Cidadeverde.com

Vem aí o Drex, a primeira moeda virtual oficial do Brasil

O Drex nada mais é do que uma representação digital do real, moeda oficial do Brasil — ou seja, um real 100% disponível em uma plataforma digital.

 

A diferença é que estamos falando de um dinheiro que vai operar em cima de uma nova infraestrutura tecnológica, em formato “tokenizado”, dentro de um blockchain, o que vai permitir operações diferentes do ponto de vista financeiro, segundo o Banco Central.

 

O Drex deve ter utilidades parecidas às do sistema de pagamentos instantâneos, o PIX, mas há diferenças importantes. Entre elas, a possibilidade de compra e venda de títulos públicos, por exemplo.

 

O projeto está em fase de testes e não tem um cronograma oficial de lançamento. A expectativa é que a nova moeda seja liberada para o público no final de 2024.

 

Na prática, o DREX servirá como uma nova expressão das cédulas físicas, já emitidas pelo BC, e será garantida pelos mesmos fundamentos e pelas mesmas políticas econômicas que determinam o valor e a estabilidade do real convencional, permitindo transações financeiras, transferências e pagamentos, por exemplo.


Sobre o Drex

  • será emitida pelo próprio BC, como uma extensão da moeda física, com a distribuição ao público intermediada pelos bancos e instituições de pagamento;
  • sua custódia ficará no Banco Central;
  • poderá ser trocada pelo real tradicional (em notas), e vice-versa, mas o foco serão as transações financeiras;
  • a cotação frente a outras moedas também será a mesma;
  • não será permitido que os bancos emprestem esses recursos a terceiros — como acontece atualmente com o real físico — e depois os devolva aos clientes;
  • não haverá remuneração, ou seja, os recursos não terão uma correção automática;
  • haverá uma garantia da segurança jurídica, cibernética e de privacidade nas operações.

Como não cair em golpes com Pix

O mecanismo para golpes com Pix explora a mesma fraqueza de outros golpes online: a falta de atenção (ou conhecimento) do usuário.
No caso da transferência via Pix, ao inserir a chave no app do banco para realizar o pagamento, você pode confirmar os dados sobre o destinatário — desconfie ao perceber informações discrepantes nestes campos de identificação, e questione qualquer dado suspeito.

Para evitar esse tipo de problema, é importante estar atento e não acreditar em todas as promoções que chegam via SMS, WhatsApp ou outro canal de comunicação. Visite sempre canais oficiais da empresa por trás da suposta oferta para saber se ela é verdadeira, por mais que a aparência seja convincente.

 

Reconhecimento por Inovação em Contratos

Muito além da construção civil e do setor imobiliário, a MRV&CO, plataforma de soluções habitacionais, vem se destacando em diversas áreas de atuação. Na última semana, o grupo foi reconhecido em uma premiação focada em desenvolvimento e tecnologia no mercado jurídico, levando para casa o prêmio Future Law Awards 2023 na categoria Visual Law.

A categoria avalia os cases que atendem aos princípios do Legal Design e premiou a MRV&CO pelos Contratos de Compra e Venda, da MRV e Sensia, e de locação, da Luggo. Os novos modelos de contrato foram considerados mais humanizados, com uma linguagem mais simples e um ganho enorme na redução de páginas.

A premiação aconteceu durante o evento Future Law Experiencie 2023, em São Paulo (SP), e contou com a participação de Guilherme Freitas, diretor jurídico da MRV&CO, que falou sobre gestão jurídica e redução de passivos judiciais.

7ª Edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos oferece mais de 100 mil oportunidades

Entre os dias 23 e 25 de maio, pessoas de todo o Brasil poderão participar gratuitamente da 7ª edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos da Wyden. Durante a realização do evento, serão ofertadas mais de 100 mil vagas em grandes companhias de todo o País, com oportunidades presenciais, híbridas ou até mesmo remotas, além de vagas com e sem exigência de diploma. 

Alunos, ex-alunos, estudantes de todas as partes do país - mesmo sendo de outras instituições - e profissionais que buscam recolocação ou até mesmo quem deseja ficar antenado com às tendencias do mercado de trabalho vão concorrer a uma das oportunidades de empregos ou estágios. Para acessar o conteúdo, os interessados devem fazer o pré-cadastro por meio do link: https://www.carreirasedu.com.br/feiradeestagio. A feira será transmitida via Zoom, totalmente acessível por meio de celular, notebook ou desktop.      

“Nesta 7ª edição consecutiva, queremos encorajar nossos alunos e os demais candidatos, afirmando que é possível vencer as adversidades do mercado e que existem sim vagas e oportunidades de estágios e empregos. A Feira trata-se de um ambiente virtual, criada com inteligência artificial em uma plataforma inovadora que permite à interação entre estudantes e empresas que disponibilizam oportunidades de estágios e empregos, promovendo o desenvolvimento e colocação profissional no mercado de trabalho. 
 

Ela é destinada para profissionais que desejam uma nova oportunidade e almejam uma evolução em sua jornada profissional”, afirma Fernanda Centurion (foto), Gerente Nacional de Carreiras e Desenvolvimento do Aluno da Wyden.  

Durante 72 horas de feira, será possível conversar com o RH das marcas empregadoras e assistir às 12 lives, que darão ferramentas para que os participantes possam se preparar para os processos seletivos. 

As pessoas poderão se candidatar às vagas em uma plataforma de oportunidades profissionais que já conta com as empresas IBM, Brasil Center, Dasa, Cia de Talentos, McDonald’s, Multivision, Spread, Infojobs, CIEE, NUBE, Arcos Dourados, 99Jobs, UnitedHelth, Deloitte, Agência de Integração Empresa Escola, BRMED, ICONIC, Clear Sale, TMF Group, Cinemas São Luiz, Symplicity, Super Estágio, Empodera, Vale, Som Livre, Rede D1000, Pepsico, Universia, entre outras. 

A programação conta com palestrantes expressivas, como Bruna Castilhos, Head de Customer Sucess e R&S da Gupy; Mauren Faria, da Multivision; Renata Gusmon, Diretora Executiva de Pessoas da UnitedHealth Group; Isadora Costa, Especialista em Atração de Talentos da Ambev; Arthur Hinrichsen, Analista da área de inovação do SEBRAE Pernambuco;  Karuna Daswani Lopes, Head de Comunicação para a América Latina e Ibéria do LINKEDIN; Arturo Edo, Cofundador na Reserva INK. Elas abordarão temas relevantes em todos os pilares do conhecimento como: o impacto das tecnologias nas carreiras, autodesenvolvimento, autoconhecimento, empreendedorismo, dentre outros.      

Com 12 estandes, 12 painéis e mais de 50 empresas participantes, a programação da 7ª edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos promete superar as expectativas em relação ao ano anterior, auxiliando milhares de pessoas a potencializar a carreira, e candidatar-se a diversas oportunidades através de conteúdos para inserção e recolocação no mercado de trabalho. Este ano as parceiras, Elements, Netshoes e Buser ofertarão prêmios para os participantes mais ativos com 3 passagens para viagens nacionais, 1 Voucher da Netshoes e 1 Cadeira Gamer.

Como evitar fraudes online

  1. Nunca utilize dados pessoais como senha (datas de aniversário, placa de carro etc.) nem números repetidos ou sequenciais (111111 ou 123456).
  2. Nunca anote senhas em papel, no celular, no computador ou em qualquer lugar de fácil acesso por terceiros.
  3. Nunca compartilhe senhas, códigos de segurança ou tokens em ligações ou mensagens ou de sites de comércios.
  4. Nunca clique em links que peçam atualização, manutenção de app,cadastro ou token.
  5. Nunca permita que acessem remotamente o seu computador ou celular, nem aceite fazer procedimentos de segurança durante ligações telefônicas.
  6. Nunca realize transferências para regularizar ou estornar valores em sua conta (nem para testes).
  7. Nunca envie prints, vídeos ou faça vídeo chamadas mostrando QR Codes e telas do seu computador, celular ou caixa eletrônico.
  8. Nunca acredite em promoções muito vantajosas que oferecem grandes descontos, ganhos em dobro ou benefícios. Podem se tratar de phishing e golpes.
  9. Sempre utilize os canais oficiais da sua instituição para confirmar uma solicitação.
  10. Sempre avise sua instituição bancária caso seu celular tenha sido roubado – o aparelho tem o aplicativo de acesso à sua conta, assim como seu cartão.
  11. Nunca entregue seu cartão, celular, chip de celular ou equipamentos como notebook, tablet entre outros, para terceiros (Ex: um suposto motoboy ou funcionário da instituição).
  12. Sempre confira todas as informações antes de pagar um boleto, realizar transferências ou fazer um Pix (dados do destinatário, valor, data da transação, recorrência).
  13. Nunca acesse sua conta ou cadastre sua chave Pix clicando em algum link que receber em mensagens. Acesse sua conta diretamente no site de sua instituição ou nos aplicativos para celular e computador.
  14. Nunca transfira dinheiro para amigo ou familiar que tenha feito o pedido por mensagem de texto sem, antes, ligar para confirmar, não usando a ligação através do áudio do aplicativo.
  15. Nunca deixe público o seu número de telefone nos aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais.
  16. Sempre ajuste a privacidade da sua foto de perfil nos aplicativos de mensagens para que apenas seus contatos salvos a vejam.
  17. Ative a função “duplo fator de autenticação” da sua conta WhatsApp e nas contas na internet que oferecem essa opção: e-mail, redes sociais, aplicativos, sistemas operacionais.
  18. Sempre confira se o perfil com quem está trocando mensagens ou seguindo possui o selo de verificação oficial da rede social ao lado do nome. Este selo é indicativo do perfil oficial da empresa.
  19. Ao fazer uma transação, nunca digite a senha se o valor da compra não aparecer de forma clara para você.
  20. Sempre confira o valor antes de incluir a senha e, ao digitá-la, nunca permita que vejam qual é.
  21. Sempre tenha senhas diferentes para contas diferentes e crie combinações com letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.
  22. Sempre ajuste a privacidade das suas redes para que somente seus amigos ou contatos vejam suas postagens e informações.

Se você acha que pode ter sido vítima de alguma fraude, entre em contato com a instituição em questão para que ela tenha ciência do ocorrido e tome as providências necessárias.

Acadêmicos realizam demonstração de desengasgo durante 3ª edição do Cidade Inclusiva

O Centro Universitário UniFacid Wyden, por meio do Curso de Enfermagem, está participando da 3ª Edição do Cidade Inclusiva, evento promovido pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência-SEID, em parceria com vários órgãos públicos e privados, que acontece nos dias 11 e 12 de maio no Premen Norte do bairro Vila Operária.

Na oportunidade, acadêmicos do 9º e 10º período do Curso de Enfermagem, sob o acompanhamento da enfermeira preceptora Francina Amorim Neta, fizeram a demonstração de manobras de desengasgo e reanimação cardiopulmonar (RCP) em parceria com o Samu Estadual.

Ana Carolina Floriano de Moura, coordenadora de graduação e pós-graduação em enfermagem do UniFacid Wyden, destaca que o evento tem como objetivo contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, desenvolvida por meio de transformações nos ambientes, nos procedimentos e nas mudanças comportamentais. 
 

“O Cidade Inclusiva aborda temas como saúde, educação, esporte, lazer, trabalho e assistência social, oportunidade em que os alunos podem desenvolver habilidades relacionadas à promoção da saúde da população configurando uma oportunidade ímpar na formação profissional”, afirma Ana Carolina.

O projeto Cidade Inclusiva terá ao todo quatro edições voltadas para as pessoas com deficiência na capital, uma em cada região da cidade. A programação conta com serviços, palestras, apresentações e exposições. 

O objetivo é facilitar a socialização das informações e o acesso aos serviços prestados pelas redes pública e privada de atenção às pessoas com deficiência e demais parceiros.

Nova ferramenta customizada pela ATI permite agilidade no gerenciamento de projetos

O Redmine é um software livre, gratuito e foi customizado pela ATI para auxiliar na execução de importantes tarefas e acompanhamento de ações.

Uma ferramenta capaz de auxiliar no gerenciamento de projetos e gestão de contratos foi customizada pela Agência de Tecnologia da Informação e já está em uso por outros órgãos da administração estadual. Trata-se da ATI/Redmine, que pode ser acessada pelo endereço: projetos.ati.pi.gov.br.  

O Redmine é um software livre, gratuito e foi customizado pela ATI para auxiliar na execução de importantes tarefas e acompanhamento de ações. As Secretarias de Estado da Administração, do Planejamento e da Saúde já estão utilizando a ferramenta e, em reunião virtual, o Diretor de Gestão Estratégica da ATI, Luciano Aguiar, apresentou a ferramenta para os servidores. 

Luciano Aguiar explica que o software Redmine customizado pela ATI, tornando-se ATI/Redmine,  representa um ganho quanto à inovação e tecnologia para dar agilidade e novas possibilidades dentro da administração pública. 

“Nós da ATI trabalhamos nessa ferramenta, customizamos a plataforma, e adequamos para a nossa demanda, depois disso outras secretarias manifestaram interesse e assim, podemos auxiliá-las para que também sejam beneficiadas. A novidade também é que integramos a ferramenta ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o que permite o gerenciamento de projetos, gestão de contratos, tudo ali no mesmo ambiente virtual. 

Dentro da ferramenta é possível a visualização de um painel de dados, gráficos inteligentes e calendários sobre início, andamento e término de ações, ou seja, uma série de funcionalidades que facilitam o trabalho e governança.

Campanha faz entrega de cabelos para pacientes da Casa de Maria

A Casa de Maria, lar de apoio a crianças e adolescentes com câncer, recebeu dos acadêmicos do curso de Biomedicina do Centro Universitário UniFacid Wyden, a doação de cabelos arrecadados durante campanha promovida pela Instituição de Ensino. 



Dayanne de Hollanda e Beatriz Lemos, do Centro Acadêmico de Biomedicina, fizeram a entrega dos cabelos à Lenôra Campelo, coordenadora de voluntários, e a Magaly Rios Carneiro, tesoureira da Casa de Maria. 

A campanha, que contribui com a autoestima de pacientes oncológicos, é uma ação social com objetivo de ajudar a Casa de Maria na missão de amparar crianças portadoras de câncer que se encontram em situação de vulnerabilidade social durante o tratamento em Teresina.

“Mesmo com o término da campanha a gente ainda continua a receber cabelos, pois a ação estimulou a comunidade a participar deste gesto de amor”, afirmou o coordenador do Curso de Biomedicina do UniFacid Wyden, Professor Ivisson Lucas Campos da Silva.  

Sobre a Casa
A Casa de Maria tem uma história de 23 anos pautada pela solidariedade e bem estar de crianças e adolescentes diagnosticadas com câncer. A Casa de Apoio à Criança com Câncer  é um projeto da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI), planejado inicialmente para acolher pacientes com câncer em situação de vulnerabilidade social provenientes do interior do Piauí e outros estados, durante o tratamento em Teresina. 

Hoje, além de uma casa de apoio, o Lar de Maria se consolidou como um espaço de esperança, sonhos e vitórias por meio do amor ao próximo fortalecido pelo voluntariado e uma grande rede de amigos e parceiros.

Segurança Digital requer cuidados de todos os colaboradores de uma empresa

Um dos princípios básicos da segurança digital é garantir a proteção de sistemas, redes e programas de ataques virtuais.

São ações que demandam processos, ferramentas e tomadas de decisão com o objetivo de impedir o acesso indevido a informações e valores dentro de um ambiente virtual.

Tanto para empresas quanto para pessoas físicas, é necessária a implementação de soluções de segurança, monitoramento e bloqueio a fim de evitar prejuízos advindos, por exemplo, de fraudes, golpes digitais e vazamento de dados sensíveis.

Importante destacar que o indivíduo é parte importante no processo de segurança, seja para garantir sua própria integridade digital, seja para proteção de computadores, programas e redes dentro do ambiente virtual da empresa em que trabalha.

Afinal, apesar de existir toda uma tecnologia com as ferramentas necessárias à proteção de ataques virtuais e processos para identificar e responder às ameaças, os colaboradores das empresas deverão estar preparados e orientados a manter também uma boa segurança digital pessoal.
 


Ou seja, não é apenas o setor de tecnologia da empresa que deve ter preocupações com o ambiente virtual. Imagine um funcionário com acesso ao setor financeiro, por exemplo. Ao ter seu celular pessoal hackeado, o mesmo poderá ter dados sensíveis roubados, como senhas de acesso a sistemas e aplicativos da empresa anotados em bloco de notas (se não orientado corretamente a não cometer esta grave falha), ou salvos em mensagens de email.

Um cenário como este pode comprometer não apenas a segurança do indivíduo, mas também da empresa na qual ele trabalha. Isso, sem falar dos transtornos que um ataque virtual bem-suscedido pode causar tanto no âmbito financeiro como emocional.

A ideia, portanto, é que se deva investir também em politicas de segurança digital orientadas aos colaboradores, e, se possível, extendido a fornecedores e clientes. O fato é que diariamente surgem novas ameaças e estratégias de ataques virtuais de todos os tipos e de formas variadas. 

Essas vulnerabilidades devem ser combatidas com educação e bastante informação, pois ao mesmo tempo em que se promove uma sensação de segurança para todos, se eliminam danos causados por fraudes e outros crimes cibernéticos minimizados por falhas humanas e seus efeitos colaterais.

Como a educação superior se conecta e fortalece a agenda ESG

Para prestar contas à sociedade de sua agenda com 24 compromissos públicos e explorar as diversas formas de as universidades se conectarem ao tema ESG, a Yduqs, um dos maiores grupos educacionais do país, que atende a 1,2 milhão de alunos, irá realizar, no próximo dia 28 de abril, a segunda edição de seu Fórum ESG – uma oportunidade de aprender sobre ESG e de conhecer estratégias, iniciativas e exemplos de vida que tornam tangíveis os impactos positivos da educação sobre a sociedade. 

O evento terá a participação de executivos da empresa e de convidados externos de renome em suas áreas, e será gratuito. A transmissão será pelo canal da Yduqs no YouTube, a partir das 15h do dia 28.

“A promoção da agenda ESG é um processo, que envolve intencionalidade, colaboração e governança. Nós, do setor de educação, temos o privilégio de atuar em uma área que é puro impacto social positivo, mas com esse privilégio vem a responsabilidade de ampliar o acesso à informação, às melhores práticas. 

Esse é o objetivo do Fórum. Não só contar como estamos, mas ajudar organizações e indivíduos a se enxergarem nessa agenda e a entender mais profundamente o tema”, explica Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação da Yduqs e presidente do Instituto Yduqs, o braço social do grupo, que também assina a realização do evento.
 


Cláudia Romano

A ideia de que a transformação social que a Educação induz acontece, de fato, quando os egressos chegam ao mundo do trabalho serve como tema central do Fórum de 2023. 

A jornada do ensino médio ao mercado é, no entanto, repleta de desafios, e o evento irá tratar de soluções possíveis para os principais deles – a questão do acesso amplo, o sucesso acadêmico, o suporte na definição de carreira e o papel da tecnologia como ferramenta para docentes e alunos. 

Para ampliar o debate, o Fórum terá participações especiais de convidados como a deputada federal Tabata Amaral, o educador e filósofo Gabriel Chalita e a presidente do Instituto Península, Heloísa Morel, além de diversos executivos e docentes da Yduqs.

 Relatório de Sustentabilidade – O Fórum irá marcar também o lançamento do Relatório de Sustentabilidade da Yduqs referente ao ano de 2022. Este ano, o documento, que é referência no gênero, terá formato de relato integrado, asseguração externa independente e um conjunto mais amplo de indicadores, das metodologias GRI e SASB. 

Entre as 24 metas definidas em 22, destacam-se a oferta de conteúdos de capacitação ambiental de forma transversal nas instituições do grupo, e que irão atingir 2 milhões de alunos até 2025, diversas ações pioneiras na frente ambiental (como a conclusão do inventário completo de gases de efeito estufa e a geração própria de energia elétrica) e o atendimento a mais de 700 mil pessoas por meio de atividades de extensão e ações do Instituto Yduqs. 

A Yduqs é uma das poucas organizações do país e a única do setor de Educação a ter o rating A pela MSCI, consultoria referência internacional em práticas ESG.

Serviço
II Fórum ESG Yduqs
Dia 28 de abril, às 15h
Transmissão ao vivo e gratuita pelo canal da Yduqs no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ooKL6-q6w9Y

Posts anteriores