Cidadeverde.com

Tutorial (2) : como publicar seu app na Apple Store - CSR e Distribuição

Continuando nosso conteúdo sobre Certificados, vamos especificar como gerar inicialmente o CSR e o arquivo de distribuição. E depois o famoso certificado .pem.
Como informado anteriormente, você precisa criar um arquivo CSR e um certificado de Distribuição iOS. Com eles você será capaz de usar esses itens para todos os próximos aplicativos que for publicar sob sua conta de desenvolvedor. 

O arquivo CSR:
Deve ser criado a partir da ferramenta "Acesso às Chaves" do seu Mac. Abra apartir de Aplicativos> Utilitários> Acesso às Chaves.

1 - Solicitar Certificado
A partir do menu, selecione "Acesso às Chaves"> "assistente de Certificado"> "Solicitar um certificado de uma autoridade de certificação":



2 - Salvar arquivo CSR
Na janela que se abrir:
- digite o e-mail da conta de desenvolvedor (ou qualquer outro endereço de e-mail, ele não tem qualquer impacto),
- digite o nome da sua conta de desenvolvedor, e selecione "salvar em disco". Guarde este CSR no seu computador, de preferência em uma pasta relacionada com os certificados de sua conta de desenvolvedor.
- feche a janela.


 

3 - Gerar o certificado de Distribuição iOS:

- Acesse sua conta de desenvolvedor em: https://developer.apple.com/membercenter/index.action

- Clique em "Certificados, identificadores e Perfis" (Certificates, Identifiers & Profiles).

- Clique depois em "Produção" e no botão "+" no canto superior direito


 

- Escolha "App Store e Ad Hoc" e clique em "continuar":



- Clique em "Continuar" novamente. Assine o seu certificado de distribuição iOS com o arquivo CSR que você criou antes.

- Clique em continuar e baixe o certificado "ios_distribution" que foi criado.



No próximo tutorial vamos aprendar a a criar os ítens relacionados ao aplicativo que você vai publicar
 

 

Tutorial (1): como publicar seu app na Apple Store - Certificados

TUTORIAL DE PUBLICAÇÃO DE APP NA APPLE STORE
Olá, meu nome é Marcos Sávio e vou compartihar com vocês o "caminho das pedras" de como publicar seu aplicativo na Apple Store.

Para início de conversa vou listar aqui alguns do pré-requisitos para iniciar esta jornada, que parece um pouco complexa, mas considero apenas repleta de detalhes, rs: 

PRÉ-REQUISITOS
1 - Ter uma conta de Developer na Apple - Custa U$ 99,00 anual. Crie sua conta pelo link: https://developer.apple.com.
Sem essa conta você não faz nada. Ou desiste ou pede um amigo pra fazer ou contrata um profissional para publicar. 
2 - Ter um Imac ou Notebook da Apple com Xcode Instalado.
Há a opção de instalar IOS no Wiondows, mas essa é uma outra história. 
3 - Possuir o arquivo complilado para IOS já no ponto de ser enviado.
Ou seja, antes de começar a ler o que vem pela frente, já tenha seu aplicativo feito. O tutorial não vai ensinar a fazer o aplicativo, mas apenas orientar na publicação. 


PRIMEIRO PASSO - OS CERTIFICADOS

Acesse: https://developer.apple.com/membercenter

Em uma publicação para iOS, o desenvolvedor vai precisar de 4 arquivos, sendo um arquivo que irá assinar os certificados exigidos e os próprios 3  certificados que serão utilizados. 

O arquivo que irá assinar os certificados e um dos 3 certificados será utilizado para todos os aplicativos publicados sob uma conta de desenvolvedor, e os dois outros certificados devem ser criados cada vez que você vai publicar um novo aplicativo. Parece complexo? Vamos entender na prática. 

Certificados Coringa
Se você está iniciando, dois arquivos deverão ser criados para a primeira vez que você for publicar com sua conta de desenvolvedor. Depois pode guardá-los para reutilizá-los em outras aplicações. 

O nosso primeiro arquivo coringa é o CertSigningRequest (CSR). O CSR é criado a partir do computador (deve ser um Mac) a partir do acesso de chaves, localizado em > Mac > Aplicativos> Utilitários.

Nosso segundo arquivo coringa é o "Certificado de Distribuição ("ios_distribution"), criado a partir da área de desenvolvedor em https://developer.apple.com 

Você vai usar os certificados CSR e IOS_distribution para todos os aplicativos que você for publicar para Masavio, se houver vários aplicativos para publicar sob esta conta. 

Os certificados da aplicação específica
Os dois outros certificados são os de produção e perfil, respectivamente: "aps_production" e  "IOS Provisionning Profiles"
Você terá sempre que criá-los para cada novo aplicativo

Exemplo de organização de aquivos para uma publicação:
Para o cliente Masavio, a organização dos arquivos seria assim: 

Aplicativos IOS
    • Masavio
        - Certificado CSR
        - Certificado IOS_distribution
    * Meu App
       - Certificados Production e Provisionning Profiles
       - Screenshots


CRIANDO AS TELAS DO APLICATIVO - Screenshots
Você vai precisar de algumas screenshots que serão visualizadas na página de seu app no iTunes.
Você poderá capturar as telas com o Xcode, especialmente com o iOS Simulator que vem com o Xcode.

Abra o projeto Xcode que está na pasta ios_source, em seguida, escolher o alvo, iPhone 4s por exemplo, e clique no botão Play. 


Confira no próximo tutorial como gerar o certifica .pem

E se os aplicativos fossem times de futebol? Veja como seriam as camisas

  • youtube.jpg Fotos: © Graphic Untd
  • whatsapp.jpg Fotos: © Graphic Untd
  • waze.jpg Fotos: © Graphic Untd
  • vine.jpg Fotos: © Graphic Untd
  • twitter.jpg Fotos: © Graphic Untd
  • spotify.jpg Fotos: © Graphic Untd
  • snap.jpg Fotos: © Graphic Untd
  • shazam.jpg Fotos: © Graphic Untd
  • messenger.jpg Fotos: © Graphic Untd
  • insta.jpg Fotos: © Graphic Untd
  • facebook.jpg Fotos: © Graphic Untd

Designers do site Graphic Untd imaginou como seriam as equipes dos principais aplicativos do planeta caso eles fossem realmente um time de futebol. O resultado ficou super interessante, mas não trocaria nenhuma delas pelo manto sagrado do meu rubro-negro. Confira na Galeria

Vestibular na área de Tecnologia. Confira oportunidades.

 
O mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais profissionais na área de Tecnologia. Um bom começo para ingressar nesse mercado é fazer  um curso superior de referência com estrutura de laboratórios modernos e equipe de professores com experiência e titulação.
 
Com uma exigência maior das empresas na hora da contratação, apenas cursos básicos não bastam para obter sucesso na carreira profissional. É necessário sonhar mais alto e investir em conhecimento. A DeVry | FACID oferece vagas no vestibular 2017.1 para os cursos de análise e desenvolvimento de sistemas, gestão da tecnologia da informação, rede de computadores e sistemas de informação. Inscrições pelo site www.facid.edu.br até o dia 18 de outubro. 

Teresina vai ganhar loja oficial da Apple


Modelo padrão de loja Apple que chegará em dezembro a Teresina


Teresina vai ganhar em dezembro deste ano uma das primeiras lojas oficiais Apple no Nordeste. “Será um ponto turístico em Teresina”, afirma o gerente de uma grande loja de informática responsável pela vinda da Apple ao Piauí.

Inicialmente, serão instaladas duas lojas no Nordeste, uma em Fortaleza e outra em Teresina, sendo que a da capital piauiense será maior e servirá como modelo para as demais a serem abertas na Região.

Conhecida como APR (Apple Premium Reseller) a loja oficial da Apple em Teresina vai trabalhar com a linha completa de produtos, de acessórios aos lançamentos de última geração de smartphones e computadores. Outra boa novidade é que a loja vai oferecer assistência técnica local. Pelo menos 40 empregos diretos serão gerados com a chegada da Apple a Teresina.

A empresa de Cupertino fez pesquisa de mercado e, segundo assessoria, chega ao Piauí para pegar uma demanda reprimida do mercado de fãs pela marca da maça. 

Novas regras para o Black Friday Legal

A campanha Black Friday Legal, lançada pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), passará por mudanças este ano e terá novas regras e benefícios. O objetivo é dar credibilidade à Black Friday e às lojas participantes e contribuir para a criação de um ambiente de confiança no comércio eletrônico durante a duração da promoção.  

Nova regra
Para ter acesso ao selo BFL 2016, a loja virtual também terá que ser associada ao Movimento e-MPE, programa criado para reduzir a mortalidade dos pequenos negócios do comércio eletrônico, por meio da difusão de conhecimento estratégico sobre o setor e da promoção de benefícios. Entre eles o direito a usar o selo Clique e-Valide e acesso ao Kit de Competitividade Digital, com ofertas de produtos e serviços a custos acessíveis. Também podem participar do Detonaweb, promoção realizada pela entidade no primeiro semestre de cada ano.

Os demais requisitos permanecem os mesmos. A loja tem que inscrever-se no site da campanha (http://blackfridaylegal2016.com.br), aceitar o Termo e Condição de Uso do Black Friday Legal e passar na análise cadastral que a equipe da camara-e.net faz. Essa análise avalia, entre outros itens, a situação da empresa junto à Receita Federal e o cumprimento do Decreto do Comércio Eletrônico, que estabelece que o site deve informar, em local visível, CNPJ, razão social e formas de contato físico e eletrônico (endereço completo e meios de contato, como telefone, e-mail, chat ou SAC).

 

Publicidade

 

ANAC recomenda não usar Galaxy Note 7 em voos no Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) seguiu os EUA e outros países e emitiu nesta semana uma recomendação oficial para que os passageiros não usem nem recarreguem o Samsung Galaxy Note 7 em voos no Brasil. A medida acontece após diversos casos de superaquecimento de bateria do aparelho pelo mundo, incluindo relatos de incêndios e explosões.

Assim como nos EUA, a Anac pede ainda que os passageiros não transportem o Galaxy Note em suas bagagens despachadas, apenas nas bagagens de mão e sempre desligado.

Ainda não disponível oficialmente no Brasil, o Galaxy Note 7 teve seu lançamento adiado por aqui após o problema com a bateria, que causou recall do smartphone nos EUA e Canadá, entre outros locais. Antes previsto para chegar ao mercado brasileiro em setembro, o smartphone top de linha ainda não tem uma nova data de lançamento por aqui.

O novo Bluetooth

Uma nova versão da especificação do Bluetooth chegará em breve aos aparelhos, dando aos usuários uma conectividade mais rápida entre aparelhos com distâncias maiores.

Chamada de Bluetooth 5, a nova versão representa um grande upgrade em relação ao Bluetooth 4.2, a especificação atual. Em uma linha clara de visão, o alcance do Bluetooth 5 pode chegar a até 400 metros, segundo uma pesquisa publicada pelos analistas do The Linley Group. Isso significa que será possível conectar o celular a um alto-falante Bluetooth que talvez nem esteja visível.

Projeto de aplicativo para pólo de saúde vence concurso nacional

O projeto social "Teresina + Saúde", foi o vencedor da grande final nacional do "DVB Legacy", desafio promovido pela DeVry Brasil que estimula o conhecimento a partir da criação de projetos nas áreas ambientais, urbanísticas e sociais. A final aconteceu dia 14 de setembro, em São Paulo, e contou com a presença de jurados ilustres, dentre eles, o Presidente do Google Brasil, Fábio Coelho e o Presidente da DeVry Brasil, Carlos Alberto Degas.

Baseado na construção de um aplicativo para o pólo de saúde de Teresina, o projeto foi elaborado por alunos da DeVry | FACID (Piauí) sob a supervisão do Professor Dr. Maurício Barbosa Salviano. O grupo piauiense, formado pelos alunos Adriana Passos, Daniel Nascimento e Jordana Lustosa, dos cursos de Fisioterapia e Farmácia, recebeu o prêmio de R$ 10.000 para implementar o projeto e mais uma viagem ao Rio de Janeiro. 

O Aplicativo
O “Teresina + Saúde” tem como proposta a criação de um aplicativo para os usuários dos serviços de saúde em Teresina. A plataforma quer disponibilizar o mapa da saúde, com a localização de todos os centros de atendimento, unidades básicas, farmácias, hospitais, clínicas e ainda informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) incluindo os direitos e deveres tanto dos profissionais como dos usuários. O aplicativo também se propõe a facilitar a prática de exercícios físicos, dar dicas de alimentação saudável e calcular o índice de massa corporal (IMC), além de ensinamentos básicos de primeiros socorros, entre outros serviços. 
 

Projeto sobre pólo de saúde será avaliado em final de concurso por presidente do Google

 A proposta do aplicativo "Teresina + Saúde", vencedora da edição local e regional do "DVB Legacy", está na grande final do desafio promovido pela DeVry Brasil que estimula o conhecimento a partir da criação de projetos nas áreas ambientais, urbanísticas e sociais. A final acontece no próximo dia 14 de setembro, em São Paulo, e contará com a presença de jurados ilustres, dentre eles, o Presidente do Google Brasil, Fábio Coelho e o Presidente da DeVry Brasil, Carlos Alberto Degas.

Competirão entre si na grande final os projetos premiados na seletiva da DeVry | FACID (Piauí) e  DeVry | FBV (Pernambuco), "Teresina + Saúde" e "Champions for the Future", respectivamente. O grupo vencedor poderá ter seu projeto implementado pela DeVry | Brasil e ganhará uma viagem ao Rio de Janeiro.

No DVB Legacy os projetos tiveram como ponto de partida responder a seguinte pergunta: Qual legado você quer deixar para sua cidade? A equipe vencedora no Piauí, formada pelos acadêmicos Adriana Passos, Daniel Nascimento e Jordana Lustosa, dos cursos de Fisioterapia e Farmácia da DeVry | FACID, concorreu com outros nove projetos inovadores que sugeriram a construção de uma Teresina cada vez melhor. “É uma iniciativa incrível, pois proporciona que seus jovens alunos contribuam para melhorar as condições da nossa cidade com idéias inovadoras”, afirma Jordana Lustosa, integrante do grupo  “Teresina + Saúde”.

O Projeto

Jovens talentos piauienses estão na grande final nacional em São Paulo com projeto de aplicativo sobre Pólo de Saúde

O “Teresina + Saúde” tem como proposta a criação de um aplicativo para os usuários dos serviços de saúde em Teresina. A plataforma disponibilizaria o mapa da saúde, com a localização de todos os centros de atendimento, unidades básicas, farmácias, hospitais, clínicas e ainda informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) incluindo os direitos e deveres tanto dos profissionais como dos usuários. O aplicativo também se propõe a facilitar a prática de exercícios físicos, dar dicas de alimentação saudável e calcular o índice de massa corporal (IMC), além de ensinamentos básicos de primeiros socorros, entre outros serviços. 

“O objetivo do aplicativo é facilitar o acesso da população à saúde, visto que a cidade tem um amplo e complexo polo que atende a milhares de pessoas, inclusive de outros Estados, que na maioria das vezes,  têm dificuldades no acesso a esses centros de saúde, seja pela localização das clínicas ou falta de informações básicas em relação ao SUS”, comentou Daniel Nascimento, integrante do grupo vencedor do DVB Legacy.

Segundo a Diretora Geral da DeVry | FACID, ProfªJoseci Vale, "o maior legado que um ser humano pode deixar para o mundo é a transformação por meio da atitude" e destacou que todos os projetos, não apenas o vencedor, mostraram atitude para mudanças por um mundo melhor. 

Posts anteriores