Cidadeverde.com

Fábio Sérvio propõe reduzir secretarias na prefeitura e rever transporte público

Imprimir

O candidato do PROS a prefeito de Teresina, Fábio Sérvio, afirmou nesta quarta-feira (30) que o atual sistema de transporte público da capital, chamado de Inthegra, foi um equívoco. Segundo ele, durante sabatina na TV Cidade Verde, o formato precisa ser revisto e, para isso, serão necessárias intervenções de grande porte na cidade.

"Esse plano diretor de transporte coletivo que foi feito de 2014 pra cá foi um equívoco. Foi feito às pressas. Quiseram fazer às pressas, já que a população começou a cobrar muito. Foi baseado em um projeto de Curitiba de 40 anos antes, executado pelo prefeito Jaime Lerner, que se baseia no BRT. A ideia funcionou em Curitiba, só que aqui é remendo. Aqui as vias públicas foram imprensadas e você direcionou os ônibus para linhas troncais e intertroncais. Então, os ônibus ficam esperando para colocar as pessoas dentro. O empresário não vai falir. Precisamos rever esse conceito e procurar financiamentos para grandes intervenções urbanas em Teresina e colocar uma política de incentivo", afirmou o candidato.

Sérvio também criticou a administração municipal e anunciou que, se eleito, vai reduzir a máquina pública.
 
"Vamos enxugar a máquina com redução no número de secretarias e acabar com apadrinhamento interno. Você tem gente que começou na prefeitura com 25 anos indicado em cargo comissionado e está até hoje lá.  A população precisa entender que, por trás de uma falsa realidade, existe a verdadeira realidade da política de Teresina. A verdadeira realidade é manter a população mais carente dependendo da indicação da consulta médica. Esse é o esquema que está montado e quebrar isso é muito difícil", declarou.

Foto: Roberta Aline

O candidato defendeu ao que ele denominou de "nova política" e ressaltou que político não é celebridade. "Precisamos ouvir a sociedade. As soluções não estão apenas na gente, principalmente na iniciativa privada e nas instituições. Aqui o empresário não é ouvido. O político tradicional se fecha em si e num pequeno grupo", afirmou.

Emprego

"Queremos estabelecer um diálogo com quem estuda os mercados: Sebrae e Federação das Indústrias. Pega a Lei de Diretrizes Orçamentárias da prefeitura e a lei de orçamento anual. O que foi feito nos últimos anos? Não teve investimento nenhum em promoção industrial. Foram investidos apenas R$ 3 mil em 2018 para promoção industrial. Na agricultura foram 501 reais. Um prefeito desses quer gerar emprego?" 

Incentivo Fiscal

Fábio Sérvio disse ainda que vai rever a política de incentivo fiscal da capital para atrair postos de trabalho. "Temos que rever as políticas de incentivo da prefeitura de Teresina urgentemente. Chamar para o diálogo, rever a questão tributária, rever a forma como a prefeitura trata o empreendedor. Se a prefeitura fosse uma engrenagem, ela estaria enferrujada e travando", destacou.

A sabatina da TV Cidade Verde será realizada com todos os 13 candidatos e segue diariamente no Jornal do Piauí, na TV Cidade Verde, e ainda pela Rádio Cidade Verde, na frequência 93,5, ou pelo CVPlay. Nesta terça-feira (22), a entrevistada será a candidata Lourdes Melo, do PCO.

Participam da sabatina os jornalistas Joelson Giordani, apresentador do Jornal do Piauí e diretor de jornalismo da TV; Elivaldo Barbosa, colunista político que assina a coluna "Tempo Real"; Nadja Rodrigues, apresentadora da TV Cidade Verde; Yala Sena, editora-chefe do Cidadeverde.com e Lídia Brito, repórter e colunista política do portal. 

Assista a todas as sabatinas

Hérlon Moraes
[email protected]

  • gov-16.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • gov-23.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • gov-22.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • gov-21.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • gov-20.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • gov-19.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • gov-18.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • gov-17.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • gov-15.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • gov-14.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • gov-13.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais