Cidadeverde.com

Instituições oferecem auxílio gratuito para preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2022

Para quem ainda tem dúvidas relacionadas ao Imposto de Renda 2022, o  Centro Universitário UniFacid Wyden vai realizar um mutirão no intuito de atender a comunidade e auxiliar na declaração.  

Os atendimentos serão realizados de 22 a 30 de março, as terças e sextas, das 14h às 17h e as terças e quintas das 10h50 às 13h50 na sede do UniFacid Wyden mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível. O projeto conta com apoio dos alunos dos cursos de Contabilidade e Administração, sob orientação das professoras contadoras, Christiane Veloso e Lívia Amorim.  

"O objetivo da ação é ajudar pessoas que não sabem declarar Imposto de Renda, além de fazer as declarações mais simples, como uma forma de prestar um serviço social à comunidade, afirma o Professor Joélcio Braga de Sousa, Coordenador dos cursos de Contabilidade, Administração e Sistemas de Informação do Centro Universitário.   

Na hora de declarar
De acordo com a Instrução Normativa (IN) 2065/2022 da Receita federal estão obrigados a declarar, os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis em 2021 acima de R$ 28.559,70 e rendimentos isentos, não tributáveis superiores à R$ 40.00,00. 

Para um melhor atendimento, o contribuinte que for ao UniFacid Wyden precisa estar em posse da seguinte documentação: RG, CPF, comprovante de residência, declaração de Imposto de Renda do ano anterior (2021, ano base 2020), comprovantes e notas fiscais de serviços dedutíveis como recibos de médicos, dentistas, além dos informes de rendimento de bancos, do plano de previdência, do plano de saúde e da empresa onde trabalha. 
Caso haja aquisição de bens como carro e imóveis, por exemplo, é preciso apresentar documentos comprobatórios da aquisição.  

O Centro Universitário fica localizado na Rua Veterinário Bugyja Brito, 1354, no bairro Horto Florestal, em Teresina.   

Saiba como identificar e se proteger do golpe do perfil falso no whatsapp

Fique atento ao golpe do "Perfil Fake" no Whatsapp. 

Fiz uma sequencia de informações para você saber como se proteger ou denunciar. 

No video abaixo, falei um pouco sobre como esse golpe acontece, no quadro Quarta Digital, no Notícia da Manhã, da TV CidadeVerde. 

 

SALVE AS IMAGENS E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS.
Mais informações sobre segurança digital, acesse: https://instagram.com/masavio

Live virtual gratuita quer ajudar jovens a superar desafios no mercado de trabalho

Alunos vão ter acesso aos conteúdos atualizados para desenvolver o autoconhecimento e superar desafios no mercado de trabalho

Estudantes terão a oportunidade, no dia 16 de março, a partir das 18h, de aprender as novidades e atualizações do mercado de trabalho em uma palestra virtual que será realizada pela UniFacid Wyden em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Segundo João Batista, Supervisor de Relacionamento do UniFacid Wyden, a live “Destaque suas Competências e Habilidades” terá como palestrante o supervisor regional do CIEE, Cláudio José, e servirá como base para os estudantes e futuros universitários sobre os diferenciais comportamentais do profissional do futuro.

 “É uma oficina para o jovem saber como funcionam as oportunidades de aprendiz e estágio, que são os primeiros degraus do jovem na carreira profissional. O melhor de tudo isso é ouvir as dicas de um especialista, para que o estudante tenha uma direção coerente e coesa na profissão que sonha executar”, comentou João.

A live é aberta a todos os estudantes do Piauí, de todas as unidades de educação, sendo privada ou pública. Para participar, basta acessar o link https://bit.ly/Wyden-CIEE e preencher o cadastro.

Enem Action firma parceria com plataforma de Profissões on-line

Conexão Futuro permite que estudantes conheçam mais sobre carreiras e o mercado de trabalho

Entre as opções pessoais e necessidades impostas pelo cotidiano, escolher um novo caminho a seguir, seja acadêmico ou profissional, é um momento de suma importância na vida de um jovem. No entanto, segundo a pesquisa Juventudes e a Pandemia, promovida pelo CONJUVE (Conselho Nacional da Juventude do Brasil), a população jovem brasileira está dividida quanto às perspectivas de futuro. De acordo com o relatório, 4 a cada 10 jovens estão inseguros sobre trabalho.

Com o objetivo de auxiliar estudantes do ensino médio de todo o país a entenderem mais detalhes sobre as profissões e instituições de ensino, o Enem Action firmou parceria com uma nova ferramenta on-line, o “Conexão Futuro”. 

A plataforma consiste em uma interface digital interativa disponível 24 horas por dia, permitindo que os usuários acessem diversos conteúdos para sua escolha vocacional de forma totalmente gratuita. 

Segundo Ana Paula de Sousa Gonçalves, Coordenadora Comercial do Enem Action, a plataforma é uma rica oportunidade para que os alunos brasileiros se familiarizem com as inúmeras possibilidades de carreiras, desenvolvam suas habilidades e ampliem suas informações para o momento de uma decisão profissional. 

“Sabemos que há uma pressão muito grande da sociedade e do mercado de trabalho no que diz respeito à escolha dos jovens para o seu futuro. Nosso papel é de direcioná-los para este caminho, considerando também suas afinidades, habilidades e metas”, explica Ana Paula. 

A plataforma oferece vídeos com especialistas apresentando profissões, testes vocacionais, instruções sobre formas de ingresso no ensino superior e bolsas de estudo, bem como conteúdos de revisão para o ENEM, simulados, e-books para estudos e workshops. 

Outros diferenciais do Conexão Futuro é o “Pavilhão de Estandes”, que traz estandes virtuais de diversas instituições de ensino superior como Faci, Facimp, FMF, UniToledo, UniFacid, UniFanor, UniFavip, UniFBV, UniToledo, UniMetrocamp e UniRuy da Wyden, Estácio e Ibmec, além do grupo IDOMED, com informações sobre as graduações e uma agenda especial com programações ao vivo para os cadastrados. 

O Conexão Futuro pode ser acessado gratuitamente por meio do link https://bit.ly/Conexao_Futuro

Vazamento de dados do PIX; saiba como se proteger

Mais um vazamento de dados relacionados ao Pix foi anunciado pelo Banco Central (BC) na última quinta-feira, 03 de fevereiro. 
 
Desta vez a falha foi com a  financeira Logbank Soluções em Pagamentos S/A, que deixou vazar 2.112 chaves Pix contendo nome do usuário, o CPF, a instituição e o número da conta.
 
Com este, é a terceiro vazamento de dados relacionados ao Pix nos últimos meses: Já foram vazadas 441 mil chaves do Banco de Sergipe e 160 mil chaves da instituição Acesso Soluções de Pagamento. Segundo o Banco Central, a falha é preocupante, mas afirma que é de responsabilidade da Instituição financeira. 
 
 
Para minimizar o problema, o Banco Central divulgou em nota que “mesmo em posse dessa informação, não é possível o acesso ao saldo ou a lançamentos da conta ou a realização de pagamentos e nem transferências”. As chaves Pix funcionam como uma identificação do usuário dentro do sistema, que permite que o mesmo somente receba valores.

Engenharia Social
O problema, contudo, está na "engenharia social", onde os dados podem ser utilizado para aplicação de golpes, como pedido de troca de senhas, de teste de envio de dinheiro, de cobrança de taxas de segurança, entre outros, além do cruzamento de dados com outras informações vazadas na internet que podem revelar conteúdos relevantes do usuário. 
 
Comunicado do BC
O BC explicou ainda que os clientes afetados pelo vazamento são sempre notificados pela instituição financeira “exclusivamente por meio do aplicativo”. E ainda, em nota, fez um alerta: “nem o BC, nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”. 
Por isso, fique atendo nas comunicações oficiais da instituição; não clique em link suspeito e ignore telefonemas, links ou e-mail suspeitos que se dizem passar por canais oficiais do banco. 
 
O Sistema PIX
O PIX já tem hoje 117,7 milhões de usuários com cerca de 382 milhões de chaves cadastradas. O sistema de pagamentos já ultrapassa 1,46 bilhões em transações feitas desde que entrou em operação, em novembro de 2020.

Cuidado ao usar o W-Fi Público

O Wi-Fi público deve ser usado com prudência. Redes públicas sem a devida proteção são visitadas por hackers no intuito de roubar dados.

Quando se usa uma rede pública, o usuário fica sujeito ao monitoramento por terceiros. Não há como controlar quem utiliza essa rede, o que permite a conexão de pessoas mal-intencionadas.

Neste caso, os riscos de roubo de dados são elevados. O usuário poderá ter pacotes de dados roubados e descriptografados, expondo a terceiros as suas senhas e dados de navegação, por exemplo.

Há ainda a chance de o próprio dispositivo que você utiliza ser acessado por outra pessoa. Assim, informações salvas em seu smartphone ou computador poderão ser visualizadas, modificadas ou transferidas para outros aparelhos, sem o seu consentimento.

Como Proteger-se

- Use uma VPN - Rede Virtual Privada. Esta é a principal solução para quem faz uso de uma rede insegura. Essa tecnologia cria um “túnel” de dados criptografado, uma rede segura exclusiva para o usuário, com objetivo de evitar o roubo de informações.

- Não faça utilize serviços de banco, nem realize transações financeiras ou compras pelo e-commerce onde você tenha que digitar, por exemplo, seu cartão de crédito.

- Não faça login em redes sociais ou serviços de email onde você tenha que digitar seu usuário e senha.

- Não preencha informações de cadastro em sites sem certificado digital (HTTPS://….) para se resguardar de ataques de roubo de dados que se utilizam de páginas falsas, por exemplo.

- Cuidado com o ataque phishing, onde o usuário é redirecionado para uma página fake, idêntica à original, produzida para roubar dados de acesso.

- Tenha sempre seus dispositivos atualizados com as novas versões, que sempre corrigem falhas de segurança.

Serviço de streaming inova com conteúdo para médicos residentes

Para atender a uma demanda de médicos residentes e médicos já especializados que querem se manter atualizados, o IDOMED (Instituto de Educação Médica) criou a plataforma de streaming e-Residência, que trará conteúdos teórico-práticos atualizados, organizados em capítulos, e alinhados com as diretrizes da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e do Conselho Federal de Medicina (CFM).

O serviço por assinatura anual terá todo o conteúdo teórico necessário para o residente prestar a prova de título de especialista e servirá como auxílio acadêmico para proporcionar o melhor aproveitamento do seu período de especialização e sua vida profissional.

A plataforma foi idealizada para o uso diário, com fácil acesso, e, por isso, mostrará os conteúdos em forma de artigos, textos acadêmicos interativos, vídeos curtos com casos clínicos comentados, podcasts, questões comentadas, além de vídeos de procedimentos médicos reais editados e narrados. Anualmente, todos os módulos serão atualizados por médicos especialistas seguindo os principais protocolos das especialidades.  

O primeiro conteúdo da plataforma será sobre Cirurgia Geral, desenvolvido em parceria com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e com os vídeos de cirurgia produzidos e chancelados pela SurgBook®. O lançamento oficial acontecerá em 1º de fevereiro, no IDOMED Città América no Rio de janeiro, e será transmitido por meio do canal do IDOMED no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=FOAk_w5ksIU, das 19h30 às 20h30. Os primeiros assinantes terão acesso vitalício à plataforma. 

Silvio Pessanha Neto, diretor nacional de Medicina do IDOMED, destaca a importância do serviço para os médicos seguirem atualizados. “O médico residente passa a maior parte do tempo praticando, dentro dos hospitais. O streaming foi pensado justamente para auxiliar esse processo, oferecendo a ele todo o conteúdo teórico necessário para suportar sua especialidade. O conteúdo foi produzido de acordo com o padrão de qualidade recomendado pelas diretrizes do MEC, necessárias para a prova de título, mas vale ressaltar que o serviço é importante também para os médicos já especialistas, que querem se manter atualizados e com as informações na palma da mão”, explica.

Para o primeiro conteúdo, especializado em cirurgia geral, os assinantes encontrarão aulas como Apendicite Aguda, Câncer de Esôfago, Atendimento primário ao Politraumatizado, Colicistite Aguda, Doença do Refluxo Gastresofágico (DRGE), Colelitíase, Hérnia Inguinal, Hérnia Incisional, Hérnia Umbilical e Epigástrica, Antibioticoterapia em cirurgia, Diverticulite Aguda, Obstrução intestinal, Câncer de Cólon, Bases técnicas da cirurgia (suturas e nós, sondas e drenos), Pancreatite aguda, Abordagem e Tratamento dos tumores hepáticos benignos, Câncer Gástrico e Prescrição pós-operatória, entre outras.    

Mais informações podem ser obtidas no site: https://materiais.idomed.com.br/e-residencia-inscricao-evento 

 

Alerta! Banco não envia SMS pedindo troca de senha

Jamais clique em links que pedem para trocar a senha, principalmente de bancos.

Saiba que bancos nunca pedem isso online. Se vc recebeu algum link ou aviso por email com este pedido, ignore, apague e avise aos amigos e familiares.

Cuidado! Apenas o fato de clicar no link pode ser devastador pra vc se for um vírus.

A mesma dica serve para as redes sociais.

E você? Já recebeu links suspeitos pedindo troca de senha?

#sms #linkfake #protejasuasenha #segurancadigital #masavio #trocadesenha #senhadebanco #naocaianogolpe #golpevirtual #alertadegolpe

Centro Universitário abre dois novos cursos EAD na área de tecnologia

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, dinâmico e exigente, as empresas recorrem a profissionais especializados e atentos à evolução tecnológica e a globalização econômica. Vivemos uma transformação profunda na forma que enxergamos o mundo, o mercado de trabalho e as relações pessoais. 

O uso da Inteligência Artificial, em muitas profissões, já é rotina. Nesse cenário, profissionais do país estão se adaptando e a pandemia de Covid-19 veio para catalisar esse processo. 

Prova disso é que, em meio à pandemia, plataformas de videoconferências registraram 300 milhões de pessoas on-line em 24 horas. Já os cursos superiores da área de tecnologia formam 50 mil novos profissionais por ano, número que tende a aumentar por conta da demanda atual e projeção crescente do mercado. 

Segundo uma projeção da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, 421 mil postos de trabalho serão abertos para profissionais de tecnologia até 2024. 

Elaborado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), mostra que, durante a pandemia da Covid-19, a quantidade de matrículas na modalidade EAD cresceu 50%. O Ensino a Distância é uma das modalidades educacionais que mais vem registrando crescimento de demanda em todo o país, como mostrou uma pesquisa recente da consultoria Educa Insights, a pedido da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes). 

Ela mostrou que 72% dos estudantes entrevistados pretendiam migrar para um curso EAD, levando em conta fatores como flexibilidade de tempo, uso de recursos tecnológicos e mensalidade acessível.

Em Teresina, os estudantes têm a oportunidade de ingressar no ensino superior, em cursos da área da tecnologia no UniFacid Wyden. Estão disponíveis Jogos Digitais, e Tecnologias Educacionais, na modalidade EAD. O Gerente Acadêmico de EAD, Rodrigo Oliveira Santos, destaca que as transformações pelas quais passa o mundo, impulsionadas pelo crescimento exponencial da capacidade computacional, pelo Big Data e pela Inteligência Artificial, exigem dos profissionais novas competências e habilidades, com reflexo direto no ensino, que deve formar profissionais aptos para enfrentar as necessidades dos novos tempos”.  

Nesse contexto de inovação e digitalização, o coordenador do curso de Jogos Digitais, Jadson Almeida, conta que “o curso de Jogos Digitais mescla conhecimentos em computação e design. O aluno aprende a utilizar softwares específicos para a construção de interfaces, personagens, objetos e cenários tanto em 2D quanto em 3D, além de programar o comportamento desses elementos no jogo. Tudo isso pode ser exportado para as plataformas de consoles, desktops, navegadores e celulares.”

Jogos Digitais é uma graduação com duração mínima de 2 anos e meio (5 períodos). Ainda segundo o coordenador Jadson Almeida, "os alunos saem preparados para atuar no mercado de trabalho como profissionais na indústria de jogos e também na virtualização, que é um mercado que explodiu em crescimento em 2021 com tecnologias de Realidade Aumentada e Realidade Virtual; a troca de nome da empresa do Facebook para ‘Meta’ não deixa dúvidas, iniciamos a era do metaverso criando uma experiência de realidade simulada e isso ampliará ainda mais a necessidade de profissionais capacitados em virtualização”, conclui.

Já para quem optar por Tecnologias Educacionais aprenderá a reconhecer e fazer uso dos diferentes recursos tecnológicos e linguagens como ferramenta pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem; articulando teoria e prática mediado por TDIC - tecnologias digitais de informação e comunicação com uso de soluções mais modernas da atualidade. Conhecimentos necessários em tempos atuais na educação e evidências nesse período de Pandemia da Covid19.

De acordo com Anderson Mendes da Silva, responsável pelo curso de Tecnologias Educacionais, durante o curso, que tem duração de 2 anos (4 períodos), os alunos aprendem a desenvolver, orientar e coordenar atividades interativas e de inovação tecnológica que se aplicam na educação básica e no ensino superior, seja na modalidade presencial e ou a distância.

“As empresas que não são de educação também passam a se beneficiar com esse profissional, criando e organizando treinamentos/formações por meio de cursos (físicos e virtuais) para área de educação corporativa, ambiente esse, criado cada vez mais pelas empresas, visto a necessidade de se ter cada vez mais funcionários bem-preparados para executar suas tarefas da melhor maneira possível. 

O curso conta com disciplinas que abordam temas como Gamificação, Inteligência Artificial, Design Thinking Aplicado a Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação, Linguagem de Programação, Criatividade e Inovação Tecnológica e entre outras. O objetivo da graduação é formar profissionais que usem a tecnologia nos mais diversos ambientes permeados por educação e de qualidade”, afirma.

LIVE
Quem quiser saber mais sobre o universo dos games, realidade aumentada, inteligência artificial, robótica, programação e a nova realidade na educação poderá saber mais por meio da live realizada no Youtube do EAD Wyden, no próximo dia 27/01, às 19h, com o tema “Quem são os profissionais de Jogos Digitais e Tecnologias Educacionais?”.

Os interessados podem se inscrever no link https://tinyurl.com/yx9xcs4b. Mais informações sobre os cursos estão disponíveis no https://www.wyden.com.br.

Fonte: Assessoria

Qual seu nível de preocupação com a proteção da sua conta no Instagram?

Vamos testar? Me diga quantos pontos você consegue fazer em @masavio no Instagram

- Seu celular tem a tela bloqueada? (5 pts)

- Sua senha é forte? Possui com caracteres especiais e não usa nomes fáceis ou datas de aniversário? (5 pts)

- Você usa senhas diferentes para todos os aplicativos? (5pts)

- Você usa autenticação de dois fatores para login? (10)

- Sua autenticação de dois fatores usa um app de códigos aleatórios? (10pts)

- Seus demais aplicativos (whatsapp, Facebook, Gmail, Telegram, etc) também usam autenticação de dois fatores? (15pts)

- Você ignora links promocionais que chegam até você via SMS, WhatsApp ou email? (5pts)

- Você salva suas senhas no bloco de notas? (-10pts)

- Você participa de todas as promoções que vê pela frente? (-5)

 

Se Você fez acima de 50 pontos, Parabéns. Seu nível de preocupação e segurança é excelente.

Abaixo disso, corrija seus erros imediatamente.

#internetsegura #ataquehack3er #protejaseusdados #segurancadigital #segurancavirtual #senhasegura #contaclonada #doisfatores #senhaforte #cuidadocomosgolpes #golpesnaweb #instaseguro #invasaodecontas #clonagemdecelular

Posts anteriores