Cidadeverde.com

Polícia prende segundo suspeito de matar turistas na praia de Atalaia

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Turistas mortos na praia de Atalaia

A Polícia Civil do Piauí prendeu o segundo suspeito pelo assassinato dos turistas Francivânio Araújo Silva e Francisco de Assis Lopes Filho na praia de Atalaia, no município de Luís Correia, litoral do Piauí, no último dia 25 de junho. 

As vítimas são de Teresina e participavam de uma excursão. Elas estavam em um quiosque na praia, quando foram surpreendidas por quatro suspeitos que chegaram efetuando os disparos. Francivânio Araújo e Francisco de Assis morreram ainda no local. Um amigo deles foi baleado na perna. A Polícia Civil já tinha informado que as vítimas não tinham passagens pela polícia e não pertenciam a facções criminosas, e que a dinâmica do crime apontava para uma execução.

O primeiro suspeito pelo crime, um adolescente de 16 anos foi apreendido no dia 5 de julho em Luís Correia e contra ele foi cumprido um mandado de prisão provisória, após ele ser reconhecido por várias testemunhas.

Um segundo suspeito de participação foi identificado e preso no dia 10 de julho em Teresina. A informação só foi revelada nesta quinta-feira (13) pela Polícia Civil. Segundo o delegado Aldely Fontenele, após o crime o suspeito retornou para um centro de reabilitação onde estava em tratamento, localizado em Teresina. 

“Apesar de informações desencontradas atrapalharem temporariamente nossas investigações, porém, novos elementos probatórios colocaram esse segundo envolvido na cena do crime e reforçam ainda mais qualificação dos demais”, explicou o delegado.

Ele informou que o suspeito responde por outros homicídios. “O acusado completou 18 anos e é investigado em pelo menos três ou quatro homicídios em Luís Correia”, finalizou o delegado Aldely Fontenele.

A polícia ainda não revelou a motivação para os assassinatos.

 

Bárbara Rodrigues (Com informações da SSP)
[email protected]

Criminosos invadem casa e sequestram jovem; família está sem notícia há 24horas

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma jovem de 22 anos, identificada como Ana Júlia Araújo, está desaparecida desde a madrugada da última segunda-feira (10). Ela foi sequestrada por um grupo de três homens que invadiu sua residência, localizada no povoado Brejinho, na zona rural do município de Luís Correia. 

De acordo com relatos de testemunhas, os criminosos chegaram à residência a procura do namorado de Ana Júlia e, como não o encontraram, a levaram. Durante a ação, o pai da jovem foi agredido fisicamente ao tentar impedir que a filha fosse raptada.

O pai da vítima foi socorrido por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e na sequência encaminhado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) em Parnaíba.

Segundo informações repassadas pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), os criminosos chegaram à residência da vítima equipados com coletes, procurando por seu companheiro, um homem que teria relação com uma facção criminosa. 

"O que se sabe é que ela estava envolvida amorosamente com uma pessoa ligada à prática de crimes em Luís Correia, inclusive com grandes indícios de que ela seja fracionada”, disse o delegado  Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP. 

Apesar disso, a autoridade policial enfatiza que não há elementos que liguem a vítima do sequestro a práticas criminosas na cidade ou fizesse parte de alguma facção. “Iremos nos debruçar nas investigações e no decorrer da semana vamos esclarecer esse fato”, disse. 

 

Breno Moreno
[email protected]

Polícia apreende adolescente suspeito participar da morte de dois turistas na praia de Atalaia

Foto: PC-PI

A Polícia Civil apreendeu ontem (5) um adolescente de 16 anos suspeito de participação no assassinato dos turistas Francivânio Araujo Silva e Francisco de Assis Lopes Filho na praia de Atalaia, no município de Luís Correia, litoral do Piauí, no último dia 25 de junho.

As vítimas são de Teresina e participavam de uma excursão. Elas estavam em um quiosque na praia, quando foram surpreendidas por quatro suspeitos que chegaram efetuando os disparos. Francivânio Araújo e Francisco de Assis morreram ainda no local. Um amigo deles foi baleado na perna.

A Polícia Civil já tinha informado que as vítimas não tinham passagens pela polícia e não pertenciam a facções criminosas, e que a dinâmica do crime apontava para uma execução.

Na quarta-feira os policiais deram cumprimento ao mandado de internação provisória contra o adolescente. Segundo a Polícia Civil, ele foi reconhecido por várias testemunhas que estavam no local.

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Turistas mortos na praia de Atalaia

“O menor infrator foi reconhecido por várias testemunhas por meio de depoimentos e autos de reconhecimento que compõem o inquérito. Uma motocicleta e dois capacetes utilizados nesses crimes foram apreendidos e reforçam a linha de investigação policial”, afirmou.

A investigação da polícia continua, pois mais pessoas teriam participado do crime. A possível motivação para os assassinatos ainda não foi revelada. A apreensão do menor teve atuação da Tarefa de Parnaíba, da Força Estadual e Gerência de Polícia do Interior. 

Outra prisão

A Polícia Civil ainda cumpriu mandado de prisão preventiva contra um homem suspeito de executar e ocultar cadáveres a mando das lideranças de uma facção criminosa que atua em Luís Correia.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Carretinha da Saúde inicia atendimentos em Luís Correia nesta terça

A segunda unidade da Carretinha da Saúde vai iniciar nesta terça-feira (4) os atendimentos às crianças de 0 a 6 anos, em Luís Correia, na região norte do Estado. O serviço será lançado pela primeira-dama do estado, Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto Pelas Crianças, às 9h.

O veículo permanece até o dia 18 de julho na Avenida Prefeito Antônio de Pádua da Costa Lima, em frente ao CRAS, no Centro da cidade.

A carretinha é uma ação do Pacto Pelas Crianças, que tem por finalidade planejar e intermediar a implementação de políticas públicas transversais de cuidado com a primeira infância, levando atendimento odontológico, oftalmológico e fonoaudiólogo para crianças.

A equipe de profissionais que vai atuar em Luís Correia embarcou na manhã desta segunda. A previsão é de 417 atendimentos na cidade. Para Cajueiro da Praia, a estimativa é de 136 crianças sendo beneficiadas pelo serviço. No território da Planície Litorânea serão 11 municípios beneficiados pela ação, com a previsão de mais de 7.700 crianças atendidas pela carretinha.

A carretinha vai atender os pacientes de Luís Correia no período de 4 a 13 de Julho. De 14 a 18 de julho os atendimentos serão direcionados para as crianças de Cajueiro da Praia, que serão levadas ao local de atendimento em Luís Correia pela prefeitura municipal.

Nesta segunda-feira (3), a primeira unidade do serviço iniciou os atendimentos no município de Bom Jesus. Os atendimentos serão realizados nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h.

“É importante destacarmos que os atendimentos das duas carretas estarão acontecendo simultaneamente tanto na região Norte como região Sul do estado. Queremos levar atendimento de qualidade para todas as nossas crianças, permitindo que todos tenham acesso ao serviço”, explicou a superintendente de atenção primária à saúde e municípios, Leila Santos.

Fonte: ascom/sesapi
 

Polícia investiga suspeito de usar foto de mulher para marcar encontro e cometer estupro

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

A Polícia Civil do Piauí investiga um caso de um homem que estava se passando por mulher para marcar encontros amorosos, dopar e praticar o crime de estupro.

Os casos ocorreram na cidade de Luís Correia, no interior do estado, e até agora foram identificadas duas vítimas do sexo masculino. A delegada Júlia Leite, que preside a investigação, disse ao Cidadeverde.com que foi apreendido um celular na casa do investigado durante mandado de busca e apreensão. 

"O investigado se apropriou de fotos de perfis do Instagram de uma mulher e começou a se passar por ela nas redes sociais. Ele abordava homens no WhatsApp usando a foto dessa mulher, ou se passando por ela, ou se passando de amigo dela, manifestando interesse em encontrar esses rapazes. Só que essa mulher não sabia de nada. Esse mesmo investigado já havia cometido a mesma prática em anos anteriores", explica Júlia Leite. 

Em um dos casos, o investigado teria se passado pela mulher e marcado um encontro amoroso com um rapaz. "Só que na verdade, ao chegar lá, esse rapaz teria sido dopado e vítima de  estupro. Isso teria sido em 2021, mas o caso só foi denunciado agora quando o investigado voltou a usar a foto dessa mulher e o rapaz se encorajou e denunciou", conta a delegada. 

Outra ação criminosa semelhante atribuída ao investigado é de 2019 e teria se utilizado de um disfarce [fantasia sexual] para enganar a vítima e cometer o crime de violação sexual mediante fraude. 

"Os fatos são de anos anteriores, mas a investigação é de agora. A mulher denunciou agora nas redes sociais, em forma de alerta, porque ele está se passando por ela novamente. Com isso, um dos rapazes que foi vítima viu e se encorajou a denunciar na Polícia. A gente não descarta a possibilidade de ter novas vítimas. Como é um crime sensível, nem todo mundo tem coragem de falar", explica a delegada. 

Durante o cumprimento do mandado, nesta quarta-feira (28), foi apreendido um aparelho celular que será periciado. Ele pode responder pelos crimes de estupro de vulnerável e violação sexual mediante fraude. 

Graciane Araújo
[email protected]

Testemunhas de duplo homicídio serão presas se não colaborarem, alerta Luccy Keiko

Foto: Renato Andrade/CidadeVerde.com 

O delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, afirmou nesta terça-feira (27) que as testemunhas do duplo homicídio ocorrido na Praia de Atalaia, em Luís Correia, no último domingo (25), poderão ser presas preventivamente se não colaborarem com as investigações.  

“Qualquer pessoa que tentar obstruir o trabalho da Polícia, ele vai ser preso, nós vamos prender temporariamente, representar pelas prisões temporárias. Se tem um grupo que estava ali com a vítima, não sabe dizer nada o que aconteceu, será se está tendo envolvimento também? Então nós vamos descobrir isso com a prisão de todo mudo. Não se encobre um duplo homicídio, nós vamos descobrir mais cedo ou mais tarde”, pontuou o delegado.

Luccy Keiko explicou que as equipes policiais estão sentindo “resistência” em colher as informações com as pessoas que estavam no local no momento do crime.

“É um fato bastante estranho, esse duplo homicídio, a Superintendência de Operações está auxiliando as investigações, o delegado Zanatta, delegado Célio. Agora lá tem algo bastante estranho, essas vítimas se encontravam lá em companhia de outras pessoas aqui de Teresina, da zona Norte e duas pessoas foram assassinadas daquela forma e quando você vai ouvir, muita gente que estava no local praticamente não diz nada. Não dizem o que aconteceu antes dos disparos, o que estavam fazendo lá, o próprio responsável pelo bar teve uma dificuldade de conseguir algumas informações, questão da internet do bar estava conectada em um dia e no outro dia não estava conectada, então a gente está sentindo uma certa obstrução, uma certa resistência”, explicou o delegado.

Ainda segundo o delegado-geral, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí vai reforçar as ações no litoral do estado para evitar que a criminalidade cresça novamente na região.

“Nós não vamos deixar a criminalidade crescer no litoral. Nós conseguimos estabilizar, nos últimos dias ocorreram alguma mortes, mas nós já estamos, por determinação do secretário de Segurança, nos voltando completamente para isso. Esse duplo homicídio vai ser solucionado e quem tentar obstruir vai ser preso”, acrescentou Luccy Keiko.

O delegado-geral Luccy Keiko reforçou ainda o canal de denúncia anônima da Polícia Civil para qualquer informação sobre os suspeitos desse crime.

O caso

Foto: Reprodução/Redes Sociais 

Francivânio Araújo Silva e Francisco de Assis Lopes Filho foram mortos a tiros na tarde de domingo (25), por volta da 14h40, na praia de Atalaia, no município de Luís Correia, litoral do Piauí. Um homem também ficou ferido após ser baleado na perna. 

O delegado Célio Benício, gerente de Polícia do Interior, informou que as vítimas não tinham passagens pela polícia e não perteciam a facções criminosas. Ainda segundo o delegado, a dinâmica do crime aponta para uma execução.

 

Rebeca Lima e Tiago Melo (TV Cidade Verde) 
[email protected]

 

Dois homens são mortos a tiros em quiosque na Praia de Atalaia, no litoral do Piauí

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Atualizada às 17h30

Dois homens, identificados como Francivânio Araujo Silva e Francisco de Assis Lopes Filho, morreram e outro ficou ferido após serem baleados na tarde deste domingo (25), por volta da 14h40, na praia de Atalaia, no município de Luís Correia, litoral do Piauí.

Segundo informações do 24º Batalhão da Polícia Militar, as vítimas são de Teresina e participavam de uma excursão. Elas estavam em um quiosque na praia, quando foram surpreendidas por quatro suspeitos que chegaram efetuando os disparos.

“Esses homens vieram em uma excursão de Teresina, do bairro Buenos Aires, estavam na praia se divertindo, quando chegou quatro homens em duas motocicletas, visualizaram o espaço e em seguida, começaram a atirar”, disse o coronel Olavo, do 24º BPM.

As vítimas fatais foram atingidas na região da cabeça e tórax. Elas não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito no local.

Já o outro homem foi baleado na perna e socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Os suspeitos fugiram do local após o crime e a Polícia Militar segue em diligências na região para tentar localizá-los.

Equipes da Perícia Criminal e Instituto Médico Legal também foram acionados ao local. O caso será investigado pela Polícia Civil.

 

Rebeca Lima
[email protected]

MPPI consegue transporte aéreo de filhote de peixe-boi para Pernambuco

O Ministério Púbico do Estado do Piauí obteve decisão favorável em ação civil pública ajuizada em face do Estado do Piauí para garantir que um filhote de peixe-boi resgatado na Praia de Atalaia, na cidade de Luís Correia, seja transferido para o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e sediado em Itamaracá, no Estado de Pernambuco.

A ação foi apresentada pelo promotor de Justiça Yan Walter Carvalho Cavalcante. Na decisão, expedida nessa sexta-feira (16), o juiz de Direito José Cláudio Diógenes Porto fixa o prazo de 24 horas para que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) providencie o transporte aéreo do animal, sob pena de aplicação de multa diária no valor de R$ 5 mil.

O filhote de peixe-boi encalhou no litoral de Luís Correia no dia 08 de junho. Ele foi encaminhado para o Projeto Peixe-Boi Marinho, um centro de preservação em Cajueiro da Praia, que está, porém, oficialmente desativado. O peixe-boi é uma espécie criticamente ameaçada de extinção, de acordo com estudo realizado pelo ICMBio. Na ação, o promotor de Justiça ressaltou que o filhote resgatado demanda cuidados especializados que permitam a manutenção de sua vida.

Da Redação

Governo do Piauí autoriza transporte aéreo de filhote de peixe-boi encalhado na praia de Atalaia

Foto: Reprodução

O Governo do Estado autorizou neste sábado (17), um avião para deslocamento aéreo de um filhote de peixe-boi encalhado no litoral do Piauí. A ordem aconteceu após a Justiça do Piauí fixar o prazo de 24 horas para que o animal fosse transferido para o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA) em Itamaracá, Pernambuco. A demanda foi atendida pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O animal foi resgatado no dia 8 de junho por técnicos da Comissão Ilha Ativa e Apa Delta do Parnaíba, após o localizarem próximo à região do quebra mar, na Praia de Atalaia.

O filhote neonato de peixe-boi-marinho é uma fêmea, com 122 cm de comprimento, e possuía ainda, no momento do resgate, resquícios de cordão umbilical, o que indicava que se trata de um filhote com poucos dias de vida.

Segundo informações de comunitários, o peixe já havia sido avistado no dia 3 de junho, na região da praia do Arrombado, sem a presença da mãe. Desde então, os técnicos vinham realizando monitoramento de praia, até o seu resgate.

Ao resgatá-lo, os técnicos observaram que o animal já apresentava sinais de cansaço e estresse e o levaram imediatamente à base do Projeto Peixe-Boi/ICMBio, no município de Cajueiro da Praia, para que fosse iniciada a fase de estabilização e posterior transporte.

No Piauí, a APA Delta do Parnaíba, juntamente com a CIA, realizam os primeiros atendimentos a filhotes de peixes-bois encalhados para sua estabilização, até que estejam aptos para serem transportados para Centro de Reabilitação, em Itamaracá (PE). Isso porque no Piauí não há centro especializados para reabilitação de animais que duram em média até 6 anos, até poderem retornar a ambiente natural.

Justiça determina transporte  

A ação do Ministério Público do Piauí (MPPI) foi apresentada pelo promotor de Justiça Yan Walter Carvalho Cavalcante. Na decisão, expedida nessa sexta-feira (16), o juiz de Direito José Cláudio Diógenes Porto fixa o prazo de 24 horas para que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) providencie o transporte aéreo do animal, sob pena de aplicação de multa diária no valor de R$ 5 mil.

O filhote de peixe-boi encalhou no litoral de Luís Correia no dia 08 de junho. Ele foi encaminhado para o Projeto Peixe-Boi Marinho, um centro de preservação em Cajueiro da Praia, que está, porém, oficialmente desativado. O peixe-boi é uma espécie criticamente ameaçada de extinção, de acordo com estudo realizado pelo ICMBio. Na ação, o promotor de Justiça ressaltou que o filhote resgatado demanda cuidados especializados que permitam a manutenção de sua vida.

 

Da Redação (Com informações do MPPI)
[email protected] 

 

Luís Correia realiza I Festival de Pesca nos dias 21 e 22 de julho

A Prefeitura de Luís Correia, em parceria com o Governo do Estado, realiza, nos dias 21 e 22 de julho, o I Festival de Pesca de Luís Correia, o FestPesc, nas praias de Atalaia e Macapá. O evento visa promover a valorização da pesca artesanal através da gastronomia, cursos e oficinas.

 A região é conhecida pela relação com a pesca artesanal, e a prefeita Maninha Fontenele ressalta a importância do evento.

 "As tradições da pesca artesanal e a relação do mar com a cultura e a gastronomia fazem parte da história de Luís Correia. O Festival de Pesca chega para fortalecer a representatividade da pesca no município, além de outras atividades relacionadas ao litoral. Será um evento muito especial, aguardem", diz a prefeita Maninha Fontenele.

 "O litoral piauiense abriga uma grande biodiversidade aquática. Em Luís Correia, a população de 11 comunidades utiliza a pesca artesanal como principal fonte de renda. Valorizar e fomentar a atividade é mostrar as tradições do nosso município", destaca o secretário de Pesca e Aquicultura do município, Júnior Carapebas.

 O Festival contará com feiras de gastronomia, artesanato, além de shows e atrações artísticas e culturais. No mar, acontecem as competições de pesca artesanal e regata de canoas, nas praias de Atalaia e Macapá.

 Da Redação

Posts anteriores