Cidadeverde.com

Maninha envia à Câmara aumento de 33,24% do piso dos professores de Luís Correia

A prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, assinou nesta quarta-feira (11) o Projeto de Lei que será enviado para a Câmara Municipal que prevê o pagamento do piso nacional com reajuste de 33,24% aos profissionais do magistério da cidade. 

De acordo com o documento, nenhum servidor do quadro do magistério da Educação Básica da rede municipal de ensino de Luís Correia receberá remuneração inferior ao piso salarial profissional nacional do magistério previsto na Portaria nº 67 de 04 de fevereiro de 2022.

Segundo a prefeita Maninha Fontenele, o município de Luís Correia está habilitado para receber o VAAT 2022 (Valor Aluno Ano Total), o que possibilita o pagamento do piso nacional de 33,24% para o magistério do município.

“Hoje nosso município se encontra habilitado para receber o VAAT 2022. Esse é um compromisso nosso e logo iremos encaminhar o Projeto de Lei que dispõe sobre a alteração dos vencimentos dos profissionais do magistério público municipal de Luís Correia. No início do ano, conversamos com os nossos professores sobre algumas pendências que o município possuía e que se esse recurso caísse, nós iríamos pagar os 33,24% que é o que eles merecem. Hoje podemos cumprir. Agradeço ao deputado federal Flávio Nogueira, a toda a equipe técnica e também aos técnicos do FNDE que nos auxiliaram", comenta a prefeita Maninha.

Ainda conforme o texto do projeto, a lei entra em vigor na data de publicação com efeitos financeiros retroativos a janeiro de 2022, condicionado o pagamento com aumento dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril ao repasse retroativo do VAAT.

Da Redação

Corpo de mulher é encontrado enterrado em Luís Correia

Foto: Googlemaps

O corpo de uma mulher foi encontrado em uma cova no início da tarde desta segunda-feira (9) no município de Luís Correia, a 349 km de Teresina.

De acordo com a Polícia Militar, o corpo foi encontrado enterrado em uma cova por moradores na localidade Carneiro, na zona rural do município.

“Fomos acionados por volta 12h sobre a informação desse corpo. Trata-se de uma mulher, que foi encontrada em uma cova, enterrada, na localidade Carneiro, que pertence a zona Rural de Luís Correia”, informou o tenente Mesquita, da 24º BPM.

A Polícia Militar ainda não tem qualquer identificação da vítima. “Não temos a identificação, não se sabe quem é ela no momento. Estamos aguardando a perícia. Existe uma suspeita que ela é de Chaval [no Ceará] e que veio para Barra Grande há pouco tempo”, informou o tenente.

Corpo carbonizado

Um corpo carbonizado de uma mulher foi encontrado na tarde de domingo (8) dentro de uma residência localizada no bairro Centro, de Luís Correia.

De acordo com a Polícia Militar, populares acionaram o 24º BPM informando sobre um homicídio em uma residência. Quando os policiais entraram no local encontraram o corpo de uma mulher ainda em chamas.

“A Polícia Militar quando chegou ao local, encontrou uma senhora ainda em chamas, com um colchão por cima do corpo. Acionamos os órgãos competentes. Os bombeiros foram acionados para apagar as chamas. Essa vítima é uma mulher de 33 anos, morava em Parnaíba e pelo menos a três meses estava morando em Luís Correia”, informou o tenente.

No local a Polícia Militar ainda encontrou instrumentos para uso de entorpecentes. A perícia criminal foi acionada e o Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba fez a remoção do corpo.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Prefeita de Luís Correia Maninha Fontene se filia ao MDB

Na manhã desta sexta-feira (6), a prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, se filiou ao Movimento Democrática Brasileiro (MDB) durante solenidade realizada na sede do diretório estadual do partido, em Teresina. 

A prefeita, que deixa o Partido Liberal (PL), comenta que é um momento de muita alegria fazer parte do MDB. Maninha destaca ainda que juntos irão fazer muito mais pelo desenvolvimento de Luís Correia.

”Pra mim, é uma grande alegria estar me filiando hoje e por fazer parte desse time. Reforço meu compromisso com minha cidade, pois tudo o que eu faço é com amor e carinho. Nós, mulheres, fazemos a diferença e temos que mostrar para outras mulheres para que elas possam também entrar na política. Estamos juntos nessa caminhada e me sinto muito orgulhosa de estar nesse time. Tenho fé e acredito que iremos chegar onde nós queremos. Só tenho a agradecer ao convite do Dr. Hélio e tenho certeza que Luís Correia vai crescer ainda mais com esse grupo”, comentou a prefeita. 

Para o presidente estadual do MDB, o senador Marcelo Castro, é uma grande honra ter a prefeita Maninha nos quadros do partido. 

“É um dia especial porque nós estamos filiando uma prefeita das mais competentes e de um município com porte de médio a grande que é o município de Luís Correia. Uma prefeita que está fazendo um trabalho extraordinário, muito conceituado e atendendo os anseios da sua população. É uma honra o MDB receber uma prefeita da qualidade da prefeita Maninha”, disse o senador Marcelo Castro.

Estiveram presentes na solenidade, o pré-candidato ao Governo do Piauí, Rafael Fonteles; o deputado estadual Dr. Hélio; o secretário de Desenvolvimento Municipal de Luís Correia, Pedro do Leite; o secretário municipal de Finanças, Pedro Júnior; vereador, suplentes e apoiadores.

Da Redação

Governo vai realizar transferência de peixe-boi resgatado no Piauí para o Pernambuco

Foto: Reprodução 

Atualizada às 16h20

O Governo do Piauí informou na tarde desta quinta-feira (28), que vai realizar a transferência do filhote de peixe-boi que foi resgatado na praia de Macapá, em Luís Correia. O filhote recebeu o nome de Whind, em homenagem ao piauiense Whindersson Nunes

A governadora Regina Sousa (PT) autorizou o transporte aéreo do animal com urgência para a base do Centro de Mamíferos Aquáticos na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, onde vai receber tratamento especializado. A transferência será realizada na manhã de sexta-feira (29), de avião.

Matéria original

O filhote de um peixe-boi foi encontrado encalhado na praia de Macapá, em Luis Correia, por pescadores da região nesta quarta-feira (27/04). O animal foi resgatado por uma equipe da Comissão Ilha Ativa e encaminhado para a Apa Delta Do Parnaíba - ICMBio. O filhote recebeu o nome de Whind, em homenagem ao piauiense Whindersson Nunes. 

Ao Cidadeverde.com, Liliana Oliveira, vice-presidente da Comissão Ilha Ativa, informou que o filhote, uma fêmea do peixe-boi, tem aproximadamente 10 dias de nascida e foi encontrada encalhada em uma croa que se formou na praia de Macapá após a maré descer. A suspeita é que o filhote tenha se perdido da mãe. 

"Ele não está caquética ou magra. Isso quer dizer que ele estava com a mãe se alimentando. Deve ter colidido com alguma embarcação ou se desprendido dela, porque os filhotes ficam grudados na teta da mãe; ou então a correnteza pode ter separado eles. E aí ela acabou ficando encalhada e não conseguiu voltar para a mãe", relatou Oliveira. 

O filhote tem aproximadamente 30 kg e mede 1,27 metros. A Whind está bem e encontra-se apenas com alguns machucados que podem ter sido provocados pela correnteza ou colisão com alguma embarcação ou galho de mangues. 

Foto: Reprodução 

Whind será transferida para Pernambuco, uma vez que o Piauí não tem estrutura adequada para fazer a reabilitação de animais dessa espécie. 

"Em Pernambuco tem uma base do CMA (Centro de Mamíferos Aquáticos) que trabalha exclusivamente com mamíferos. Estamos aguardando só o meio de transporte. Mas, acreditamos que até sábado ela já estará viajando para Ilha de Itamaracá, em Pernambuco", acrescentou Liliana Oliveira. 

Devido ao estado de saúde da Whind e da alimentação especial, a filhote foi alimentada com leite de soja e ontem com soro via oral para hidratação. 

Sobre a escolha do nome, Liliana disse que os membros da comissão disseram que queriam homenagear o piauiense Whindersson Nunes quando resgatassem algum peixe-boi. Isso porque, segundo a vice-presidente da Comissão, o animal é conhecido por ser uma figura carismática. 

“E todos da Comissão pensavam nisso. Quando resgatamos, logo demos o nome”, completou Liliana Oliveira. 

 


Nataniel Lima
[email protected] 

Empresários de Luis Correia denunciam que estão sendo ameaçados em redes sociais

Foto: Ascom/Prefeitura de Luís Correia


Empresários do ramo de hotelaria no município de Luís Correia (a 345 km de Teresina) denunciaram que estão sendo ameaçados por criminosos através de ligações telefônicas e pelas redes sociais. O crime foi relatado pelos empresários durante reunião entre a prefeita Maninha e o novo comandante do 24° BPM, o major Inácio Delgado.

O major Inácio Delgado assumiu o comando do 24º Batalhão, em Luís Correia, no lugar do major Wilton, no último dia 19 de abril. A reunião foi realizada para discutir as ações que estão sendo executadas no litoral pela Polícia Militar.

Durante o encontro alguns empresários relataram que estavam recebendo ameaças por telefone, alguns com extorsão. Não foi informado quantos empresários receberam ameaças.

“São ameaças que estão acontecendo, onde utilizam dados que podem ser conseguidos pelas redes sociais ou pela internet. Eles mandam mensagens ou fazem ligações fazendo essas ameaças, às vezes, pedindo dinheiro. Ameaças do tipo: se não me pagar tanto por mês, eu vou queimar o seu estabelecimento. Esse tipo de ameaça”, explicou o major.

Para o comandante, as denúncias são sérias e que por isso é importante que todas as vítimas realizem um Boletim de Ocorrência, para que a Polícia Militar e a Polícia Civil possam juntas identificar os suspeitos.

“Alguns não tinham nem mesmo feito um Boletim de Ocorrência, mas orientamos que fizessem isso. Tratamos todo o caso com seriedade, pois não sabemos realmente ainda do que se trata. Com o caso registrado, o trabalho de investigação é realizado de forma mais ampla, porque podemos cruzar com outros locais onde possam estar ocorrendo o mesmo caso e assim identificar quem está fazendo isso, se é partido de algum presídio, algum grupo, se existe alguma repetição de mensagens em massa. Pode ter um colega de outro estado, que tem um caso semelhante, então com o registro do boletim, a Polícia Civil e a Militar podem atuar juntas e apurar isso”, explicou.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Luís Correia

Reunião entre a prefeita, a PM e empresários

Ele informou que o caso será devidamente analisado, e que ainda não é possível saber se são apenas mensagens realizadas com o objetivo de receber dinheiro, ou se existe realmente a possibilidade de concretização dessas ameaças.

“A ameaça está configurada, e vamos tratar com seriedade o caso, para analisar bem a situação. Sabemos que é fácil pegar os dados de outra pessoa nas redes sociais, na internet, e usar isso para fazer uma ameaça, mas não descartamos que seja uma real ameaça, por isso estamos tratando seriamente a situação relatada e vamos trabalhar junto com a Polícia Civil nisso, mas é importante que se a pessoa receber algo do tipo, que faça o boletim de ocorrência”, destacou o major Inácio Delgado, comandante do 24º DP.

Na reunião ainda foi solicitada ao comandante a implementação de uma base da Polícia Militar na comunidade do Macapá e também uma maior atenção ao trade turístico. 

“Durante a reunião ainda discutimos sobre as ações que vamos implementar e também a importância de atuar de forma integrada com as associações, os comerciantes e donos de pousada para direcionar melhor as ações”, pontuou.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Homem é morto a tiros em bar na praia de Atalaia em Luís Correia

Foto: Reprodução/Whatsapp


Um homem foi morto a tiros na tarde deste domingo(24) em um bar localizado na praia de Atalaia, município de Luís Correia, litoral do Piauí. Adelino Basílio de Sousa estava na companhia da esposa e foi supreendido pelos suspeitos no momento em que estava no banheiro do estabelecimento. 

De acordo com informações do 24º Batalhão da Polícia Militar, pelo menos dois disparos atingiram a vítima, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. 

Ainda segundo a Polícia Militar, os dois suspeitos fugiram do local em uma motocicleta. A motivação do crime ainda é desconhecida. 

Equipes do 24º Batalhão da PM isolaram a área e iniciaram diligências em busca dos suspeitos, ainda não identificados. 

O corpo foi recolhido pelo Instituto de Medicina Legal (IML). 

O crime deve ser investigado pela Delegacia de Homicídios de Parnaíba. 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Policial é baleado ao tentar impedir assalto em posto de combustível de Luís Correia

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um soldado da Polícia Militar do Piauí foi baleado, na manhã desta sexta-feira (22), ao tentar impedir um assalto e trocar tiros com os suspeitos em um posto de combustíveis localizado no povoado Camurupim, na zona rural do município de Luís Correia.  

De acordo com informações repassadas ao Cidadeverde.com pelo tenente Mesquita Júnior, da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), o militar estava no estabelecimento quando presenciou a ação dos criminosos e resolveu agir. 

“O policial, quando viu a situação, reagiu e baleou o indivíduo, que veio a óbito no local ainda. Ele estava com um revólver calibre 38 e todas as munições foram disparadas”, disse o policial ao Cidadeverde.com

O policial foi atendido no local por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e rapidamente encaminhado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, onde foi submetido a cirurgia.

"Ele já saiu do centro cirúrgico e está sendo acompanhado, mas não vai ser dado alta ainda. Ele vai ficar em observação por um tempo, mas ainda não tem previsão de alta", informou o tenente. 

A suspeita da polícia é que os criminosos tinham um outro veículo, já identificado, dando suporte para o assalto. As diligências estão em busca dos demais suspeitos envolvidos na ocorrência.

Na quinta-feira (21) um sargento da Polícia Militar do Piauí, identificado como Cleto de Paula Cortez, morreu após ser alvejado com três disparos de arma de fogo, um na cabeça e dois no peito, durante tentativa de assalto no bairro São Cristóvão, zona Leste de Teresina. Apesar de ser socorrido ainda com vida, o policial não resistiu aos ferimentos e morreu n

A ocorrência foi atendida por uma equipe do 5° BPM. Testemunhas relataram que o militar teria sido baleado por um homem em uma moto, que ainda não foi identificado. A polícia mantém unidades em diligências para localizar e prender o suspeito.

 

Breno Moreno
[email protected]

Prefeita Maninha mapeia ruas de Luís Correia para asfaltamento

Foto: reprodução

A prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, e o secretário de Administração do município, Carlos Machado, visitaram diversas ruas do município, em conjunto com a equipe do Governo do Piauí, para realizar o mapeamento dos locais que serão recuperados devido aos desgastes do período chuvoso.

A prefeita Maninha esclarece que essa é uma ação importante para Luís Correia. "Devido às fortes chuvas dos últimos meses, algumas das ruas da nossa cidades se desgastaram e apresentam buracos que dificultam a segurança e o tráfego da população. Com a recuperação, resolveremos esses problemas", destaca a gestora.

"Essa vistoria é o primeiro passo para que, em breve, os luiscorreienses tenham ruas em melhores condições para transitar em segurança", ressalta o secretário de Administração, Carlos Machado.

Da Redação

Polícia crê que advogado desaparecido foi jogado ao mar e aciona Capitania dos Portos

Foto: Arquivo Pessoal

caso envolvendo o desaparecimento do advogado Raimundo Siqueira tem uma nova linha de investigação. O delegado de Luís Correia, Aldely Fontenele, informou ao Cidadeverde.com que a polícia trabalha com uma das hipóteses de que o corpo do advogado teria sido jogado ao mar. 

Por conta disso, o delegado vai acionar a Capitania dos Portos e o Corpo de Bombeiros do litoral para ajudar nas buscas em praias de Luis Correia. 

"Continuamos fazendo a investigação e não podemos descartar nenhuma hipótese. Recebemos essa informação de uma das pessoas interrogadas que o corpo do advogado teria sido jogado ao mar. É um caso muito cheio de detalhes e o tempo é o nosso maior inimigo", disse o delegado. 

O advogado Raimundo Siqueira está desaparecido desde o dia 6 de abril, quando estava na zona rural de Luis Correia na divisa do Piauí e Ceará. No momento do ocorrido, o advogado estava com um policial militar que fazia sua segurança. 

"Os suspeitos já estão identificados. São de quatro para mais. Não podemos dar muitos detalhes para não atrapalhar na investigação. No momento, tentamos localizar o grupo", acrescentou o delegado. 

Foto: Arquivo Cidadeverde.com 

Desaparecimento do advogado

O veículo em que o advogado estava, juntamente com um policial militar, foi encontrado totalmente incendiado. 

Segundo a Companhia de Policiamento Turístico (Ciptur), o policial militar que estava com o advogado relatou que um grupo em um veículo teria abordado eles por volta das 20h de quarta-feira (06). Os homens  conversaram com o advogado e durante a conversa os criminosos realizaram alguns disparos contra o policial. 

O militar ainda chegou a sofrer um tiro de raspão na perna e foi socorrido e encaminhado ao hospital de Parnaíba.

Foto: Divulgação 

Corregedoria investiga PM

Corregedoria da Polícia Militar do Piauí abriu sindicância para investigar o policial que estava com o advogado Raimundo Siqueira. A Corregedoria apura se houve falha disciplinar.

“Abrimos uma sindicância investigativa e estamos com uma equipe em Luís Correia acompanhando o inquérito e daremos uma resposta à sociedade. Se for constatada falha disciplinar não hesitaremos em adotar as providências”, disse o corregedor. 

Informações

A Polícia Civil também informou que quem tiver informações ou puder ajudar no caso, pode se dirigir à Delegacia de Luís Correia, ou entrar em contato através do telefone (86) 99843-5039.

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Agricultor de 52 anos é encontrado morto na zona rural de Luís Correia

Foto: Divulgação/PM-PI

O agricultor Edmilson Silva, de 52 anos, foi encontrado morto na tarde dessa quarta-feira (20), na localidade Brandão, zona rural do município de Luís Correia, litoral do Piauí.

De acordo com o tenente Mesquita Júnior, do 24º BPM, a vítima estava com uma perfuração abaixo da axila direita causada supostamente por arma de fogo.

Ainda segundo o tenente, o corpo foi encontrado por populares em uma região de matagal, atrás de umas casas. Até o momento, não há informações sobre o que teria motivado o crime e o agricultor não tinha passagens pela polícia.

“A vítima é um cidadão de Luís Correia, morador, não existe envolvimento com história de organização, ele não tem passagem pela polícia, não tem nada que venha a está ligado, no primeiro momento, com organização criminosa”, acrescentou o tenente Mesquita Júnior.

O corpo do agricultor foi removido por uma viatura do Instituto Médico Legal (IML) e o caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

 


Rebeca Lima
[email protected]

Posts anteriores