Cidadeverde.com

Agespisa: Governo decreta 180 dias de Estado de Emergência em The

Imprimir
O governador Wilson Martins (PSB) assinou o prometido decreto de emergência no município de Teresina (PI), em função dos problemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O ato foi publicado no Diário Oficial da última segunda-feira (9). 

Ccom/PI
Governador decretou 180 dias de emergência na capital

O decreto menciona "as diversas e corriqueiras situações de desabastecimento de água em todas as regiões de Tersina, tanto na zona sul (Portal da Alegria, Angelim), quanto na zona norte e leste (grande Santa Maria da Codipi, Vale quem Tem, Vale do Gavião)". 

O prazo do decreto de emergência é de 180 dias e vale para toda a extensão da capital. 

Na posse do novo presidente da Agespisa, José Augusto Nunes, na última quinta-feira, o governador Wilson Martins já havia confirmado o decreto de emergência, anunciado uma semana antes pelo novo gestor em entrevista na TV Cidade Verde.

Com o decreto, o Estado pretende agilizar a obtenção de recursos para uma nova adutora na estação de tratamento do Distrito Industrial (zona Sul) e a construção de uma nova estação na Santa Maria da Codipi (zona Norte). 

O problema
O abastecimento de água e esgotamento sanitário de Teresina são de responsabilidades da Agespisa. Em entrevista para a Revista Cidade Verde no mês de abril, o prefeito da capital, Firmino Filho, deu prazo até o fim do ano para que a empresa demonstrasse que teria como resolver o problema. 

O Governo apresentou proposta de subdelegar parte dos serviços para a iniciativa privada, enquanto a Prefeitura respondeu com a proposta de dividir com a Agespisa a responsabilidade pelo serviço. O Município já prevê concurso para ampliar o quadro de funcionários da agência reguladora do setor, a Arsete, no ano que vem. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais