Cidadeverde.com

Maninha Fontenele e Rafael Fonteles fazem vistoria nas obras de pavimentação da Avenida Teresina

Foto: Ascom

Na manhã desta sexta-feira (03), a prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, recebeu o secretário de estado da Fazenda e coordenador do Pro Piauí, Rafael Fonteles. Na oportunidade, foi realizada uma vistoria nas obras de pavimentação asfáltica da Avenida Teresina, via que dá acesso ao quebra-mar, onde será construído o terminal pesqueiro de Luís Correia.

"Para nós, é motivo de muita alegria receber o coordenador do Pro Piauí, Rafael Fonteles, e acompanhar essa obra que é de grande importância para o desenvolvimento e mobilidade da nossa cidade. Nós estamos muito esperançosos com essa obra que vai revolucionar Luís Correia na geração de emprego e renda para o nosso povo”, comenta a prefeita. 

De acordo com Rafael Fonteles, a obra, que conta com recursos do Governo do Estado, está orçada em mais de R$ 6 milhões e está sendo realizada por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), o que possibilitará a conclusão do terminal pesqueiro do município. 

“A obra é importantíssima para a conclusão, em breve, do Porto de Luís Correia, com a parte do píer, do cais, com a parte da dragagem que é necessária, além da regularização fundiária que foi feita nessa área. Então, nós vamos ter, realmente,  em um futuro breve, uma revolução no desenvolvimento econômico do litoral piauiense”, destaca Rafael Fonteles. 

Também estiveram presentes o vice-prefeito, Mirialdo Mota; o senador Marcelo Castro; o deputado federal Júlio César; os deputados estaduais Dr. Hélio, Ziza Carvalho e Georgiano Neto; secretários e vereadores do município, além de outras lideranças.

Da Redação
[email protected]

Piauí Praia Acessível atende pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

O litoral piauiense conta com um importante projeto de turismo acessível desde 2016. O Piauí Praia Acessível proporciona momentos de lazer na praia para as pessoas com deficiência, ou mobilidade reduzida, com um banho de mar assistido e com segurança. Recentemente, toda a estrutura do local passou por uma reforma para melhor atender os beneficiários, além da aquisição de novas cadeiras anfíbias.

De 27 de dezembro ao dia 2 de janeiro de 2022, o atendimento será reforçado com uma equipe da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) que estará presente ao local do projeto, das 8h às 16h, oferecendo todo o apoio e suporte aos usuários.

Segundo o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o projeto é bastante importante, pois todas as pessoas têm direito ao lazer e momentos de diversão. “Esperamos não só pessoas aqui do Piauí, mas também de outras regiões que vêm visitar o nosso litoral e podem ter essa oportunidade de aproveitar um banho de mar com toda estrutura e segurança que o projeto oferece”, declara.

O projeto

A estrutura do local possui uma rampa de acesso ao mar com 70 metros de comprimento, além de banheiros adaptados e um espaço para guardar objetos. Para o banho de mar assistido são disponibilizadas cadeiras de rodas anfíbias, produzidas em material mais leve e resistente à maresia e à água salgada do mar.

Os serviços são oferecidos sempre nos períodos de alta temporada, eventualmente em feriados prolongados e por agendamento em qualquer período. As pessoas que desejarem usufruir do serviço devem se dirigir à sede do projeto, localizada na orla da Praia de Atalaia, no município de Luís Correia.

Agendamento: (86) 99472-0834

Da Redação
[email protected]

Maninha Fontenele envia projeto para pagamento de 14º salário para profissionais da Educação

Nessa terça-feira (30), a prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, enviou para a Câmara Municipal um Projeto de Lei que prevê a criação do 14º salário para os profissionais da Educação. Com isso, a cidade se torna o primeiro município do Piauí a enviar projeto para o pagamento desse benefício aos trabalhadores da Educação.

De acordo com a prefeita Maninha, essa é uma forma de reconhecimento pelo trabalho e dedicação dos profissionais da Educação que, apesar das dificuldades enfrentadas durante o período de isolamento, devido a pandemia, não mediram esforços para continuar com as atividades escolares garantindo o aprendizado das crianças. 

“Enviei para a Câmara Municipal de Luís Correia um Projeto de Lei referente ao 14º salário dos profissionais da Educação. Com muita alegria nós tomamos essa iniciativa como reconhecimento pelo trabalho, pela dedicação de cada um em tempos difíceis. Essa também é uma forma de incentivar cada vez mais o desenvolvimento da Educação na nossa cidade”, comenta a prefeita. 

Segundo o documento enviado à Câmara, o 14º salário para os profissionais da Educação será pago com recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

 

Da Redação
[email protected] 

Prefeitura de Luís Correia inaugura novo consultório odontológico

Na manhã desta terça-feira (23), a Prefeitura de Luís Correia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), inaugurou o primeiro consultório odontológico da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Luzia. O espaço deve atender 50 pacientes por semana.

De acordo com a prefeita do município Maninha Fontenele, esse era um desejo antigo dos moradores do bairro que antes tinham que se deslocar para outros locais para receberem atendimento odontológico.

“Há muito tempo esse serviço era solicitado pelos moradores e, hoje, estamos muito felizes em poder dizer que agora os moradores do bairro Santa Luzia terão atendimento odontológico aqui mesmo na UBS da comunidade. Não só os moradores do Santa Luzia, mas esse novo espaço também irá atender os moradores dos bairros Nossa Senhora da Conceição e Triângulo. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, com o novo consultório odontológico, a expectativa é que sejam realizados cerca de 50 atendimentos por semana na UBS. A Sesa fez a aquisição de um gabinete odontológico completo, um aparelho de raio x odontológico de coluna, uma câmara para revelação de raio x, um avental de proteção para raio x, seis fotopolimerizadores sem fio, e 15 kits de caneta de alta e baixa rotação, que devem equipar os consultórios odontológicos das demais UBSs da cidade.

Da Redação

Luís Correia sedia o 33º Fórum Nacional sobre previdência

 

Na manhã desta sexta-feira (19), o secretário de Finanças de Luís Correia, Pedro Júnior, representou a prefeita Maninha Fontenele no 33º Fórum Nacional (Sessão Especial) - Superando a Crise Previdenciária, que está sendo realizada no município, no Centro de Convenções Sesc Praia. O evento é promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado do Piauí (Fecomércio-PI) e pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE).

Durante a participação no fórum, o secretário de Finanças destacou que tem sido um desafio para os município manter a adimplência devido às dificuldades financeiras provocadas pela pandemia, como a queda na arrecadação de impostos. Na oportunidade, o secretário ressaltou que apesar dessas dificuldades, a Prefeitura de Luís Correia tem conseguido manter o compromisso e está com todas as contas em dia.

“O município de Luís Correia tem a honra de ser agraciado com o 33º Fórum Nacional, e dizer que o nosso município também tem regime próprio. Uma previdenciária que nós temos a responsabilidade, temos o zelo e o compromisso de cumprir todas as obrigatoriedades. Sabemos das dificuldades, das limitações que os municípios vêm enfrentando hoje, com quebra de repasses, e manter um município adimplente não é fácil. Hoje o município de Luís Correia está adimplente em todos os órgãos”, comentou o secretário.  

O evento, que tem como objetivo discutir sobre as dificuldades enfrentadas pelo Sistema Previdenciário do país, acontece hoje (19) e sábado (20). O fórum é presidido pelo economista Raul Veloso, e contou com a presença do vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e presidente da Fecomercio Piauí, Valdeci Cavalcante; o secretário de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, Leonardo Rolim; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski; o coordenador geral de auditoria, Miguel Fernandes; o conselheiro do Tribunal de contas do Estado, Olavo Rebelo; e a gerente do LcPrev, Freurilene Torres.

Prefeita assina ordem de serviço para construção da quadra da escola Rita Miranda

A prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, assinou, nessa quinta-feira (18), a ordem de serviço para a construção da quadra poliesportiva da Unidade Escolar Rita Miranda, no Povoado Brejinho. 

O espaço, destinado para a prática de atividade física, irá contar com cobertura, arquibancada, iluminação e outras estruturas, como destaca a prefeita do município. 

“Essa é mais uma quadra que será construída, proporcionando a prática de atividade física para as nossas crianças, e assim como as demais obras de revitalização e construção de quadras que nós já autorizamos, essa aqui também será coberta, com iluminação e arquibancadas”, comenta a prefeita. 

Além da quadra da Escola Rita Miranda, a prefeita Maninha já autorizou a construção da quadra da Unidade Escolar Maria da Conceição Albuquerque, no Povoado Brandão, e a revitalização das quadras das Unidades Escolares Pinheiro Machado, no Rancho Alegre; e Antônio Oswaldo, no bairro Alto Bonito.

Durante a assinatura da ordem de serviço, estiveram presentes o secretário municipal de Educação (Seduc), Mateus Amaral, a equipe da escola e engenheiros.


Da Redação
[email protected]

Prefeitura de Luís Correia ergue busto em homenagem ao ex-prefeito Antônio de Pádua

A prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, o vice-prefeito, Mirialdo Mota, e o deputado estadual Dr. Hélio participaram da inauguração do busto em homenagem aos 84 anos do saudoso professor Antônio de Pádua da Costa, ex-prefeito do município.

Antônio de Pádua governou Luís Correia por quatro mandatos desde os anos 50, sendo que seu ultimo mandato terminou no ano de 1996. O ex-gestor trabalhou muito pelo avanço do município e o monumento, feito pelo artista luiscorreiense Gilberto Pedro de Sousa, é uma forma de agradecer o seu legado.

"Antônio de Pádua representou o trabalho e a dedicação que Luís Correia merece e foi um dos grandes gestores que me inspira a fazer mais e mais por nossa cidade. Agradeço a presença de todos que acompanharam esse lindo evento, aos familiares, amigos e admiradores desse grande homem", ressalta a prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele.

A cerimônia foi acompanhada pela esposa do ex-prefeito Antônio de Pádua, Francisca das Chagas dos Santos Lima (Dona Ditinha); pela irmã, Maria do Rosário Lima Araújo; pela cunhada, Marta Maria dos Santos; pelos genros, Fanfico Celso e Carlos Henrique; além de filhos; sobrinhos; demais familiares; e amigos do homenageado.

Também marcaram presença no evento, a ex-prefeita de Cajueiro da Praia, Vânia Ribeiro; o sobrinho do seu Antônio de Pádua, ex-prefeito de Luís Correia e Cajueiro da Praia, Dr. Vicente Ribeiro; vereadores; secretários; e diretores dos departamentos da Prefeitura.

Maninha Fontenele assina ordens de serviços em Luís Correia

A prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, assinou, nesta quarta-feira (27), a ordem de serviço que autoriza a revitalização e construção de quadras em escolas da rede municipal, além de ordem de serviço para a construção do Auditório Municipal.  

Nas Unidades Escolares Pinheiro Machado, no Rancho Alegre, e  Antônio Oswaldo, no bairro Alto Bonito, os espaços esportivos serão revitalizados e irão receber cobertura, iluminação, arquibancada e outras estruturas. Já na Unidade Escolar Maria da Conceição Albuquerque, no Povoado Brandão, será realizada a construção de uma quadra esportiva. A prefeita Maninha autorizou ainda a construção do Auditório Municipal de Luís Correia, na Unidade Escolar Eliana Soares.

“Fico muito feliz em poder anunciar que vamos revitalizar as quadras de esportes das nossas escolas, proporcionando aos alunos a prática de esportes em um local agradável e seguro. Nós também assinamos a ordem de serviço para a construção do Auditório Municipal de Luís Correia, que será um espaço agradável para a realização de eventos e palestras na nossa cidade”, comenta a prefeita Maninha.

Durante a assinatura das ordens de serviço estiveram presentes, o vice-prefeito Mirialdo Mota; o secretário Municipal de Educação, Mateus Amaral;  o suplente de vereador Fantico; o engenheiro Gheymison Batista e a chefe de gabinete Elizele Silva.


João Bandeira
Com informações Ascom

Prefeita Maninha Fontenele assina ordem de serviço para reforma da UBS do bairro Cearazinho

A prefeita da cidade de Luís Correia, Maninha Fontenele, assinou a ordem de serviço que autoriza a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) que atende os moradores do bairro Cearazinho e região. 

De acordo com a secretária Municipal de Saúde (SESA), Marcela Furtado, com a reforma, a Unidade Básica de Saúde irá receber uma nova instalação elétrica, ampliação dos consultórios, pintura, forro, além da construção de um muro.

“A Unidade Básica de Saúde do bairro Cearazinho, depois de construída, nunca havia sido reformada. Com a reforma, a Unidade de Saúde receberá a construção do muro, que trará mais segurança aos funcionários e usuários, além da recuperação de toda a estrutura física, com pintura, ampliação de consultórios, instalação de caixa d´água e esgoto, nova instalação elétrica, substituição de portas e janelas, substituição de piso e forro. Essa melhorias dará aos usuários e servidores da Saúde um ambiente salubre, com mais conforto e comodidade”, comenta a secretária da SESA.

 Além da reforma da UBS do bairro Cearazinho, a Unidade Básica de Saúde da localidade Sobradinho também está passando por reformas, como destaca a prefeita Maninha Fontenele. 

“A área da Saúde de Luís Correia tem recebido vários investimentos com reformas das Unidades Básicas de Saúde. Assinamos a ordem de serviço para a reforma da UBS do bairro Cearazinho, mas também há outras UBSs que estão sendo reformadas, como a do Povoado Sobradinho, e a UBS de Lagoa das Pedras, que também já assinamos a ordem de serviço para a reforma”, destaca a prefeita. 

Em breve, Luís Correia irá ganhar mais uma UBS. No fim do mês de setembro, a prefeita Maninha Fontenele assinou a ordem de serviço para a construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Alto Bonito, proporcionando atendimento médico para os moradores, que antes tinham que se deslocar para outras regiões.


Com informações Ascom

PF faz operação para apurar furto de navio apreendido pela Marinha

  • navio_lc_01_edit.jpg Divulgação/PF
  • navio_lc_02_edit.jpg Divulgação/PF
  • navio_lc_03_edit.jpg Divulgação/PF
  • navio_lc_04_edit.jpg Divulgação/PF
  • navio_lc_05_edit.jpg Divulgação/PF
  • navio_lc_06_edit.jpg Divulgação/PF

Atualizada às 11h40 

A Polícia Federal informou na manhã desta sexta-feira (08), que desde a apreensão do navio, ele ficou sob responsabilidade de depositário fiel nomeado pela Justiça Federal para guarda do bem no Porto do Trapiche, em Luís Correia PI

Atualizada às 10h50

Equipes da Polícia Federal deflagraram na manhã desta quinta-feira (07) uma operação com o objetivo de investigar um grupo criminoso responsável pelo furto de um navio cargueiro com carga de cigarros de origem estrangeira utilizado por contrabandistas, apreendido ainda em agosto de 2020 no município de Cajueiro da Praia, litoral norte do Piauí.

De acordo com a PF, a Operação Bucaneiro mobilizou 40 Policiais Federais para o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão e está sendo realizada na cidade de Luís Correia, distante 338 quilômetros de Teresina e nos municípios de Tutóia (MA), Abaetetuba (PA) e Belém (PA).

"O operação foi deflagrada em razão de um inquérito instaurado para apurar um crime de furto, foi furtado aqui em Luís Correia, no final do ano passado, uma embarcação que tinha sido apreendida pela Polícia Federal que estava sob responsabilidade da Marinha do Brasil, embarcação essa que foi utilizada para o transporte de cigarro contrabandeado", explica o delegado responsável pelo inquérito, Albert Moura. 

Foto: Divulgação/PF 

Ainda segundo as investigações, contrabandistas do município de Abaetetuba (PA) vieram até o litoral piauiense em dezembro de 2020 com o objetivo de realizar o furto da carga. Os suspeitos, que são associados com barqueiros de Luís Correia, entraram no porto do Trapiche retiraram cordas, âncoras e conseguiram realizar o roubo da carga, fugindo em seguida para o estado do Pará. O barco foi abandonado no município de Tutóia (MA).

"No curso das investigações, foi indentificado uma quadrilha que veio da região de Abaetetuba no Pará, região metropolitana de Belém, se deslocou até o litoral do Piauí e executou o furto. Durante a rota de fuga, a embarcação encalhou em Tutóia, onde houve o apoio de pessoas locais para a tentativa de consumação do furto", destacou o delegado Albert Moura. 

Segundo a Polícia Federal, os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e furto qualificado e o material apreendido será analisado para conclusão do inquérito.

"Segue as investigações, o material que foi apreendido hoje será objeto de análises e a conclusão do inquérito será feita de acordo com o material que for analisado e com as conclusões da análise do material apreendido", finaliza o delegado.  

 

Rebeca Lima
[email protected]

Posts anteriores