Uma operação do 1º Distrito Policial de Floriano (a 240 km de Teresina) conseguiu identificar, localizar e prender o suspeito do assassinato do mototaxista Gecimar Vieira dos Santos, 28 anos, achado morto na madrugada deste sábado(12) no povoado L-3, zona rural da cidade. A vítima foi degolada e ainda levou três facadas nas costas. 

O suspeito, Hudson Pereira Guimarães, 23 anos, foi preso no povoado Serrinha, na zona rural de São Francisco do Piauí (a 317 km de Teresina) e teria confessado o crime.  

“Nós conseguimos prendê-lo na tarde de ontem, por volta das 14 horas, depois de encontrar, próximo ao corpo do mototaxista, a embalagem da faca usada no crime e o celular da vítima. Rastreamos o código de barras e chegamos ao supermercado onde o suspeito tinha comprado a faca e o identificamos pelo circuito interno de tv. Também rastreamos a última ligação que tinha no celular e chegamos a um chip de São Francisco do Piauí, solicitamos ajuda dos policiais de lá, que conseguiram localizar o endereço da mulher, que tinha o chip cadastrado. Fomos até lá e encontramos o suspeito”, contou o agente de plantão, João Ribeiro, que também participou da prisão. 

Na casa, a polícia encontrou a moto, o capacete e o documento do veículo que pertenciam ao mototaxista. 

De acordo com o policial, o suspeito disse que a intenção era de roubar a moto, mas o mototaxista teria reagido o que o “obrigou” a matá-lo.

A morte do mototaxista teria ocorrido ainda no início da tarde, mas as diligências só iniciaram após a família registrar o desaparecimento dele, já que não apareceu para almoçar como fazia diariamente. A polícia começou a diligenciar e no início da madrugada foi achado o corpo na zona rural. 

O suspeito está preso na Delegacia Regional de Oeiras, onde foi autuado por latrocínio, já que foi detido na região e depois será encaminhado ao 1º Distrito de Floriano. Os policiais civis que participaram da prisão foram: José Marques, Francisco Vieira, Marcos Augusto, Osano José e João Ribeiro.   


Caroline Oliveira
[email protected]

Homem é executado com 3 tiros na rodoviária de Floriano

Um homem de 28 anos foi executado na noite desta quarta-feira (9) no município de Floriano, a 244 km ao sul de Teresina. O crime aconteceu por volta das 23h no pátio do terminal rodoviário. A vítima estava em um carro quando foi abordada por um motoqueiro que disparou três tiros.

De acordo com o tenente Alberone Pereira Junior, dentro o carro havia uma senhora que não sofreu ferimentos. Pela forma como aconteceu o crime, a principal hipótese da polícia é de execução.

“A polícia está investigando, mas pela forma foi uma execução. Foi uma surpresa para a polícia, já que não temos crimes desta natureza nessa região”, afirmou.

Ainda de acordo com a polícia, o autor dos tiros fugiu em uma moto preta. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Teresina (IML).

Hérlon Moraes
[email protected]

Suspeito de matar mulher por ciúmes é preso ao pedir carona em Floriano

A Polícia Militar prendeu na manhã desta segunda-feira (7) um homem de 42 anos suspeito de ter assassinado a mulher a golpes de facão no último sábado (5) em Floriano, a 240 quilômetros de Teresina. Identificado como Levi Martins de Sousa, ele foi detido enquanto pedia carona na BR-343.

De acordo com o sargento Moura Fé, Levi foi preso após uma ligação anônima. Ele é o principal suspeito de ter matado Josilente Oliveira de Sousa após um ataque de ciúmes em uma casa do bairro Caixa D'Água.

"Recebemos uma ligação informando que ele estava na estrada na saída de Floriano para Jerumenha. Deslocamos uma viatura descaracterizada para o local e efetuamos a prisão. Ele não reagiu, nem confessou o crime", relatou o sargento da Polícia Militar.

Após a prisão, realizada próximo a uma pista de motocross situada no bairro Meladão, Levi foi encaminhado para a Delegacia de Floriano, onde permanece detido.

Flávio Meireles
[email protected]

Homem mata a namorada por suspeita de traição em Floriano

Um homem está foragido suspeito de matar a namorada com um golpe de facão no município de Floriano (244 Km de Teresina), na noite deste sábado (5). De acordo com a Polícia Civil da cidade, o homem matou a namorada por desconfiar que ela o traía. 

A informação é de que o homem já desconfiava de traições da companheira havia vários meses e, na noite de ontem, durante uma discussão do casal, ele golpeou a mulher na altura do peito com um facão que tinha em casa. 

Segundo a polícia, a mulher morreu a caminho do hospital depois que o seu pulmão foi perfurado. Os dois moravam na mesma casa havia algum tempo. 

A polícia realiza buscas para encontrar o suspeito, que está foragido. O corpo da vítima foi encaminhado ao necrotério do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. 

 

Maria Romero
[email protected] 

PRF apreende em Floriano caminhões roubados de São Paulo e Goiás

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu em Floriano, nesta quarta-feira (2), dois caminhões de placas de placas ORR-5188 e CUE-2500, roubados nos estados de São Paulo e Goiás em 2014 e 2013, respectivamente. A apreensão ocorreu na na BR 230, KM 305. 

Após vistoria minuciosa e devidas consultas, constatou-se que o primeiro, de placa ORR-5188, que era conduzido por V. S. P., de 35 anos, na verdade, trata-se de AWC-2091, com ocorrência roubo/furto registrada no Município de São Paulo, em 28.03.2014 e, que, o semi-reboque (DBL-5506) e os CRLV's de n°  011708714345 e n° 011538535976 apresentados possuem indícios de adulteração em seus elementos identificadores. 

Quanto ao segundo bitrem, de placa CUE-2500, que era conduzido por  L.G. S., de 28 anos, constatou-se na verdade, tratar se de JSR-1438, com ocorrência roubo/furto registrada no Município de Bom Jesus-GO, em 04.03.2013.

De acordo com a polícia, os semi-reboques (APV-1060 e APV-1058) possuem sinais de adulteração em seus elementos identificadores e os CRLV's de n° 0114953674325 , 0114951629687 e n° 0114951624472 apresentados possuem indícios de falsificação (dados e suporte falsos).

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil de Floriano/PI, para os procedimentos cabíveis  para os crimes previstos no art. 311 (Adulteração de Sinal Identificador de Veículo Automotor), art. 180 (Receptação) e art. 304 (Uso de Documento Falso), todos do Código Penal. 

 

Da Redação
[email protected] 

Posts anteriores