Cidadeverde.com

PM apreende dinheiro e drogas em operação no município de Luís Correia

Foto: PM-PI

O 24º BPM, conhecido como Batalhão Atalaia, apreendeu dinheiro e drogas na tarde de quarta-feira (22), no bairro Campos, no município de Luís Correia, distante 349 km de Teresina, no litoral do Piauí.

A Polícia Militar informou que com o trabalho de inteligência e informações da população, foi possível identificar um local onde estava ocorrendo o tráfico de drogas, com a venda de entorpecentes.

Quando os policiais viram dois homens, decidiram fazer uma abordagem, mas eles fugiram e entraram em uma região de mata. Durante a fuga eles abandonaram R$ 430 em dinheiro, 43 invólucros de substância análoga a maconha, 31 invólucros de substância análoga a crack e 7 invólucros de substância análoga a cocaína, além de uma balança de precisão e uma bicicleta.

Todos os objetos foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia de Luís Correia. Os suspeitos ainda não foram localizados.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Maninha acompanha recuperação do asfalto da Orla de Atalaia

A Prefeitura de Luís Correia deu início às obras da recuperação de um trecho do asfalto na Orla da praia de Atalaia que estava esburacado e dificultando o acesso aos pontos turísticos.

A prefeita Maninha Fontenele acompanhou de perto os trabalhos. Maninha disse que a obra de recuperação não tinha sido possível antes devido o inverno, mas com a pausa das chuvas, o problema será solucionado.

“A nossa cidade está sendo reconstruída e nossa prioridade é manter o município cuidado e bem estruturado, principalmente na questão da infraestrutura para população, comerciantes e turistas”, pontuou a prefeita.

Com informações Ascom

Terceira etapa da adutora do litoral será inaugurada até final de junho

Foto: Idepi

O governo do estado, através do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), vai inaugurar até o final de junho, a terceira etapa das obras da adutora do litoral, que vai beneficiar as comunidades Sobradinho, Mexiriqueira, Carapebas e Camurupim.

De acordo com IDEPI, no momento, as obras acontecem em Cajueiro da Praia, onde já foram construídos reservatórios, além de implantada a rede de distribuição hídrica na sede do município e nos povoados Barrinha e Barra Grande. Ao mesmo tempo, também foi concluída a segunda estação elevatória, responsável pelo bombeamento de Camurupim a Cajueiro da Praia que vai alimentar três reservatórios com capacidade de 900 mil litros d´água para abastecimento dos povoados da região.

“Já estamos com cerca de 90% das obras da adutora concluída e seguindo o cronograma de execução, nossa previsão é entregar, até outubro deste ano, todo o sistema adutor em pleno funcionamento nos quatro municípios da região litorânea do estado: Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, atendendo a uma população de cerca de 200 mil famílias”, diz o diretor-geral do IDEPI, Leonardo Sobral.

O gestor do IDEPI lembra que, desde a sua primeira inauguração, em março deste ano, a adutora do litoral já vem beneficiando com água tratada e pronta para consumo as comunidades de Carnaubal, Barramares, Arrombado, Macapá e Maramar, todas localizadas no município de Luís Correia.

Considerada uma das obras hídricas mais importantes para a população do norte do estado, a adutora do litoral recebe investimentos da ordem de R$ 70 milhões. Devido à sua complexidade, a entrega da obra acontece em etapas, sendo um total de cinco inaugurações. A quarta deverá acontecer em julho, quando a água chegará às comunidades de Barrinha, Cajueiro da Praia (sede) e Barra Grande. Já em outubro acontecerá a entrega da quinta e última etapa, concluindo assim todo o sistema adutor, beneficiando Ilha Grande (sede), Labino e Pedra do Sal.

Da Redação
[email protected]

Prefeitura de Luís Correia inicia novas obras de calçamento na zona rural

A Prefeitura de Luís Correia já deu início às obras de pavimentação poliédrica no Povoado Carapebas, zona rural da cidade. Nessa terça-feira (7), a prefeita Maninha Fontenele esteve no povoado acompanhando o andamento das obras de pavimentação.

As obras são provenientes de emendas do deputado estadual Fábio Xavier, em parceria com o Governo do Estado. Ao todo, serão 10 mil m² de pavimentação poliédrica, sendo que 6 mil m² já estão em execução.

"Mais uma obra de calçamento sendo realizada na nossa cidade e isso nos deixa muito felizes. São obras importantes para trazer mais qualidade de vida e desenvolvimento para a nossa população. Gostaria de agradecer ao deputado Fábio Xavier, que destinou emendas para a realização dessa obra, e também ao ex-governador Wellington Dias e ao Rafael Fonteles. Vamos juntos transformando Luís Correia", comentou a prefeita Maninha.

Durante a vistoria às obras de pavimentação, também estiveram presentes o vice-prefeito, Mirialdo Mota, e os vereadores Junior Carapeba e Lucas Mirialdo.

Da Redação

Prefeitura de Luís Correia entrega reforma de mais uma escola municipal

A Prefeitura de Luís Correia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), entregou a reforma da Escola Municipal Deputado Pinheiro Machado, no bairro Nossa Senhora da Conceição, na sexta-feira (3). 

Segundo a prefeita Maninha Fontenele, essa é mais uma escola reformada pela Prefeitura que irá proporcionar às crianças do bairro e região um ambiente mais adequado para os estudos.

“Inauguramos a reforma de mais uma escola e é um momento de muita alegria. Agora, as crianças do bairro Nossa Senhora da Conceição e região terão um espaço mais agradável e acolhedor para estudar. Esse é o nosso compromisso. Também temos outras escolas sendo reformadas que, em breve, serão entregues. Parabéns ao nosso secretário de Educação, Mateus Amaral, e a toda a equipe da SEDUC”, comenta a prefeita Maninha Fontenele. 

Durante a solenidade de inauguração também estiveram presentes o vice-prefeito, Mirialdo Mota; o secretário municipal de Educação, Mateus Amaral; o secretário de Desenvolvimento Municipal, Pedro do Leite; o secretário de Finanças, Pedro Júnior; secretários, vereadores, suplentes de vereadores, lideranças, pais e alunos da escola.

Da Redação

Bandidos fecham rua com pedras para impedir atuação da PM em Luís Correia

Fotos: Divulgação/PM-PI

Suspeitos de tráfico de drogas fecharam uma rua com pedras no município de Luís Correia, distante 349 km de Teresina, com o objetivo de impedir a passagem da polícia no local.

De acordo com a Polícia Militar, no domingo (5) uma denúncia foi realizada informando que supostos traficantes estariam obstruindo uma rua com pedras, no Conjunto Jardim Vitória, bairro Campos em Luís Correia.

Quando a equipe foi até o local encontrou dois homens, que fugiram ao avistarem os policiais, deixando no local uma motocicleta adulterada.

“A equipe de serviço imediatamente se deslocou até o local da denúncia, momento em que dois suspeitos, ao visualizarem as viaturas, empreenderam fuga. No local foi apreendida uma motocicleta com placa pertencente a outra motocicleta”, informou a PM.

A Polícia Militar acredita que o objetivo seria impedir a atuação dos policiais no local. “Entendemos que sim, para impedir a questão do acesso da polícia, dificultar, tendo em vista que eles poderiam estar fazendo algo de ilícito no local”, informou o tenente Mesquita, do 24º BPM.

Os dois suspeitos não foram localizados, mas a rua foi desobstruída, e a motocicleta apreendida e encaminhada para a Delegacia da Polícia Civil em Luís Correia.

 

Bárbara Rodrigues 
[email protected]

Prefeitura de Luís Correia realiza Festa das Mães do Brejinho

A Prefeitura de Luís Correia, por meio do Departamento Municipal de Cultura, realizou, na noite desse sábado (28), uma grande festa em homenagem às mães da região do Brejinho. O evento foi marcado pelo sorteio de brindes e diversas homenagens para as mães de Luís Correia.

"Esse momento foi para parabenizar todas as mães, que zelam, cuidam da família e desempenham um importante papel em nossas vidas. A festa foi dedicada a todas vocês e foi preparada com muito carinho e amor. Parabéns a todos os organizadores, em especial à Sônia Silva, diretora do Departamento de Cultura, e colaboradores desse lindo evento”, declara a prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele.

Além da prefeita Maninha Fontenele e do vice-prefeito Mirialdo Mota, também marcaram presença o deputado estadual Dr. Helio e sua esposa, Tatiana Cabral, o secretário de Finanças, Pedro Júnior, o secretário de Desenvolvimento Municipal, Pedro do Leite, e o vereador Fanfico.

Da Redação

Prefeitura segue cronograma das reformas escolares municipais

Na sexta-feira (20), a Prefeitura de Luís Correia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), inaugurou a reforma da Escola Municipal Maria Helena Veras, localizada no bairro Campos.

Para a prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, foi um momento de muita alegria poder inaugurar a nova estrutura da unidade que irá proporcionar às crianças da região um ambiente mais adequado para os estudos.

“Com muita alegria estamos aqui, hoje, inaugurando a nova estrutura dessa escola, proporcionando às nossas crianças um ambiente mais agradável e confortável para os estudos. Esse é o nosso compromisso com a Educação e com o futuro das nossas crianças. Além desta, também há outras escolas que estão passando por reformas e logo mais serão inauguradas. Parabéns ao nosso secretário Mateus Amaral e a toda a equipe da Educação”, comenta a prefeita Maninha.

Durante a solenidade de inauguração também estiveram presentes, o vice-prefeito, Mirialdo Mota; o secretário municipal de Educação, Mateus Amaral; o secretário de Desenvolvimento Municipal, Pedro do Leite; o secretário de Finanças, Pedro Júnior; o deputado estadual Dr. Hélio; o deputado federal Flávio Nogueira; secretários, vereadores, suplentes de vereadores, lideranças, pais e alunos da escola.

Da Redação

Prefeitura de Luís Correia realiza festa pelo o Dia das Mães com sorteio de prêmios

A Prefeitura de Luís Correia, por meio do Departamento de Cultura e Arte (DECA), promoveu no último sábado (14) o especial “Mães”. O evento, realizado no Ginásio Poliesportivo Senador Lucídio Portela, contou com apresentações e sorteio de prêmios para as mães luiscorreienses. 

Durante a festa, também foram realizados um concurso de forró, espaço de beleza, concurso “Mais Bela Mãe”, brincadeiras, e um super sorteio de prêmios. Dentre os prêmios sorteados estão: televisão, geladeira, fogão, microondas, ventilador, liquidificador, dentre outros. 

“Foi uma festa linda com muitas atrações e sorteios para as nossas mães. Com certeza foi uma noite memorável e também é uma forma de homenagear a todas as mães luiscorreienses, essas mulheres fortes e batalhadoras. Aproveito, também, para parabenizar a toda a equipe do  nosso Departamento de Cultura, em nome da nossa diretora Sônia Silva, por todo o empenho para realizar essa linda festa”, comenta a prefeita Maninha Fontenele. 

A diretora do Departamento de Cultura de Arte, Sônia Silva, agradeceu às mães que participaram e destacou que a festa foi preparada com muito carinho para comemorar essa data especial. 

Da Redação

Nova espécie de Siri aparece no litoral do Piauí e preocupa pesquisadores

 
Após o aparecimento do peixe-leão no litoral do Piauí, agora pesquisadores da região estão preocupados com o surgimento do Siri invasor, também conhecido como siri-bidu.  A preocupação com o surgimento desse animal, é pelo fato dele ser um invasor, que pode competir com as espécies que são nativas do litoral piauiense, e assim prejudicar o desenvolvimento delas.
 
O professor e biólogo Pedro Carneiro informou que o animal não traz riscos aos humanos e que no momento a preocupação é se a presença dele vai afetar o meio ambiente local, por isso uma pesquisa está sendo realizada na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
 
O animal é originário do oceano Indo-Pacífico, mas chegou ao Piauí e pode causar um impacto ambiental, afetando os siris da região e o próprio caranguejo.
 
“Para o ser humano ele não traz risco nenhum, é um siri pequeno, de 7 a 8 cm de tamanho. Ele não é venenoso e não traz nenhum risco para a saúde do humano. O risco é alguém tentar manipular e se machucar, mas nada que cause um dano e que se preocupe com ele com termo de saúde. Os impactos são mais em termos ambientais”, explicou o biólogo. 
 
O aparecimento do animal é alvo de pesquisa que tem a participação dos professores Pedro Carneiro, Leonardo Peres de Souza e Luciana Rocha Faustino, da UFDPar.
 
Para a pesquisa, os alunos dos cursos de Biologia e Engenharia de Pesca da UFDPar, vão a campo, na localidade praia do Coqueiro, no município de Luís Correia, para capturar os animais, e depois realizam um trabalho no laboratório de Análise e Processamento Histológico (LAPHS), onde os animais são dissecados e analisados.
 
O objetivo é avaliar a reprodução e o hábito alimentar da espécie, para saber se isso vai prejudicar as espécies locais.
 
Bárbara Rodrigues

Posts anteriores