Cidadeverde.com

Vai comprar celular usado? 10 dicas para você.

Antes de qualquer compra de um Smartphone usado, faça as seguintes observações para tomada de decisão:

1- Verifique a procedência, se o celular tem nota fiscal;
2 - Consulte o tempo de vida da bateria, se vale a pena o preço.
3 - Teste funcionamento de recursos do aparelho (áudio, vídeo, bluetooth, wi-fi, botões, etc)
4 - Confira se acessórios são originais. Carregadores sem selo da Anatel não são confiáveis.
5 - Verifique se o celular ainda receberá futuras atualizações do sistema (IOS ou Android)
6 - Consulte se o celular tem restrição no IMEI (clorado, inválido, etc). Na BIO tem um link para fazer essa consulta
7 - Mesmo que o celular esteja “limpo”, faça uma formatação de fábrica
8 - Ative todos recursos de privacidade que o aparelho oferece
9 - Não deixe o painel de controle exposto.
10 - Coloque uma senha de bloqueio. É básico, mas essencial.

 

Siga @vidadigitalsegura no instagram para mais dicas

Como se proteger do vazamento de dados na internet

Segundo a empresa de segurança digital SurfShark, no segundo trimestre deste de 2023, 3,2 milhões de usuários brasileiros foram atingidos por algum tipo de exposição a violação de dados, um aumento de 771% em relação ao primeiro trimestre de 2022. Ou seja, 459 pessoas têm seus dados vazados a cada 60 segundos.

DE ONDE CHEGAM OS DADOS?

Os dados vazam de todos os lugares. Até mesmo do Governo. Recentemente a justiça condenou ANPD, Caixa e Dataprev por vazamento de dados do Auxílio Brasil. Mas também podem vir de dos cadastros em sites de jogos, da farmácia que pede seu CPF, de lojas de e-commerce que exigem um cadastro monstruoso para efetivar sua compra;  de sistemas de empresas sem segurança, de cadastros em compra de ingressos de shows e até de serviços de bancos. Enfim, vem de todo canto e tem uma galera que junta tudo e vende. Por isso, tenha muito critério onde você deixa suas informações e faça uma rotina de troca de senhas regularmente.

Para se tem uma ideia, empresas como deezer, twitter, paypal sofreram recentemente vazamento de dados. Já imaginou isso? Até serviços como o Chat GPT já sofreram com ataques. Em 2022, 40% dos vazamento de dados do mundo ocorreram no Brasil De acordo com relatório da empresa Tenable, especialista em gerenciamento de exposição cibernética, em 2022, foram vazados 257 terabytes de dados no mundo, dos quais 984,7 milhões de dados (112 terabytes) no país.

COMO SE PROTEGER?

Como ninguém sabe que dados podem estar nestas listas vazadas, o indicado é ficar sempre atento a estes vazamentos que saem na mídia e imediatamente trocar as senhas, adotar a prática de autenticação de dois fatores em todos os serviços e, se possível, usar um cofre de senhas e nunca repeti-las para todas os seus acessos. Também não clique em links suspeitos e nem fique nervoso se receber uma mensagem informando que foi feita uma compra de 3k no seu cartão. Verifique no app do banco para conformar a informação e não clique em nada.

O QUE FAZEM COM A LISTA

Os hackers podem fazer acesso direto as contas (testar usuário e senha em vários serviços) ou cruzar dados com informações obtidos na internet (google hacking) e em redes sociais, para tentar fazem algum roubo ou golpe.

Uma dica importante é nunca deixar senhas antigas em serviços que não usa mais. Principalmente se você tem o mal hábito de repetí-las. O email é um foco principal de alerta, pois por meio dele é possível chegar a outros serviços. Fique atento e faça 2FA para garantir sua segurança digital.

5 dicas de como não cair em golpes na internet

• Busque mais informações
Para não cair na lábia de golpistas, é preciso desconfiar, manter a calma e checar se a mensagem que recebeu ou o conteúdo que viu na Internet são confiáveis. Procure a informação da fonte, pesquise por relatos de golpes semelhantes e converse com amigos e familiares.

• Fique atento ao tom da mensagem
Golpistas exploram os sentimentos das pessoas, como medo, obediência, caridade, carência afetiva e ganância, para convencê-las a agirem como eles querem e de forma rápida, sem pensar. Desconfie de mensagens contendo ameaças, oportunidades de ganho fácil, promoções ou descontos muito grandes, pedido de sigilo, apelo emocional, senso de urgência.

• Questione se o conteúdo faz sentido
Golpistas costumam enviar mensagens em massa com conteúdo genérico esperando que alguém "morda a isca". Questionar-se sobre o conteúdo, e se faz sentido para você, ajuda a não cair em golpes.

• Fique atento a golpes do dia a dia
Suspeite de mensagens com temas cotidianos como: recadastramento de token, cancelamento de CPF, débitos pendentes, oferta de emprego, pontos ou bônus a vencer. Não faça o que pede a mensagem e, na dúvida, contate a instituição usando um canal oficial.

• Confirme a identidade antes de fazer transações financeiras
Desconfie de mensagens pedindo ajuda financeira – se isso acontecer, contate a pessoa por outro meio de comunicação e informe o ocorrido ao real dono da conta, amigos e familiares. Outra dica é conferir sempre os dados do recebedor antes de efetivar transações.

Fonte; CGI. BR

Aumenta golpe em idosos. Mais de 70% no país em 2023 em relação a 2022.

O Disque 100, do governo federal, registrou, nos cinco primeiros meses de 2023 mais de 15 mil denúncias de violações financeiras ou materiais contra idosos; 73% a mais do que no mesmo período de 2022. Com o avanço tecnológico, os mais vividos se tornaram ainda mais vulneráveis.

Muitas vezes, quem cai em um golpe não sabe bem o que fazer. Um dos caminhos é procurar grupos de proteção aos idosos, associações. O Sindicato Nacional dos Aposentados já recebeu, em 2023, mais de 800 vítimas de golpes financeiros. Brasileiros que buscavam orientações e até assistência jurídica para tentar encontrar uma saída.

Os institutos de defesa do consumidor alertam para o golpe do empréstimo, que o criminoso faz usando dados roubados da vítima. O golpe da falsa central de atendimento, quando os bandidos conseguem a confirmação de informações pessoais, e ainda o golpe da validação de dados, em que o cliente atualiza o cadastro.

PRINCIPAIS GOLPES CONTRA IDOSOS

1 - Golpe do empréstimo consignado: realização de empréstimo com o uso de dados roubados e solicitação de foto para validar a transação;

2- Golpe da falsa central de atendimento: confirmação de dados e transação mediação ao fornecimento de senha;

3- Golpe da validação de dados: senha de acesso ao PIX, atualização de dados cadastrais, alertas de contas bloqueadas, validação de dados para acesso a senhas e realização de operações como saques, empréstimos e transferências.

#idoso #golpes  #segurancadigital #privacidade #direitodigital #crim3edigital #golp3virtual #cyberseguranca

Siga no Instagram: @vidadigitalsegura

 

Fonte: G1

 

 

 

 

Como se defender de trojans que roubam dinheiro no PIX

Trojans, malwares e outros tipos de arquivos que infectam celulares e que agora roubam até dinheiro via Pix, só funcionam quando o usuário instala e permite a sua execução. O princípio básico da defesa, nestes casos é não instalar aplicativos de fontes não oficiais e nunca instalar apps solicitados por terceiros sob qualquer tipo de desculpa ou suporte.

Mas atenção! Mesmo os aplicativos disponíveis na loja oficial do Android, - Google Play - é preciso avaliar com cautela os acessos às configurações de de segurança. Na dúvida, negar a solicitação ou não instalar, principalmente jogos.

Hoje, no Brasil, a ameaça bancária com maior incidência, que rouba dinheiro da conta de usuários por meio de aparelhos infectados, chama-se “Brats”, uma espécie de trojan detectado quase 2 mil vezes desde janeiro deste ano segundo a Kaspersky. Ele afeta exclusivamente dispositivos Android, permitindo que cibercriminosos roubem dinheiro via Pix sem detecção imediata.

O Brats, segundo a empresa de Cibersegurança Compugraf, não apenas modifica o destino dos fundos transferidos, mas também o valor da transação, baseando-se no saldo da vítima. Apenas um leve tremor na tela denuncia a operação, é uma evolução do chamado golpe da mão invisível. O termo "Brats" faz referência ao Brasil, país onde esse golpe é exclusivamente identificado até o momento.

De acordo com a Blaze Information Security, o Pix é o alvo de preferência dos cibercriminosos devido à transferência instantânea de dinheiro, o que permite a rápida distribuição dos fundos para várias contas, dificultando a rastreabilidade.

Se detectar o trojan, é aconselhável também informar as autoridades e ao banco, além de remover os softwares suspeitos e, se for o caso, até formatar o aparelho.

Siga no instagram: @vidadigitalsegura

Vem aí o Drex, a primeira moeda virtual oficial do Brasil

O Drex nada mais é do que uma representação digital do real, moeda oficial do Brasil — ou seja, um real 100% disponível em uma plataforma digital.

 

A diferença é que estamos falando de um dinheiro que vai operar em cima de uma nova infraestrutura tecnológica, em formato “tokenizado”, dentro de um blockchain, o que vai permitir operações diferentes do ponto de vista financeiro, segundo o Banco Central.

 

O Drex deve ter utilidades parecidas às do sistema de pagamentos instantâneos, o PIX, mas há diferenças importantes. Entre elas, a possibilidade de compra e venda de títulos públicos, por exemplo.

 

O projeto está em fase de testes e não tem um cronograma oficial de lançamento. A expectativa é que a nova moeda seja liberada para o público no final de 2024.

 

Na prática, o DREX servirá como uma nova expressão das cédulas físicas, já emitidas pelo BC, e será garantida pelos mesmos fundamentos e pelas mesmas políticas econômicas que determinam o valor e a estabilidade do real convencional, permitindo transações financeiras, transferências e pagamentos, por exemplo.


Sobre o Drex

  • será emitida pelo próprio BC, como uma extensão da moeda física, com a distribuição ao público intermediada pelos bancos e instituições de pagamento;
  • sua custódia ficará no Banco Central;
  • poderá ser trocada pelo real tradicional (em notas), e vice-versa, mas o foco serão as transações financeiras;
  • a cotação frente a outras moedas também será a mesma;
  • não será permitido que os bancos emprestem esses recursos a terceiros — como acontece atualmente com o real físico — e depois os devolva aos clientes;
  • não haverá remuneração, ou seja, os recursos não terão uma correção automática;
  • haverá uma garantia da segurança jurídica, cibernética e de privacidade nas operações.

Como não cair em golpes com Pix

O mecanismo para golpes com Pix explora a mesma fraqueza de outros golpes online: a falta de atenção (ou conhecimento) do usuário.
No caso da transferência via Pix, ao inserir a chave no app do banco para realizar o pagamento, você pode confirmar os dados sobre o destinatário — desconfie ao perceber informações discrepantes nestes campos de identificação, e questione qualquer dado suspeito.

Para evitar esse tipo de problema, é importante estar atento e não acreditar em todas as promoções que chegam via SMS, WhatsApp ou outro canal de comunicação. Visite sempre canais oficiais da empresa por trás da suposta oferta para saber se ela é verdadeira, por mais que a aparência seja convincente.

 

Reconhecimento por Inovação em Contratos

Muito além da construção civil e do setor imobiliário, a MRV&CO, plataforma de soluções habitacionais, vem se destacando em diversas áreas de atuação. Na última semana, o grupo foi reconhecido em uma premiação focada em desenvolvimento e tecnologia no mercado jurídico, levando para casa o prêmio Future Law Awards 2023 na categoria Visual Law.

A categoria avalia os cases que atendem aos princípios do Legal Design e premiou a MRV&CO pelos Contratos de Compra e Venda, da MRV e Sensia, e de locação, da Luggo. Os novos modelos de contrato foram considerados mais humanizados, com uma linguagem mais simples e um ganho enorme na redução de páginas.

A premiação aconteceu durante o evento Future Law Experiencie 2023, em São Paulo (SP), e contou com a participação de Guilherme Freitas, diretor jurídico da MRV&CO, que falou sobre gestão jurídica e redução de passivos judiciais.

7ª Edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos oferece mais de 100 mil oportunidades

Entre os dias 23 e 25 de maio, pessoas de todo o Brasil poderão participar gratuitamente da 7ª edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos da Wyden. Durante a realização do evento, serão ofertadas mais de 100 mil vagas em grandes companhias de todo o País, com oportunidades presenciais, híbridas ou até mesmo remotas, além de vagas com e sem exigência de diploma. 

Alunos, ex-alunos, estudantes de todas as partes do país - mesmo sendo de outras instituições - e profissionais que buscam recolocação ou até mesmo quem deseja ficar antenado com às tendencias do mercado de trabalho vão concorrer a uma das oportunidades de empregos ou estágios. Para acessar o conteúdo, os interessados devem fazer o pré-cadastro por meio do link: https://www.carreirasedu.com.br/feiradeestagio. A feira será transmitida via Zoom, totalmente acessível por meio de celular, notebook ou desktop.      

“Nesta 7ª edição consecutiva, queremos encorajar nossos alunos e os demais candidatos, afirmando que é possível vencer as adversidades do mercado e que existem sim vagas e oportunidades de estágios e empregos. A Feira trata-se de um ambiente virtual, criada com inteligência artificial em uma plataforma inovadora que permite à interação entre estudantes e empresas que disponibilizam oportunidades de estágios e empregos, promovendo o desenvolvimento e colocação profissional no mercado de trabalho. 
 

Ela é destinada para profissionais que desejam uma nova oportunidade e almejam uma evolução em sua jornada profissional”, afirma Fernanda Centurion (foto), Gerente Nacional de Carreiras e Desenvolvimento do Aluno da Wyden.  

Durante 72 horas de feira, será possível conversar com o RH das marcas empregadoras e assistir às 12 lives, que darão ferramentas para que os participantes possam se preparar para os processos seletivos. 

As pessoas poderão se candidatar às vagas em uma plataforma de oportunidades profissionais que já conta com as empresas IBM, Brasil Center, Dasa, Cia de Talentos, McDonald’s, Multivision, Spread, Infojobs, CIEE, NUBE, Arcos Dourados, 99Jobs, UnitedHelth, Deloitte, Agência de Integração Empresa Escola, BRMED, ICONIC, Clear Sale, TMF Group, Cinemas São Luiz, Symplicity, Super Estágio, Empodera, Vale, Som Livre, Rede D1000, Pepsico, Universia, entre outras. 

A programação conta com palestrantes expressivas, como Bruna Castilhos, Head de Customer Sucess e R&S da Gupy; Mauren Faria, da Multivision; Renata Gusmon, Diretora Executiva de Pessoas da UnitedHealth Group; Isadora Costa, Especialista em Atração de Talentos da Ambev; Arthur Hinrichsen, Analista da área de inovação do SEBRAE Pernambuco;  Karuna Daswani Lopes, Head de Comunicação para a América Latina e Ibéria do LINKEDIN; Arturo Edo, Cofundador na Reserva INK. Elas abordarão temas relevantes em todos os pilares do conhecimento como: o impacto das tecnologias nas carreiras, autodesenvolvimento, autoconhecimento, empreendedorismo, dentre outros.      

Com 12 estandes, 12 painéis e mais de 50 empresas participantes, a programação da 7ª edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos promete superar as expectativas em relação ao ano anterior, auxiliando milhares de pessoas a potencializar a carreira, e candidatar-se a diversas oportunidades através de conteúdos para inserção e recolocação no mercado de trabalho. Este ano as parceiras, Elements, Netshoes e Buser ofertarão prêmios para os participantes mais ativos com 3 passagens para viagens nacionais, 1 Voucher da Netshoes e 1 Cadeira Gamer.

Como evitar fraudes online

  1. Nunca utilize dados pessoais como senha (datas de aniversário, placa de carro etc.) nem números repetidos ou sequenciais (111111 ou 123456).
  2. Nunca anote senhas em papel, no celular, no computador ou em qualquer lugar de fácil acesso por terceiros.
  3. Nunca compartilhe senhas, códigos de segurança ou tokens em ligações ou mensagens ou de sites de comércios.
  4. Nunca clique em links que peçam atualização, manutenção de app,cadastro ou token.
  5. Nunca permita que acessem remotamente o seu computador ou celular, nem aceite fazer procedimentos de segurança durante ligações telefônicas.
  6. Nunca realize transferências para regularizar ou estornar valores em sua conta (nem para testes).
  7. Nunca envie prints, vídeos ou faça vídeo chamadas mostrando QR Codes e telas do seu computador, celular ou caixa eletrônico.
  8. Nunca acredite em promoções muito vantajosas que oferecem grandes descontos, ganhos em dobro ou benefícios. Podem se tratar de phishing e golpes.
  9. Sempre utilize os canais oficiais da sua instituição para confirmar uma solicitação.
  10. Sempre avise sua instituição bancária caso seu celular tenha sido roubado – o aparelho tem o aplicativo de acesso à sua conta, assim como seu cartão.
  11. Nunca entregue seu cartão, celular, chip de celular ou equipamentos como notebook, tablet entre outros, para terceiros (Ex: um suposto motoboy ou funcionário da instituição).
  12. Sempre confira todas as informações antes de pagar um boleto, realizar transferências ou fazer um Pix (dados do destinatário, valor, data da transação, recorrência).
  13. Nunca acesse sua conta ou cadastre sua chave Pix clicando em algum link que receber em mensagens. Acesse sua conta diretamente no site de sua instituição ou nos aplicativos para celular e computador.
  14. Nunca transfira dinheiro para amigo ou familiar que tenha feito o pedido por mensagem de texto sem, antes, ligar para confirmar, não usando a ligação através do áudio do aplicativo.
  15. Nunca deixe público o seu número de telefone nos aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais.
  16. Sempre ajuste a privacidade da sua foto de perfil nos aplicativos de mensagens para que apenas seus contatos salvos a vejam.
  17. Ative a função “duplo fator de autenticação” da sua conta WhatsApp e nas contas na internet que oferecem essa opção: e-mail, redes sociais, aplicativos, sistemas operacionais.
  18. Sempre confira se o perfil com quem está trocando mensagens ou seguindo possui o selo de verificação oficial da rede social ao lado do nome. Este selo é indicativo do perfil oficial da empresa.
  19. Ao fazer uma transação, nunca digite a senha se o valor da compra não aparecer de forma clara para você.
  20. Sempre confira o valor antes de incluir a senha e, ao digitá-la, nunca permita que vejam qual é.
  21. Sempre tenha senhas diferentes para contas diferentes e crie combinações com letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.
  22. Sempre ajuste a privacidade das suas redes para que somente seus amigos ou contatos vejam suas postagens e informações.

Se você acha que pode ter sido vítima de alguma fraude, entre em contato com a instituição em questão para que ela tenha ciência do ocorrido e tome as providências necessárias.

Posts anteriores