Cidadeverde.com

Facebook Brasil agora permite que usuário defina livremente seu gênero

Desde o último dia 2 de março, usuários do Facebook do Brasil podem contar com a ferramenta “Custom Gender”, que permite que pessoas escolham livremente com qual gênero elas querem ser identificadas na rede social. Também é possível definir quem poderá visualizar a opção escolhida, que pode ser classificada como pública, privada ou personalizada para amigos ou grupos de amigos específicos, por exemplo.

No País, grupos que representam cidadãos LGBT, o cartunista Laerte Coutinho, o deputado federal Jean Wyllys e a professora Berenice Bento ajudaram no desenvolvimento da funcionalidade brasileira. Além do Feminino e Masculino, a ferramenta ainda conta com 15 sugestões iniciais de gênero.

Junto com o lançamento da nova solução, as pessoas também podem definir com qual pronome preferem ser denominadas: feminino, masculino ou neutro, para os casos em que o Facebook avisa “2 pessoas curtiram a foto que em você foi marcada” ou “Deseje-lhe feliz aniversário!”. Dessa maneira, o pronome preferido é público.

“Lançamos hoje o Custom Gender, mas ela permanece em um trabalho em construção contínuo. Nosso principal objetivo é dar às pessoas uma maneira de se expressarem de forma autêntica, assim, nossa intenção é que não seja algo estático, mas que acompanhe as mudanças e as necessidades da nossa comunidade”, explica Bruno Magrani, líder de políticas públicas do Facebook Brasil.

A ferramenta já está disponível nos Estados Unidos desde o início de 2014. Reino Unido, Canadá, Austrália, França, Espanha, Itália, Alemanha, Dinamarca e Argentina também contam com a nova solução.

Confira a lista de 17 sugestões iniciais de gênero no Brasil:

Cross gender,
Feminino
FtM
Homem (trans)
Homem transexual
Masculino
MtF
Mulher (trans)
Mulher transexual
Neutro
Pessoa trans
Pessoa transexual
Sem gênero
Trans homem
Trans mulher
Transgênero
Travesti

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: