Cidadeverde.com

Luís Correia recebe caminhão compactador para a coleta de lixo

Nesta quinta-feira (9), a prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, recebeu do deputado federal Flávio Nogueira um caminhão compactador que irá auxiliar na limpeza pública do município.

Na oportunidade, a prefeita agradeceu ao deputado e ressaltou que a chegada de um caminhão compactador irá contribuir e agilizar a limpeza do município. “Gostaria de agradecer ao nosso deputado por mais uma conquista da nossa cidade. Um caminhão compactador que vai dar agilidade na questão da limpeza pública, e nós, como luicorreienses, ficamos muito gratos. Vamos continuar na luta”, pontuou a prefeita.

O deputado Flávio Nogueira lembrou que melhorar a coleta de lixo em Luís Correia foi uma das principais bandeiras da campanha, e que agora se cumpre. “Isso é uma prestação de serviço do meu mandato aos amigos e amigas de Luís Correia. Luís Correia é uma cidade grande, uma cidade turística, e precisa de um carro compactador para melhorar a qualidade de vida dos moradores e turistas. No próximo mês, traremos uma nova patrulha mecanizada”, comentou o deputado.

Também estiveram presentes na entrega do carro compactador, o secretário municipal de Finanças, Pedro Júnior; a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira; o prefeito de Nazária, Osvaldo Bonfim; e o prefeito de Altos, Maxwell da Mariinha.

Com Informações - Ascom

 


 

 

Luís Correia receberá quase 40 mil metros de calçamento

  • calçamento_8.jpg Ascom
  • calçamento_3.jpg Ascom
  • calçamento_6.jpg Ascom
  • calçamento_1.jpg Ascom
  • calçamento_7.jpg Ascom
  • calçamento_9.jpg Ascom
  • calçamento_5.jpg Ascom
  • calçamento_2.jpg Ascom
  • Calçamento_lcz.jpg Ascom

Nesta segunda-feira (6), a prefeita de Luís Correia, Maninha Fontelene, e o vice-prefeito, Mirialdo, estiveram reunidos com o deputado estadual Dr. Hélio para tratar sobre o planejamento de pavimentação poliédrica em nove localidades do município. Ao todo, serão quase 40 mil m² de calçamento com um investimento de cerca de R$ 3,7 milhões.

“Vamos iniciar o calçamento em várias localidades aqui do município, totalizando quase 40 mil metros de calçamento. Isso é muito importante. Esse é o anseio de todas essas comunidades. Agradecer aqui o nosso coordenador do Pró Piauí, Rafael Fonteles, e nosso governador, Wellington Dias”, destacou o deputado estadual Dr. Hélio.

As obras, que foram articuladas pelo deputado, por meio do programa Pró Piauí, irão beneficiar com calçamento as localidades Campestre, Jabuti 1, Jabuti 2, Localidade Lagoa do Barro, Quicé, Povoado Baixa do Eufrázio, Localidade Sobradinho, Localidade São Benedito e Povoado Camurupim.

Na oportunidade, a prefeita Maninha ressaltou que as obras de calçamento são importantes para o desenvolvimento da cidade, além de proporcionar melhor qualidade de vida para os moradores dessas regiões. “Quero dizer à população de Luís Correia, principalmente das comunidades que vão ser beneficiadas, que o nosso trabalho continua, que o nosso compromisso é de trabalhar cada vez mais pelo nosso povo luiscorreiense. Essas obras com certeza irão ajudar no nosso desenvolvimento”, pontuou a prefeita.

Estiveram presentes ainda os vereadores Artrannho e Francione Galeno, e o vereador licenciado Pedro do Leite. Na oportunidade, a prefeita, acompanhada pelos vereadores, visitou ainda as obras dos chafarizes de Jabuti 1 e 2, que estão sendo reformados.

Com informações - Ascom

Tubarão lixa é encontrado encalhado em praia de Luís Correia

Um tubarão lixa foi encontrado encalhado por banhistas ainda vivo e com ferimentos no último sábado (28) na praia Peito de Moça, no município de Luís Correia, litoral do Piauí. Em seguida, o animal foi devolvido para o mar pelos banhistas.  

De acordo com Cézar Fernandes, engenheiro de pesca e professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), a espécie é fácil de ser encontrada na região, e é considerada dócil. 

Para o engenheiro, o animal ficou encalhado possivelmente devido a um acidente ocasional ou uma variação da maré. 

"Isso é bastante comum ao longo do litoral brasileiro, muitas espécies de peixes e tubarões ocasionalmente aparecem debilitados na praia por acidentes com redes de pesca ou simplesmente por uma variação rápida da maré ", explica o professor.

Segundo a bióloga do Instituto Tartarugas do Delta, Werlanne Magalhães, o litoral do Piauí está inserido dentro de uma unidade de conservação ambiental federal a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (APA). É uma região protegida que funcionam como área de descanso, alimentação, refúgio e reprodução para várias espécies, inclusive muitos ameaçadas de extinção. 

"Com a realização dos trabalhos de monitoramento de praia desenvolvido pelo instituto, conseguimos envolver moradores, pescadores e visitantes nos trabalhos de manejo e conservação das espécies encontradas na nossa região. Toda informação é importante, para registrar ocorrência, pensar nas possibilidades de coleta de material biológico, resgate ou até mesmo dependendo da situação, devolver os animais para a natureza" comentou a bióloga que foi acionada no momento da ocorrência.  

A bióloga Geórgia Aragão, que  faz parte do  grupo de pesquisas Global Skark Meat Trad, que reúne pesquisadores de várias partes do mundo para estudar sobre bioecologia e consumo de carne de tubarões e raias. Ela informa o que se deve fazer caso encontre um animal encalhado. 

''O ideal é entrar em contato com equipes especializadas, grupos de pesquisa, Bombeiros e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).Para evitar possíveis acidentes, não se deve ter contado direto com o animal", alertou.

Contatos:

ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)- (86) 3321-1615.  O número redireciona para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais).

Da Redação
[email protected]

Luís Correia entrega cartões do Sasc Emergencial aos beneficiários

Foto: ascom

Nessa quinta-feira (26/08), a Prefeitura de Luís Correia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), realizou a entrega dos cartões SASC Emergencial aos beneficiários.

A solenidade aconteceu em frente à SEDES e contou com a presença da prefeita Maninha Fontenele, da secretária de Desenvolvimento Social, Francinete Maia; da assistente social da SEDES, Priscila Raquel; e do assistente social do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Tiago Silva.

Foto: ascom

O SASC Emergencial é um benefício do Governo Estadual do Piauí que visa reduzir a vulnerabilidade social de famílias que não estão inclusas no Programa Bolsa Família, no Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou no Auxílio Emergencial. As famílias beneficiadas foram previamente selecionados pelo Governo Estadual com base no cruzamento de dados do Cadastro Único e da SASC Integração.

A prefeita Maninha Fontenele explica que o benefício só poderá ser usado para aquisição de medicamentos e alimentos. "Serão pagos R$200,00, com duração de dois meses, que devem ser gastos apenas para a aquisição de alimentos e/ou medicamentos. Estamos muito satisfeitos com esse apoio à população luiscorreiense" pontua.

Fonte: ascom

Oscilação de energia afeta moradores do bairro Campus em Luís Correia

Foto: Divulgação

Moradores do bairro Campus, em Luís Correia, no litoral do estado, estão sofrendo com as constantes oscilações no fornecimento de energia. Eles reclamam que aparelhos como microondas e freezers sequer chegam a funcionar por conta da baixa tensão. O resultado, muitas vezes, é o prejuízo com alguns equipamentos queimados.

O problema foi relatado principalmente na Rua Projetada H. "Aqui não usamos microondas pois a energia não é suficiente para funcionar. Até mesmo as luzes de alguns quartos em determinadas horas do dia não acendem. A placa da nossa cerca elétrica já queimou duas vezes", disse uma moradora da rua que não quis se identificar.

Em contato com o Cidadeverde.com, a moradora disse que já procurou a Equatorial, que enviou equipe ao local e constatou o problema.

"A própria empresa já constatou que há uma baixa tensão na região e só será solucionado com um transformador. Queremos saber até quando isso vai durar, pois estamos sem poder usar nossos eletrodomésticos", declarou.

Em nota, a Equatorial disse que enviou uma equipe ao local para normalizar o fornecimento de energia e que vai passar a monitorar a situação.

“Sobre as oscilações de energia no bairro Campus, localizado no município de Luís Correia, a Equatorial Piauí informa que nesta segunda-feira (19) enviou uma equipe para normalizar o fornecimento. A empresa comunica também que vai enviar uma equipe especializada para realizar um diagnóstico completo da rede por meio da instalação de um medidor de qualidade de energia que ficará no local durante sete dias. A medida é preventiva e busca evitar a reincidência de oscilações na região”.

Da Redação
[email protected]

Peixe-lua encontrado em Luís Correia será estudado pela UFDPar

Foto: Divulgação/Instituto Tartarugas do Delta 

O peixe-lua encontrado por banhistas na última quinta-feira na praia do Coqueiro, em Luís Correia, será objeto de estudo por pesquisadores da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A informação foi confirmada pela bióloga Werlane Magalhães, vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta, entidade que recolheu o animal inicialmente. 

“Posteriormente, o espécime será analisado em laboratório para confirmar a identificação taxonômica e outros estudos para publicação. Este trabalho será realizado em parceria com pesquisadores colaboradores do Curso de Engenharia de Pesca da UFDPar”, relatou. 

O animal, considerado raro, foi encontrado por banhistas que estavam na praia do Coqueiro e tentaram fazer o resgaste, mas sem sucesso.  Após ter acesso às imagens, a equipe do Instituto Tartarugas do Delta se deslocou até o local da ocorrência e recolheu peixe-lua para uma câmara fria, para melhor acondicionamento.  

De acordo com especialistas, a espécie pode alcançar mais de 3 metros de comprimento e 2 toneladas, sendo considerado o maior peso alcançado por um peixe ósseo, além de apresentar alta longevidade podendo viver entre 80 a 100 anos.

 


Natanael Souza
[email protected]

Peixe raro é encontrado por banhistas em praia de Luís Correia

 

Um peixe-lua, espécie rara e que vive nas profundezas do oceano, foi encontrado nesta quinta-feira (01) por banhistas e moradores na praia do Coqueiro, em Luís Correia, litoral do Piauí. O animal chegou a ser resgatado, mas morreu momentos depois. 

De acordo com a bióloga Verlane Magalhães, do Instituto Tartarugas do Delta, essa é a primeira vez que a espécie, também conhecida pelo nome científico mola-mola, é vista no litoral piauiense. 

Foto: Divulgação/Instituto Tartarugas do Delta

O Peixe-lua pode atingir três metros de comprimento e chegar a pesar uma tonelada. Após ser retirado do praia, o animal foi conservado em uma câmara fria e encaminhado para o ecomuseu, onde vai ser utilizado como material de estudo para pesquisadores que trabalham com a fauna da região.

 

Natanael Souza
[email protected] 

 

Funcionário de prefeita é morto a tiros em Luís Correia

Foto: Polícia Civil 

O corpo de um homem de 29 anos, identificado como Genivaldo de Oliveira Sousa, foi encontrado na manhã desta quarta-feira (23) próximo a uma área de pesca no município de Luís Correia, litoral do Piauí. Segundo a Polícia Civil, ele trabalhava como vigia da casa da prefeita do município, Maninha Fontenele.

De acordo com informações da Polícia Militar, ele foi atingido por disparos de arma de fogo durante a madrugada. 

"Na madrugada, moradores de casas próximas ouviram disparos de arma de fogo. O local é muito ermo, um pouco distante das casas e muito escuro. Tudo indica que foi um crime de acerto de contas, execução, mas a Polícia Civil já está investigando para determinar o que aconteceu", informou o comandante da Companhia de Policiamento Turístico, Major Palhano.

Genivaldo era usuário de drogas e já tinha cumprido pena por tráfico no estado de Tocantins. 

A Polícia Civil deve investigar o caso para apurar se há relação direta com as demais mortes registradas na região do litoral nos últimos dias. A suspeita é que haja uma guerra entre  facções criminosas.

 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Homem é assassinado com 08 tiros na cidade de Luís Correia

Foto: reprodução

Um homem de 29 anos que não teve a identidade revelada,  foi assassinado com cerca de oito tiros na própria residência na madrugada deste sábado (22/05), no bairro Santa Luzia, em Luís Correia, litoral do Piauí, distante cerca de 340 quilômetros de Teresina. 

Uma equipe da Polícia Militar foi acionada e isolou o local do crime. Na residência foram encontrados estojos deflagrados de calibres ponto 40 e 380, além de drogas. 

O Instituto Médico Legal (IML) e a Perícia Criminal junto com a Polícia Civil foram acionados para remover o corpo e iniciar as investigações. O crime pode ter envolvimento com o tráfico de drogas. A vítima era natural de Teresina. 

A esposa da vítima presente na residência no momento dos disparos não quis repassar maiores detalhes do crime para as autoridades.

Com informações portal do catita

Jovem de 29 anos é morto dentro da própria residência em Luís Correia

Um jovem de 29 anos, identificado Maurílio de Sousa Lopes, foi morto a tiros na madrugada deste sábado dentro da própria residência no bairro Santa Luzia, em Luis Correia, litoral do Piauí. De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 3h30 e os suspeitos de efetuar os disparos conseguiram fugir do local. 

Na cena do crime, os policiais encontraram oito cápsulas de pistolas, além de drogas, que estariam sendo comercializadas na residência. 

"Tudo indica que foi acerto de contas, pela quantidade de disparos. Também foram encontrados cerca de 100 invólucros de uma substância parecida com crack, que foi apreendida", relatou o tenente Sales, da Companhia de Policiamento Turístico (CipTur).

Ainda de acordo com a PM, a companheira da vítima não quis prestar informações sobre o que aconteceu no momento do crime. 

O corpo foi recolhido pelo Instituto de Medicina Legal (IML). O caso vai ser investigado pela Polícia Civil

 

Natanael Souza
[email protected]

Posts anteriores