Cidadeverde.com

Portador de deficiência terá acessibilidade para votar neste domingo

Imprimir

Os eleitores que possuem algum tipo de deficiência poderão exercer o direito do voto plenamente no pleito deste ano. O Tribunal Regional Eleitoral segue o planejamento iniciado em 2008 de melhorias nas condições de acessibilidade.

O plano estratégico fez um trabalho de geo referenciamento para mapear os locais de votação que não possuem adaptações físicas nos prédios. 

Além disso, as urnas serão adaptadas para que as pessoas que têm problemas de visão possam votar. Segundo Silvani Maia, diretora geral do Tribunal Regional Eleitoral, o texto em braile e um fone de ouvido acoplado à urna permitirão que o eleitor confirmem se o voto foi para o candidato desejado. 

A página do Tribunal possui uma adaptação para que as pessoas com deficiência visual que possuem software no computador possam ter acesso ao conteúdo do site. 

Na sede do Tribunal Regional Eleitoral está disponibilizado um sintetizador de voz e um scaner para os usuários da biblioteca. 

"Desde 2010 passamos a adotar as medidas necessárias para adaptar os locais de votação. Hoje temos uma realidade bem melhor do que a última eleição", disse Silvani Maia.

Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais