Cidadeverde.com

ENQUETE: Você já vítima de algum tipo de ataque hacker?

O Brasil sofreu entre 1º de janeiro e 3 de agosto de 2021 mais de 439.000 ataques cibernéticos, 7,1% de um total de 6,4 milhões realizados em todo o mundo, e assumiu a segunda posição entre os maiores alvos globalmente, atrás apenas dos Estados Unidos, que lidera o ranking com mais de 1,33 milhão (21,7%), segundo um relatório da empresa especializada Netscout.

Em terceiro lugar aparece a Coreia do Sul, com 385.808 ataques (6,3%), seguida pelo Reino Unido, com 348.330 (5,7%), e pela China, com 256.985 (4,2%).

Os dados, coletados pela companhia de soluções digitais e de cibersegurança, correspondem a uma média feita com base no monitoramento em tempo real de cerca de 30% de todo o tráfego de IPs do planeta.

ENQUETE

 

(ver resultado)

Previna-se contra o roubo ou perda do celular

Dicas bem de precaução para miminimar os impactos de prejuízo caso seu celular seja roubado ou você o perca. 

1 - Use celular SEMPRE bloqueado
2 - Remova notificações de tela, para não aparecerem os códigos de acesso
3 - Remova acesso ao painel de controle para evitar troca da conexão para modo avião. Essa é uma opção que só deve aparecer quando você desbloquear o celular.

+ CUIDADOS ESSENCIAIS
1- Use autenticação de 2 fatores via aplicativo em suas contas de redes sociais e email
2- Ative o Pin do seu chip (troque a senha padrão) para bloqueio imediato sempre que o aparelho for desligado.
3- Não clique em links suspeitos ou em ofertas claramente fantasiosas. 
4- Não faça login de suas contas (redes sociais e bancos) em Wi-Fi público.

Para mais dicas, continue seguindo @masavio

Whatsapp anuncia 3 novas atualizações de privacidade

Três novas funções estarão chegando com as próximas atualizações do whatsapp.


Foto: Divulgação META

A primeira e uma das mais esperadas, é a saída silenciosa de grupos, disponível já nesta terça-feira (9/08) no app, tanto para IOS como para Android.

No caso, quando o usuário deixar um grupo, somente os administradores serão notificados de sua saída. Os demais participantes não receberão a notificação. É a sensação de sair de fininho mesmo.

A segunda função é para deixar o status "online" invisível - o que deve ocorrer este mês a qualquer momento.

A novidade ficará no menu de Configurações junto ao "Visto Por Último", alternando entre as opções "Todos", "Meus contatos", "Meus contatos, exceto..." e "Ninguém".

Tem ainda o recurso para bloquear capturas de tela em mensagens de visualização única. Este, porém, não deve ser lançado em agosto mas deverá ser o próximo da lista de atualizações.

 

Maior grupo do ensino superior abre as portas para startups em ecossistema de inovação aberta

Principal player de educação superior do país simplificou os processos internos para garantir agilidade e se adaptar à realidade das startups, promovendo a cultura interna de experimentação

       

O número de startups no Brasil só cresce, segundo dados da ABStartups: só no setor de educação, são mais de 748. Esse número ajuda a entender por que dados do Distrito Report apontam que as edtechs – empresas que usam a tecnologia para criar soluções na área de educação – devem movimentar globalmente mais de US$ 350 bilhões até 2025. Alinhada à tendência global, a Yduqs, maior grupo de educação superior no Brasil, adquiriu em 2021, a QConcursos e, em 2022, a Hardwork Medicina, suas primeiras edtechs.     

Reforçando a jornada de transformação digital, a Yduqs lançou neste mês o seu próprio programa de inovação: o Yduqs Labs, que fará a ponte entre a empresa e startups do ecossistema para impactar milhares de estudantes com soluções inovadoras. Desde 2018, o grupo tem feito investimentos recorrentes – que chegam a quase 50% do total investido pela companhia – que possibilitaram a criação de um ecossistema de produtos, plataformas e ofertas que conectam a jornada do aluno de ponta a ponta, levando a melhor experiência e facilitando o aprendizado.   

 O programa que tem como principal objetivo trazer melhorias para os negócios atuais e criar possíveis novos negócios fomentando a colaboração com soluções inovadoras, que ajudem a Yduqs a entregar mais valor aos alunos e parceiros. “O Yduqs Labs é a porta de entrada para a conexão do nosso negócio com o ecossistema de inovação. Por meio dele, estamos em busca de startups que possam ampliar as possibilidades de resolução dos nossos desafios de forma inovadora e ágil”, explica Rossano Marques, vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Yduqs.   
 

Rossano Marques, vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Yduqs.   

Para Rossano, o programa foi criado para estruturar o relacionamento entre a Yduqs e as startups, permitindo processos de contratação mais ágeis e realistas para o universo no qual elas estão inseridas. O grande valor para as startups é a possibilidade de implementar a sua solução em escala real para cerca de 1.3 milhão de alunos, tendo acompanhamento de executivos com ampla experiência no setor.    

 As inscrições para a primeira edição do programa, que estarão abertas até 03 de junho, são destinadas às startups de qualquer região do país, com soluções validadas, CNPJ vigente, e que atendam aos desafios propostos. As empresas selecionadas irão executar pilotos remunerados que serão avaliados no contexto da companhia e terão, futuramente, oportunidades de contratação, investimento e co-criação de produtos.   

 A Yduqs entende que a inovação deve acontecer cada vez mais de forma orgânica entre as pessoas e áreas da empresa e o programa é um importante passo para essa jornada. “Nós redesenhamos os processos de suprimentos, jurídico e de TI para adaptar à realidade das startups. Além do mais, estamos promovendo a cultura interna de experimentação por meio da capacitação e engajamento dos colaboradores”, diz Rossano.     

 Serviço      
Yduqs Labs – Programa de Inovação Aberta      
Inscrições: www.yduqslabs.com.br        

Sobre a Yduqs

A Yduqs é o maior grupo de educação superior no Brasil, presente em todo o território nacional e com mais de 1,2 milhão de alunos. É uma das organizações que mais inova e cresce no país, por meio da expansão orgânica e pelo ingresso de novas instituições e negócios ao grupo. Isso cria um ambiente interno incrivelmente dinâmico, com mais de 16 mil colaboradores, orientado à inovação, e em que as oportunidades aparecem – especialmente para aqueles que ousam pensar de forma disruptiva e que desejam deixar sua marca no mundo por meio da educação.

Com uma forte apropriação da cultura digital, e por meio do desenvolvimento de metodologias e de conteúdos que refletem os desafios e as necessidades do nosso tempo, a Yduqs oferece educação superior de qualidade para pessoas de todas as classes sociais, em todo o país, e ao longo de toda a sua vida adulta. Nossas instituições de ensino são Ibmec, Idomed, Estácio, Damásio e Wyden, além das edtechs EnsineMe, Qconcursos e Hardwork Medicina. 

6ª Edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos oferece mais de 150 mil oportunidades em 72 horas de programação

Entre os dias 24 a 26 de maio, milhares de pessoas poderão participar gratuitamente de mais uma edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos realizada em parceria pela Estácio e Wyden. Durante 72 horas de evento serão ofertadas mais de 150 mil vagas em grandes empresas de todo o Brasil, em oportunidades presenciais, hibridas ou remotas e ainda oportunidades com e sem exigência de diploma. Além de alunos e ex-alunos, poderão se inscrever estudantes de outras instituições, profissionais que buscam recolocação ou quem deseja estar antenado com às tendencias do mercado de trabalho. Para acessar o conteúdo, os interessados devem fazer o pré-cadastro por meio do link https://www.carreirasedu.com.br/feiradeestagios
 
A programação ainda conta com temas relevantes em todas as áreas do conhecimento como: o impacto das tecnologias nas carreiras, autodesenvolvimento, diversidade e inclusão, e empreendedorismo, dentre outros. Ainda será possível ficar por dentro das tendências em processo seletivo on-line e conhecer as carreiras que estão em evidência em 2022.  Participarão dos painéis empresas como Microsoft, TIM, Delloite, Sony, DASA, Ambev, Rock in Rio.
 
“Nessa edição do evento queremos encorajar os nossos alunos. Mostrar que mesmo com todas as adversidades existe sim vagas e oportunidades. No evento será possível conversar com o RH de mais de 50 empresas e também assistir às 12 lives que darão ferramenta para que o aluno possa se preparar para os processos seletivos, além de ter informações sobre o mercado. Destaque aqui para as áreas de TI e saúde e estão com muitas vagas abertas”, destaca Fernanda Vio, gerente nacional de Carreiras e Parcerias da Wyden.

Fernanda Vio
Fernanda Vio, gerente nacional de Carreiras e Parcerias da Wyden
 
Durante 72 horas os participantes poderão se candidatar às vagas em uma plataforma de oportunidades profissionais que já conta com mais de 50 empresas confirmadas como Infojobs, Pepsico, IBM, Gerdau, Americanas, Banco Santander, Mc Donald’s, UnitedHealth Group, Unimed, Amazon, Sony Music, Ambev, entre outras. 
 
Para Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e ESG e vice-reitora de Cultura da Estácio, a Feira é a oportunidade ideal para aumentar as chances individuais no mercado de trabalho. “A iniciativa fará com que cada participante aumente seu network com as grandes organizações – companhias nacionais e multinacionais – e que possa conferir as tendencias e inovações em suas áreas de atuação”, completa.     
 
Com 12 estandes, painéis e mais de 50 empresas participantes, a programação promete superar as expectativas em relação ao ano anterior auxiliando milhares de pessoas a potencializar a carreira e obter uma vaga. A 6ª edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos é um evento organizado em parceria pelas instituições de ensino superior Estácio, Damásio Educacional e Wyden.
 
SERVIÇO:
Evento - 6ª edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos
Data - dias 24, 25 e 26 de maio de 2022
Mais informações por meio do link: https://www.carreirasedu.com.br/feiradeestagios

 

Juiz do Piauí determina que Instagram e Facebook reativem em 72h perfis invadidos

Foto: arquivo Cidadeverde.com

O juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas, da 1ª Vara Criminal de São Raimundo Nonato, determinou que a empresa Meta, proprietária do Instagram e Facebook, recupere perfis de vítimas que tiveram suas contas invadidas e desative as contas fraudulentas.

Na setença, o magistrado deu um prazo de 72 horas para a empresa Meta Platforms Inc atender o pedido da Polícia Civil.

A ação foi impetrada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática. Uma idosa foi vítima de criminosos virtuais e está sendo prejudicada.  

O que diz a decisão:

“Em síntese, alega o representante que: restou apurado e confirmado pela Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil do Piauí que criminosos de diversas partes do Brasil têm atuado diariamente na invasão de perfis pessoais e comerciais da rede social Instagram ou Facebook, passando em seguida a anunciar a venda de produtos ou promoções nos referidos perfis, praticando novas invasões e estelionato contra outras dezenas de vítimas; os estelionatários estão valendo-se de duas formas distintas de invasão, sendo elas técnicas de engenharia social e SimSwap; após a invasão da conta, o criminoso modifica o email e telefone cadastrados, impossibilitando o resgate da conta, mesmo seguindo os passos indicados pela plataforma.”

O juiz fixou multa de R$ 10 mil por dia em caso de descumprimento. A decisão alcança as contas invadidas residentes no Estado do Piauí.    
 
Esta é a segunda decisão no Brasil relativa a esses casos.  Em Pernambuco, também foi deferido o pedido realizado pela Polícia Civil daquele estado.

Veja decisão aqui

Instituições oferecem auxílio gratuito para preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2022

Para quem ainda tem dúvidas relacionadas ao Imposto de Renda 2022, o  Centro Universitário UniFacid Wyden vai realizar um mutirão no intuito de atender a comunidade e auxiliar na declaração.  

Os atendimentos serão realizados de 22 a 30 de março, as terças e sextas, das 14h às 17h e as terças e quintas das 10h50 às 13h50 na sede do UniFacid Wyden mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível. O projeto conta com apoio dos alunos dos cursos de Contabilidade e Administração, sob orientação das professoras contadoras, Christiane Veloso e Lívia Amorim.  

"O objetivo da ação é ajudar pessoas que não sabem declarar Imposto de Renda, além de fazer as declarações mais simples, como uma forma de prestar um serviço social à comunidade, afirma o Professor Joélcio Braga de Sousa, Coordenador dos cursos de Contabilidade, Administração e Sistemas de Informação do Centro Universitário.   

Na hora de declarar
De acordo com a Instrução Normativa (IN) 2065/2022 da Receita federal estão obrigados a declarar, os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis em 2021 acima de R$ 28.559,70 e rendimentos isentos, não tributáveis superiores à R$ 40.00,00. 

Para um melhor atendimento, o contribuinte que for ao UniFacid Wyden precisa estar em posse da seguinte documentação: RG, CPF, comprovante de residência, declaração de Imposto de Renda do ano anterior (2021, ano base 2020), comprovantes e notas fiscais de serviços dedutíveis como recibos de médicos, dentistas, além dos informes de rendimento de bancos, do plano de previdência, do plano de saúde e da empresa onde trabalha. 
Caso haja aquisição de bens como carro e imóveis, por exemplo, é preciso apresentar documentos comprobatórios da aquisição.  

O Centro Universitário fica localizado na Rua Veterinário Bugyja Brito, 1354, no bairro Horto Florestal, em Teresina.   

Saiba como identificar e se proteger do golpe do perfil falso no whatsapp

Fique atento ao golpe do "Perfil Fake" no Whatsapp. 

Fiz uma sequencia de informações para você saber como se proteger ou denunciar. 

No video abaixo, falei um pouco sobre como esse golpe acontece, no quadro Quarta Digital, no Notícia da Manhã, da TV CidadeVerde. 

 

SALVE AS IMAGENS E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS.
Mais informações sobre segurança digital, acesse: https://instagram.com/masavio

Live virtual gratuita quer ajudar jovens a superar desafios no mercado de trabalho

Alunos vão ter acesso aos conteúdos atualizados para desenvolver o autoconhecimento e superar desafios no mercado de trabalho

Estudantes terão a oportunidade, no dia 16 de março, a partir das 18h, de aprender as novidades e atualizações do mercado de trabalho em uma palestra virtual que será realizada pela UniFacid Wyden em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Segundo João Batista, Supervisor de Relacionamento do UniFacid Wyden, a live “Destaque suas Competências e Habilidades” terá como palestrante o supervisor regional do CIEE, Cláudio José, e servirá como base para os estudantes e futuros universitários sobre os diferenciais comportamentais do profissional do futuro.

 “É uma oficina para o jovem saber como funcionam as oportunidades de aprendiz e estágio, que são os primeiros degraus do jovem na carreira profissional. O melhor de tudo isso é ouvir as dicas de um especialista, para que o estudante tenha uma direção coerente e coesa na profissão que sonha executar”, comentou João.

A live é aberta a todos os estudantes do Piauí, de todas as unidades de educação, sendo privada ou pública. Para participar, basta acessar o link https://bit.ly/Wyden-CIEE e preencher o cadastro.

Enem Action firma parceria com plataforma de Profissões on-line

Conexão Futuro permite que estudantes conheçam mais sobre carreiras e o mercado de trabalho

Entre as opções pessoais e necessidades impostas pelo cotidiano, escolher um novo caminho a seguir, seja acadêmico ou profissional, é um momento de suma importância na vida de um jovem. No entanto, segundo a pesquisa Juventudes e a Pandemia, promovida pelo CONJUVE (Conselho Nacional da Juventude do Brasil), a população jovem brasileira está dividida quanto às perspectivas de futuro. De acordo com o relatório, 4 a cada 10 jovens estão inseguros sobre trabalho.

Com o objetivo de auxiliar estudantes do ensino médio de todo o país a entenderem mais detalhes sobre as profissões e instituições de ensino, o Enem Action firmou parceria com uma nova ferramenta on-line, o “Conexão Futuro”. 

A plataforma consiste em uma interface digital interativa disponível 24 horas por dia, permitindo que os usuários acessem diversos conteúdos para sua escolha vocacional de forma totalmente gratuita. 

Segundo Ana Paula de Sousa Gonçalves, Coordenadora Comercial do Enem Action, a plataforma é uma rica oportunidade para que os alunos brasileiros se familiarizem com as inúmeras possibilidades de carreiras, desenvolvam suas habilidades e ampliem suas informações para o momento de uma decisão profissional. 

“Sabemos que há uma pressão muito grande da sociedade e do mercado de trabalho no que diz respeito à escolha dos jovens para o seu futuro. Nosso papel é de direcioná-los para este caminho, considerando também suas afinidades, habilidades e metas”, explica Ana Paula. 

A plataforma oferece vídeos com especialistas apresentando profissões, testes vocacionais, instruções sobre formas de ingresso no ensino superior e bolsas de estudo, bem como conteúdos de revisão para o ENEM, simulados, e-books para estudos e workshops. 

Outros diferenciais do Conexão Futuro é o “Pavilhão de Estandes”, que traz estandes virtuais de diversas instituições de ensino superior como Faci, Facimp, FMF, UniToledo, UniFacid, UniFanor, UniFavip, UniFBV, UniToledo, UniMetrocamp e UniRuy da Wyden, Estácio e Ibmec, além do grupo IDOMED, com informações sobre as graduações e uma agenda especial com programações ao vivo para os cadastrados. 

O Conexão Futuro pode ser acessado gratuitamente por meio do link https://bit.ly/Conexao_Futuro

Posts anteriores