Cidadeverde.com

Piauí terá seis atletas do badminton no Pan e Parapan-Americanos no Chile

Imprimir

Foto: Gaspar Nóbrega/COB

 

Por Pâmella Maranhão 

A convocação oficial pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBD) dos atletas que irão representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, aconteceu na última sexta-feira (29). Como era de se esperar, os piauienses dominaram a lista e entre os oito convocados, cinco são do estado – Fabrício Farias, Sâmia Lima, Sânia Lima, Jaqueline Lima e Juliana Viana. No Parapan, a lista brasileira tem a piauiense Auricelia Nunes totalizando seis representantes do estado. 

Os piauienses, estarão presentes no Pan-Americano na categoria individual feminino, com Juliana Viana, atual 60ª do ranking mundial e Sâmia Lima, na posição 176 do ranking mundial. Na categoria duplas masculinas teremos Davi Silva ao lado do piauiense Fabrício Farias, 81º parceria do ranking internacional. Nas duplas femininas, o Brasil terá duas parcerias. As duas 100% piauienses com - Jaqueline Lima e Sâmia Lima, 49ª dupla mundial, Sânia Lima e Juliana Viana, 61ª do mundo. 

Nas duplas mistas, aparecem Fabrício Farias e Jaqueline Lima, 52ª do ranking e Davi Silva e Sâmia Lima, estão em 54º do ranking mundial. Na categoria individual masculino, o brasil será representando por Ygor Coelho (45º) e Jonathan Santos (60º), ambos paulistas. 

Foto: Divulgação redes sociais

Parte dos brasileiros convocados na Expo Cob

Todos os atletas brigam diretamente também por vagas nos Jogos Olímpicos e a convocação para o Pan comado a um possível pódio dará pontos cruciais nessa corrida olímpica em que atualmente apenas Juliana Viana está ranqueada. 

Os Jogos-Pan Americanos acontecem entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, em Santiago, no Chile. Além do badminton, o Piauí terá representante no atletismo, com a velocista Letícia Lima que irá disputar os revezamentos junto a seleção

Superar os pódios do Pan-Americano 2019 

No Pan-Americano do Peru, realizado no ano de 2019 o Brasil voltou com ao total cinco medalhas. Os irmãos piauienses, Fabrício e Francielton Farias ganharam o bronze nas duplas masculinas. Fabrício Farias e Jaqueline Lima também levaram o bronze nas duplas mistas. Nas duas duplas femininas levaram o bronze Jaqueline Lima com Sâmia Lima. Além dos piauienses teve bronze para Tamires Santos ao lado de Fabiana Silva; Ouro na simples masculina para Ygor Coelho. 

 

Parapan-Americano 

 

Foto: Divulgação redes sociais

Auricelia Nunes

Nascida em Caxias, no Maranhão, mas criada na capital Teresina, Auricelia Nunes está na lista final da seleção brasileira de parabadminton. A atleta nos últimos anos treina no estado do Pará. Onde recebe suporte público e nos últimos tem figurado sempre nas convocações da seleção, que será a primeira disputa de Auricelia em um Parapan-Americano. A atleta briga para estar nos Jogos Olímpicos de Paris-24 e um possível pódio no Pan aproxima de uma convocação para os Jogos. 

“Eu estou muito feliz com essa convocação. Agora é seguir treinando, ter foco no que eu quero e seguir correndo atrás desse sonho”, narrou Auricelia Nunes, atleta da seleção. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais