Cidadeverde.com

Orquestra Sinfônica de Teresina lança concurso para criação de sua nova marca

A Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) lançou nesta terça-feira, dia 21/03, o Edital de Concurso nº 01/2023 para a criação de sua nova marca, ponto de partida para sua nova identidade visual. Neste ano, a OST comemora 30 anos de história e uma série de atividades especiais alusivas à data está programada. O edital é voltado para pessoas físicas e jurídicas, residentes no Piauí. O trabalho será analisado quanto à criatividade, à originalidade, à aplicabilidade e à comunicabilidade. O vencedor levará o prêmio de R$ 5.000,00. 
 

Criada em 1993, na época, ainda como Orquestra de Câmara, a OST preencheu um espaço importante na capital, com ampla atuação em todo o Estado do Piauí. Mantida pela Prefeitura Municipal de Teresina, através de um contrato de gestão com a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, a Orquestra Sinfônica passou a se tornar, em 2022, Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí, por meio da Lei n° 7.815, de junho do ano passado, assinada pela então governadora do Estado, Regina Sousa.

E foram muitos os momentos que marcaram essas três décadas de história dedicada à boa música e à qualidade de vida oferecida à comunidade por meio da arte, educação e cultura. Agora, celebrando este ano festivo, a OST quer trocar de identidade visual, buscando, sempre, uma renovação por completo, não somente no serviço ofertado ao público, que é a música, mas em todo o projeto em si. 

Com o concurso, a OST busca garantir a participação direta da sociedade piauiense, com a modernização de sua marca, o aumento da visibilidade  e a valorização de artistas visuais do Piauí, como publicitários e designers, por exemplo. 

Uma comissão julgadora está na condução de todo o trabalho, desde a elaboração do edital, ao julgamento dos trabalhos inscritos. A comissão é formada por um membro da AAOST (a Associação mantenedora da Orquestra), que presidirá os trabalhos de julgamento; três membros representantes da comissão organizadora da programação dos 30 anos da OST; dois membros escolhidos entre os músicos da Orquestra; e um profissional da área de publicidade.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de 23 de março a 23 de abril, exclusivamente por e-mail. O resultado final será apresentado no dia 02 de maio, quando todos conhecerão a nova identidade visual da Orquestra Sinfônica de Teresina.

O edital completo, assim como a ficha de inscrição, você pode conferir clicando no link abaixo:
EDITAL_CONCURSO_LOGO_OST_2023. Participe!.

Fonte: Assessoria OST
https://sinfonicadeteresina.com/

Curso gratuito de educação financeira. Saiba como participar.

Em tempos de uma economia digital, cercada de bancos, startups, corretoras online, criptomoedas, entre outros, nada melhor do que buscar conhecimento para entender um pouco do funcionamento de toda essa engrenagem financeira.

Pensando nisso, o Curso de Business do Centro Universitário UniFacid Wyden decidiu abrir um curso de extensão gratuito de "Educação Financeira" para alunos e comunidade. 

O curso será ministrados pelo Prof. Me. Joélcio Braga, coordenador do curso de Business que tem como experiência passagem por escritórios vinculados à XP Investimentos e BTG Pactual. 

Serão abertas duas turmas, uma na segunda-feira, das 08h40 às 10h e outra às quartas, das 13h às 14h20 na unidade Horto 1 e terá material próprio a ser disponibilizado para os interessados.

"É preciso democratizar o acesso ao conhecimento sobre educação financeira e dar um direcionamento a quem quer começar", explica o Prof. Joélcio. Segundo ele, mesmo hoje em dia, a maioria das pessoas ainda investem em poupança. 

Porém, existem outras ferramentas mais seguras e rentáveis de aplicação, algumas inclusive que podem ser utilizadas como forma de previdência, como é o caso do Tesouro Nacional IPCA+%. 
 

De acordo com o Prof, uma boa orientação financeira pode mudar a realidade de muita gente. Em janeiro de 2023, com base nos dados extraídos do relatório de poupança emitido pelo Banco Central, pode-se observar que em quase todos os meses a poupança teve mais retiradas do que depósitos. "Isso sinaliza uma mudança, finaliza Joélcio Braga. 

As inscrições são abertas ao público interno e externo. As aulas começam dia 20 de março e tem carga horária de 11h com previsão de encerramento até o dia 29 de maio. As vagas são limitadas

Para participar, basta se inscrever no link abaixo:
https://forms.office.com/r/bUDL5dGRdU

Tecnologia da Estônia será a base da implantação do Governo Digital no Piauí

Foi finalizada a contratação da tecnologia base a ser utilizada no Piauí. A ferramenta será a mesma utilizada na Estônia 

A implantação do Governo Digital no Piauí dá um novo passo. Isso porque o Governo do Estado, por meio da Agência de Tecnologia da Informação -ATI, finalizou a contratação da tecnologia base a ser utilizada no Piauí, trata-se da plataforma X- VIA. A ferramenta já é utilizada na Estônia. No Brasil, o Mato Grosso apresenta uma experiência exitosa com a plataforma, e se tornou estado referência na oferta de serviços públicos de forma digital. 

 Nesta terça-feira (07), aconteceu a primeira reunião entre a direção da ATI e a X-ROAD, empresa que trará a tecnologia para o Piauí. Na oportunidade participaram também os gestores e analistas de sistemas de órgãos e secretarias do Governo do Estado. O objetivo é apresentar a tecnologia a ser utilizada para a implantação do Governo Digital e alinhar as metas de trabalho para agilizar o processo de modernização dos serviços públicos no Piauí. 


Secretário Ellen Gera, diretor da ATI, durante reunião sobre Governo Digital - Foto: Divulgação | 

“Finalizamos a contratação da tecnologia base para a implantação do Governo Digital e hoje reunimos os profissionais desenvolvedores de sistemas para tratarmos sobre a ferramenta. Será uma grande plataforma hospedada com a ATI e cada secretaria e órgão do governo poderá colaborar, colocando à disposição do cidadão alguns serviços. Muito em breve os piauienses serão beneficiados com esse trabalho, podendo, da palma de sua mão ou de um computador, dispor de inúmeros serviços públicos”, explicou Ellen Gera, diretor da ATI.

Conquista: Mulheres são maioria no ensino superior

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, soma a cada ano um capítulo de conquistas, crescimento e empoderamento da mulher na atual sociedade, principalmente no setor da educação. A liderança feminina é uma potência na Wyden. O grupo tem se tornado cada vez mais plural e diverso, em todos os níveis. Nada melhor então do que celebrar uma data tão marcante como o Dia da Mulher para fazer algumas reflexões sobre o mercado de trabalho, a igualdade salarial, a visibilidade feminina, entre tantos outros temas que batem diariamente à nossa porta. Quantas empresas efetivamente investem nisso? Quantas pessoas têm atenção em destacar, apoiar e ouvir mulheres?  

 No Brasil, mesmo antes das lutas internacionais pelo reconhecimento de direitos em Nova York (1908) e na Rússia (1917) em busca da redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto, as mulheres já lutavam por conquistas na educação. Em 1827 as meninas foram liberadas para frequentarem a escola primária e em 1879 elas conquistaram o direito ao acesso às faculdades. 


Professoras à frente de cargos de gestão nas unidades Wyden

 Em meio a tantas conquistas ocorridas ao longo dos anos, hoje, no setor da educação, a realidade é que as mulheres vêm ocupando seus respectivos lugares dentro das maiores referências de ensino superior no Brasil e no mundo.  

 Segundo Censo da Educação Superior 2020, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC) o público feminino é maioria no Ensino Superior brasileiro. Em 2020, 838.152 mulheres ingressaram em uma universidade e 518.339 concluíram a graduação. Os homens, por sua vez, 668.996 tiveram acesso ao curso superior e apenas 359.890 se formaram. 

 Algumas histórias são inspiradoras e na Wyden o que não falta são mulheres que ocupam lugar de liderança, que brilham e inspiram pelo exemplo. Érika Machado, professora gestora de uma das unidades da Wyden no Nordeste saiu da zona de conforto. “Eu encarei uma mudança de Angra dos Reis para Pernambuco. Em Angra eu estava numa unidade da Estácio e bem menor. Mãe de duas 2 filhas adolescentes, recebi o desafio de gerir uma nova instituição em uma cidade com outra realidade cultural”, conta.  

Erika ainda ressalta que o início em uma nova cidade foi tenso e complicado. “Eu me questionava se valia a pena fazer com que os limites da carreira ultrapassassem os limites da vida pessoal”, afirma. Mas, com muita destreza, toque feminino, forte intuição e incentivos vindos dos seus líderes ela se reinventou e mostrou sua competência e inteligência emocional para vencer desafios e quebrar estereótipos.  

“Consegui quebrar paradigmas e, em termos de resultado, conseguimos reverter os gargalos e fortalecer a motivação e engajamentos dos docentes e administrativos”, contou ela.  

Carla Sena, gestora de uma unidade da Wyden na região Norte, também enfrentou desafios para chegar aonde está. “Há 15 anos fiz uma mudança de carreira e ingressei no mercado de educação. De lá pra cá, fico feliz do quão assertiva eu fui nessa escolha. Foi preciso arriscar, mudar e me dedicar, porque mudar de carreira nunca é fácil, mas hoje é muito difícil me imaginar em outro segmento. Todos os dias na educação temos a oportunidade de fazer algo diferente. Todos os dias vejo candidatos se matricularem, alunos se formarem e vidas se transformarem, todos os dias continuo me emocionando com histórias de vidas de quem arriscou lutar pelo sonho de uma graduação e de se tornar um profissional melhor. Mudar é um ato de coragem e nem sempre será um processo rápido, pois a direção é mais importante que a velocidade”.  

Para a professora Maria das Graças, Pró-Reitora de uma das unidades Wyden no Nordeste, o acesso ao ensino superior está crescendo e o mercado de trabalho está mudando, principalmente com a participação das mulheres como maioria no setor da educação superior. "É uma dinâmica que vem sendo acompanhada pelas empresas e demonstra esse avanço feminino em busca de grandes vitórias", completa a gestora.  

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2022) mostra que as mulheres têm avançado muito em relação à sua participação em atividades produtivas, acesso a recursos, à educação e à tomada de decisão. Hoje, além de se destacarem na graduação, as mulheres também são a maioria nos cursos de Pedagogia (92,5%); Serviço Social (89,9%); Nutrição (84,1%); Enfermagem (83,8%); Psicologia (79,9%) e Fisioterapia (78,3%). 

Contudo ainda há muito o que se avançar. Na vida pública e nos cargos gerenciais as mulheres ainda são minoria. Segundo o IBGE (2019), no Brasil, 62,6% dos cargos gerenciais eram ocupados por homens e 37,4% pelas mulheres em 2019. 

"A mulher tem conquistado o seu espaço e isso é o mais importante. A presença feminina em todos os setores da sociedade cresce a cada ano e na educação não é diferente. E continuamos seguindo, buscando conhecimento, oportunidade e igualdade", finaliza Maria das Graças.  

 “A Wyden valoriza a participação feminina dentro dos cargos de liderança. Milhares de mulheres trabalham nas nossas unidades pelo país e milhares de alunas já se formaram conosco.  Existem muitas barreiras no mercado de trabalho, mas o nosso grupo tem contribuído para que elas sejam cada vez menores. Nós, da Wyden, também acreditamos que educação e transformação são nomes femininos”, destaca Sabrina Petrola, Gerente de Ensino da Wyden. 

Cartão por aproximação ou na maquineta? entenda a polêmica.

A maioria das dicas de segurança dada por especialistas sobre o uso do cartão durante o carnaval está centrada na polêmica entre qual a melhor solução:  pagar uma conta usando a tecnologia de aproximação ou colocar o cartão na maquineta e digitar a senha?.

A tecnologia de pagamento por aproximação usa a tecnologia Near Field Communication (NFC ). Tem a vantagem de apenas com um leve toque sobre a máquina de vendas, executar o pagamento sem digitar a senha. Além da agilidade, tem a segurança de evitar, por exemplo, a clonagem do cartão, pois os sinais são "tokenizados". É por meio da NFC que carteiras digitais como o Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay funcionam, por exemplo.

Obviamente, que todo cuidado é pouco e o usuário deve sempre ficar de olho no visor da máquina e confereir o preço.  

Porém, com o surgimento de um golpe que vem acontecendo com cartões por aproximação em locais com grande aglomeração, tem deixado algumas pessoas receosas do uso da tecnologia. O golpe basicamente acontece quando um criminoso digita uma compra fraudulenta na máquina e sai encontando nas pessoas até tentar achar um vítima com o cartão NFC e assim aplicar com sucesso seu intento. 

Dessa forma, muitos preferem usa o método padrão, que é colocar o cartão na máquina e digitar a senha. Em ambientes não seguros e em máquinas que você não tem a certeza se estão "batizadas" para clonar cartões, é sempre um risco. Isso sem falar das artimanhas de alguns criminosos que trocam o cartão da vítima para cometer mais fraudes, ou do golpe do visor quebrado. 

Mas como quem vai para a folia já se prepara para gastar, é o jeito optar por uma das opções. 
O ideal, seria por aproximação, mas com o cartão protegido por uma carteira especial, ou mesmo usando a técnica de cobrir o cartão com um pedaço de papel alumínio (que se encontra no supermercado). Eu fiz um vídeo sobre como fazer essa proteção na minha conta do instagram @masavio. Pode-se ainda aumentar o nível de segurança do cartão ao programar a redução do valor a ser consumido no cartão durante o evento. 

Usar outras formas de pagamento como pix via celular, ter dinheiro vivo, são outras boas opções, mas que precisam também de uma atenção especial. 

Em todo caso, em qualquer das situações de uso do cartão:
- Confira o valor antes de executar o pagamento
- Se visor da máquina estiver quebrado ou algo parecido, desconfie e cancele a compra
- Sempre peça o comprovante
- Nunca entregue seu cartão ao vendedor
- Em caso de perda ou roube, comunique imediatamente ao banco. 

 

Celular novo? Veja ações importantes para proteger seu patrimônio

Um celular novo, zerado, tirado da caixa, com a mais nova tecnologia ou com a versão do sistema mais atual não significa que o mesmo esteja suficientemente preparado para lher dar um certa segurança na sua vida digital.

Isso porque a configuração de fábrica é a básica e não tem as recomendações mais usuais para deixar o aparelho seguro para suas transações online ou acesso a redes sociais. 

Dentre estas configurações estão:
- ajustar o acesso com bloqueio de tela
- ajustar o bloqueio com o tempo mínimo de tela
- Configurar ações de privacidade
- Instalar aplicativos e colocar autenticação de dois fatores em todos eles
- Não permitir uso de  recursos do aparelho (como acesso a dispositivos USB) quando celular estiver bloqueado
- Salvar o IMEI do aparelho, que funciona como um "CPF" único.
- Trocar o pin padrão do CHIP para evitar a fraude do SIM Swap, entre outros. 

Portanto, para andar mais seguro, cuide de deixar seu novo e potente celular preparado para os perigos da web.
 

Vai curtir o carnaval? Cuidado com o celular e cartões de crédito

Para quem vai curtir o carnalval, viajar e registrar os bons momentos, é bom tomar cuidados com o celular e cartões.

Confira dicas da Febraban e algumas minhas que adicionei para você brincar preservando seu patrimônio e sua segurança digital.

 

1) Proteja seu cartão e não o guarde solto em bolsos ou bolsas.
Existe o golpe do pagamento por aproximação em situações de aglomeração, como em bloquinhos de Carnaval;

2) Ao comprar algo na rua, nunca entregue seu cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento. Sempre faça este processo você mesmo; Cuidado com as trocas de cartão. 

3) Ao digitar sua senha, garanta que não esteja visível para quaisquer pessoas ao seu redor, principalmente para o vendedor;

4) Não aceite realizar pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado, impedindo que você veja o valor real que está pagando;

5) Sempre verifique o valor digitado na maquininha e peça o comprovante impresso;

6) Se o vendedor informar que precisa passar o cartão novamente, desconfie. Verifique o valor e se houve alguma cobrança diferente pelo aplicativo do seu banco;

7) Caso o vendedor necessite pegar seu cartão, cheque se o cartão devolvido é realmente o seu;

8) Mantenha o seu celular sempre protegido em situações de aglomerações. Em bloquinhos de Carnaval, há possibilidades de furto do aparelho; Nunca atenda celular no meio do bloco na folia. Neste momento, o celular fica vulnerável pois em ligação o bloqueio não está ativo. 

9) Configure o bloqueio de tela automático para o tempo mínimo.

10) Ative os recursos de biometria facial/digital para acessar o celular e os aplicativos.

11) Imponha limites para saques durante a noite de folia.

12) Configure o celular para evitar notificações de tela quando o aparelho estiver bloqueado.

13) Bloquei uso de acessórios USB, além de colocar o celular com opção de rastreamento em caso de roubo ou perda. Em caso de roubo, comunique imediatamente o seu banco e registre um boletim de ocorrência.

14) Salve o IMEI do seu celular para usar em caso de furto - Durante o BO o policila irá solicitar esta informação. Para saber qual o seu IMEI, digite *#06#

15) O IMEI é o CPF do seu celular. Ele é importante para rastrear, bloquear e identificar os aparelhos. 

 

Dia Mundial de Trocar a SENHA

Primeiro de fevereiro é o dia mundial de trocar a senha. Sim, existe data para isso, principalmente para cuidar da sua segurança digital, neste que é um dos itens mais importantes na era da tecnologia para que o acesso aos seus aplicativos, negócios e serviços não seja violado.

Para comemorar a data, eu vou dar aqui algumas dicas super importantes que irão de ajudar a ficar mais seguro. 

A mais importante é: Faça verificação de duas etapas nas contas de email e serviços de aplicativos que você usa. Praticamente todos os apps disponibilizam este recurso de segurança. Com esta iniciativa, dificilmente alguém invadirá sua conta, mesmo que tenha descoberto sua senha, pois uma segunda etapa irá fazer essa barreira para você. 

Outro problema muito comum no uso de senhas, é que geralmente as pessoas usam a mesma senha para diversos serviços, o que é um erro grave. Isto porque basta que uma senha sua seja descoberta para que o invasor possa vasculhar sua vida e testar a senha em todos os serviços mais comuns que usamos, como bancos, redes sociais, email, etc. 

É bem verdade que são muitas senhas para decorar e quase ninguem consegue ou tem saco para isso, mas você pode criar alternativas.
Uma delas é ter um cofre de senhas, que criptografa as senhas e lhe dá o acesso toda vez que você for usar um serviço na web ou via aplicativo.
Os melhores serviços são pagos, como o 1password, Lastpass, Keeper, e outros. Mas é um investimento em segurança e vale a pena. 


Lastpass é um exemplo de cofre de senhas

Outra saída é usar um método de gravação de senhas, usando caracteres e associação ao serviços. Vou dar um exemplo de como construir uma sequencia de senhas para diversos serviços de redes sociais:

Este será o meu padrão: 
- um caractere especial
- 5 primeiras letras do serviço
- Um número relevante para sua vida (não necessariamente sua data de nascimento)
- Um separador +  nome do serviço.

Dessa forma, os acessos de minhas redes sociais seriam:
Instagram: @insta1982_redesocial
Facebook: @faceb1982_redesocial
Twitter: @twite1982_redesocial
Tiktok: @tikto1982_redesocial

Lembrando que quanto mais caractere, mais dificil é para quebrar uma senha, por isso a importancia de uma senha mais longa. 
A sequëncia pode ser alterada, para 3 letras do serviço, ou ainda o tipo de caractere. O importante é ter uma lógica que você consiga associar. Este é apenas um exemplo e pode ser feito de formas diferentes. Basta ser criativo. 

Outras dicas importantes:
- Não passe sua senhas mais importantes para outras pessoas
- Ao digitar qualquer senha em local público, certifique-se de que não esteja sendo observado. 
- Não faça acesso a serviços que exijam o uso da senha em redes que você não confia, principalmente wi-fi público. 
- Se precisar acessar algum serviço com senha em aparelho de terceiros, certifique-se de fechar a sessão, fazer logout e apagar os rastros deste acesso.
- Não use a opção de salvar senhas em computadores de estranhos e até mesmo de amigos. 
- Cuidado ao fazer cadastros e acessar serviços online. Verifique se são seguros e legítimos
- Use sempre um antivírus no seu computador. 

Qualquer dúvida, manda um direct para mim. Me segue no instagram: @masavio

Tecnologia: serviços on-line facilitam a vida de usuários que buscam a ATI

Com o objetivo de facilitar a vida do cidadão, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI), disponibiliza inúmeros serviços que podem ser acessados de forma on-line, por meio do site da ATI. 

No link https://portal.pi.gov.br/ati/posso-ajudar/, o cidadão em geral e os servidores estaduais têm acesso às orientações de como dispor de determinados serviços sem sair de casa. 

Para o servidor do Estado, no site da ATI, ele pode solicitar a senha para acessar o contracheque, os informes de seus rendimentos, registros de ponto eletrônico e até informações sobre consignados. 

No que se refere ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o usuário também tem acesso por meio do site da ATI. É só seguir o passo a passo para solicitar o cadastro e demais informações para o uso do sistema. Da mesma forma acontece com o e-mail Governamental, dentro da plataforma o servidor aprende como solicitar, acessar, resetar senhas e outras especificações. 

Outra oferta da ATI é a emissão do Certificado Digital, as primeiras etapas para a solicitação do serviço, bem como o agendamento para a realização da biometria, podem ser feitos de forma on-line, apenas a captação das digitais em si é realizada de forma presencial. A ação garante agilidade e evita a formação de filas.   

Para os órgãos da administração pública, também foram disponibilizados de forma on-line, serviços de suporte para a infraestrutura da rede tecnológica. Por meio do site da ATI, é possível pedir a manutenção de equipamentos, a criação de um domínio e informações sobre instalação de acessos à internet. 

 Governo Digital 

A oferta de serviços em plataformas virtuais, já é um grande passo para a implantação do Governo Digital, onde o cidadão poderá dispor de serviço públicos on-line, de forma rápida, ágil, segura e sem precisar se deslocar até os órgãos, como comenta Ellen Gera, diretor geral da ATI.  “A ATI já oferta alguns serviços, tanto para os servidores, como para o cidadão em geral de forma on-line. Por meio do site, é possível seguir um passo a passo e resolver tudo virtualmente. Esse é o princípio do Governo Digital, a modernização dos serviços públicos de modo a facilitar a vida dos piauienses por meio da tecnologia”, concluiu o diretor.

O uso das redes sociais na terceira idade

Por: Vitor Araújo
Psicanalista e Coordenador do Curso de Psicologia do UniFanor Wyden
E-mail: [email protected] 

O uso das redes sociais, atualmente, tem aumentado consideravelmente. Apesar de a cultura da inclusão digital não ter sido uma grande preocupação da nossa sociedade, o ano de 2020 foi decisivo para o aumento do percentual de uso, por conta da necessidade crescente de acesso às atividades remotas. Estas que passaram a compor nossas vidas profissionais e pessoais, de maneira muito intensa. 

Nesse período, tivemos um aumento considerável de idosos. Do ponto de vista psicológico, o uso moderado das redes pode produzir diversos benefícios para essa parcela da população. Dentre eles, a diminuição da ansiedade, por meio do compartilhamento de experiências da rotina com familiares ou amigos. 

Tais atividades não devem ser subestimadas, pois produzem muitos efeitos psicológicos positivos, principalmente à população idosa, visto que geram sentimentos de bem-estar e pertencimento social. Tais efeitos, também contribuem diretamente na prevenção de doenças degenerativas do sistema nervoso (Alzheimer e comprometimento cognitivo leve) e geram efeitos cardioprotetores. 

O uso deve ser encorajado, porque não é possível que a população idosa fique alheia à utilização das redes, sob pena de experimentar sentimentos de isolamento. Por outro lado, o uso exagerado de redes sociais também pode ser igualmente prejudicial, pois pode gerar na pessoa dependência (bem-estar passa a estar vinculado exclusivamente à repercussão das postagens do usuário ao número de likes).  

O uso excessivo de smartphones pode diminuir o tempo de atividade da pessoa idosa. O resultado do sedentarismo é prejudicial para todas as idades, sobretudo, para pessoas em idades mais avançadas. Portanto, por mais que a cultura de inclusão digital tenha sido implantada, é preciso que ela seja feita com base nas necessidades da população que usufrui das atividades de incorporação nas redes sociais. A dosagem aqui é fundamental. Desde que haja comedimento, as redes sociais podem ser ferramentas muito positivas e podem trazer qualidade de vida.

Posts anteriores