Cidadeverde.com

Audiência púbica vai debater segurança pública em Floriano

Foi aprovado na manhã de quinta-feira (18) pelo plenário da Assembleia Legislativa um requerimento do deputado Joel Rodrigues (PTB) para a realização de uma audiência pública no município de Floriano, a 240 quilômetros de Teresina. A situação da segurança pública no município será o tema da audiência.

O deputado solicitou no requerimento a realização da audiência ao secretário de Segurança do Estado, Fábio Abreu, e ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto Gomes de Souza. “A crescente violência na cidade de Floriano justifica em caráter de urgência a realização da audiência”, afirma Joel Rodrigues.

No início do mês, a Polícia Militar descobriu em Floriano uma casa que funcionava como "uarte-general" de uma quadrilha especializada em assaltos a bancos. Antes disso, em maio, um motorista foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal com anfetaminas escondidas no sapato. Em abril, bandidos armados roubaram 36 pneus de um caminhoneiro que circulava na cidade.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Incêndio destroi sorveteria na cidade de Floriano

Um incêndio destruiu na tarde desta terça-feira (16) uma sorveteria localizada no municipio de Floriano, a 243 km ao sul de Teresina. O estabelecimento comercial ficou parcialmente destruído com as chamas.

O Corpo de Bombeiros teve dificuldades para apagar as chamas na sorveteria, localizada no bairro Viaazul.

"O acesso ao local foi uma das dificuldades. Estava todo fechado, não tinha abertura. A parede começou a ceder e aproveitamos o espaço para entrar", disse o capitão Edilson Soares à TV Cidade Verde.

Segundo ele, foi preciso chamar reforço. "O prédio não possui atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros", declarou.

Hérlon Moraes
[email protected]

PM descobre quartel-general de bando suspeito de assaltos a bancos no interior

O assalto ao Banco do Brasil de Itaueira, a 345 quilômetros de Teresina, intensificou o cerco da Polícia Militar a uma quadrilha suspeita de roubar bancos e correspondentes bancários em pelo menos três outras cidades no interior do Piauí. Até uma casa que funcionava como "quartel-general" do bando já foi descoberta.


"Quartel-general" foi encontrado após roubo a banco em Parnaguá (acima) (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

A "sede" da quadrilha foi encontrada em Floriano, a 245 quilômetros de Teresina. De acordo com o comandante da Polícia Militar na cidade, o esconderijo dos criminosos foi descoberto após a tentativa de assalto à agência do Bradesco em Parnaguá, a 825 quilômetros da capital, realizado na última quinta-feira (28), que resultou na morte de um bandido - a PM conseguiu recuperar R$ 22 mil e ainda prendeu três membros do bando.

"Eles tinham alugado uma casa em Floriano. A mulher que alugou a residência para eles reconheceu a foto do criminoso morto na troca de tiros com a Polícia Militar e nos comunicou. Fomos até o local, mas não havia mais ninguém", conta o coronel Lisandro Honório, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostentivo de Floriano e cidades vizinhas.

Segundo Lisandro Honório, desde a ação em Parnaguá, o grupo não retornou a Floriano. "Havia muita gente na casa. Eles todos são estranhos em Floriano. Estavam aqui há pouco mais de um mês e pagaram o aluguel adiantado. Mas não deram mais as caras na cidade", complementa o coronel.

Além dos assaltos aos bancos de Itaueira e Parnaguá, a quadrilha é suspeita de explodir a agência do Bradesco e arrombar os Correios de Francisco Ayres, a 220 quilômetros de Teresina, na quinta-feira. Outra ação do bando foi registrada no sábado (30), quando criminosos explodiram um caixa eletrônico do Banco do Brasil em Colônia do Gurgueia, a 505 quilômetros da capital.

"Estamos achando que é a mesma quadrilha que pegamos na quinta-feira em Parnaguá. No mesmo dia, houve o assalto em Francisco Ayres e foi descoberta uma casa alugada com mais de 10 pessoas utilizada pelos criminosos em Floriano. Acreditamos que a ação simultânea nas duas cidades foi planejada", destaca o major Marcos Hortêncio, comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo em Corrente, Colônia do Gurgueia e municípios próximos.

"Os policiais ainda estão no mato à procura dos assaltantes de Itaueira. Caso eles apareçam aqui em Floriano, os homens aqui já estão em alerta", garante Lisandro Honório.

Flávio Meireles
[email protected]

CRF realiza Encontro Regional de Farmacêuticos da Macrorregião de Floriano

Aconteceu nesta quinta-feira, 28, na cidade de Floriano (PI), o Encontro Regional de Farmacêuticos da Macrorregião de Floriano, com exposição de temas feitas por Ítalo Rodrigues, presidente do CRF, Osvaldo Bonfim, diretor do órgão, e Alex Aragão, coordenador da Vigilância Sanitária Estadual.

O encontro aconteceu no auditório do Hotel Rio Parnaíba e reuniu mais de 40 pessoas. Foram apresentados os seguintes assuntos: Lei 13.021 e ações do CRF sobre RTs, Vigilância Sanitária e as atribuições exclusivas dos farmacêuticos e Nova lei do piso salarial farmacêutico e lei que dispõe sobre a prestação de serviços em farmácias e drogarias. Além dos pontos apresentados, foi uma oportunidade para a diretoria do Conselho de Farmácia esclarecer dúvidas dos profissionais da região. O diretor-tesoureiro, Raulino Firmino, encerrou o evento fazendo um balança da profissão farmacêutica, mercado de trabalho e ações do CRF em todo o Estado.

Ítalo Rodrigues explica que o evento também será levado a mais regiões do Piauí. "Estamos sempre levando o Conselho a cidades mais distantes da capital, para estreitar a relação do órgão com os profissionais. Aproveitamos a vinda a Floriano e fizemos atendimentos e visitas. Queremos estar próximos dos farmacêuticos, afinal, esse é o papel do CRF", disse. As cidades de Parnaíba, Picos e São Raimundo Nonato também receberão o Encontro.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

OAB de Floriano recebe a Caravana da Jovem Advocacia

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, promoveu durante toda a sexta-feira (15), uma série de palestras com o objetivo de capacitar os jovens profissionais da advocacia do município de Floriano. Intitulado Caravana da Jovem Advocacia, o evento aconteceu na sede da Subseção. 

As atividades tiveram início às 09h00, com o minicurso sobre PJ e a Caravana da Saúde da CAAPI, que ofereceu serviços de aferição de pressão arterial, glicemia e índice de massa corporal, atendimento com clínico geral, nutricionista e vacinação contra gripe e hepatite B.

Floriano foi terceira cidade a receber a ação. A primeira edição da Caravana aconteceu em Parnaíba, e em seguida na cidade de Picos. A atividade visa levar qualificação aos profissionais que militam na região por meio de palestras e debates sobre temas diversificados.

À tarde, os participantes atualizaram seus conhecimentos e receberão orientações acerca dos seguintes temas: Contratos Advocatícios, Novo Código de Processo Civil (CPC) na Constituição de 1988, Prerrogativas dos Advogados e mudanças no Direito Previdenciário. 

As palestras foram ministradas pelo promotor de Justiça Cláudio Roberto Soeiro, que falou sobre a Lei Maria da Penha, e o advogado e Prefeito de Floriano, Gilberto Carvalho Guerra Júnior, que abordou os fóruns do interior e os servidores municipais.

De acordo com o organizador da Caravana, o presidente do Conselho Estadual do Jovem Advogado, Rafael Cavalcanti, o primeiro passo é a pesquisa sobre o que os jovens profissionais necessitam, realizando um estudo sobre os principais anseios e dúvidas dos profissionais do local, e a partir daí, organizando o ciclo de palestras e cursos de acordo com a demanda do município. 

A programação contou ainda com palestras com temas como a contração de Honorários Advocatícios; o novo Código de Processo Civil; Prerrogativas dos Advogados e as Mudanças no Direito Previdenciário.

A ação envolveu dezenas de profissionais de Direito e estudantes, que receberam informações de jovens profissionais, que compartilharam suas experiências e conhecimentos, como o empresário e advogado Alex Noronha, presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB-PI, que tratou do tema “Contratos de Honorários Advocatícios”. 

Na palestra, Noronha tirou dúvidas sobre como contratar e manter o correto relacionamento entre advogado e cliente. Segundo o palestrante o tema é palpitante, porém bastante escasso na literatura jurídica. 

Ao final do evento, o advogado piauiense, Joaquim Magalhães lançou o livro “O diário de um advogado”. Escrito em parceria com o advogado Nestor Ximenes, a obra reúne crônicas que tratam da rotina dos profissionais em mais de 30 anos de profissão.

Com informações de Florianonews
[email protected]

Conselho Regional de Medicina realiza nesta sexta e sábado curso para médicos de Floriano

O Conselho Regional de Medicina realizará na cidade de Floriano neste final de semana o Curso de Suporte Avançado em Cardiologia – SAC, que faz parte do Programa de Educação Médica Continuada, programa do Conselho Federal de Medicina, que acontece em todo país. O curso é voltado para a categoria médica e podem participar médicos de Floriano e de municípios vizinhos. A coordenação do curso realizará o curso em dois dias, com aulas teórica e prática. A primeira aula acontecerá no auditório da Unimed, situada na Av. Eurípedes de Aguiar, 943, centro, nesta sexta-feira (15), a partir das 18 horas, e na manhã e tarde do sábado (16). Na oportunidade, o presidente do CRM-PI, Emmanuel Fontes, estará presente e fará algumas visitas a autoridades e médicos da região para saber como anda o sistema de saúde pública na cidade.

                                   
 
O curso começou em janeiro deste ano e seguirá até o final do ano com vários módulos, em áreas e interesses variados. O coordenador do curso, médico cardiologista Luiz Bezerra Neto, explica que o objetivo principal é levar atualização de conhecimentos médicos a serem aplicados aos profissionais de diferentes áreas da medicina, dentre elas a de urgência e emergência hospitalar.
 
A abertura está programada para as 18 horas. A partir das 19 horas, o tema será infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST, a ser ministrado pelo Dr. Jonatas Melo Neto. A partir das 20 horas, o tema será: Síndromes coronarianas agudas sem supra do segmento ST, a ser ministrado pelo Dr. Luiz Bezerra Neto. No sábado, a partir das 8 horas, o tema será Urgência e emergências hipertensivas, com o Dr. Ivo Canamary; a partir das 10 horas, dois temas: Arritmias supraventriculares e Arritmias ventriculares, com o ministrante Jonatas Melo Neto , até as 12 horas. Das 14 horas até as 18 horas, aula prática de reanimação cardiovascular com modelos e simulações, tendo a frente Luiz Bezerra Neto, Ivo Canamary e Jonatas Neto.

As inscrições podem ser feitas por telefone (86) 3216-6100 e pelo email: [email protected], com as seguintes informações: nome completo, número do CRM, RG, CPF e telefones de contato pessoais. Também será possível a inscrição momentos antes da abertura do curso.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

PRF Detém Condutor com anfetaminas nas meias em Floriano

  • unnamed_(9).jpg Divulgação / PRF
  • unnamed_(8).jpg Divulgação / PRF
  • unnamed_(7).jpg Divulgação / PRF
  • unnamed_(6).jpg Divulgação / PRF

O condutor identificado como I.C.B.A. de 21 anos foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal transportando anfetaminas na tarde do último domingo (10), no km305 da BR 230 em Floriano. I.C.B.A. conduzia de Picos até Cariri do Tocantins (TO).

Durante a abordagem policiais perceberam que o condutor caminhava com dificuldade. Ao solicitar que ele retirasse o calçado, foram encontrados 11 comprimidos de Nobesio Forte (substância ativa: Clobenzorex), escondidos nas meias.

O fato tipifica a infração ao artigo 28 da lei 11.343/200. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil de Floriano para procedimentos legais.

Rayldo Pereira
[email protected]

Subseção discutirá morosidade da Justiça em Floriano

Advogados de Floriano se reuniram nesta quarta-feira (06), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Floriano, para debater a morosidade da Justiça do município. 

O presidente da Subseção da OAB, Osório Júnior, esclarece que a audiência com os profissionais foi o meio encontrado para reunir todas as demandas geradas em Floriano e encaminhar documento com as informações colhidas ao judiciário.

Cerca de 260 advogados militam na região atualmente. Uma parcela da categoria integrará a audiência e representará os demais em reunião com o juiz titular do local.

Além da demora na movimentação dos processos nas Varas da Comarca, outros pontos deverão ser esclarecidos, como a ausência de juiz, especificamente na 2ª Vara, e o atendimento dispensado aos advogados pelos servidores do Judiciário, que, em alguns casos, estão em desacordo com as prerrogativas profissionais.

“Estamos vivendo um verdadeiro caos no judiciário do município. Falta servidor, um único juiz responde por mais de duas varas e desloca-se frequentemente para outras comarcas a fim de participar de mutirões da justiça, enquanto no nosso município há tempos não temos uma ação do tipo”, desabafa Osório Júnior.

Há cerca de um mês, o presidente esteve reunido com o corregedor de Justiça do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, a fim de solucionar o entrave na região. A demanda foi apresentada pelo presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, que pediu uma solução imediata da corregedoria. Embora o corregedor garantisse que iria solucionar a questão, designando um juiz substituto para responder pela Vara o mais breve possível, nada foi feito até o momento.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Imepi fiscaliza postos de combustíveis e supermercados de Floriano

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) está realizando uma operação na cidade de Floriano. Duas equipes, cada uma formada por um fiscal e um auxiliar, estão fiscalizando balanças e bombas de combustíveis para atestar se os instrumentos verificados satisfazem as exigências regulamentares. No caso das balanças de supermercados, mercadinhos e mercados públicos, basicamente é observado se elas estão desconformidade no peso.

“Não estamos apenas multando os comerciantes irregulares. Também estamos providenciando a troca dos selos obrigatórios e cobrando a higienização das balanças, o que é muito importante para a população”, completa Maycon Danilo, diretor geral do Imepi.

Postos de combustíveis 

O outro foco do Imepi Itinerante é verificar as condições de uso das bombas de combustível, visando a segurança do consumidor, e também, a volumetria desses instrumentos através de procedimento de exames periciais, utilizando medidas de volume de 20 litros, conforme a portaria Inmetro 023/1994.

O erro máximo admissível para este instrumento é de 0,5%, ou seja, a cada 20 litros de combustível que é despejado no tanque do veículo, o erro não poderá ser superior a 100 ml, para mais ou para menos. Quem for flagrado pela venda de produtos com quantidade incorreta, é  autuado e fica sujeito ao pagamento de multa, que varia de acordo com a gravidade do caso.

Até o momento já foram fiscalizados 14 postos de combustíveis em Floriano, onde 26 itens apresentaram irregularidades. “No caso dos postos, também verificamos se eles tem o selo do Inmetro, o tamanho da mangueira e o a vazão do bico das bombas. As multas podem varia de RS 100 a R$ 1 milhão”, alerta Maycon Danilo.

“Nosso objetivo é fazer com que todos os comerciantes e empresários trabalhem em conformidade com a lei para que a população de Floriano não seja penalizada”, completa.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Bandidos rendem motorista e roubam 36 pneus de caminhão

Bandidos armados roubaram 36 pneus de um caminhoneiro que circulava em Floriano. O motorista foi abordado durante a madrugada enquanto dormia no pátio de um posto de combustível.

Os bandidos renderam o condutor que foi obrigado a dirigir na direção da cidade de Baixa Grande do Ribeiro, quando os assaltantes retiraram todos os pneus do caminhão. O assalto ocorreu na entrada da comunidade de Rio Branco, zona Rural de Floriano.

Além de levarem os pneus, os bandidos derramaram a carga de calcário que seria transportada para o Ceará pelo caminhoneiro.

Os pneus roubados estão avaliados em R$ 100 mil.

Rayldo Pereira
Com informações de FlorianoNews
[email protected]

Posts anteriores