Cidadeverde.com

Empresários de Luis Correia denunciam que estão sendo ameaçados em redes sociais

Foto: Ascom/Prefeitura de Luís Correia


Empresários do ramo de hotelaria no município de Luís Correia (a 345 km de Teresina) denunciaram que estão sendo ameaçados por criminosos através de ligações telefônicas e pelas redes sociais. O crime foi relatado pelos empresários durante reunião entre a prefeita Maninha e o novo comandante do 24° BPM, o major Inácio Delgado.

O major Inácio Delgado assumiu o comando do 24º Batalhão, em Luís Correia, no lugar do major Wilton, no último dia 19 de abril. A reunião foi realizada para discutir as ações que estão sendo executadas no litoral pela Polícia Militar.

Durante o encontro alguns empresários relataram que estavam recebendo ameaças por telefone, alguns com extorsão. Não foi informado quantos empresários receberam ameaças.

“São ameaças que estão acontecendo, onde utilizam dados que podem ser conseguidos pelas redes sociais ou pela internet. Eles mandam mensagens ou fazem ligações fazendo essas ameaças, às vezes, pedindo dinheiro. Ameaças do tipo: se não me pagar tanto por mês, eu vou queimar o seu estabelecimento. Esse tipo de ameaça”, explicou o major.

Para o comandante, as denúncias são sérias e que por isso é importante que todas as vítimas realizem um Boletim de Ocorrência, para que a Polícia Militar e a Polícia Civil possam juntas identificar os suspeitos.

“Alguns não tinham nem mesmo feito um Boletim de Ocorrência, mas orientamos que fizessem isso. Tratamos todo o caso com seriedade, pois não sabemos realmente ainda do que se trata. Com o caso registrado, o trabalho de investigação é realizado de forma mais ampla, porque podemos cruzar com outros locais onde possam estar ocorrendo o mesmo caso e assim identificar quem está fazendo isso, se é partido de algum presídio, algum grupo, se existe alguma repetição de mensagens em massa. Pode ter um colega de outro estado, que tem um caso semelhante, então com o registro do boletim, a Polícia Civil e a Militar podem atuar juntas e apurar isso”, explicou.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Luís Correia

Reunião entre a prefeita, a PM e empresários

Ele informou que o caso será devidamente analisado, e que ainda não é possível saber se são apenas mensagens realizadas com o objetivo de receber dinheiro, ou se existe realmente a possibilidade de concretização dessas ameaças.

“A ameaça está configurada, e vamos tratar com seriedade o caso, para analisar bem a situação. Sabemos que é fácil pegar os dados de outra pessoa nas redes sociais, na internet, e usar isso para fazer uma ameaça, mas não descartamos que seja uma real ameaça, por isso estamos tratando seriamente a situação relatada e vamos trabalhar junto com a Polícia Civil nisso, mas é importante que se a pessoa receber algo do tipo, que faça o boletim de ocorrência”, destacou o major Inácio Delgado, comandante do 24º DP.

Na reunião ainda foi solicitada ao comandante a implementação de uma base da Polícia Militar na comunidade do Macapá e também uma maior atenção ao trade turístico. 

“Durante a reunião ainda discutimos sobre as ações que vamos implementar e também a importância de atuar de forma integrada com as associações, os comerciantes e donos de pousada para direcionar melhor as ações”, pontuou.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Homem é morto a tiros em bar na praia de Atalaia em Luís Correia

Foto: Reprodução/Whatsapp


Um homem foi morto a tiros na tarde deste domingo(24) em um bar localizado na praia de Atalaia, município de Luís Correia, litoral do Piauí. Adelino Basílio de Sousa estava na companhia da esposa e foi supreendido pelos suspeitos no momento em que estava no banheiro do estabelecimento. 

De acordo com informações do 24º Batalhão da Polícia Militar, pelo menos dois disparos atingiram a vítima, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. 

Ainda segundo a Polícia Militar, os dois suspeitos fugiram do local em uma motocicleta. A motivação do crime ainda é desconhecida. 

Equipes do 24º Batalhão da PM isolaram a área e iniciaram diligências em busca dos suspeitos, ainda não identificados. 

O corpo foi recolhido pelo Instituto de Medicina Legal (IML). 

O crime deve ser investigado pela Delegacia de Homicídios de Parnaíba. 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Policial é baleado ao tentar impedir assalto em posto de combustível de Luís Correia

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um soldado da Polícia Militar do Piauí foi baleado, na manhã desta sexta-feira (22), ao tentar impedir um assalto e trocar tiros com os suspeitos em um posto de combustíveis localizado no povoado Camurupim, na zona rural do município de Luís Correia.  

De acordo com informações repassadas ao Cidadeverde.com pelo tenente Mesquita Júnior, da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), o militar estava no estabelecimento quando presenciou a ação dos criminosos e resolveu agir. 

“O policial, quando viu a situação, reagiu e baleou o indivíduo, que veio a óbito no local ainda. Ele estava com um revólver calibre 38 e todas as munições foram disparadas”, disse o policial ao Cidadeverde.com

O policial foi atendido no local por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e rapidamente encaminhado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, onde foi submetido a cirurgia.

"Ele já saiu do centro cirúrgico e está sendo acompanhado, mas não vai ser dado alta ainda. Ele vai ficar em observação por um tempo, mas ainda não tem previsão de alta", informou o tenente. 

A suspeita da polícia é que os criminosos tinham um outro veículo, já identificado, dando suporte para o assalto. As diligências estão em busca dos demais suspeitos envolvidos na ocorrência.

Na quinta-feira (21) um sargento da Polícia Militar do Piauí, identificado como Cleto de Paula Cortez, morreu após ser alvejado com três disparos de arma de fogo, um na cabeça e dois no peito, durante tentativa de assalto no bairro São Cristóvão, zona Leste de Teresina. Apesar de ser socorrido ainda com vida, o policial não resistiu aos ferimentos e morreu n

A ocorrência foi atendida por uma equipe do 5° BPM. Testemunhas relataram que o militar teria sido baleado por um homem em uma moto, que ainda não foi identificado. A polícia mantém unidades em diligências para localizar e prender o suspeito.

 

Breno Moreno
[email protected]

Prefeita Maninha mapeia ruas de Luís Correia para asfaltamento

Foto: reprodução

A prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, e o secretário de Administração do município, Carlos Machado, visitaram diversas ruas do município, em conjunto com a equipe do Governo do Piauí, para realizar o mapeamento dos locais que serão recuperados devido aos desgastes do período chuvoso.

A prefeita Maninha esclarece que essa é uma ação importante para Luís Correia. "Devido às fortes chuvas dos últimos meses, algumas das ruas da nossa cidades se desgastaram e apresentam buracos que dificultam a segurança e o tráfego da população. Com a recuperação, resolveremos esses problemas", destaca a gestora.

"Essa vistoria é o primeiro passo para que, em breve, os luiscorreienses tenham ruas em melhores condições para transitar em segurança", ressalta o secretário de Administração, Carlos Machado.

Da Redação

Polícia crê que advogado desaparecido foi jogado ao mar e aciona Capitania dos Portos

Foto: Arquivo Pessoal

caso envolvendo o desaparecimento do advogado Raimundo Siqueira tem uma nova linha de investigação. O delegado de Luís Correia, Aldely Fontenele, informou ao Cidadeverde.com que a polícia trabalha com uma das hipóteses de que o corpo do advogado teria sido jogado ao mar. 

Por conta disso, o delegado vai acionar a Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros do litoral para ajudar nas buscas em praias de Luis Correia. 

"Continuamos fazendo a investigação e não podemos descartar nenhuma hipótese. Recebemos essa informação de uma das pessoas interrogadas que o corpo do advogado teria sido jogado ao mar. É um caso muito cheio de detalhes e o tempo é o nosso maior inimigo", disse o delegado. 

O advogado Raimundo Siqueira está desaparecido desde o dia 6 de abril, quando estava na zona rural de Luis Correia na divisa do Piauí e Ceará. No momento do ocorrido, o advogado estava com um policial militar que fazia sua segurança. 

"Os suspeitos já estão identificados. São de quatro para mais. Não podemos dar muitos detalhes para não atrapalhar na investigação. No momento, tentamos localizar o grupo", acrescentou o delegado. 

Foto: Arquivo Cidadeverde.com 

Desaparecimento do advogado

O veículo em que o advogado estava, juntamente com um policial militar, foi encontrado totalmente incendiado. 

Segundo a Companhia de Policiamento Turístico (Ciptur), o policial militar que estava com o advogado relatou que um grupo em um veículo teria abordado eles por volta das 20h de quarta-feira (06). Os homens  conversaram com o advogado e durante a conversa os criminosos realizaram alguns disparos contra o policial. 

O militar ainda chegou a sofrer um tiro de raspão na perna e foi socorrido e encaminhado ao hospital de Parnaíba.

Foto: Divulgação 

Corregedoria investiga PM

Corregedoria da Polícia Militar do Piauí abriu sindicância para investigar o policial que estava com o advogado Raimundo Siqueira. A Corregedoria apura se houve falha disciplinar.

“Abrimos uma sindicância investigativa e estamos com uma equipe em Luís Correia acompanhando o inquérito e daremos uma resposta à sociedade. Se for constatada falha disciplinar não hesitaremos em adotar as providências”, disse o corregedor. 

Informações

A Polícia Civil também informou que quem tiver informações ou puder ajudar no caso, pode se dirigir à Delegacia de Luís Correia, ou entrar em contato através do telefone (86) 99843-5039.

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Agricultor de 52 anos é encontrado morto na zona rural de Luís Correia

Foto: Divulgação/PM-PI

O agricultor Edmilson Silva, de 52 anos, foi encontrado morto na tarde dessa quarta-feira (20), na localidade Brandão, zona rural do município de Luís Correia, litoral do Piauí.

De acordo com o tenente Mesquita Júnior, do 24º BPM, a vítima estava com uma perfuração abaixo da axila direita causada supostamente por arma de fogo.

Ainda segundo o tenente, o corpo foi encontrado por populares em uma região de matagal, atrás de umas casas. Até o momento, não há informações sobre o que teria motivado o crime e o agricultor não tinha passagens pela polícia.

“A vítima é um cidadão de Luís Correia, morador, não existe envolvimento com história de organização, ele não tem passagem pela polícia, não tem nada que venha a está ligado, no primeiro momento, com organização criminosa”, acrescentou o tenente Mesquita Júnior.

O corpo do agricultor foi removido por uma viatura do Instituto Médico Legal (IML) e o caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

 


Rebeca Lima
[email protected]

Maninha Fontenele sanciona lei que cria o Conselho, Plano e Fundo Municipal de Cultura.

A partir de agora, a cultura de Luís Correia está amparada sob todos os aspectos legais. A prefeita Maninha Fontenele sancionou nesta segunda-feira (18), a lei que institui o Conselho, o Plano e o Fundo Municipal de Cultura.

Durante a assinatura contou com a presença da diretora do Departamento de Cultura e Arte, Sônia Silva e representantes de vários segmentos culturais para um momento muito importante para o segmento cultural da cidade

Maninha reiterou o apoio à cultura do município. “Foi com muito orgulho que participei deste momento histórico, principalmente que a cultura faz parte de quem nós somos e precisamos incentivar cada vez mais para manter viva a nossa história”, pontuou a prefeita.

A diretora do Departamento de Cultura e Arte, Sônia Silva, parabenizou a prefeita por iniciar o processo de valorização da cultura e da arte do município de Luís Correia.

“Para quem realiza cultura dentro do município, hoje podemos dizer que estamos dando um grande passo para organização do setor. Estamos gratos e também ansiosos para os próximos passos. Um sonho importante para quem ama a cultura no nosso município”, enfatizou Sonia Silva.

Da Redação

Luís Correia ganha Batalhão da PM para reforçar combate à criminalidade e facções

Foto: Divulgação / PMPI

O município de Luís Correia, no litoral do Piauí, ganhou um novo batalhão da Polícia Militar. A Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur) ganhou novo status e passa a ser o 24º Batalhão da PM, que terá o major Inácio Delgado como comandante.

A solenidade de passagem de comando aconteceu nesta terça-feira (19), em frente ao novo batalhão, e contou com a presença do comandante geral, coronel Scheiwann Lopes

O chefe do Departamento-geral de Operações, coronel Hudson Lima, destacou que a elevação de categoria da PM em Luís Correia acontece devido ao aumento da população e à demanda quanto aos crimes na região. 

Questionado sobre a mudança acontecer devido às facções no litoral do Piauí, o coronel limitou-se a dizer que a PM tem ciência da existência dessas associações criminosas na região há mais de dois anos e que a elevação da Ciptur em batalhão a região ganha mais reforço policial. 

"É uma demanda social. Aumentou a população e, consecutivamente, precisamos aumentar o efetivo na cidade. Sabemos que existem facções há mais de dois anos e estamos fazendo um trabalho para combater. O Piauí é nosso, temos que lutar por ele e tirar essas facções daqui", completou o coronel Hudson Lima. 

Não há uma quantidade estabelecida de quantos policiais atuarão no 24º BPM. Contudo, os soldados designados àquele batalhão já estão no curso de formação e deverão estar na área a partir do mês de julho. 

Foto: Divulgação / PMPI

O comandante do 24º BPM, major Inácio Williams Delgado é bacharel em Direito e Segurança Pública, possui curso de operações especiais e já teve passagens pelo BOPE, RONE, Força Nacional de Segurança e demais unidades da Polícia Militar. 

Antes, a Ciptur era comandada pelo major Wilton, que deixa o comando. 

Durante a solenidade, o comandante geral da Polícia Militar no Piauí, coronel Scheywan Lopes, agradeceu o  compromisso e a dedicação do major Wilton no período em que esteve à frente do policiamento em  Luís Correia e região. 

O prédio onde será a sede do 24º BPM passará por reformas e a solenidade de inauguração com a efetiva passagem da Ciptur para Batalhão deverá acontecer no mês de junho, conforme informou o coronel Hudson Lima. 


Nataniel Lima
[email protected]  

Nova etapa da adutora do litoral será entregue em junho, garante diretor do Idepi

Fotos: Ascom Idepi

A adutora do Litoral, uma das maiores obras de abastecimento de água no Norte do estado, entra na terceira fase, beneficiando mais quatro comunidades no litoral piauiense. 

Depois de duas inaugurações parciais ocorridas no mês de março, a adutora do litoral segue com suas obras em andamento com previsão de inauguração de mais uma etapa em junho, segundo informa o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), órgão responsável pela execução dos serviços. 

“Nesta terceira etapa, cuja inauguração está prevista para acontecer em junho, serão beneficiadas as comunidades Sobradinho, Mexiriqueira, Carapebas e Camurupim”, afirma o diretor-geral do órgão, Leonardo Sobral.

De acordo com Sobral, no momento, as obras acontecem em Cajueiro da Praia, onde está em andamento a construção de três reservatórios e a implantação da rede de distribuição hídrica na sede do município e nos povoados Barrinha e Barra Grande. Simultaneamente, acontece também a execução da segunda estação elevatória que será responsável pelo bombeamento, a partir de Camurupim com destino ao município de Cajueiro da Praia, para alimentar os reservatórios de água, cuja capacidade total é de 900 mil litros.

O diretor-geral do IDEPI destaca ainda que a situação física atual de todo o sistema adutor é de cerca de 80% de obras executadas, o que permitiu que parte do sistema entrasse em operação, beneficiando as comunidades de Carnaubal, Barramares, Arrombado, Macapá e Maramar, todas localizadas no município de Luís Correia, que já contam com água tratada e pronta para o consumo diretamente nas torneiras de residências e comércio. 

Vai beneficiar 200 mil habitantes

Com investimentos da ordem de R$ 70 milhões, a adutora do litoral é considerada uma das obras hídricas mais importantes para a população do norte do estado, sendo responsável pelo abastecimento de água nos municípios litorâneos de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, beneficiando cerca de 200 mil habitantes.  

De acordo com o projeto, todo o sistema adutor possui cerca de 82,44 km de extensão da tubulação principal, além de quatro estações elevatórias, 14 unidades de reservatórios e uma unidade reservatório pulmão, localizada no bairro Pindorama, em Parnaíba, com capacidade de 3.540m³ de água.

Depois de concluída, a adutora do litoral representará um acréscimo de mais de seis milhões de litros cúbicos de água ao sistema de abastecimento hídrico. O projeto também inclui a implantação de uma rede de distribuição de água com mais de 115 mil metros de extensão, possibilitando que sejam feitas mais de quatro mil e trezentas ligações domiciliares externas. De acordo com o IDEPI, em setembro de 2022, a obra estará totalmente concluída.

 

Da Redação
[email protected]

Corpo de jovem que desapareceu na praia de Maramar é encontrado em Luís Correia

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O corpo de Bruno Stanley de Carvalho Viana, de 26 anos, foi localizado na noite de sábado (16) na praia de Maramar, no município de Luís Correia, no litoral do Piauí, distante 374 km de Teresina. Ele estava desaparecido desde 12h de sábado.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as buscas se encerraram durante a noite devido a uma chuva que atingia a região, mas os familiares decidiram permanecer no local, esperando que o corpo aparecesse na praia.

“Na verdade, quem informou para a gente que o corpo foi localizado foi uma pessoa do IML [Instituto de Medicina Legal], que foi acionado pelos familiares, que encontraram o corpo por volta das 21h20 na praia. A própria família chamou o IML, que retirou o corpo do local”, informou o soldado Carlos. 

Bruno Stanley morava na cidade de Teresina e estava no litoral passando o feriado prolongado da Semana Santa com os familiares. Ele é morador do bairro Lourival Parente, na zona Sul de Teresina. 

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Posts anteriores