Cidadeverde.com

Reforma administrativa: Extinção do Iapep é discutida com servidores

Imprimir

A criação do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Estado do Piauí e da Superintendência de Previdência do Estado, propostos no projeto de reforma administrativa do Governo do Estado, foi debatida durante uma reunião dos servidores do Instituto de Assistência e Previdência do Estado com o diretor-geral do órgão, Marcos Steiner Mesquita.

                   Foto: Paulo Pincel

Entre os questionamentos levantados estão a situação dos servidores com a desvinculação da saúde da previdência, a garantia dos direitos e vantagens para os que vão continuar no Iaspi e para os que vão atuar na Superintendência de Previdência após a aprovação da reforma. Na reunião foi sugerida a inserção de mecanismos de segurança para fiscalização e controle de gestão nos dois órgãos.

Entre as reivindicações estão a criação do Plano de Cargos, Carreira e Salários do Iapep e o reajuste imediato do valor do ticket alimentação, que estaria defasado e sem nenhum aumento há anos.

“Precisamos ter a garantia de que os direitos dos servidores serão mantidos, seja no Iaspi ou na Superintendência. Queremos que a reforma inclua o nosso plano de cargos, para reparar uma injustiça. O servidor do Iapep sempre foi esquecido, perdeu a capacidade de se indignar. O momento é esse. Precisamos fazer com que a criação do nosso plano de cargos e salários seja incluída na votação dessa reforma”, defendeu Espírito Santo, servidora do Iapep.

As reivindicações apresentadas pelos servidores serão levadas aos deputados estaduais, durante audiência pública, nesta quarta-feira (15), às 9h, na Comissão de Administração Pública e Política Social da Assembleia Legislativa.

Se aprovada reforma haverá a extinção do Iapep, que passa a se chamar Iaspi, responsável somente pela assistência à saúde do servidor, gerindo o Iapep-Saúde e o Plamta, e da criação da Superintendência de Previdência do Estado, que ficará encarregada da outra parte, relacionada às aposentadorias e pensões, inclusive com a missão de capitalizar o Fundo de Previdência.

 

Da Redação 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais