Cidadeverde.com

Inácio Carvalho critica a falta de incentivo à produção agrícola em Teresina

Imprimir

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 83% da área que compreende a cidade de Teresina é composta pela zona rural. No entanto, quase 100% dos produtos agrícolas comercializados pela Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi) são oriundos de outros estados, contribuindo para o aumento do valor das frutas e verduras consumidas pela população na capital.

Durante visita à Ceapi, o vereador Inácio Carvalho (PP) conversou com os feirantes do local, os quais alegaram que, praticamente, todos os produtos vendidos são importados para Teresina. “Do cheiro verde à melancia, tudo que é vendido na antiga Ceasa vem de fora. Gostaria de entender esse fato, tendo em vista que a maior parte da cidade é composta pela zona rural, com terras férteis e aptas para o plantio”, ressalta.

Segundo o levantamento feito pelo vereador, produtos como coco, cebola, uva e manga são oriundos da Bahia; o abacaxi vem do Maranhão e do Rio Grande do Norte; a laranja vem de Sergipe e do Pará; o abacate vem de São Paulo; enquanto o cheiro verde e o mamão vêm do Ceará.

De acordo com Antonio Santos, vendedor de melancias na Ceapi, além das frutas e verduras virem de outros estados, os preços dos produtos ficam ainda mais caros a depender da safra. “Aqui não se produz nada. O jeito é esperar pela chegada dos fretes para reabastecer o estoque”, relata.  

Audiência Pública
Diante da baixa produtividade agrícola na cidade de Teresina, o vereador Inácio Carvalho propôs, na sessão desta terça-feira (28), a realização de audiência pública para discutir os entraves no processo produtivo, bem como buscar soluções para incentivar a produção local, em especial entre as famílias. Para tanto, serão convidados representantes de órgãos como a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Empraba, Incra, entre outros. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais