Cidadeverde.com

Inquérito conclui que turistas mortos em praia foram confundidos com membros de facção rival

Foto: Reprodução/Redes Sociais 

Por Rebeca Lima 

Atualizada às 10h

A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre os assassinatos dos turistas Francivânio Araújo Silva e Francisco de Assis Lopes Filho ocorridos em junho deste ano, na Praia de Atalaia, em Luís Correia, litoral do Piauí, e indiciou cinco pessoas.

De acordo com a investigação, não foi constatada ligação entre os autores do crime e as vítimas. A delegada Júlia Leite, de Luís Correia, informou que as vítimas estavam ouvindo música e fazendo gestos associados a uma facção rival à dos suspeitos.

“Não foi apurada qualquer ligação entre os autores e as vítimas. As vítimas estariam ouvindo músicas e fazendo gestos associados a uma facção criminosa rival à dos autores. Eles foram informados e já chegaram no restaurante atirando. Não foi apurado qualquer envolvimento das vítimas com facções criminosas”, pontuou a delegada.

Segundo o inquérito, Fábio Júnior de Sousa Galeno, Walisson Galeno de Sousa e dois adolescentes teriam participado diretamente do crime, a mando de Eduardo Oliveira Machado, mais conhecido como Madruga, que seria líder de uma facção criminosa que atua na região.

A polícia destacou que Fábio Júnior e Walisson Galeno já estão presos preventivamente, e um dos adolescentes foi internado provisoriamente.

Já Eduardo Oliveira, que possui um mandado de prisão em aberto, está foragido. A Polícia Civil divulgou a foto dele e o telefone (86) 99843-5039 para o recebimento de informações anônimas sobre seu paradeiro. 

Foto: Divulgação/Polícia Civil 

Além do homicídio dos amigos, o grupo foi indiciado por mais duas tentativas de assassinato no local e por integrar organização criminosa.

 

Polícia Civil apreende no Piauí condenado por matar militar do Exército no Ceará

Foto: Ascom / Polícia Civil

Da Redação

A Polícia Civil do Piauí apreendeu, na manhã desta desta sexta-feira (22), um homem identificado apenas pelas iniciais A.A.F., de 18 anos, na cidade de Luís Correia. Ele foi condenado por envolvimento na morte de um cabo do Exército no Ceará. À época do crime, ele era menor de idade.

Segundo delegado de Luís Correia, João Filipe Leite, ele foi condenado no início do ano pela Justiça do estado do Ceará por ter cometido ato infracional equiparado ao crime de latrocínio contra um cabo do Exército, na zona rural da cidade de Choró (CE).

Na ocasião, a vítima foi surpreendida por dois homens e o então adolescente que teria anunciado o roubo. Houve troca de tiros e morreram a vítima e um dos criminosos. A arma do militar foi roubada. O outro envolvido no crime foi preso pela polícia do Ceará.

Após trabalho conjunto das Polícias Civis do Ceará e do Piauí, o outro autor do fato foi localizado e devidamente apreendido. O custodiado se encontra agora à disposição do Poder Judiciário. 

Vídeo mostra cães matando outro animal em Luís Correia; polícia investiga

Foto: Reprodução/ rede sociais

Por Marina Sérvio 

Vários vídeos com imagens fortes de dois cães atacando e matando um cachorro que estava preso a uma coleira foram bastante compartilhados nesta segunda-feira (18), através das redes sociais e aplicativos de mensagens. O caso aconteceu no bairro Santa Luzia, próximo ao Mercado do Peixe no município de Luís Correia (a 345 km de Teresina). Veja vídeo abaixo. 

A delegacia do município recebeu uma denúncia anônima sobre o caso e iniciou a identificação dos envolvidos. Segundo a delegada Júlia Leite, os tutores do animal morto e dos cães responsáveis pelo ataque serão ouvidos para que as circunstâncias sejam esclarecidas.

“A ocorrência está em andamento e nós vamos investigar pra descobrir como se deu os fatos. Se esses cachorros foram instigados a agredir os outros, se o tutor está agindo com negligência em deixá-los soltos, ou se foi de fato algo deliberado, que ele instigou esses cachorros a praticar aquela agressão”, afirma a delegada responsável pelo caso. 

A polícia ainda não sabe afirmar quando de fato o vídeo foi gravado e buscará esclarecer os detalhes do ocorrido quando ouvir tutores e testemunhas. 

 

 

Ainda através de denúncias anônimas enviadas a polícia e também compartilhadas em redes sociais, populares afirmam que essa não seria a primeira vez que os mesmos cães andavam livremente nas ruas e cometiam agressões contra outros animais e até mesmo contra crianças.

Foto: Reprodução/ rede sociais

“As denúncias informaram que esses cachorros já estiveram soltos em outras oportunidades com comportamentos agressivos, mas nunca foi comunicado nada aqui na delegacia referente a esses mesmos cães. Ainda vamos apurar” reitera a delegada Júlia Leite. 

Governo executa urbanização da área do Porto de Luís Correia

Fotos: Ascom/Secid

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria das Cidades (Secid), está executando a urbanização do trecho de acesso ao Porto de Luís Correia com pavimentação em piso intertravado. O investimento na obra é de R$ 13.746.248,74 em uma área total de 53.038,74 m², localizada na Praia do Quebra-Mar, lateral da Avenida Teresina.

A obra de urbanização inclui a execução de um pátio, que pode ser usado como estacionamento, em bloquete intertravado de concreto. Esse tipo de pavimento, além do aspecto decorativo, oferece a vantagem de ter maior durabilidade e, por contar com fissuras entre as peças, permite um melhor escoamento de água. O piso intertravado pode durar cerca de 20 anos e, caso necessite reparos ou troca, o processo é simples.

A conclusão da primeira etapa do Porto de Luís Correia – um Terminal Pesqueiro e a dragagem do canal de acesso ao rio Igaraçu – será entregue em dezembro deste ano. Nesta obra, executada pela Investe Piauí, serão investidos cerca de R$ 90 milhões. O terminal vai fortalecer a cadeia da pesca no Piauí, um setor de grande importância econômica e social, sendo a principal fonte de renda para muitas famílias.

Além dos 90 milhões, a implantação do Porto de Luís Correia inclui outros investimentos como a Escola do Mar, executada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), e o trecho de acesso, a cargo da Secid. “Todos entendemos a importância dessa obra do Porto de Luís Correia, o significado dela para o povo piauiense e como vai contribuir com o desenvolvimento do estado. Estamos felizes e empenhados em fazer a nossa parte para entregar um Porto como o Piauí merece”, afirma a secretária das Cidades, Maria Vilani.

 

Da Redação 
[email protected] 

 

 

Obras do Porto de Luís Correia avançam no litoral; confira as próximas etapas

O Piauí segue avançando nas obras para a construção do Porto de Luís Correia. O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, explicou as próximas etapas e o que está previsto para a região, que busca abrir o estado para o mundo.

Na última sexta-feira (18) ocorreu a instalação da primeira draga no porto, que busca atingir uma profundidade de 7 metros na maré baixa e 9 metros na maré alta, para permitir que os navios de grande porte possam ter acesso até o cais que será construído.

“Estamos em uma fase de aprofundar o canal por onde vão passar os navios e que irão conectar o porto de Luís Correia com o mundo. É importante entender que o porto se torna viável a partir do seu calado, e estamos nessa fase de aprofundar o calado, que é a profundidade de acesso ao porto. Temos uma primeira draga como consequência da licitação feita. Essa primeira draga é específica, mas não é a maior que virá e ela consegue trabalhar em uma lâmina d’água muito rasa, então irão agora aprofundar mais para chegada da próxima draga que trará mais velocidade, são três meses de trabalho de 24h, com três equipes”, explicou.

Foto: Bárbara Rodrigues/Cidadeverde.com

Além disso, o governo já trabalha para que possa ser realizada a construção do cais e da retroárea, que é consiste em um espaço que terá vários serviços para atendimentos dos navios.

“A fase seguinte é a construção do cais para se construir em um tamanho de 180 metros, que irá atender os navios. A fase seguinte vamos licitar retroárea, que é a área imediatamente conectada ao cais, onde vamos fazer todo um distrito industrial, e a proposta do governador é que tenha ali indústrias e processamento do pescado, que são indústrias intensivas de mão de obra, que cria muito emprego. Vamos construir fábrica de gelo, posto de combustível, e toda uma rede de suporte para os navios e será licitada nessa terceira fase”, afirmou.

Além desses investimentos está em processo de construção um Terminal Pesqueiro e logo depois deve ser construído um terminal de cargas e contêineres.

Fotos: Divulgação 

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Governo inicia nova etapa do Porto de Luís Correia nesta sexta-feira

Fotos: Divulgação 

Uma nova etapa para o desenvolvimento do Piauí foi iniciada, nesta sexta-feira (18), com a instalação da primeira draga no Porto de Luís Correia. A dragagem é o processo de remoção de sedimentos do fundo do mar, capaz de viabilizar que operações de embarcações de médio a grande porte possam atracar no terminal pesqueiro.

O objetivo da instalação da primeira draga é atingir uma profundidade de 7 metros na maré baixa e 9 metros na maré alta, o que facilitará o transporte e a recepção dos produtos pesqueiros. De acordo com o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, a dragagem do Porto de Luís Correia é uma obra estratégica para o Piauí, que colocará o estado em um novo patamar de competitividade e desenvolvimento.

“O Porto de Luís Correia é um sonho antigo da população e um projeto que vai transformar a realidade econômica e social da região. Estamos trabalhando para que ele seja concluído o mais rápido possível e possa atrair novos investimentos e oportunidades para o nosso estado”.

A obra já atraiu a atenção da empresa de logística internacional Ashley Global e da mineradora Lion Mining para  a possibilidade de utilizarem a nova estrutura para a exportação do minério de ferro extraído das jazidas em operação no município de Piripiri.

A presidente do Porto do Piauí, Cristina Araújo, ressaltou que a dragagem é um passo fundamental para a operacionalização do terminal pesqueiro. “A dragagem vai permitir que navios com maior capacidade possam acessar o porto e escoar a produção pesqueira do Piauí, que é uma das maiores do Nordeste. Além disso, vai abrir as portas para novos mercados e parcerias comerciais com outros países”, disse.

As obras do porto

A conclusão da primeira etapa do Porto de Luís Correia – Terminal Pesqueiro e dragagem do canal de acesso ao rio Igaraçu foi anunciada para dezembro deste ano, pelo governador Rafael Fonteles durante solenidade de assinatura da ordem de serviços para início das obras, no dia 25 de maio. No total, serão investidos R$ 90 milhões, o maior volume de recursos já aplicados pelo Governo do Estado em obras públicas.

O Terminal Pesqueiro de Luís Correia deverá revitalizar um setor de grande importância econômica e social, a partir da atualização dos procedimentos e processos produtivos da cadeia do pescado, que, mesmo sem infraestrutura, já ocorre e é fonte de renda para muitas famílias.

O projeto prevê ainda a expansão do complexo portuário para fins de construção de um porto operacional para dar condições de acesso a turistas e transporte de carga. O porto terá uma localização estratégica, próxima ao Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho, à Zona de Processamento e Exportação (ZPE) Parnaíba e à BR 343.

 

Da Redação
[email protected] 

Operação aborda mais de 300 veículos estacionados irregularmente em praias do Piauí

Fotos: Ascom/Semarh

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) realizou entre os dias 24 a 30 de julho, a Operação Praia Segura em sete praias do estado, nos municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Luís Correia. O objetivo foi proteger os ninhos de ovos de tartaruga marinha e evitar o estacionamento irregular de veículos através de uma campanha educativa e preventiva. 

De acordo com a Semarh, foi realizado um trabalho de conscientização e contenção de motoristas que estacionavam seus veículos próximos à faixa de praia ou que tentavam acessá-la. Durante a operação, foram abordados mais de 300 veículos entre pickups, automóveis, motocicletas, quadriciclos e UTV's.

O auditor fiscal ambiental da Semarh, Renato Nogueira, apontou que a ação foi executada com atenção e clareza aos banhistas. 

"Nossa equipe priorizou a explicação e conscientização acerca das Unidades de Conservação do nosso Estado, e porque é proibido o tráfego de veículos nas faixas de praia", conta.

A Semarh reforça que a proteção e preservação dos ninhos de tartarugas marinhas é uma ação fundamental que contribui para a sobrevivência e preservação das espécies no litoral piauiense. O órgão destaca ainda é proibido o acesso, tráfego e permanência de veículos nas praias, restingas e dunas do litoral piauiense.

Renato Nogueira acrescentou também que pode ser aplicada uma multa de até R$ 10 mil para quem estacionar em local proibido novamente. 

"Nos casos de reincidência ou desobediência, explicamos que seria aplicada multa, que poderia chegar até R$ 10 mil", complementou. 

 

Rebeca Lima (Com informações da Semarh) 
[email protected]

 

 

 

Corpo em decomposição é encontrado na zona Rural de Luís Correia

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O corpo de um homem foi encontrado na manhã desta sexta-feira (28) próximo a uma estrada de terra na zona Rural do município de Luís Correia, a 349 km de Teresina.

A Polícia Militar informou que foi acionada após moradores localizarem o corpo próximo a uma estrada no povoado Baixa da Rocha, que fica na zona Rural.

No local os policiais encontraram o corpo em estado avançado de decomposição, por isso a vítima ainda não foi identificada. Devido ao estado do corpo não foi possível apontar a causa da morte.

A perícia criminal foi acionada e uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba fez a retirada do corpo do local.

A Delegacia de Luís Correia vai ficar responsável pela investigação do caso.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Audiência pública apresenta relatório da linha de praia no Piauí.

A Assembleia Legislativa do Piauí realizou nessa sexta-feira dia 14 uma audiência pública para apresentação do relatório técnico sobre a nova linha de praia do litoral do Piauí, elaborado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O evento foi realizado na Câmara Municipal de Luís Correia sob a coordenação da Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente e Acompanhamento dos Fenômenos da Natureza.

Segundo o deputado Dr. Hélio, essa audiência pública foi para tratar de um tema que aflige muita gente e compromete os investimentos imobiliários no litoral, que é a questão da linha de praia e tem sido objeto de muitas ações judiciais, gerando muito estresse sobre demolição ou não de edificações que estão lá há dez, vinte, trinta anos.

A Semarh finalizou a proposta de delimitação da nova linha de praia, a ser enviada à Superintendência do Patrimônio da União.

A Semar fez um trabalho técnico com drone, com georreferenciamento de todo o litoral, 66 km.

O resultado desse estudo dá perspectiva de sanar mais de 90% das pendências jurídicas que envolvem os empreendimentos no litoral que têm conflito com a questão da linha de praia.

Conforme o Governo do Estado a ação foi realizada nas quatro cidades que possuem faixa de praia no litoral do Piauí: Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia.

A nova demarcação traz uma maior clareza sobre as áreas que podem ou não ser usadas por empreendimentos imobiliários e turísticos no litoral, além de evitar ocupações indevidas nas praias.

A audiência teve a participação de representantes da Secretaria Estadual de Turismo, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Prefeitura de Parnaíba, Prefeitura de Luís Correia, Prefeitura de Cajueiro da Praia, Prefeitura de Ilha Grande, Instituto Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Associação dos Empresários da Orla do Piauí, Sebrae e Subseção Judiciária de Parnaíba. 

Fonte:APM Noticias

Polícia confirma que corpo encontrado no litoral do Piauí é de jovem sequestrada

Foto: Reprodução/Redes Sociais 

A Polícia Civil do Piauí identificou que o corpo encontrado nesse sábado (15), na zona rural do município de Cajueiro da Praia, é da jovem Ana Júlia Araújo, de 22 anos, que estava desaparecida desde o dia 10 de julho.

A informação foi confirmada pelo titular da Delegacia de Luís Correia, delegado Aldely Fontinele. O corpo de Ana Júlia Araújo, que já estava em estado avançado de decomposição, foi encontrado por moradores que acionaram a Polícia Militar. 

Entenda o caso

A jovem Ana Júlia Araújo, 22 anos, estava desparecida desde a madrugada da última segunda-feira (10) após ser sequestrada por um grupo de três homens que invadiu sua residência, localizada no povoado Brejinho, na zona rural do município de Luís Correia.

De acordo com relatos de testemunhas, os criminosos chegaram à residência a procura do namorado de Ana Júlia e, como não o encontraram, a levaram. Durante a ação, o pai da jovem foi agredido fisicamente ao tentar impedir que a filha fosse raptada.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) informou que o companheiro de Ana Júlia teria relação com uma facção criminosa. A Polícia Civil investiga o caso. 

 

Rebeca Lima
[email protected] 

 

Posts anteriores