Cidadeverde.com

Fábio Abreu participa de encontro na OAB sobre o Dia de Luta contra a Tortura

Imprimir

O secretário estadual de segurança pública, Fábio Abreu, esteve presente na sede da OAB Piauí na tarde desta sexta-feira (26), em um encontro que discutiu as torturas no sistema prisional e de segurança. O evento marcou na entidade o Dia Internacional de Luta contra a Tortura. 

Segundo Fábio Abreu, as denúncias de tortura envolvendo policiais civis e militares no Piauí são poucas e normalmente não se confirmam. "É uma preocupação nossa que as denúncias sejam apuradas sempre que chegam à Corregedoria. Contudo, às vezes o que se considera excesso é apenas parte do procedimento padrão de segurança adotado pelos policiais", declarou. 

A vice-presidente da OAB Piauí, Eduarda Miranda, comenta que várias denúncias chegam à Ordem, mas a maioria dos denunciantes tem medo de dar prosseguimento ao caso. Ela conta que o crime de tortura ainda é difícil de ser investigado. 

"Nós recebemos, somente em fevereiro, denúncias de 23 famílias de presos do sistema carcerário piauiense. Essas pessoas fizeram denúncias de vários tipos de tortura, técnicas que não deixam marcas. Contudo, quando tentamos dar início aos processos, as pessoas sumiam. Acreditamos que haja muito medo, já que seus familiares estão dentro do sistema", explicou. 

Durante o encontro, convocado pela Comissão de Defesa de Direitos Humanos, foi exibido o documentário "Sem Pena", que mostra a realidade de pessoas que passaram por tortura antes da prisão, durante e após a saída do sistema prisional.

Maria Romero (flash)
Fábio Lima (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais