Cidadeverde.com

Detento morre após passa mal duas vezes na penitenciária de Floriano

O detento Edson de Amadeu Silva, morreu após passar mal duas vezes na penitenciária Vereda Grande em Floriano, município a 244 km de Teresina. De acordo com Delfran de Sousa Rodrigues, diretor da penitenciária, há cerca de duas semanas o detento vinha sendo acompanhado por conta de um quadro depressivo.

"A família dele já havia relatado esse quadro e ele estava se agravando, não estava falando coisa com coisa e parece que foi porque a mulher o abandonou. Ontem a tarde levamos ele para o hospital e após duas horas ele foi liberado, porém quando retornou ao presídio ele passou mal de novo e quando chegou no hospital já estava morto", explicou o diretor.

Segundo Kleiton Holanda, diretor do Sinpoljuspi, esta é a terceira morte por problemas de saúde no sistema prisional do Piauí. "Quando não é assassinato é doença. Desse jeito não dá", desabafou o sindicalista.

 preso que morreu neste domingo (07) ainda cumpriria mais dois anos de pena. O corpo de Edson foi trazido para o Instituto Médico Legal de Teresina onde passa por procedimentos que irão detectar a causa da morte.

A direção do presídio suspeita que o detento tenha sofrido um infarto a caminho do hospital e nega qualquer tipo de negligência. "Acompanhamos o caso dele de perto e prestamos toda a assitência no caso dele. Suspeitamos que ele tenha sofrido um infarto", pontuou.

Rayldo Pereira
[email protected]

Conselho Tutelar resgata menina de 5 anos vítima de maus tratos

Uma menina de cinco anos foi resgatada pelo Conselho Tutelar após sofrer uma série de maus tratos e não ser sequer alimentada pela própria mãe em Floriano, município a 244 km de Teresina. De acordo com Socorro Mota, conselheira tutelar, o órgão foi acionado por moradores da região que denunciaram que a menina estava em situação de cárcere privado.

Fonte: JC24horas

Conselheiras tutelares no hospital

"Fomos acionados para cuidar de uma menor que estava sendo maltratada pela mãe. Ao chegar lá nos deparamos com uma criança com fome e a mãe tem distúrbios mentais. Chamamos a Polícia e levamos ela para tomar medicação", explicou a conselheira em vídeo para um portal local.

Após o resgate a mulher foi levada para o Hospital Tibério Nunes, onde foi atendida e deve retomar o tratamento medicamentoso de seus distúrbios mentais. A criança foi entregue para a casa de parentes paternos e deve retornar ao convívio materno com o avançar do tratamento, que será acompanhado pelo Conselho Tutelar. 

"Ela vai continuar tomando medicação para que não haja mais nenhum problema como esse", concluiu a conselheira tutelar.

Rayldo Pereira
[email protected]

Adolescente é assassinado a tiros durante primeira noite de carnaval em Floriano

O adolescente Felipe Feitosa dos Santos, de 16 anos, foi assassinado a tiros na madrugada deste sábado (6) na região central de Floriano. O crime aconteceu durante a primeira noite de carnaval da cidade.

Segundo informações da polícia, o jovem foi alvejado no corredor do Bloco das Virgens na Avenida Fernando Drumond e teve óbito ainda no local. A Polícia Civil está investigando o caso e colhendo depoimentos de testemunhas do crime, mas ainda ninguém foi preso.

De acordo com o delegado de Polícia Civil de Floriano, Valter Cunha, o adolescente assassinado já tinha passagem pela polícia.

Eduardo Marchão (especial para o cidadeverde.com)
[email protected]

Homem é morto durante assalto enquanto chegava de viagem em Floriano

O comerciante Manoel José de Oliveira, foi morto a tiros durante um assalto quando chegava de uma viagem de trabalho na noite desta quinta-feira (28) em Floriano, município a 244 km de Teresina. 

Fotos: Floriano News

Segundo a Polícia dois bandidos chegaram em uma moto e apenas um desceu para levar o dinheiro do comerciante. Após o assalto, ambos fugiram com uma quantia em dinheiro e teriam sido perseguidos pela vítima. 

Manoel chegou a ser socorrido pelo SAMU mas não resistiu ao ferimento e veio a óbito ao dar entrada no Hospital Regional Tibério Nunes.

Rayldo Pereira
Com informações de Florianonews
[email protected]

Olhar Bem vai realizar 1500 cirurgias de catarata em Floriano

O Programa Olhar Bem, da Secretaria de Estado da Saúde, iniciou neste domingo, 10, mais um roteiro de atendimento oftalmológico. Dessa vez, em Floriano, contemplando 51 municípios dos territórios Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueira e do Alto Parnaíba e Serra Capivara, a meta da Secretaria é realizar 1.500 cirurgias de catarata e 5 mil consultas oftalmológicas.

Em dois roteiros em 2015, contemplando quatro territórios ao sul do Estado, foram realizados 3.029 cirurgias. O esforço é facilitar o acesso aos serviços, descentralizando as ações para todo o Piauí, como explica o secretário Francisco Costa, que neste domingo, participou do primeiro dia de ação, em Floriano.

“Sabemos da dificuldade de acesso, do número reduzido de profissionais credenciados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e nossa proposta é levar para mais perto das pessoas um serviço com resolutividade, rápido”, afirma Costa, ressaltando que além do Olhar Bem, o programa Amigos do Peito também iniciou as atividades em 2016, em Regeneração. “Lá, foram realizados 120 exames de mamografia, oportunizando que a prevenção e o monitoramento do câncer de mama sejam uma realidade”.

Pelo Olhar Bem, são atendidos pacientes a partir de 60 anos de idade, que no primeiro dia, passam por exames e consultas oftalmológicas. Com o diagnóstico da catarata, o paciente é submetido, no dia seguinte, à cirurgia. “Tudo rápido, com resolutividade. Saindo do centro cirúrgico, o paciente recebe o kit pós-operatório, com óculos escuros e colírio. E logo no terceiro dia, é feita a primeira revisão. A segunda, com 30 dias, com a mesma equipe do Programa”, explica Costa.

No primeiro dia de atendimento em Floriano, aproximadamente 500 pessoas foram atendidas e mais de 250 tiveram cirurgias agendadas. Os atendimentos estão sendo realizados na Universidade Estadual do Piauí, que foi totalmente adaptada para receber os pacientes.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Após OAB-PI nomear interventor, liminar mantém candidata eleita por um voto de vantagem em Floriano

A disputa por um voto na eleição da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Floriano (PI) chegou ao conselho federal da entidade. Nesta semana, a OAB-PI havia determinado anulação da posse dos eleitos e intervenção no município, mas a decisão foi derrubada ontem (8), em caráter liminar, pelo conselheiro federal Jorge Borba. A novela se arrasta desde novembro e não se sabe quando terá fim. 

Foto: Floriano News

Eleita em novembro, Izabel Carvalho foi afastada substituída por interventor e conseguiu liminar para reaver o cargo

Na eleição, ocorrida em novembro de 2015, a chapa de Izabel Maria Carvalho Dias dos Reis venceu Astrobaldo Ferreira Costa por apenas um voto de diferença. Foram impetrados recursos alegando que um advogado de outra comarca teria votado em Floriano. Se anulado, o voto pode forçar revisão no resultado do pleito.

Em dezembro, o caso foi parar na Justiça Federal. Depois da 2ª Vara no Piauí conceder liminar anulando a eleição, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região manteve a posse da chapa eleita. 

Os novos capítulos da novela aconteceram nesta semana. O Conselho Seccional da OAB-PI, reunido na última terça-feira (5), decidiu decretar intervenção provisória e anular a posse da diretoria da subseção de Floriano. A entidade considerou que o ex-presidente Willian Guimarães agiu indevidamente ao enviar recursos eleitorais sobre a votação para o Conselho Federal da OAB, quando os mesmos deveriam ser apreciados pelo Conselho Seccional - segundo a nota divulgada para a imprensa neste sábado (9).

Porém, o conselheiro federal Jorge Borba, do Pará, decidiu, na última sexta-feira (8), anular a intervenção e manter a chapa eleita em Floriano, até o julgamento do recurso. Para ele, a "provável invalidade" das eleições é um argumento "inconsistente, abstrato" para que possa levar a OAB-PI a nomear interventor para a subsecção de Floriano.

Ao Cidadeverde.com, a OAB-PI informou que seu Conselho Seccional irá se reunir na próxima semana para avaliar se recorrerá da liminar. No momento, a instituição entende que a posse de Izabel Carvalho deveria ser suspensa e a intervenção mantida. 

Veja a nota da OAB-PI sobre a intervenção

A Ordem dos Advogados do Brasil-Secção Piauí- decidiu, em sessão extraordinária do Conselho Seccional, 05/01/2016, decretar intervenção provisória na subseção de Floriano, tornando sem efeito, até o julgamento do recurso de nº 71152015-0, a posse de Izabel Carvalho como presidente da subsecção.

A decisão baseou-se em decisão judicial que resguardava a competência do Conselho Seccional para apreciar as questões eleitorais, irregularmente suprimida por ato do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- Secção Piauí, Dr. Willian Guimarães, que, monocraticamente, julgou aquele órgão suspeito e enviou indevidamente ao Conselho Federal da OAB os recursos eleitorais do último pleito. Além disso, o ato de posse da Diretoria da Subseção de Floriano, realizado em 01/01/2016, foi considerado irregular, por violar dispositivo do Regimento Interno da OAB/PI (art. 68, parágrafo 3)

A intervenção provisória foi decretada respeitando-se os princípios constitucionais da ampla defesa e contraditório, sendo tomada com respeito total às disposições regimentais e estatutárias que regem o procedimento administrativo.

Ex-presidente explica decisão
Procurado pelo Cidadeverde.com, Willian Guimarães garantiu ter agido legalmente. Ele cita normas internas da Ordem que indicam que quando a maioria do conselho for composta por candidatos da eleição, os recursos deverão ser julgados pelo Conselho Federal. "A minha decisão está lastreada no artigo 130, parágrafo único, do regulamento geral da OAB. Portanto, agi de maneira correta. E cumprindo o processo legal eu remeti os autos ao conselho federal", declarou o ex-presidente. 

Segundo Willian Guimarães, a medida visa garantir isenção na eleição. "Se o Conselho da gestão anterior não poderia julgar, com mais razão o atual, pois todos os seus componentes foram candidatos. (...) Não faço aqui qualquer juízo de valor sobre o mérito do recurso, como não fiz enquanto estava no exercício da presidência. Sou um escravo do devido processo legal, pedra de toque do Estado Democrático de Direito", acrescentou. 

Sobre a intervenção em Floriano, Willian Guimarães acredita que o conselho federal fez justiça ao suspender a medida.  

Nas últimas eleições, Willian Guimarães e Izabel Carvalho apoiaram a eleição de Sigifroi Moreno, que acabou derrotado pelo atual presidente, Chico Lucas.

Fábio Lima
[email protected]

Olhar Bem chega a Floriano para realizar cirurgias de catarata

O Programa Olhar Bem, ação itinerante de Oftalmologia que já contemplou os municípios dos territórios do Vale do Rio Guaribas, Sambito, Canindé e Chapada das Mangabeiras e realizou mais de 3 mil cirurgias, chega ao município de Floriano, no próximo domingo (10).

Na ocasião, serão realizadas 1.800 cirurgias e cinco mil consultas, beneficiando a população dos municípios dos territórios de Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueira, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Serra da Capivara.

A ação objetiva descentralizar os serviços, atendendo o maior número possível de pacientes, em um curto intervalo de tempo, e o mais próximo de sua casa. E, ao final do Programa, a meta é realizar 15 mil consultas oftalmológicas e realizar 4.800 cirurgias de catarata, contemplando 141 municípios.

Todos os atendimentos são totalmente gratuitos, feitos pelo Sistema Único de Saúde(SUS), e para ter acesso aos serviços de saúde, o usuário deve procurar as secretarias municipais de saúde ou seu agente de saúde. Pelo fluxo de atendimento, em até dois dias, o paciente passa pela consulta e constatado o diagnóstico de catarata, é submetido à cirurgia, em curto espaço de tempo e resolutividade.

Oferta de Oftalmologia
A oferta de serviços de Oftalmologia concentra-se basicamente na capital, onde dos 146 médicos oftalmologistas cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), 114 estão em Teresina e os demais distribuídos em 17 municípios.

Dos 27 estabelecimentos que realizam cirurgia de catarata pelo SUS, 12 estão localizados em Teresina, demonstrando que 44,4% da oferta do serviço é em único município.

Calendário

Floriano: 10 a 16 de janeiro de 2016
Local: Universidade Estadual do Piauí (Uespi) na BR 343, Km 3,5 - bairro Meladão
Territórios: Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueira, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Serra da Capivara

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Idosa de 77 anos é amordaçada e morta dentro da própria casa

O corpo de uma mulher de 77 anos foi encontrado amarrado em cima da cama da residência onde morava no bairro Matadouro, zona urbana do município Floriano. Familiares da idosa foram ouvidos na manhã deste domingo (03), pelo delegado Walter Júnior, titular do 1º DP.

           Foto: Florianonews

Uma das hipóteses é que a senhora tenha sido vítima de latrocínio, roubo seguido de morte. De acordo com informações apuradas pelo Cidadeverde.com, a residência da vítima estava revirada e alguns pertences foram subtraídos. Maria do Rosário Azevedo morava sozinha e teria sido vista pela última vez na noite do dia 31. 

Ainda de acordo a Polícia Civil,  a residência da vítima fica localizada próximo a um local abandonado, frequentemente, utilizado por usuários de drogas.

O corpo foi encontrado pela neta da idosa que ao perceber o desaparecimento, arrombou a porta e se deparou com a avó com as mãos atadas e a boca amordaçada e o corpo em avançado estado de decomposição. Os vizinhos também relataram sobre o forte mau cheiro vindo da residência. Ainda não há informações sobre a causa da morte. O caso continua sendo investigado. 


Graciane Sousa
[email protected]

Bando explode carro forte a caminho de Floriano e leva todo o dinheiro

  • f555dec3-4d62-448b-9119-6aea70ff9868.jpg
  • ac73d7d1-73b6-4def-ba45-14ab62958ae0.jpg
  • a44c7b1d-466a-4069-aed0-3999f3880d24.jpg
  • 756ac889-43d7-44b7-a1fb-053cb84d9605.jpg
  • 70fcd0a2-a009-4955-bd5b-6d6a7ecacdb4.jpg
  • 51f44fcf-3286-4817-b832-0df035db7ff2.jpg
  • 3a34176a-ab0c-4063-aaa2-7994aaca35a8.jpg
  • 3a7233d3-115f-4a9b-ba12-79a37719d7c2.jpg

Um bando formado por pelo menos quatro pessoas explodiu um carro-forte da empresa Servisan na localidade Dois Irmãos, no município de São João dos Patos, no Maranhão. O veículo seguia em direção à Floriano quando foi interceptado pelos bandidos que renderam o motorista e um segurança e o explodiram usando dinamite, as margens da rodovia, a cerca de 60 km do destino final. 

O comandante da Polícia Militar de Floriano, coronel Lisandro Honório, enviou uma equipe da força tática para apoiar a PM do Maranhão na ação. "Vários indivíduos pararam o carro-forte usando um fuzil e armas de alto calibre, renderam o motorista e o segurança, e explodiram o veículo. Em seguida, eles fugiram levando todo o dinheiro em uma Pajero preta com direção à Guadalupe", explicou o coronel.

Segundo o comandante, no caminho de Guadalupe os bandidos mudaram a rota e retornaram para São João dos Patos. Em uma localidade próxima da cidade, o carro foi queimado e os bandidos seguiram em outro veículo não identificado. "No local onde eles pararam há algumas câmeras de segurança e no chão ficaram rastros de calçado feminino, então talvez haja uma mulher no grupo", completou o policial.

Os funcionários, vítimas da emboscada, relataram à Polícia que os criminosos, mesmo estando todos encapuzados, provavelmente não são da região por conta do sotaque, e tem um porte físico alto. 

A Polícia de Floriano reforçou as diligências até o anoitecer desta sexta-feira (18), mas até o momento nenhum bandido foi preso. A quantia levada pelos criminosos também não foi divulgada. A Polícia do Maranhão já recebeu reforço e agora segue as diligências à procura do bando.

Rayldo Pereira
[email protected]

 

Agentes abortam tentativa de fuga em massa através de buraco na penitenciária Vereda Grande

  • 20151203074223.jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • 20151203074221.jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • 20151203074221_(4).jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • 20151203074221_(3).jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • 20151203074221_(1).jpg Divulgação / Sinpoljuspi

Os agentes penitenciários evitaram a fuga de cerca de 31 presos da penitenciária de Vereda Grande em Floriano, município a 244 km de Teresina. A ação ocorreu por volta das 20h50 desta quarta-feira (02) quando os presos tentavam escapar por um buraco cavado na cela 16 pavilhão C.

De acordo com Kleyton Holanda, diretor do Sinpoljuspi, com os detentos foram encontrados barras de ferro, feitas com vergalhões retirados da parede. 

"Os agentes penitenciários ouviram barulhos e mesmo com apenas cinco agentes de plantão e sem armas eles conseguiram evitar a fuga e deter os 31 presos que moravam, nessa cela", explicou o diretor.

Segundo Kleyton, a cela tem capacidade para apenas 12 detentos, e é reflexo da superlotação da própria unidade, que tem capacidade para 157 presos e já soma 300. Outro ponto para o qual Kleyton ressalta, é o material do qual são feitas as paredes do presídio. 

"A estrutura deveria ser de concreto e descobrimos por esse buraco que é de tijolo. Isso mostra uma falta de consideração e sentido pois estamos apontando soluções e vários relatórios e nada é feito", ressaltou.

Indicativo de greve

O diretor afirma que há um indicativo de paralisação dos agentes penitenciários ainda em 2015, segundo ele, nesta sexta-feira (4) será publicada uma ata de assembleia geral que irá discutir a paralisação. "Já que o Estado não cumpre as próprias leis vamos fazer um movimento para que o agente possa trabalhar de forma digna", concluiu.

Rayldo Pereira
[email protected]

Posts anteriores