Cidadeverde.com

Enem: Nutricionistas falam sobre o que comer antes e durante a prova

Imprimir

Foto: Freepik

Por Bárbara Rodrigues

Para quem vai fazer a prova do Enem no próximo domingo (5), a alimentação é um ponto importante que o candidato deve ficar atento para evitar problemas durante a aplicação. A abertura dos portões ocorre às 12h e fecha às 13h, então os candidatos devem almoçar antes da prova, e como a aplicação vai até 18h30, muitos também lancham durante a prova.

O nutricionista André Teles afirmou ao Cidadeverde.com que é importante evitar alimentos que não se tem o hábito de comer, principalmente os gordurosos, para não se ter um problema gastrointestinal durante a prova.

“O interessante é que o aluno evite alimentos que ele não tenha o hábito de comer, ou seja, comer algo diferente da rotina dele pode trazer algum prejuízo, especialmente no sentido gastrointestinal. Não é legal inventar nenhuma moda no dia da prova para que a gente não tenha nenhum risco ou perigo de, por exemplo, ter uma dor de barriga, uma diarreia, um desconforto e isso certamente acabar tirando a concentração desse aluno. Essa seria a principal recomendação para o dia da prova e até mesmo para o dia anterior. E aí junto disso, evitar também alimentos muito gordurosos ou fritos. Então tudo que é muito gorduroso ou muito frito tende a deixar esse estômago mais pesado. Tende a gerar um desconforto intestinal”, afirmou.

Veja também:

 

Para o almoço antes da prova, a aposta deve ser nos carboidratos.

“Os alimentos mais interessantes a serem consumidos no dia da prova são os alimentos fontes de carboidratos saudáveis que já façam parte do hábito do aluno. Então os melhores exemplos aqui seriam frutas em maior quantidade, essas são de longe a melhor possibilidade, além dos alimentos convencionais, como o arroz, feijão, macarrão. Então essas combinações já convencionais, já regionais da nossa cultura e da nossa região, são ótimas alternativas. Só evitar associar alimentos muito fritos ou gordurosos. Vale lembrar, você não precisa comer pouco para depois ficar com fome ou se sentir desconfortável durante a prova, mas também não é interessante comer demais para ficar muito cheio, porque isso também pode atrapalhar. O ideal é encontrar aquela quantidade que você fique realmente confortável”, declarou André Teles.

Foto: Arquivo Pessoal

A nutricionista Geórgia Alencar também apontou que alimentos pesados devem ser evitados até mesmo um dia antes da prova, e que não se deve comer o que não faz parte da sua rotina.

“Deve-se evitar esses alimentos mais pesados. Por exemplo, comer feijoada, cozidão, esses alimentos que têm mais gordura, porque você fica mais pesado para o dia da prova. Você pode ter dor de barriga também. Então, por exemplo, também, no dia anterior, se for jantar uma pizza, um hambúrguer, que eu não sei a procedência, tem muito queijo, muita mistura, isso acaba comprometendo o seu intestino e pode dar dor de barriga no outro dia. Então, é bom evitar. Se você costuma jantar um cuscuz com ovo ou uma tapioca com frango. Não mude, porque toda mudança de rotina acarreta em alguma alteração do organismo. Então é muito mais provável que você tenha uma infecção alimentar, uma diarreia, quando você muda a rotina. Se você costuma jantar a mesma comida do almoço, continua. Então, mantém ali a rotina, faz tudo direitinho, que as coisas andam como deveriam”, alertou Geórgia.

Qual alimento levar para a prova?

Nesse primeiro dia do Enem, serão 5h prova, e muitos candidatos gostam de levar algum lanche, então escolher o alimento certo também é importante para garantir a energia certa.

Lanches menores são as melhores opções, especialmente lanches à base de carboidratos saudáveis. Isso porque a gente sabe que carboidrato ajuda na capacidade cognitiva, faz com que você mantenha a concentração na prova. Ótimas opções seriam lanches à base de frutas, pode levar inclusive mais de uma fruta ou uma salada de fruta seria excelente. Um sanduíche natural à base de frango desfiado ou requeijão light também é uma ótima opção. Para quem gosta, as barrinhas de cereais podem ser alternativas e talvez até um chocolate, um chocolate que você já consuma sem exagerar na quantidade, algo em torno de 20, 30 gramas é super legal porque ajuda na concentração, te deixa mais relaxado e faz você conseguir desempenhar uma prova com mais qualidade”, disse o nutricionista André Teles.

Foto: Arquivo Pessoal

A nutricionista Geórgia Alencar também defendeu alimentos com cafeína, assim como lanches leves.

“Talvez muita gente leve chocolate. É interessante levar chocolate, é algo que tem cafeína e tem um açúcar ali também para manter a energia, pois a cafeína também te deixa mais concentrado. Dá pra levar um chocolate ali para comer no meio, mas não só isso. É bom que você leve também um sanduíche natural, com frango e queijo, para te alimentar mesmo. Ou então frutas que refrescam, hidratam também, tem vitaminas e minerais. Então você pode fazer um mini lanchinho ali com um sanduíche, uma fruta e um chocolate. Que seria um lanche ideal. Uma boa opção também é um iogurte com fruta, com castanhas. Isso também vai te dar uma energia legal. A castanha tem gordura boa, que é uma boa energia para o cérebro. Então você pode mesclar entre essas opções que eu falei. E alimentado, né. Então almoçar bem antes. Também não mudar a rotina do almoço. Comer salada, coisas leves. E leva esse lanche para fazer no meio da tarde”, destacou a profissional.

Não se esquecer da água

Estar bem hidratado é fundamental para fazer uma boa prova. “Na hora da prova levar bastante água. Principalmente porque estamos numa época muito quente e Teresina tem a umidade muito baixa então tem que beber água toda hora para hidratar”, apontou a nutricionista Geórgia Alencar. 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais