Cidadeverde.com

Jaicós: Idosos deixam de comprar medicamentos para comprar água

Imprimir
Moradores dos bairros Nova Olinda e Armínio José de Sousa em Jaicós denunciam que a falta de água nas residências têm causado inúmeros problemas aos moradores, que mesmo sem dispor de água nas torneiras, ainda são obrigados a pagar a conta da Agespisa mensalmente.

Há cerca de um ano, desde que o Açude Tiririca, maior reservatório responsável pelo abastecimento de água em toda a cidade, secou, e a maior parte da população jaicoense passou a ser abastecida por poços tubulares perfurados pela empresa, o problema se agravou ainda mais. 


"Não são só estes bairros, cerca de 70% da população passa por este problema. Os poços perfurados já não tem mais água pois a demanda era muito grande", disse Otávio Veloso. 

Um  único chafariz era o responsável pelo abastecimento na cidade, mas o bomba do poço quebrou, nesta quinta-feira (08) e as torneiras estão novamente sem água. Com o problema, as pessoas são obrigadas também a comprar água.

"Estão vendendo uma carrada de água, o que corresponde a mil litros, a R$ 20. E quem não pode comprar como fica diante da situação?", questiona Veloso. 

A falta d'água também acarreta em problemas sociais graves. Segundo a Conselheira Tutelar Sirlene Lopes, os idosos e as crianças são os que mais sofrem com a situação. “Quando vem a água são necessárias horas na fila para conseguir levar um pouco para casa. Muitos idosos estão deixando de comprar seus medicamentos para comprar água e as crianças estão deixando de frequentar a escola”, disse.

Em nota, a Agespisa informou que a companhia está programando a perfuração de dois novos poços, cujo trabalho deve iniciar na próxima semana. De acordo com a empresa, o município está sendo abastecido, atualmente, por sete poços., no entanto, uma das maiores dificuldades tem sido os baixos índices pluviométricos da região. A Agespisa também informou que com o aumento da demanda do consumo, em alguns bairros mais distantes da cidade como o Nova Olinda, Armínio José de Sousa e Matadouro estão faltando água.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais