Cidadeverde.com

'Arrocha Um Aperta o Outro' é campeã do carnaval 2015

  • unnamed.jpg
  • unnamed_(10).jpg
  • unnamed_(9).jpg
  • unnamed_(8).jpg
  • unnamed_(7).jpg
  • unnamed_(6).jpg
  • unnamed_(5).jpg
  • unnamed_(4).jpg
  • unnamed_(3).jpg
  • unnamed_(2).jpg
  • unnamed_(1).jpg

A escola de samba 'Arrocha Um Aperta o Outro' foi campeã do carnaval 2015 de Floriano. O enredo homenageava as mães do mundo, mulheres guerreiras que dão à luz e lutam para criar seus filhos. Entre os destaques, uma alegoria com uma boneca gigante que representava uma mulher grávida e cegonhas com trouxinhas de bebês no bico.

A segunda colocação ficou com a 'Rosa de Ouro' que trouxe clássicos infantis para avenida. Bruxas, príncipes e princesas encheram os olhos dos foliões. Com a magia do circo, a estreante 'Beija Flor da Princesa' ficou em 3º lugar.Palhaços, malabaristas, contorcionistas e um homem que cuspia fogo no corredor da folia foram os destaques da agremiação. 

“A aceitação do público superou as nossas expectativas. Sabemos que o novo assusta, mas aqui percebemos que essa mudança agradou e muito aos foliões e visitantes, prova de que o nosso carnaval continua sendo o melhor do estado e atendendo as expectativas do folião", George Everson, presidente da COC.

Ao todo 18 jurados fizeram parte da comissão. Entre os itens avaliados samba enredo, mestre sala e porta bandeira, alegorias e fantasias, bateria, comissão de frente e evolução. Cerca de 20 mil foliões lotaram a avenida Beira Rio.

O prefeito Gilberto Júnior e o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval – COC, George Everson, compareceram à avenida no último dia de carnaval e caíram na folia com blocos Chanas Cheirosas, Tradição e Os Ingratos que arrastaram a multidão com suas marchinhas de carnaval, forró e MPB em ritmo de samba e muita descontração.

“A cada ano percebemos como este desfile faz a diferença no carnaval de Floriano. O público vem para olhar, participa e canta os sambas das escolas, e isso é cultura, um tipo de cultura que já faz parte da identidade do município. As escolas estão de parabéns pela criatividade e desfile apresentado", disse o prefeito.


Da Editoria de Cidades
[email protected]

Adolescente de 14 anos mata padrasto com três facadas após briga em Floriano

Uma adolescente de 14 anos foi apreendida após ter matado o próprio padrasto de 46 anos com três facadas na manhã deste domingo (15). O crime ocorreu por volta das 6h no bairro Tamboril em Floriano, a 244 km de Teresina. De acordo com o comandante da Polícia Militar do muncípio coronel Lisandro Honório, vizinhos relataram um relacionamento ruim entre a família.

"Eles moravam em um botequinho de taipa em uma situação de pobreza absoluta. Segundo o relato dos vizinhos, já havia um relacionamento conturbado dentro da família. Há informações de que ele batia nela", explicou o policial.

As três facadas atingiram a região abdominal do homem que morreu na hora. A jovem foi levada para a delegacia regional de Floriano onde está apreendida neste momento. De acordo com o delegado Francisco de Assis Carvalho, em seu depoimento, a jovem explicou que o crime teria sido motivado após uma discussão, e ela teria matado o padrasto em defesa da mãe, pois ela estaria sendo agredida pelo homem.

"Já havia um processo judicial de separação, ele ingeriu alguma bebida alcoólica e tentou segurar a menina, que infelizmente acabou ceifando a vida dele. Teria sido em defesa da mãe, já que segundo ela, ele tentou agredi-la também", ressaltou o delegado.

A mãe da jovem também prestou depoimento na delegacia separada da garota e segundo o delegado, os depoimentos coincidem. O Conselho Tutelar acompanhou as oitivas na delegacia.

O delegado explica que com a autoria identificada os trabalhos da Polícia Civil estão encerrados neste crime e o relatório será encaminhado para a Justiça.

"A menor está apreendida  e já comunicamos ao Ministério Público que irá se manifestar pela internação dela ou não", concluiu o delegado.

Rayldo Pereira
[email protected]

Secretaria de Segurança fiscaliza carnaval de Água Branca e Floriano

Técnicos da Secretaria Estadual de Segurança visitam neste final de semana cidades do interior do Piauí com maior movimentação no carnaval. A equipe passou neste sábado (15) por Água e Branca e Floriano.

Em Água Branca, uma grande estrutura foi montada para garantir a segurança dos foliões. Ao todo mais 40 homens da Polícia Civil e 40 da Polícia Militar estão na cidade. "Recebemos reforço de municípios da região e de Teresina", informa o delegado Tomaz de Aquino.

Em Floriano, o efetivo policial é maior. São 100 policiais militares diariamente nas ruas, além de 30 policiais civis e cinco delegados que se revezam em plantões na delegacia móvel e nas sedes dos distritos.

Além disso, a Polícia Militar destacou 1.018 homens de vários municípios do interior e da capital que ficarão responsáveis pelo reforço de cidades com maior número de turistas em decorrência das festas carnavalescas. Além do policiamento normal, 367 policiais reforçam a capital e 621 o interior do estado.

O futuro secretário estadual de segurança, deputado Fábio Abreu, acompanha as visitas e diz que o trabalho servirá para fazer um diagnóstico da estrutura do estado para o combate a criminalidade. "Estamos fazendo visitas, conversando com policiais e delegados para que possamos conhecer de perto a realidade e efetivar melhorias", afirmou. O trabalho da Secretaria de Segurança continua até a próxima terça-feira (17) com a visita a outros municípios do sul e norte do Piauí.

 

[email protected]

Carga de cigarro contrabandeado é apreendido em ônibus que vinha de São Paulo

Policiais Rodoviários Federais apreenderam 100 maços de cigarro (o equivalente a duas mil carteiras) de origem paraguaia e uma espingarda calibre 36, na noite desta segunda-feira (09), no Km 305 da BR 230 em Floriano/PI. O contrabando e a arma estavam sendo transportados em um ônibus de placas GPN-7983, de origem de São Paulo com destino a Novo Oriente no Piauí. 

O veículo não possuía autorização para realizar a viagem, motivo pelo qual também foi retido e autuado o motorista C. M. da S., 44 anos, que foi encaminhado à Delegacia local, já que também não foi possível identificar o responsável.

Esta é a segunda grande apreensão de cigarros paraguaios nesse ano no Piauí. 

"A PRF está atenta e continuará combatendo a prática. Isso porque, além das questões tributárias, há os riscos à saúde pública. Se o cigarro já possui diversas substâncias tóxicas, essas marcas que não passam por uma vistoria dos órgãos internos acabam representando um risco maior, pois não foram submetidos sequer a um controle mínimo de qualidade", destacou o inspetor Fabrício Loiola.

 

Da redação
[email protected]

Operação flagra caminhão com 48 mil litros de álcool irregular no Piauí

A Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo (Deccoterc) e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) realizaram uma operação conjunta que flagrou um caminhão transportando 48 mil litros de álcool combustível em descaminho no Piauí.

Com a retenção da carga no Posto Fiscal de Pontões, localizado na BR-230, em Floriano, a operação gerou uma receita de R$ 42.109,60 para o Governo do Estado, somando multas, juros e ICMS recolhidos.

Segundo o delegado João José, o "JJ", dados preliminares apontam que cerca de oito a dez cargas de álcool combustível foram descarregadas ilegalmente pela mesma empresa no Piauí. “Isso será devidamente apurado para que sejam adotas as medidas legais cabíveis. Vamos continuar investigando para que o Estado recupere todo o tributo devido e essa fraude fiscal não venha mais acontecer”, comentou o titular da Deccoterc.

O crime tributário só foi descoberto porque o transportador procurou o Posto de Fiscalização da Sefaz para baixa do passe sem a presença da mercadoria, o que levou o Governo do Estado a entrar em contato com as Secretarias da Fazenda de origem e destino, confirmando assim a constatação de descaminho, uma vez a nota fiscal apresentava constava que a mercadoria vinha de Alagoas e tinham como destino o Paraná, e não Floriano onde tentaram baixar o PAF.

Após constatarem a irregularidades, agentes da DECCORTEC e do COE foram acionados para fazer a inspeção no veículo, cujo lacre estava violado. O caminhão, então, foi recambiado para o Posto Fiscal da Tabuleta, em Teresina.

A Sefaz informou que a Deccoterc continuará a fiscalizar outras operações similares anteriores, uma vez que a mesma empresa é suspeita de descarregar ilegalmente outras cargas de álcool no Piauí. A suspeita aumentou após o Governo do Estado ser informado pela Secretaria de Fazenda do Paraná que a empresa que receberia a mercadoria, conforme consta na nota fiscal, não tinha mais inscrição no referido Estado.

Da Redação
[email protected]

Acusado de tráfico de drogas é preso após enterrar maconha no quintal de casa

                                     Fotos: Cida Santana

A Polícia Civil encontrou maconha enterrada no quintal de uma residência no bairro Nossa Senhora da Guia, em Floriano. A apreensão ocorreu durante operação 'Guia', em alusão ao nome da região, deflagrada em parceria como a Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, na madrugada desta sexta-feira (06). De acordo com Walter Cunha, delegado do 1º Distrito de Policial, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e um homem identificado como Edilberto da Conceição Silva, conhecido como Pitoco, foi preso. 

"Dos seis mandados judiciais, um era na residência do Pitoco e outros três relacionados a familiares dele, onde conseguimos apreender também uma arma. Os outros dois eram relacionados com o tráfico de drogas, mas não tinham relação com ele. Na casa conseguimos encontrar uma bolsa com farelos de maconha", explica o delegado. 

No momento da abordagem, Edilberto da Conceição estava na residência com a esposa e filhos e negou ser dono da droga. "Ele nega, mas em oitivas já tínhamos colhidos informações de pessoas que compraram drogas em sua casa e apreensão do entorpecente só veio a confirmar e será juntado aos autos. Além do tablete de maconha foi encontrado mais de R$ 600 em cédulas trocadas escondidas em um cofre no chão do quarto", reitera Cunha. 

O Delegado Regional Assis Carvalho Neto conta ainda que na residência de Pitoco foi encontrado também dois tatus, o que caracteriza crime ambiental.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Paixão de Cristo completa 20 anos e já tem data definida

A 20ª edição da Paixão de Cristo de Floriano já tem data definida. A estrutura montada no Teatro Cidade Cenográfica em Floriano será ampliada e contará com 45 mil metros quadrados. Os palácios que representam a época de Cristo serão triplicados. No total, serão quatro cenários construídos e sete naturais.

De acordo com um dos organizadores do evento, César Crispim, o espetáculo acontecerá nos dias 3 e 4 de abril e a expectativa é que 20 mil espectadores assistam à encenação em cada sessão. 

“Fé e emoção definem o espetáculo que mostra a trajetória de Jesus, do batismo à ressurreição, e a consagrada e emocionante história da humanidade. O evento traz muitos benefícios para o Estado. É importante para o turismo, valoriza as entidades envolvidas e ainda dá uma maior oportunidade de desenvolvimento autossustentável para os atores do Piauí”, disse.

Mais 350 atores e figurantes participarão do elenco que contará com artistas de renome nacional, ainda a serem divulgados. Em 20 anos de montagem, estima-se que o espetáculo já tenha sido visto por mais de  dois milhões de pessoas. 

“Com essa encenação, o turismo na região é potencializado, fortalece a cultura local, tornando-a um referencial forte para o país. Também promove o desenvolvimento e profissionalização dos artistas e técnicos envolvidos na atividade, principalmente os que se encontram fora do eixo do mercado de trabalho e oferece à classe artística a oportunidade de desenvolvimento autossustentável. Além disso, valoriza as entidades envolvidas, tornando-as um referencial forte e agradável para os cidadãos, ampliando o campo de atuação com ações inovadoras que estejam dentro da política cultural de cada entidade”, explicou César Crispim.

Sobre o Grupo

Fundado em 1987, por jovens da cidade de Floriano, o Grupo Escândalo Legalizado de Teatro (Escalet) realiza um trabalho sociocultural com crianças e adolescentes do Piauí, com o objetivo de mantê-los fora da zona de risco. Em 1992, sob a direção da atriz Lorena Campelo, o grupo estreou a primeira montagem teatral em Teresina, a Árvore dos Mamulengos, de Vital Santos. 

Para consolidar o teatro no Estado e para reunir os artistas que surgiram ao longo das oficinas, o grupo implantou o projeto Cultura Viva ao Alcance de Todos, funcionando diariamente no Teatro Cidade Cenográfica. O projeto atende mais de 600 crianças, jovens e adolescentes por ano nos cursos de teatro, cinema, dança cultura popular, artes plásticas e literatura.

 

Graciane Sousa
[email protected]

"Repórter Amarelinho" vira enredo de escola samba

Conhecido pelo bordão "Ai ai ai mamãe, ui ui ui papai", Renato Costa trabalha como auxiliar de secretaria na Unidade Escolar Monsenhor Lindolfo Uchôa há 33 anos, mas é conhecido como o 'Repórter Amarelinho' e esse ano será homenageado na escola de samba, Gaviões da Fiel, que sai no grupo de acesso,em Floriano. Ele já se apresentou em programas nacionais de TV e apesar da fama diz que ficou surpreso por ter se tornado tema de samba-enredo. 

"Eu estava almoçando quando soube que seria homenageado. Fui pego de surpresa e no início não queria. Acho que vou causar ciumeira. Tenho 57 anos e estou começando a vida agora. Sou grande incentivador do esporte e da cultura e amo fazer jornalismo", diz Amarelinho que não é formado em Comunicação Social. Por outro lado, cursou Filosofia e quase vira padre, mas desistiu no fim dos anos 70. 

A espontaneidade e o jeito divertido de fazer entrevistas, Amarelinho conta que adquiriu quando era vendedor ambulante. Além da máquina fotográfica e gravadores de voz, apetrechos como dois galos de plástico, que ao apertar soltam barulho de cacarejo; um apito; uma moto; boné com nome e telefone; camisa, calça, sapato, terno completo e cinto (tudo amarelo) são companheiros indispensáveis do repórter.

"Já vendi água, frutas e muitas coisas. O que me colocasse para vender saía gritando no meio da rua e vendendo", reitera ele que tem uma explicação inusitada para o apelido que remete a uma cor."Banana verde presta? Do mesmo jeito é a notícia, só presta madura, bem amarelinha", explica. 

No samba-enredo, além da vida profissional de Renato Costa, o "Palhaço Carrapeta", personagem criado por ele na adolescência, também estará em evidência. 

"Criei o personagem quando tinha 14 anos e resolvi sair no comércio pedindo bombons pra distribuir pra outras crianças carentes. Gritava 'o palhaço carrapeta'. Aí começaram a me chamar para fazer festinhas e até hoje distribuo bombons no dia 12 de outubro", finaliza. 


Graciane Sousa
[email protected]

Deputada pede aumento do efetivo policial em Floriano

A Deputada Elza Bucar (PDT) participou nesta quarta-feira (28) de uma audiência com a Secretária interina de Segurança Pública (SSP-PI), Eugênia Villa onde fez algumas solicitações. Dentre elas, pediu aumento de contingente através do envio de mais um delegado de polícia, dois escrivães e cinco agentes. 

A parlamentar requereu a reforma do prédio da 2ª Regional de Polícia Civil de Floriano, uma viatura para a Delegacia da Mulher, além de equipamentos para incrementar os serviços.

"Atualmente o município de Floriano conta com apenas dois delegados distritais, a Dra. Luana Alves, titular do 2º Distrito C/C Delegacia da Mulher e o Dr. Walter Cunha Júnior, titular do 1º Distrito Policial; bem como com um delegado regional, o Dr. Francisco de Assis, que não possui atribuições diretas naquela cidade.Esse contingente não está atendendo a população da cidade que só cresce", argumenta a deputada.

Dentre as ações sugeridas por Elza consta o aumento da realização de blitzen de desarmamento, campanhas educativas contra o uso de drogas e à violência e a reativação do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comem).
A Secretária Eugênia Villa disse que uma das propostas desta nova gestão é a descentralização dos serviços de segurança. 

"Pretendemos dar um amparo maior aos municípios e temos projetos que prevêem o aumento do efetivo nas cidades. Um mapeamento que está sendo realizado pela Secretaria da Segurança vai nos subsidiar a realização de operações para combate ao tráfico de drogas, prostituição infantil e desarmamento”, declara.

Da Redação
[email protected]

Homem é encontrado preso em porta-malas em posto de gasolina

Um fato inusitado ocorreu na manhã desta terça-feira (27) na cidade de Floriano. Um homem ficou preso no porta-malas de um carro estacionado em um posto de gasolina da BR 230. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, não se sabe ao certo o que aconteceu. 

“Fomos chamados pelos funcionários do posto e quando chegamos lá já o encontramos fora do carro. A chave estava dentro do porta-malas. Não sabemos o que aconteceu porque ele estava alterado e deitou no chão, sendo levado pelo Samu”, descreve o inspetor Washington Melo. 

O policial rodoviário acrescenta que ninguém afirma ter visto o homem, ainda não identificado, chegando ao posto. “Ele foi visto ontem à tarde perambulando, mas ninguém sabe se ele saiu, ou como ele foi parar no porta-malas. Se alguém o trancou ou se ele se trancou sozinho, pois a chave estava do lado de dentro”, afirma. 

O automóvel, um Clio vermelho, foi verificado e estava sem restrições. A PRF levou o veículo até o posto e aguarda a alta do indivíduo para saber o que realmente aconteceu. Até a conclusão desta matéria, o caso não foi registrado na delegacia da cidade. 

 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Posts anteriores