Cidadeverde.com

Hemopi decide: gay não pode doar sangue no PI

Imprimir

O Hemopi continuará a não receber doação de homens declarados homossexuais. A diretora do órgão, Neuma Café, afirma que órgão não recebe sangue de homossexuais porque segue normas internacionais e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Para ela, não há nenhum tipo de discriminação.

“É preciso deixar claro que os HSH (homens que fazem sexo com homens) declarados não podem doar porque durante este tipo de relação sexual a contaminação é muito grande”, descreve. Segundo Café, isso não seria preconceito, mas um cuidado especial sobretudo para com os pacientes que receberam o sangue doado.
 

Neuma café não há modificação no cadastro, são normas da anvisa, não vê como um preconceito perguntar a sexualidade. “Talvez a gente tenha que melhorar a forma de abordagem, mas não vejo como preconceito, até porque nós temos que pensar na ponta da fila que é o receptor”.

Já as mulheres homossexuais passam pelo mesmo procedimento das pessoas heterossexuais. Ao chegar no Hemopi, o doador faz um cadastro, pesagem, tem sua pressão e temperatura medidas e seu sangue é analisado pela primeira vez para detectar anemia. Se tudo estiver normal, em seguida ele passa pelo questionário que virou alvo de rixa entre grupos homossexuais e os hemocentros do país. “Nele são perguntadas, entre outras coisas, quantos parceiros a pessoa teve, se teve doença sexualmente transmissível. Se a pessoa fez sexo sem camisinha ela também pode não doar”, descreve a diretora do Hemopi. Depois disto, o doador fica sozinho onde deve assinar um termo onde é perguntado se ele acha seu sangue seguro. Depois, o sangue é colhido e é submetido a uma série de exames, dentre eles para detectar hepatite, sífilis, chagas e HIV.

“O Hemopi não tem o poder de legislar sobre a doação de sangue. Apenas seguimos as determinações da Anvisa que são de normas internacionais. O que podemos fazer é melhorar a forma de abordagem”, diz Neuma Café.
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: