Cidadeverde.com

Vôlei de praia: Multicampeão Emanuel anuncia aposentadoria aos 42 anos

Imprimir

Multicampeão do vôlei de praia, Emanuel, que conquistou quase todos os títulos possíveis nas areias por onde jogou. Medalha de ouro, em Atenas, ao lado de Ricardo, Emanuel vai se aposentar e sua despedida das quadras será no Grande Slam do Rio de Janeiro, que acontecerá na próxima semana.

Aos 42 anos de idade, o atleta agora irá desempenhar novas funções no vôlei, como ser a voz dos atletas junto à presidência da comissão de atletas do Comitê Olímpico do Brasil e também da comissão nacional de atletas do Ministério dos Esportes.

Conhecido como 'Rei' do vôlei de praia, Emanuel anunciou que sua despedida será no Grand Slam do Rio de Janeiro, que acontece na próxima semana.

- Chegou a hora de dizer: "agora, eu não jogo mais". A decisão está tomada. Os momentos passam em nossa cabeça. As areias sempre foram o meu lugar de conforto - disse o jogador Emanuel, em entrevista exclusiva ao Jornal Nacional. 

Ricardo, o atual parceiro, prevê dias muito especiais durante a etapa carioca do Circuito Mundial. E uma série de reverências àquele com quem formou dupla por 10 anos no total. 

Parceiro de Emanuel por 10 anos, Ricardo espera que o Grand Slam seja especial para o parceiro. E uma série de homenagens para seu companheiro de quadra. 

- Tem que ser. Ele é o maior vencedor de todos. É o nosso herói no vôlei praia. Ele merece todas as homenagens possíveis. Acho que isso é o mínimo que nós atletas, a Confederação (Brasileira de Voleibol), a torcida pode fazer pelo maior atleta de todos os tempos 

Ricardo falou também, que o vôlei de praia irá sentir muita falta do amigo, que é com certeza um dos maiores da história do esporte. 

- Receber uma notícia como essa é muito marcante. Principalmente de uma pessoa muito especial para minha carreira, como amigo, companheiro, parceiro. É aquele atleta que tem que ser copiado pela determinação, pelo profissionalismo, pela dedicação. Vai ser um momento especial para todos, e espero que muitos que estejam surgindo nessa nova safra possam tê-lo como referência - completou, emocionado.

Emanuel esteve em todas as edições dos Jogos Olímpicos que contaram com o vôlei de praia, conquistando três medalhas - ouro, prata e bronze. Em Atenas, o auge. Com Ricardo, Emanuel conseguiu a única medalha de ouro da história do vôlei de praia masculino na competição até aqui. 

Visando as Olimpíadas no Rio, Emanuel e Ricardo reataram a parceria que ganhou o ouro em 2004, momento que seria perfeito para uma despedida. Mas a dupla ficou de fora e não conseguiu se classificar. As vagas ficaram com Pedro Solberg/Evandro e Alison/Bruno Schmidt. 

- É muito duro ficar fora das Olimpíadas no nosso país, principalmente, pela história que construi. Mas confesso que lutei, lutei bastante - comentou Emanuel. 

- Você conseguir passar para alguém tudo aquilo que passou na sua cabeça durante 20 anos e saber que aquela pessoa consegue fazer igual. Então, é uma satisfação ver a extensão do Emanuel em outras pessoas - disse Emanuel sobre encerrar a carreira jogando ao lado de Ricardo. 

 

Fonte: Terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais