Cidadeverde.com

Dois jogos marcantes do Palmeiras no Estádio Albertão

Imprimir
Na noite desta quarta-feira(10) a Sociedade Esportiva Palmeiras atuará no Albertão pela Copa do Brasil, enfrentando o Esporte Clube Flamengo. Em várias oportunidades o alviverde paulista esteve em Teresina, mas duas partidas foram especiais, ambas tendo como adversário a Sociedade Esportiva Tiradentes.

Tarde de domingo do dia 3 de março de 1974. Público de 30 mil pessoas no Albertão para o jogo Tiradentes e Palmeiras pelo Campeonato Nacional do ano. A equipe piauiense realizava uma boa campanha e compareceu para o grande espetáculo com: Leão; Eurico, Luiz Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Edu, Leivinha, César e Nei. Era a chamada Academia do Parque Antártica, um dos melhores times já formados no futebol brasileiro.

O time piauiense foi escalado com: Dé; Célio Rodrigues, Gilson, Cândido e Neto; Gerson Andreoti e Joel; Balula, Derivaldo,  Caio Cambalhota e Paraná.



A Academia do Parque Antártica deu um verdadeiro show de bola no segundo tempo. O artilheiro César marcou aos 14 minutos, aos26 e aos 32, fazendo 3 x 0.  Edson, que havia substituido Leivinha, marcou o quarto. Aos 44 minutos o notável Ademir da Guia passou por vários jogadores do Tiradentes e completou a goleada de 5 x 0. O público aplaudiu a sensacional jogada do meia, autor de um dos mais bonitos gols da história do Albertão. O primeiro tempo havia terminado em 0 x 0.

A REVANCHE DO TIRADENTES

No Campeonato Nacional de 1975 Tiradentes e Palmeiras tiveram novo encontro no gramado do Albertão. O Palmeiras tinha quase o mesmo time da goleada de 1974 e a equipe piauiense precisava vencer para conseguir classificação à segunda fase do Campeonato. O público no Albertão foi de 32 mil torcedores. A cidade de Teresina estava empolgada com a possibilidade do Amarelão da PM passar à etapa seguinte do Campeonato da CBD.

Foi um dos mais sensacionais jogos de futebol já disputados em nossa capital.Quando faltavam menos de 15 minutos para o seu final, o artilheiro Nivaldo acertou um chute violento para bater inapelavelmente o goleiro Leão, fazendo 1 x 0 para o Tiradentes. Daí até o final,a tensão tomou conta do grande público (32 mil torcedores).

O Palmeiras apertava por todos os lados, mas a defesa piauiense segurou o placar. No apito final do árbitro, houve uma verdadeira explosão de alegria. O Tiradentes acabara de surpreender a torcida brasileira, ao derrotar o pedoroso time alviverde do Parque Antártica.


Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais